CONTEMPLEM!!! A ECONOMIA!!!
Enriquecendo no feudalismo |
A economia de Sopa é um retrato vivo da estrutura social e da dimensão das comunidades que se desenvolvem sob o vasto céu aberto. Desde as pequenas aldeias com seus habitantes, onde as trocas modestas entre vizinhos são a espinha dorsal da subsistência, até as imponentes metrópoles, verdadeiros centros pulsantes de atividades e diversidade.
Custo de Vida
Para compreender o cotidiano do povo da Alvorada, é essencial entender o custo dos principais bens comercializáveis. Os valores associados a esses produtos básicos pintam um retrato vívido das condições de vida das pessoas, oferecendo uma perspectiva direta e tangível sobre suas realidade cotidiana.
Valor
|
Bem
|
1 MB
|
1 kg de trigo ou 1 pão
|
2 MB
|
1 kg de farinha ou de cereal (milho, arroz, feijão, cevada, etc)
|
3 MB
|
1 kg de verduras (cenoura, tomate, repolho, batata, beterraba, etc) ou 1 galinha
|
5 MB
|
1 kg de sal ou de frutas secas (maçã, uva, pêssego, etc) ou 12 ovos
|
8 MB
|
1 kg de frutas frescas (maçã, uva, pêssego, etc) ou 20 litros (galão) de cerveja ou vinho
|
1 MP
|
1 kg de queijo ou de peixe fresco
|
2 MP
|
1 kg de carne
|
3 MP
|
1 kg de açúcar
|
5 MP
|
1 kg de cobre ou 1 metro de tecido de algodão
|
8 MP
|
1 kg de cera
|
1 M0
|
1 litro de óleo (cozinha)
|
2 M0
|
1 kg de gengibre ou 1 bode
|
3 M0
|
1 kg de baunilha ou pimenta ou 1 ovelha
|
5 M0
|
1 kg de cravo ou 1 porco
|
10 M0
|
1 kg de prata ou 1 metro de linho
|
15 M0
|
1 metro de seda ou 1 vaca
|
20 M0
|
1 kg de açafrão ou 1 animal de carga (cavalo, burro ou mula)
|
40 M0
|
1 boi
|
100 M0
|
1 kg de ouro
|
Padrões de Vida
De becos sombrios onde mendigos lutam pela sobrevivência até os salões opulentos onde imperadores desfrutam de riquezas e poder. Os reinos de Sopa abrigam uma miríade de experiências de vida e diferentes lutas.
Padrão de Vida
|
Renda Mensal (MO)
|
Exemplos
|
Miserável
|
1-
|
Mendigo e escravo
|
Pobre
|
1-3
|
Servos e trabalhadores manuais (não qualificados)
|
Modesto
|
3-12
|
Camponeses
|
Adequado
|
12-40
|
Artesões, comerciantes, profissionais-liberais e trabalhadores (peritos)
|
Confortável
|
40-100
|
Burocratas, mestres artesões, mercadores, fazendeiros (donos de terra), nobres menores
|
Próspero
|
100-450
|
Mestres profissionais-liberais, grande comerciantes
|
Rico
|
450-2000
|
Mestres de guilda, barões e patrícios
|
Luxuoso
|
2000-12000
|
Mestres mercadores, marqueses e condes
|
Suntuoso
|
12000-80000
|
Magnatas, reis, príncipes e duques
|
Opulento
|
80000+
|
Imperadores
|
Valor x Ambiente
Os assentamentos dos homens (e semi-homens) estão dispersos em uma ampla variedade de terrenos e climas, refletindo a diversidade geográfica do mundo. A peculiaridade de cada localização não apenas influencia a estética e a arquitetura, mas também impacta diretamente nos custos dos bens e serviços, criando uma economia única para cada assentamento.
Multiplicador de Preço
|
||||||||||
Bem
|
Costa
|
Rio
|
Lago
|
Floresta
|
Cerrado
|
Deserto
|
Planícies
|
Colinas
|
Montanha
|
Neve
|
Grão e Vegetais
|
1
|
0.5
|
1
|
1
|
1.5
|
2
|
0.5
|
1
|
1.5
|
2
|
Peixes
|
0.25
|
0.5
|
0.5
|
1
|
1.5
|
2
|
1.5
|
1.5
|
2
|
1
|
Madeira
|
1
|
1
|
1
|
0.25
|
1
|
2
|
0.5
|
1
|
2
|
1
|
Animais
|
1
|
0.5
|
1
|
0.25
|
1.5
|
2
|
1
|
1
|
1.5
|
1.5
|
Sal
|
0.25
|
1
|
1
|
1
|
0.5
|
0.5
|
1
|
1
|
1.5
|
1.5
|
Cerveja
|
1.5
|
1.5
|
1.5
|
1
|
1
|
1
|
0.5
|
0.5
|
0.5
|
1
|
Óleo
|
0.5
|
0.5
|
1
|
0.5
|
1
|
1.5
|
1
|
1
|
1
|
1
|
Tecidos
|
1
|
0.5
|
1
|
0.5
|
1.5
|
2
|
0.5
|
0.5
|
1
|
1.5
|
Peles
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
0.5
|
0.5
|
1
|
0.5
|
Chá e Café
|
0.5
|
1
|
1
|
0.25
|
0.5
|
0.5
|
1
|
1.5
|
1.5
|
1.5
|
Metais e Pedras Preciosas
|
1
|
1
|
1
|
1.5
|
1
|
1
|
1.5
|
0.5
|
0.25
|
2
|
Carne
|
1
|
1
|
1
|
2
|
1
|
2
|
0.5
|
1
|
1
|
0.5
|
Vinho
|
0.5
|
0.5
|
0.5
|
1
|
1
|
1.5
|
0.5
|
0.5
|
1
|
1
|
Cerâmica
|
0.5
|
0.5
|
0.5
|
1
|
0.25
|
0.25
|
1
|
1.5
|
1
|
1
|
Ferramentas
|
0.5
|
0.5
|
0.5
|
1
|
1
|
1
|
0.5
|
0.5
|
1
|
1
|
Tinturas
|
0.5
|
0.5
|
0.5
|
0.5
|
1
|
1
|
1
|
1
|
1
|
2
|
Vidro
|
0.5
|
0.5
|
0.5
|
1
|
0.25
|
0.25
|
1
|
1
|
1
|
1.5
|
Temperos
|
1
|
1
|
1
|
0.25
|
1
|
1.5
|
1.5
|
1.5
|
2
|
2
|
Porcelana
|
0.5
|
0.5
|
0.5
|
2
|
2
|
0.5
|
1
|
1
|
0.5
|
1
|
Seda
|
1
|
1
|
1
|
0.25
|
0.5
|
1.5
|
1
|
0.5
|
1
|
2
|
Adendo: Aventuras Comerciais
A tabela acima não interfere nos preços do equipamento e dos itens, mas pode ser utilizada tanto pelo mestre, como por heróis que já possuem domínios como ganchos para aventuras comerciais.
Mercados
Os mercados variam em tamanho de acordo com o tipo de assentamento em que eles se encontram, influenciando assim na diversidade e quantidade de produtos disponíveis. A amplitude desses mercados determina a variedade dos itens oferecidos.
Mercado
|
1- MO
|
2-5 MO
|
6-10 MO
|
11-40 MO
|
41-100 MO
|
101-1000 MO
|
1001-10000 MO
|
10000+ MO
|
Aldeia
|
10
|
1
|
1*
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
Vilarejo
|
25
|
3
|
1
|
1*
|
-
|
-
|
-
|
-
|
Vila
|
70
|
20
|
6
|
2
|
1*
|
-
|
-
|
-
|
Cidades
|
250
|
50
|
15
|
6
|
2
|
1*
|
-
|
-
|
Capitais
|
600
|
100
|
30
|
15
|
5
|
2
|
1*
|
-
|
Metrópoles
|
1600
|
300
|
100
|
30
|
15
|
7
|
2
|
1*
|
* Sorte (d666)
Exemplo: Num vilarejo é possível encontrar pelo menos 3 adagas a vendas, cujo o preço está entre 2 até 5 MO. No mesmo vilarejo é possível encontrar apenas 1 espada curta e uma espada longa, já que o preço desses itens se encontram na facha de 6 até 10 MO. Com sorte, possível encontrar um cavalo de tração ou uma vaca a venda no vilarejo, cujo o preço se encontra entre 10 até 40 MO. Certamente, no ambiente rural esses animais existem, no entanto, eles são fonte de trabalho no dia à dia e nem sempre os locais estarão dispostos à vendê-los.