Os atributos representam as características físicas, mentais e espirituais dos personagens. Os atributos também representam as qualidades e as deficiências dos personagens. No total, existem 6 atributos: Força (FOR), Destreza (DES), Constituição (CON), Inteligência (INT), Sabedoria (SAB) e Carisma (CAR).
O primeiro passo na criação de um personagem é determinar seus atributos. Para isso, para cada atributo, deve-se jogar 4d6 eliminar o menor dado e somar o valor dos outros 3 dados. O valor obtido determinará os bônus do personagem em diferentes jogadas, além da classe e raça mais adequada para se jogar. Tal bônus é chamado de modificador. Abaixo segue a tabela com os bônus oferecidos pelo atributo em diferentes jogadas e testes de acordo com o valor obtido nos dados:
Valor
|
Bônus
|
Carga Extra
de Magia
|
1
|
-5
|
-
|
2-3
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-4
|
-
|
4-5
|
-3
|
-
|
6-7
|
-2
|
-
|
8-9
|
-1
|
-
|
10-11
|
0
|
-
|
12-13
|
+1
|
1º
círculo
|
14-15
|
+2
|
2º
círculo
|
16-17
|
+3
|
3º
círculo
|
18-19
|
+4
|
4º
círculo
|
20-21
|
+5
|
5º
círculo
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Os modificadores (bônus) serão aplicados nas jogadas determinadas na descrição do atributo conforme indicado abaixo:
Força (FOR): Este atributo reflete a força física do personagem, sua capacidade de mover armas pesadas, causar dano, carregar objetos e etc. O modificador de força é inserido no ataque e dano de armas corpo a corpo ou de arremesso e nas competências adequadas.
Destreza (DES): Este atributo reflete os reflexos, a coordenação e a agilidade do personagem. O modificador de destreza é inserido no ataque de armas leves (opcional) ou à distância, no CA, nos testes de Reflexo e das competências adequadas.
Constituição (CON): Este atributo reflete a resistência física do personagem. O modificador de constituição é inserido na determinação dos PVs a cada nível, nos testes de Fortitude e nos testes das competências adequadas.
Inteligência (INT): Este atributo reflete a aptidão mental do personagem e a capacidade do personagem aprender. O modificador de inteligência é inserido nos testes de CD de certos tipos de magias e de certas competências adequadas. Além disso, modificador também é utilizado para determinar a quantidade de pontos de competências ganhos por nível e a capacidade de comunicação do personagem.
INT
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Capacidade de Comunicação
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4-5
|
Não consegue se comunicar
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6-7
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Conhece poucas palavras
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8-9
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Fala de maneira inapropriada
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10-11
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Fala adequadamente 1 idioma
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12-13
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Ler e escreve 1 idioma
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14-15
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Fala adequadamente 2 idiomas
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16-17
|
Ler e escreve 2 idiomas
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18-19
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Fala adequadamente 3 idiomas
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20-21
|
Ler e escreve 3 idiomas
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Sabedoria (SAB): Este atributo reflete a força de vontade, a experiência, a capacidade de realizar julgamentos e o desenvolvimento espiritual do personagem. O modificador de sabedoria é inserido para nos testes de CD de certos tipos de magias, nos testes de Vontade e de certas competências adequadas.
Carisma (CAR): Este atributo reflete a personalidade e a atratividade do personagem. O modificador de carisma é inserido nos testes de CD de certos tipos de magias, nos testes de certas competências adequadas e além disso ele determina a liderança e a aceitabilidade do personagem.
CAR
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Atitude perante o personagem
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4-5
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Provoca ódio
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6-7
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Provoca nojo
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8-9
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Provoca incômodo, desconfiança, desprezo ou raiva
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10-11
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Atitude normal
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12-13
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Inspira confiança
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14-15
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Inspira atração
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16-17
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Inspira lealdade
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18-19
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Inspira admiração
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20-21
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Inspira admiração sobrenatural
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Em termos de regras, um humano comum (não jogador) possui valor 10-11 em todos os seus atributos. O mestre, no entanto pode conceder mais pontos nos atributos de acordo com as características do personagem. O valor comum nas demais raças depende dos seus traços raciais. Deste modo, um anão comum, em geral possuiria seu valor de constituição básico de 11-12 e seu valor básico de carisma 8-9.
Em geral, o valor máximo de um atributo de um personagem é 18 e o valor mínimo é 6. No entanto, a escolha de uma raça pode influenciar tais valores. Por exemplo: O valor de constituição máximo de um anão é 20. Apesar das limitações dos atributos, o personagem pode adquirir valores mais elevados durante a campanha seja através de magia ou itens. Um personagem que ultrapasse o valor máximo do atributo de sua raça certamente é especial no cenário do jogo.
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