Cabeçalho



SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

domingo, 22 de janeiro de 2023

Paizo pela Liberdade


 CONTEMPLEM!!! A PAIZO!!!

Total Apoio


Nosso hobby passa por um momento de grande dificuldade devido a ganância dos executivos da WotC. Após a diminuição da receita devido ao fim da pandemia, a Hasbro resolveu capitalizar D&D resolvendo revogar tiranicamente a OGL. Para quem não sabe, a OGL é a licença que permite esse humilde blog publicar material customizado de D&D. 

Se a WotC continuasse com tal empreitada, nada mudaria para esse pequeno blog. Afinal, minha miúdes e comprometimento com a gratuidade de conteúdo provavelmente me fariam passar despercebido pelo radar da Hasbro. Além disso, meus valores pró-pirataria e contra propriedade intelectual me fariam  continuar com as atividades normalmente como se nada acontecesse.

No entanto, a história continuou e o backlash que a WotC levou do pequeno consumidor foi tão forte que eles resolveram voltar atrás... mas as coisas não acabam por aí!

Apesar de sermos pequenas sardinhas, esse mar também está cheio de peixões. E quem não gostou do anúncio da WotC foram as muitas e grandes empresas que capitalizam sobre RPG. Entre as minhas favoritas estão: Kobold Press Goodman Games, Monte Cook Games, Troll Lord Games. Mas além delas, existem muitas outras bastante insatisfeitas. 

Aí entra a Paizo. A Paizo foi uma empresa nascida da WotC, mais especificamente, nascida para assumir as publicações das revistas Dungeon e Dragons (2 revistas diferentes). Após a WotC não renovar a licença da Paizo, ela contra-atacou lançado o amado Pathfinder RPG, carinhosamente conhecido de D&D 3.75 e embrião da primeira versão de Amalgamos RPG. Na época de D&D 4, Pathfinder se tornou o sucessor espiritual do trabalho de Gygax e cia.

Agora, a Paizo lança não só um, mas 2 contra-golpes na WotC e com total apoio da comunidade de D&D, incluindo os peixões citados anteriormente. O primeiro golpe, é contestar na justiça a revogabilidade da OGL. O segundo é começar a trabalhar em sua própria licença a ORC ou Open RPG Creative License, seguindo os valores do open source. 

A WotC e D&D estão em um momento crítico. Eles perderam credibilidade e confiança, não apenas do rpgista médio, mas também das empresas third-party que agora apoiam a Paizo. O que vai acontecer é incerto, mas acredito que a Paizo, mas uma vez vai liderar os D&Derivados. Talvez, a única saída da WotC seja assumir a OGL como irrevogável.

Então voltamos para esse blog. Por mais que eu goste do meu humilde sistema, minhas ações e meu conteúdo se baseiam principalmente em valores. Mesmo se a OGL for mantida, caso a Paizo de fato lance uma licença que ofereça mais liberdade que a OGL, eu irei apoiar a Paizo, ainda que tenha que desistir do sistema e personalizar outro do zero. É acima de tudo, uma questão de princípios.   

5 comentários:

  1. Gronark, O Senhor do "Amor"23 de janeiro de 2023 às 13:15

    É um tolo se acredita que a licença "ORC" irá ser livre de progressimo, sonhador! Meus servos já se infiltraram na Paizo e Kobold Press, veja o que foi feito com Pathfinder 2e. Praticamente toda panfletagem está ali! O que está acontecendo é meramente uma batalha de egos entre meus servos para conseguir ver QUEM irá ter favores dos poderes ruinosos. Mas isso é bom, já que apenas meus servos caóticos irão liderar o RPG em geral, enquanto os jogadores antigos serão cancelados junto com seus retro-clones! Afinal, a Wizard disse que a "nova OGL" é para evitar materiais intolerantes, odiosos e que vão contra a nova ideologia do "amor", HAHAHAHAHAHAHA

    Meus servos Connie Chang e Lionel Hart garantirão que o revisionismo irá tornar todas as "espécies" iguais para deixar o jogo menos "racista bioessencialista, anti-colonialista, patriarcal, com menos crendices em coisas como "transcendência religiosa" e promover novos ideais como "tolerância" (apenas para pautas progressistas e degeneradas), cientificismo, reparação históricas, ateismo, HDTVismo, relativização do bem e do mal, feminismo e o "orc smut" para os novos jogadores! É MUITO AMOR! HAHAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo que seus malditos servos tenham deixado suas "marcas de amor" na Paizo e Green Ronin, a licença ORC é um passo na direção certa, Gronark! Os seus corruptos Magos Vermelhos da Costa pagarão por sua tirania e incompetência, e no fim, veremos quantos novos jogadores abraçarão as visões pútridas e distorcidas de seus lacaios do "Conselho de Diversidade" da Wizards.

      Seu "amor" não vencerá!

      Excluir
    2. Haha Gronark... enquanto suas hostes se consomem, elas abrirão espaço para os campeões da luz! O importante são os pequenos terem liberdade para agir e criarem conteúdo e mesmo que não tenham... sempre surgirão corajosos que se colocarão como resistência a sua perversão!

      Excluir
  2. Excelente pergaminho, nobre Sonhador. Eu na verdade havia aberto meu blog para escrever sobre isso quando vi sua publicação. A iniciativa da Paizo em liderar esse "ato de resistência" é louvável. E é interessante notar também a força de vários dos parceiros que apoiaram tão rápido a iniciativa. Apesar de ter fortes ressalvas quanto à Paizo por conta da onda progressista que tomou a empresa, torço para que dê certo, por mais que isso irá "ferir" o D&D.

    Como você bem disse, em última instância, são os princípios que contam. Ou ao menos devem contar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado e concordo contigo em tudo. Estou no aguardo do seu pronunciamento em seus salões, Grande Odin!

      Excluir