CONTEMPLEM!!! AS COMPETÊNCIAS DE CONHECIMENTO!!!
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As principais competências de conhecimento são: arcanismo, exploração, guerra, história, religião e natureza.
Arcanismo
Conhecimentos relacionados a magias tais como:
- Magias e itens mágicos arcanos.
- Grandes magos.
- Instituição mágicas, sua etiqueta e burocracia (escolas, ordens, tradições, seitas, etc).
- Locais mágicos (templos, santuários, fontes arcanas, portais, etc).
- História mágica (eventos mágicos, batalhas entre magos, calamidades arcanas, etc).
- Símbolos arcanos.
- Monstros arcanos (criados, invocados ou estudados por magos).
- bestas mágicas (quimera, mantícora, etc).
- constructos (golens, etc).
- elementais, dragões e limos
Exploração
Conhecimentos relacionados a regiões ermas, tais como:
- Regiões rurais e ermas (vilas, aldeias, assentamentos, florestas, montanhas, cavernas, etc).
- Masmorras e ruínas.
- Rotas (estradas, rios, trilhas, etc).
- Povos nativos, bárbaros, selvagens ou bando de bandidos.
- Monstros do ermo (costumeiramente avistados em regiões ermas).
- goblinóides (orcos, goblins, coboldes, etc).
- homens-bestas (homens-lagartos, homens-sapos, homens-peixes, etc).
- gigantes (trolos, ogros, gigantes da colina, etc).
Guerra
Conhecimento relacionados a guerra, tais como:
- Grandes guerreiros e generais.
- Instituições militares, suas patentes e burocracia (companhias de mercenários, ordens de cavalaria, exércitos, etc).
- Eventos militares (batalhas, guerras, escaramuças, rivalidades, etc).
- Construções estratégicas e armas de cerco (pontes, fortes, castelos, etc).
- Monstros rivais (rivais das raças livres).
- orcos, goblins, elfos negros, elfos pálidos e duegares.
História
Conhecimentos mundanos, tais como:
- Regiões urbanas ou rurais (cidades, vilas, aldeias, assentamentos).
- Pessoas notáveis.
- Lendas e eventos passados (em geral).
- Objetos e construções (castelos, monumentos históricos, estátuas, obras de arte, etc).
- Instituições e sua burocracia (nobreza, guilda, academias, templos, etc).
- Costumes, leis e crenças de um povo.
- Masmorras e ruínas.
- Raças livres.
- homens, anões, elfos e pequeninos.
- Monstros icónicos.
- monstruosidades (minotauro, medusa, etc).
- dragões
Natureza
Conhecimentos relacionados a natureza, tais como:
- Magias e itens naturais.
- Cultivo de terra, criação de animais, estações e clima.
- Ervas, plantas, árvores e minerais.
- Animistas notáveis (xamãs, druidas, bruxas, etc).
- Espíritos e eternos féericos.
- Planos relacionados a natureza e as fadas (agrestia das fadas, dimensão selvagem, etc).
- Monstros ligados a natureza.
- animais, plantas, vermes e insetos.
- fadas, gigantes e licantropos.
Religião
Conhecimentos relacionados a religião, tais como:
- Tri-Deus e divindades pagãs (Empíreo, Poderes Sombrios, Eternos, etc).
- Magias e itens sagrados ou profanos.
- Religiosos notáveis (santos, mártires, paladinos, heroís da fé, etc).
- Rituais, cerimônias religiosas e símbolos sagrados.
- Doutrinas, heresias.
- Instituições religiosas, sua hierarquia, etiqueta e burocracia.
- Planos de existência (ilhas celestiais, abismo, além-mundo, etc).
- Monstros sagrados ou profanos.
- mortos-vivos, celestiais e abissais.
Não adianta tentar preservar o conhecimento, Sonhador! Meus lacaios irão reescrever toda a história para se adequar a agenda do CHAOS! Pode ver Inúmeras obras já estão sendo revisadas e adequadas para as "sensibilidades" modernas. Não irá demorar para que a decadência intelectual e moral sejam completamente irreversíveis, HAHAHAHAHAHA
ResponderExcluirO bem irá triunfar Gronark, nem que seja sobre as cinzas do seu império do mal!
ExcluirA "sensibilidade" moderna é uma piada, uma involução, tudo que toca brocha. Claramente é algo que vem de cima pra baixo. É impossível ela dominar os espíritos, nem que os espíritos indómitos tenham que surgir de cantos remotos e escondidos. O resultado desse modismo vai ser o ostracismo... isto está profetizado!
Ria enquanto pode, Gronark! Em breve, a farça que você e seus cultistas "hipersensíveis" estão propagando será revelada pela luz da verdade (e um mínimo grau de bom senso), e toda sua obra perversa irá ruir. Essa loucura não durará para sempre, escreva minhas palavras!
ExcluirEsta descrição das perícias de conhecimento é o que sempre faltou no D&D em termos de perícias em minha opinião. Ótimo trabalho!
ResponderExcluirObrigado grande Odin.
ExcluirTenho certeza que ainda dá pra encaixar mais coisas! hehehe