Cabeçalho



SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

[Nova Classe] O Monge

 

CONTEMPLEM!!! O MONGE!!!
Mais cascudos que outros conjuradores...

O clérigo é um arquétipo clássico de RPGs medievais, inspirado originalmente nos cavaleiros templários e hospitalários que lutaram nas cruzadas. Na história do RPG os clérigos passaram por muitas mudanças, aqui criamos uma multiclasse de clérigo com mago que busca trazer um arquétipo negligenciado, o monge medievo.

O monge é um clérigo dedicado a contemplação, ao misticismo e ao ascetismo. Existem muito tipos de monge que se diferenciam pelas regras de suas ordens. Alguns são ascetas ermitões, outros vivem isoladas ou enclausurados. Existem monges mendicantes, assim também aqueles que dedicam as vidas a algum ofício prático. A variedade de ordens monásticas vem junto com uma variedade de dons e talentos, por vezes aperfeiçoados na solidão de uma cela... apenas esperando o chamado de alguma missão da Santa-Igreja.
  
* Em Amalgamos 5000, a classe clérigo para PDJ deve seguir exclusivamente o  Tri-Deus, o único capaz de oferecer o caminho da Magia Branca.

Tendência: Bom e Ordeiro
Pré-Requisitos: CON 10, SAB 14
Atributo Principal: SAB
Dados de Vida: 1d6 ou +3, 2 após o 9º
Competências: Artes, Ciência, Civismo, Conjuração, Diplomacia, História, Intuição, Labor, Linguística, Medicina, Natureza, Ofício, Religião
Pontos de Competência: 4 + mod. INT
Resistência Favorável: Vontade
Armas: Adaga, arco curto, besta leve, bordão, maça leve, porrete
Armaduras: Armaduras de couro


Nível
DV
BBA
Habilidades de Classe
1d6
+0
Divindade, Fé, Magias, Milagres, Ordem
2d6
+1

3d6
+1
Segredo de Fé
4d6
+2

5d6
+2
Segredo de Fé
6d6
+3

7d6
+3
Segredo de Fé
8d6
+4

9d6
+4
Segredo de Fé
10º
+2
+5

11º
+4
+5
Segredo de Fé
12º
+6
+5

13º
+8
+5
Segredo de Fé
14º
+10
+5

15º
+12
+5
Segredo de Fé
16º
+14
+5

17º
+16
+5
Segredo de Fé
18º
+18
+5

19º
+20
+5
Segredo de Fé
20º
+22
+5

  • Após o 9º nível o monge recebe apenas 2 PVs, sem mod de CON


Magias por Dia
Nível
1
2
3
4
5
6
7
1
-
-
-
-
-
-
2
-
-
-
-
-
-
2
1
-
-
-
-
-
3
2
-
-
-
-
-
3
2
1
-
-
-
-
4
3
2
-
-
-
-
4
3
2
1
-
-
-
5
4
3
2
-
-
-
5
4
3
2
1
-
-
10º
5
5
3
3
2
-
-
11º
554321-
12º
554432-
13º
5554321
14º
5555432
15º
5555432
16º
5555543
17º
5555543
18º
5555554
19º
5555554
20º
5555555


Habilidades de Classe

Divindade: O monge dedica sua vida em função dTri-Deus e sua instituição, a Santa Igreja. Nada impede que alguma outra deidade conceda poderes místicos a serventes zelosos, no entanto, em termos de regra eles não são considerados clérigos (ver cultista e guerreiro-bruxo).

A força está com você!

Fé: Os monges através de sua fé são capazes de invocar intervenções divinas para ajudá-los durante a jornada. Os monges possuem um número de pontos de fé igual a 2 + mod. de SAB. Eles podem utilizar seus pontos de fé para realizar diversas façanhas:

  • Aumentar em +1 o CD de uma magia
  • Invocar 1 milagre
  • Realizar algum Segredo de Fé que consuma pontos de fé

Após uma noite de descanso o monge recupera 1 ponto de fé. Mas ele pode recuperar 1 ponto fazendo as seguintes atividades:

  • Obtendo vitórias significativas contra inimigos da Fé
  • Protegendo fiéis, artefatos ou lugares sagrados
  •  Realizando um sacrifício, oferenda ou ritual adequado* (fica a critério do mestre)

* O mestre pode fazer o papel do Tri-Deus ou de uma entidade auxiliar, como um anjo e negociar o sacrifício com o jogador. O mestre pode oferecer recuperar 1 ponto de fé caso o jogador prometa realizar uma missão para a igreja ou doar toda sua recompensa para os órfãos por exemplo.


Nem só de magia vive um monge!

Magias: Os monges recebem poderes mágicos concedidos pelo Tri-Deus. O monge possui acesso a 2 caminhos mágicos: Magia Branca e outro caminho a sua escolha. No primeiro nível, os monges começam o jogo com magias (1 magia menor), reveladas através de sua iniciação na religião. A cada nível que o monge passa, ele aprende 1 nova magia revelada através de visões espirituais, meditação e estudo de teologia. Os monges também podem aprender novas magias no decorrer da campanha através da obtenção e estudo de pergaminhos sagrados, livros de orações, escrituras e participando de rituais mágicos.

As vezes, o melhor milagre é uma boa porrada.

Milagres: Monges contam com os milagres do Tri-Deus. Milagres são magias conjuradas gastando apenas 1 ponto de fé, sem necessidade de gastar carga de magia. 

Um monge pode conjurar Oração de Cura dessa forma gastando apenas 1 ponto de fé independente do Círculo e sem necessidade de teste de conjuração.

Em adição, o monge pode suplicar por uma poderosa intervenção divina. Ele pode conjurar qualquer magia branca, mesmo que ele não conheça. Ele também pode gastar pontos de fé para completar a magia. Por exemplo: O monge pode conjurar uma magia de 3° Círculo gastando 3 pontos de fé ou uma carga de magia do 2° Círculo e 1 ponto de fé.

No entanto, é perigoso tentar o Tri-Deus. O monge para invocar um milagre precisa passar num teste de conjuração CD 12 + nível da magia. Se a fé do monge for fraca, ele poderá ser castigado. Para conjurar um milagre o monge precisa passar num teste de conjuração. Se ele falhar a magia não é conjurada. Se ele falhar por mais que 5, o Tri-Deus se irritará com a impertinência do monge e ele não poderá conjurar mais magias durante o dia. 

Sempre que o monge tenta invocar um milagre, a CD para invocar um novo milagre aumenta em +2 durante aquele dia.

Tem de todos os sabores!

Ordem: 
Clérigos fazem parte de uma ordem religiosa, uma organização com regras e filosofia de vida própria subordinadas a Santa IgrejaEm geral, as ordens se dividem em 4 tipos: ordens militares, pastorais, sacerdotais e monásticas. O monge é um clérigo da ordem monástica.

Ordem Monástica
Existem uma grande variedade de ordens monásticas. Elas se dividem basicamente em 4 tipos:
  • Anacoretas: Anacoretas vivem em comunidades isoladas, afastadas ou mesmo fechadas ao mundo. Eles dedicam suas vidas a contemplação, alguns são monges enclausurados ou que fazem votos de silêncio. 
  • Eremitas: São monges ascetas que costumam viver sozinhos em lugares ermos trabalhando suas disciplinas místicas. Alguns são nômades, outros se situam em locais fixos, como desertos, montanhas ou cavernas e acabam atraindo a comunidade próxima em busca de conselhos e orientação e até mesmo discípulos. 
  • Mendicantes: Monges que comprometem-se a viver radicalmente na pobreza, sobrevivendo de esmolas. Eles são comuns em grandes centros urbanos e dedicam suas vidas ao serviço aos pobres e a proteção da comunidade.
  • Regrantes: Formado exclusivamente de cônegos, os monges regrantes se dedicam a um ofício ou dignidade. Eles podem ser chantres, mestre-escolas, secretários, tesoureiros, fabriqueiros, penitenciários, etc. Alguns desses ofícios, lidam diretamente com magia, os mais famoso deles sem dúvida são os inquisidores.  

Monges começam conhecendo as magias Estabilizar e Oração de Cura.

Estamos fechados?

Segredos de Fé: Através de seus estudos e orações, um monge descobre vários segredos para guiá-lo. No 3º nível e a cada nível ímpar o monge aprende um novo segredo. Eis a lista de segredos que o monge pode aprender.

Segredos de Fé
Segredos Contra-Mágicos
Segredos de Criação
Segredos Meta-Mágicos
Segredos Milagrosos
Segredos Numinosos