CONTEMPLEM!!! AS ARMAS!!!
Tem pra todo mundo! |
Armas possuem um importante papel numa aventura de RPG. Elas definem a quantidade de pontos de vida que serão subtraídos de um personagem após ser atingido em combate, além de poderem ser utilizadas em diversas outras manobras.
Dano: Dado de dano causado pela arma ao atingir o alvo. Por exemplo: Um personagem acerta um ataque com uma espada longa, ele causará 1d8 de dano.
Decisivo: Quando o personagem acerta um ataque decisivo multiplica o dano do dado duas, três ou quatro vezes conforme indicado na coluna. Por exemplo:
- x2: O dano causado pela arma é dobrado.
- x3: O dano causado pela arma é triplicado.
- x4: O dano causado pela arma é quadruplicado.
- 19-20/x2: A arma trata 19-20 (no lugar de apenas 20) como margem de ameaça para dano crítico. O dano causado pela arma é dobrado.
Alcance: Alcance total da arma, caso a arma for de haste, arremesso ou distância. Um projétil disparado mirando um alvo além dessa distância sofre uma penalidade circunstancial de -2 no ataque. Sempre que o projétil percorrer essa distância a penalidade aumenta em -2. Por exemplo: Uma adaga pode ser arremessada num alvo até 6 metros de distância sem penalidade. Ela pode ser arremessada em um alvo até 12 metros de distância com penalidade de -2 no ataque. Se o alvo estiver entre 12 e 18 metros a penalidade é -4.
Categoria de Dano: Armas são classificadas de acordo com o tipo de dano que elas são capazes de causar:
- Conc.: Armas que causam dano de concussão.
- Cort.: Armas que causam dano cortante.
- Perf.: Armas que causam dano perfurante.
Tamanho: Armas são classificadas de acordo com seu tamanho.
- P: Armas pequenas que podem ser escondidas nas vestes do personagem e ocupam apenas meio espaço destinado as armas de tamanho médio no cinturão.
- M: Armas médias que podem ser carregadas embainhadas no cinturão ou nas costas dos personagens.
- G: Armas grandes que só podem ser levadas embainhadas na costa ou em alguma montaria e ocupam o espaço que poderia ser destinado a duas armas de tamanho médio.
Tipo: Armas são classificadas em tipo de dificuldade de utilização:
- S: Armas simples que podem ser usadas por grande parte da população sem nenhum preparo especial, no entanto, existem aqueles que não possuem vocação para armas, eles recebem penalidade circunstancial de -4 no ataque ao utilizar armas simples.
- M: Armas marciais, que são armas que exigem treinamento militar para serem manipuladas com eficiência. Personagens sem treinamento militar recebem penalidade circunstancial de -4 no ataque ao utilizar armas marciais.
- E: Armas exóticas que necessitam de treinamento especial para serem utilizadas com eficiência. Personagens sem treinamento especial recebem penalidade circunstancial de -4 no ataque ao utilizar essas armas.
Propriedades: Algumas armas além de servirem para atacar o oponente também possuem propriedades diversas relacionadas a sua facilidade de utilização ou capacidade de manobra. Segue a lista de propriedades das armas.
- 2 Mãos: Necessário empunhar a arma com as 2 mãos, impedindo que uma mão fique livre para segurar um escudo ou outro item.
- Arremesso: A arma pode ser arremessada e atingir o alvo à distância. O ataque é determinado pelo mod. de DES. O mod. de FOR é adicionado no dano.
- Carga: Causa 2 dados adicionais de dano quando utilizada contra oponentes em Investida.
- Derrubar: Permite realizar manobra de Derrubar sem necessidade de gerar situação.
- Desarme: Permite realizar manobra de Desarme sem necessidade de gerar situação.
- Distância: Arma dispara projétil de longo alcance. O ataque é determinado pelo mod. de DES. O mod. de FOR não é adicionado ao dano.
- Dupla: Pode ser utilizada para desferir 2 ataques, geralmente 1 ataque em proveniente de cada extremidade da arma. Funciona como a habilidade Lutar com 2 Armas.
- Empurrar: Permite realizar manobra de Empurrar sem necessidade de gerar situação.
- Haste: Possui alcance superior e pode atingir o alvo sem necessidade de estar adjacente a ele.
- Imobilizar: Permite realizar manobra de Imobilizar sem necessidade de gerar situação.
- Investida: Causa 2 dados de dano adicional quando utilizada em um movimento de Investida.
- Leve: Permite utilização da habilidade Acuidade com Arma.
- Mão Inábil: Permite utilizar a arma na mão inábil, capacitando o personagem a usar a habilidade de Lutar com 2 Armas.
- Montaria: Quando adaptada para combate montado causa dado de dano superior.
- Não-Letal: A arma é incapaz de causar dano letal no alvo. Um alvo que tenha seus PV reduzido a 0 através desse tipo de arma não corre risco de vida. Em adição ele recuperá seus PV duas vezes mais rápido comparado com dano causado por armas letais.
- Recarga: Necessário gastar ação para recarregar a arma e poder atacar novamente.
- Temerário: Ataque com esse tipo de arma abre brechas na defesa do personagem. Personagem sofre -2 de penalidade circunstancial no CA ao realizar um ataque com uma arma com propriedade temerária.
- Versátil: Pode ser utilizada com 1 ou 2 mãos. Quando utilizada com 2 mãos causa um dado de dano superior.
- Custo: Valor da arma em peças de ouro (PO).
Tabela de Armas
|
Dano | Decis. | Alc. | Categ. Dano | Tam. | Tipo | Propried. | Custo (PO) |
Ataque Desarmado | ||||||||
Ataque Desarmado* | 1d4/1d6 | x2 | - | Conc. | C | S |
Não
Letal, Temerário |
- |
Manopla | 1d3 | x2 | - | Conc. | P | S | Temerário | 5 |
Lâminas Leves | ||||||||
Adaga | 1d4 | x2 | 6m | Cort. ou Perf | P | S |
Arremesso, Leve, Mão Inábil |
3 |
Cimitarra (facão) | 1d6 | 18-20/x2 | - | Cort. | M | M | Leve | 15 |
Espada Curta | 1d6 | 19-20/x2 | - | Cort. ou Perf. | M | M |
Leve, Mão Inábil |
10 |
Falcata | 1d4 | 19-20/x2 | - | Cort. | M | M | Leve | 15 |
Foice Curta | 1d6 | x4 | - | Cort. | M | E | Mão Inábil | 6 |
Rapieira | 1d6 | 18-20/x2 | - | Perf. | M | M | Leve | 20 |
Sabre | 1d6 | 19-20/x2 | - | Cort. ou Perf | M | M |
Leve, Montaria |
20 |
Lâminas Pesadas | ||||||||
Alfanje | 2d4 | 18-20/x2 | - | Cort. | G | M |
2
Mãos, Leve |
75 |
Espada Bastarda* | 1d8/1d10 | 19-20/x2 | - | Cort. ou Perf | G | M |
Leve, Versátil |
35 |
Espada Dupla | 1d8 | 19-20/x2 | - | Corc. | G | E |
2
Mãos, Dupla |
100 |
Espada Larga | 2d6 | 19-20/x2 | - | Cort. | G | M | 2 Mãos | 50 |
Espada Longa | 1d8 | 19-20/x2 | - | Cort. ou Perf | M | M | Leve | 15 |
Foice Longa | 2d4 | x4 | - | Cort. | G | E |
2
Mãos, Desarme |
18 |
Machados | ||||||||
Machadinha | 1d6 | x3 | - | Cort. | P | S | Mão Inábil | 6 |
Machado de Arremesso | 1d6 | x2 | 6m | Cort. | P | S |
Arremesso, Mão Inábil |
8 |
Machado de Guerra | 1d8 | x3 | - | Cort. | M | S | - | 10 |
Machado Grande | 1d12 | x3 | - | Cort. | G | M | 2 Mãos | 20 |
Maças e Manguais | ||||||||
Maça Leve | 1d6 | x2 | - | Conc. | M | S | Mão Inábil | 5 |
Maça Pesada | 1d8 | x2 | - | Conc. | M | S | - | 12 |
Maça Estrela | 1d10 | x2 | - | Conc. e Perf | G | M | 2 Mãos | 15 |
Mangual Leve | 1d6 | x2 | - | Conc. | M | M | - | 8 |
Mangual Atroz | 1d8/1d10 | x2 | - | Conc. | G | M | Versátil | 12 |
Martelos e Porretes | ||||||||
Bordão | 1d6 | x2 | - | Conc. | G | S | Dupla | - |
Clava Pequena | 1d6 | x2 | - | Conc. | M | S | - | 1 |
Clava Grande | 1d10 | x2 | - | Conc. e Perf | M | S | 2 Mãos | 5 |
Martelo de Arremesso | 1d6 | x2 | 6m | Conc | P | M | - | 5 |
Martelo de Guerra | 1d8 | x2 | - | Conc | M | M | - | 15 |
Porrete | 1d4 | x2 | - | Conc. | P | S | Mão Inábil | - |
Picareta | 1d4 | x4 | - | Perf. | M | E | - | 4 |
Lanças | ||||||||
Azagaia | 1d6 | x3 | 9m | Perf. | M | S | Arremesso | 1 |
Lança Curta | 1d6 | x3 | 6m | Perf. | G | S |
Arremesso, Carga, Investida, |
Montaria
1 |
Lança Longa (pique) | 1d8/1d10 | x3 | - | Perf. | G | M |
Carga, Investida, Haste, Montaria, Versátil |
10 |
Tridente | 1d8 | x3 | 3m | Perf. | G | E |
Arremesso, Desarme |
15 |
Tridente Longo (ranseur) | 2d4 | x3 | - | Perf. | G | M |
2
Mãos, Desarme, Haste |
10 |
Arcos, Bestas e Mosquetes | ||||||||
Arco Curto | 1d6 | x3 | 18m | Perf. | M | M | Distância | 30 |
Arco Longo | 1d8 | x3 | 21m | Perf. | G | M | Distância | 75 |
Flechas (20) | - | - | - | - | - | - | - | 1 |
Besta Leve | 1d8 | 19-20/x2 | 24m | Perf. | M | S |
Distância, Recarga |
35 |
Besta Pesada | 1d10 | 19-20/x2 | 36m | Perf. | G | S |
Distância, Recarga |
50 |
Besta de Mão | 1d4 | 19-20/x2 | 9m | Perf. | P | E |
Distância, Recarga |
100 |
Virotes (20) | - | - | - | - | - | - | - | 3 |
Pistola (pistola de força) | 1d4 | x3 | 24m | Conc. | P | E |
Distância, Recarga |
250 |
Mosquete (dragonete) | 1d12 | x3 | 32m | Conc. | G | E |
Distância, Recarga |
700 |
Bateria (20) | - | - | - | - | - | - | - | 10 |
Armas de Haste | ||||||||
Alabarda | 1d10 | x3 | - | Cort. ou Perf | G | M |
2
Mãos, Empurrar, Haste |
15 |
Bisarma | 2d4 | x3 | - | Cort. | G | E |
2
Mãos, Derrubar, Haste |
10 |
Chicote | 1d4 | x2 | - | Cort. | M | E |
Derrubar, Desarmar, Haste, Leve, Não Letal |
1 |
Glaive | 1d10 | x3 | - | Cort. | G | M |
2
Mãos, Leve, Haste |
8 |
Armas de Arremesso | ||||||||
Bolas (1) | 1d4 | x2 | 6m | Conc. | P | M |
Arremesso, Derrubar |
5 |
Dardos (20) | 1d3 | x2 | 3m | Perf. | P | S | Arremesso | 5 |
Estrelas (20) | 1d4 | x2 | 3m | Perf. | P | M | Arremesso | 10 |
Funda | 1d4 | x2 | 9m | Conc. | P | S | Arremesso | 1 |
Rede | - | - | 3m | - | M | E |
Arremesso, Imobilizar |
20 |
Escudos | ||||||||
Escudo Grande | 1d3 | x2 | - | Conc. | G | S |
Empurrar, Temerário |
20 |
Escudo com Cravos | 1d4 | x2 | - | Perf. | G | M |
Empurrar, Temerário |
30 |