CONTEMPLEM!!! O LADINO!!!
Indo onde ninguém quer! |
O arquétipo do ladrão é um clássico na literatura de fantasia. Na maioria das vezes aparece transvestido como gatuno, mas em Amalgamos, o ladrão é inspirado em Bilbo Bolseiro, que antes de mais nada é um aventureiro... O nome ladino para a classe transcreve melhor o sentimento que o cenário deseja passar, lembrando o caráter astucioso do arquétipo e removendo referências diretas a atividades criminosas.
Sorte,
habilidade, sagacidade e inteligência. Essas são as palavras que
descrevem os ladinos. Ladinos pouco possuem em comum entre si, além da astúcia e da versatilidade. Eles podem ser saqueadores de tumbas, gatunos, chaveiros, espiões, vagabundos, acrobatas, charlatões ou apenas caçadores de emoções. Ladinos são os mestres dos recursos, eles confiam mais na astúcia do que na força bruta e suas habilidades
únicas fazem com que sejam indispensáveis para boa
aventura.
Tendência: Qualquer
Tendência: Qualquer
Pré-Requisitos:
DES 10, INT 10
Atributo Principal: DES
Dados de Vida: 1d8 ou +4, 3 após o 9º
Competências: Acrobacia, Atletismo, Brutalidade, Comércio, Conjuração, Diplomacia, Diversão, Furtividade, Intuição, Ladinagem, Linguística, Manha, Ofício, Percepção.
Pontos de Competência: 6 + mod. INT
Resistência Favorável: Reflexos
Armas: Adaga, arco curto, besta de mão, besta leve, chicote, cimitarra, dardos, espada curta, funda, lança curta, maça leve, machadinha, porrete, sabre, estrelas
Armaduras: apenas leves.
Atributo Principal: DES
Dados de Vida: 1d8 ou +4, 3 após o 9º
Competências: Acrobacia, Atletismo, Brutalidade, Comércio, Conjuração, Diplomacia, Diversão, Furtividade, Intuição, Ladinagem, Linguística, Manha, Ofício, Percepção.
Pontos de Competência: 6 + mod. INT
Resistência Favorável: Reflexos
Armas: Adaga, arco curto, besta de mão, besta leve, chicote, cimitarra, dardos, espada curta, funda, lança curta, maça leve, machadinha, porrete, sabre, estrelas
Armaduras: apenas leves.
Nível
|
DV
|
BBA
|
Habilidades
de Classe
|
1º
|
1d8
|
+0
|
Ataque Furtivo
1d6, Habilidades de Ladino, Sorte de Ladino
|
2º
|
2d8
|
+1
|
Truques e Artimanhas
|
3º
|
3d8
|
+2
|
Ataque Furtivo
2d6
|
4º
|
4d8
|
+3
|
Truques e Artimanhas
|
5º
|
5d8
|
+4
|
Ataque Furtivo
3d6
|
6º
|
6d8
|
+4
|
Truques e Artimanhas
|
7º
|
7d8
|
+5
|
Ataque Furtivo
4d6
|
8º
|
8d8
|
+6
|
Truques e Artimanhas
|
9º
|
9d8
|
+7
|
Ataque Furtivo
5d6
|
10º
|
+3
|
+7
|
Truques e Artimanhas
|
11º
|
+6
|
+7
|
Ataque Furtivo
6d6
|
12º
|
+9
|
+7
|
Truques e Artimanhas
|
13º
|
+12
|
+7
|
Ataque Furtivo
7d6
|
14º
|
+15
|
+7
|
Truques e Artimanhas
|
15º
|
+18
|
+7
|
Ataque Furtivo
8d6
|
16º
|
+21
|
+7
|
Truques e Artimanhas
|
17º
|
+24
|
+7
|
Ataque Furtivo
9d6
|
18º
|
+27
|
+7
|
Truques e Artimanhas
|
19º
|
+30
|
+7
|
Ataque Furtivo
10d6
|
20º
|
+33
|
+7
|
Truques e Artimanhas
|
|
Habilidades
de Classe
Ataque
Adicional: O ladino recebe um
ataque adicional no 7º nível. O ladino pode atacar o mesmo
alvo várias vezes ou atacar diferentes alvos até 1,5 metros de
distância entre si. Algumas armas, devido a seu funcionamento, impedem a
realização do ataque adicional. Por exemplo: a besta, pois após o
ataque, é necessário realizar a recarga. Realizar mais de um ataque é
uma ação total.
Boa classe pra ser emo |
Ataque
Furtivo: Sempre que o ladino estiver em alguma situação de vantagem sobre um oponente, ele pode
desferir um ataque furtivo. Um ataque furtivo é um golpe mortal que
causa dano adicional conforme mostrado na tabela. O ladino só pode
realizar um ataque furtivo por rodada.
Eis algumas situações de vantagens em que o ladino pode desferir um ataque furtivo:
Eis algumas situações de vantagens em que o ladino pode desferir um ataque furtivo:
- O oponente está flanqueado ou enfrentando vários adversários.
-
O oponente desconhece a presença do ladino.
-
O ladino está nas costas do oponente
-
O oponente está imobilizado ou enredado
Outras situações não previstas
podem permitir o ladino desferir um ataque furtivo, seja o oponente
ter sua visão prejudicada por magia, o ladino está em posição
elevada num combate corpo à corpo, etc. Tais situações depende do
mestre.
Ossos do ofício |
Habilidades
de Ladino: Comparado com as
outras classes, o ladino é muito bom em certos tipos de atividade.
O ladino ganha os seguintes bônus:
- +3 em Furtividade
-
+3 em Ladinagem
-
+3 em Percepção
-
+3 em uma competência a escolha do jogador.
Tais competências são consideradas
como se o ladino possuísse o truque Foco em Competência. Em adição, o ladino escolhe 2 competências adicionais para ser proficiente.
Sorte
de Ladino: Ladinos são
extremamente sortudos. Eles possuem um número de pontos de sorte
igual ao modificador de DES. Os ladinos podem utilizar seus pontos
de sorte para realizar diversas façanhas. Ao gastar um ponto de
sorte o ladino pode receber:
-
+1d6 num teste de competência
-
+1d6 num teste de resistência
-
+1d6 para realizar alguma ação inusitada (fica à critério do mestre)
-
+1d6 no ataque ou dano no ataque furtivo
-
Realizar algum truque que consuma pontos de sorte
Após uma noite de descanso o ladino recuperará 1 ponto de sorte. Mas ele pode recuperar 1 ponto fazendo
as seguintes atividades:
- Roubando algum bem valioso
-
Matando um inimigo com um ataque furtivo
-
Realizando com sucesso alguma façanha de combate ou exploração inusitada
Tchau! |
Truques
e Artimanhas: Um ladino guarda em sua manga vários
truques que ele aprende em sua carreira. No 2º nível e a cada nível
par o ladino aprende um truque da
lista abaixo:
Habilidades
de Ladino
|
Talentos de Combate Desarmado
|
Talentos de Combate Leve
|
Talentos de Manobra
|
Talentos para Armas
|
Truques de Assassino
|
Truques de Combate
|
Truques de Especialista
|
Truques de Mobilidade
|
Truques de Sobrevivência
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário