CONTEMPLEM!!! O VENENO!!!
Veneno e malícia andam de mãos juntas... um artifício maligno usado apenas por seres covardes e criaturas que rastejam.
Venenos Genéricos
Existem muitos tipos de veneno, em geral, eles são classificados de acordo com sua letalidade e sua forma de intoxicação.
Venenos genéricos funcionam como o modelo para quaisquer outros venenos, o mestre pode utilizá-los de forma improvisada quando não existe necessidade de contexto para o veneno na história. A CD do veneno genérico fica a critério do humor do mestre.
Letalidade
Quanto a letalidade os venenos podem ser classificados em: mortais, lesivos, paralisantes e atordoantes.
Quanto a letalidade os venenos podem ser classificados em: mortais, lesivos, paralisantes e atordoantes.
- Veneno Atordoante
O tipo mais fraco de veneno, ele costumam causar enjoos, tontura ou fraqueza.Você faz um jogada de Fibra ao ser envenenado. - Falha Ampliada: atordoamento por 2d6 horas.
- Falha: atordoamento por 2d6 minutos.
- Sucesso: atordoamento por 2d6 rodadas.
- Sucesso Ampliado: nada acontece.
- Veneno Paralisante
Esse tipo de veneno costumeiramente possui efeitos rápidos porém fortes.Você faz um jogada de Fibra ao ser envenenado. - Falha Ampliada: paralisia por 2d6 minutos.
- Falha: paralisia por 2d6 rodadas.
- Sucesso: atordoamento por 2d6 rodadas.
- Sucesso Ampliado: nada acontece.
- Veneno Lesivo
Veneno que causa dano aos seus órgãos internos, podendo inclusive levar a morte.Você faz um jogada de Fibra ao ser envenenado. - Falha Ampliada: 2 feridas e paralisia por 2d6 minutos.
- Falha: 1 ferida e paralisia por 2d6 rodadas.
- Sucesso: atordoamento por 2d6 rodadas.
- Sucesso Ampliado: nada acontece.
- Veneno Mortal
O tipo mais perigoso de veneno, capaz de levar rapidamente a morte.Você faz um jogada de Fibra ao ser envenenado. - Falha Ampliada: 2 feridas, paralisia e morte em 2d6 rodadas.
- Falha: 1 ferida, paralisia e morte em 2d6 minutos.
- Sucesso: 1 ferida e paralisia por 2d6 rodadas.
- Sucesso Ampliado: paralisia por 2d6 rodadas.
Intoxicação
É possível ser intoxicado com veneno através de 3 formas: contato (através de uma ferida), ingestão e inalação. Um veneno genérico possui 1 ou mais formas de intoxicação de acordo com o mestre.
Adendo: Envenenamento Crônico
Por mais que um personagem possua uma constituição resistente, caso ele seja exposto prolongadamente a uma toxina, ele acabará sofrendo de envenenamento. Sempre que um personagem é exposto novamente a um veneno, a CD do teste de Livramento aumenta em +1. O mestre define por quanto tempo durará o aumento do CD de acordo com o contexto.
Por exemplo: caso os heróis estejam explorando uma região e enfrentando escorpiões gigantes, o mestre pode considerar que o aumento da CD do veneno do escorpião dure até um descanso curto. Caso os heróis estejam explorando uma região coberta com gás venenoso, o mestre pode determinar um teste de envenenamento por dia e remover o aumento na CD apenas com o afastamento da região por 10 dias.
Adendo: Ética do Veneno
A utilização de veneno traz vários problemas morais para um herói, entre eles:
- A religião do Tri-Deus condena o uso de veneno por causar dor e sofrimento desnecessário, além de ser uma artimanha maliciosa que remove o rastro de culpa do agressor.
- Áreas civilizadas e facções não malignas possuem normas ou leis contra uso, posse e produção de veneno. Por convenção, o uso de veneno é considerado arma química e isso é banido do campo de batalha.
- A sociedade considera usar veneno como um ato vergonhoso e injusto, semelhante a portar uma arma escondida, mas pior, devido ao tipo de sofrimento causado.
- Alguns venenos possuem natureza sobrenatural, profana e maligna (exigem testes de maldade).
Venenos Icónicos
Alguns venenos são famosos por serem amplamente difundidos, pela dificuldade de seus ingredientes ou mesmo por serem produzidos e utilizados por determinadas raças e facções. Esses são venenos icónicos cuja a ação é diferente dos venenos genéricos.
Os principais venenos icónicos são:
Concentrado de Lótus Negra
Lótus negra é um item raro, costumeiramente utilizada por magos para o mais diversos fins arcanos. Seu concentrado é considerado o veneno mais poderoso existente, felizmente, ele também é considerado o veneno mais raro devido a escassez da matéria-prima. Seu efeito efeito é devastador, ela drena a constituição de uma pessoa transformando-a em uma múmia ressecada em alguns minutos. Por causa da dificuldade de obtenção, variantes mais fracas e menos concentradas desse veneno são mais comuns.
- CD: 12
- Intoxicação: Contato, Inalação e Ingestão
- Efeitos:
- Falha Ampliada: morte instantânea.
- Falha: 3 feridas, -2 de redução de Fibra permanente, paralisia e morte em 2d6 rodadas.
- Sucesso: 2 feridas, -1 de redução de Fibra permanente, paralisia por 2d6 minutos.
- Sucesso Ampliado: 1 ferida e paralisia por 2d6 minutos..
Pó Entrópico
Uma droga recreativa facilmente encontrada nos guetos de cidades decadentes, comercializada em abundância por guildas de ladrões e senhores do narcotráfico. Seu efeito produz alucinação e tonturas dificultando a concentração.
- CD: 4
- Intoxicação: Contato, Inalação e Ingestão
- Efeitos:
- Falha Ampliada: 1 ferida mental.
- Falha: incapaz de realizar ações que exijam concentração por 2d6 horas.
- Sucesso: incapaz de realizar ações que exijam concentração por 2d6 rodadas.
- Sucesso Ampliado: nada acontece.
Miasma
Itens malignos, locais blasfemos e criaturas profanas emanam uma energia maligna chamada de miasma. Em geral, o miasma é invisível, embora possa ser sentido por pessoas especialmente sensitivas ou mesmo visto em forma de vapor por aqueles que possuem forte poder espiritual. O miasma causa mal estar e lentamente corrompe almas fazendo-as abraçar o caminho sombrio. Além disso, o miasma possui o perigo adicional de atrair monstros que desejam se alimentar da energia distorcida. Quando muito concentrado, ele se torna claramente visível e seus efeitos são ainda mais devastadores.
- CD: 6
- Intoxicação: Contato, Inalação e Ingestão
- Efeitos:
- Falha Ampliada: 2 feridas na alma, atordoamento por 2d6 rodadas.
- Falha: 1 ferida na alma, atordoamento por 2d6 rodadas.
- Sucesso: atordoamento por 2d6 rodadas.
- Sucesso Ampliado: nada acontece.
Chá dos Sonhos
Supostamente criado pelo Sonhonauta, o chá dos sonhos é um sonífero poderoso capaz de induzir sonhos.
- CD: 4
- Intoxicação: Ingestão
- Efeitos:
- Falha Ampliada: adormece por 24 horas.
- Falha: adormece por 2d6 horas.
- Sucesso: nada acontece.
Veneno de Aranha
Veneno extraído de aranhas, produzido e utilizado por elfos negros. Esse veneno costuma ser untado nos sabres élficos e nas garras de suas montarias aberrantes. Por vezes, guildas de ladrões sinistras obtém esse veneno através de comércio ilegal.
- CD: 4
- Intoxicação: Contato
- Efeitos:
- Falha Ampliada: paralisa por 2d6 rodadas.
- Falha: paralisa por 1d4 rodadas.
- Sucesso: nada acontece.
Unguento Goblim
Uma variada mistura de fezes de goblins. Esse veneno é amplamente utilizado pelas raças goblinóides em suas armas e armadilhas com objetivo de infeccionar ferimentos, pior de tudo é que o cocô goblim reage a magia impedindo cura mágica.
- CD: 4
- Intoxicação: Contato
- Efeitos:
- Falha Ampliada: +4 na CD de recuperação de ferimentos, incapaz de curar qualquer ferimentos por meios mágicos.
- Falha: +2 na CD de recuperação de ferimentos, incapaz de curar o ferimento por meios mágicos.
- Sucesso: nada acontece.
Bile de Dragão
Também conhecido como o veneno dos nobres, Bile de dragão é um veneno caro, eficaz e altamente inflamável, capaz de levar a vítima a entrar em combustão interna morrendo de maneira cruel. Esse veneno é um símbolo da nobreza corrupta devido a seu alto preço e também pela quantidade de vezes que foi usado para assassinar figurões durante a história. Apesar de resultados espalhafatosos, seu uso no contexto político possui objetivo de passar uma "mensagem".
- CD: 12
- Intoxicação: Contato e Ingestão
- Efeitos:
- Falha Ampliada: 3d10 de dano de fogo..
- Falha: 2d10 de dano de fogo.
- Sucesso: 1d10 de dano de fogo.
- Sucesso Ampliado: nada acontece.
Vejo que voltou dos reinos de pesadelo, Sonhador, mas não importa. O mundo já virou um reflexo do abismo vermelho! Não vai demorar muito tempo para que os ratos se espalhem pela internet e devorem tudo como foi com Odin e seus salões, HAHAHAHAHAHA
ResponderExcluirNão é mais necessários criar essas regras também. Apenas aceite o NO-ONED&D como seu livro sagrado e nunca mais questione os meus Bruxos da Costa. Aqueles que se tornarem escravos, como Garibay, serão poupados do cancelamento! Veja só que até mesmo o Bardo e o Senhor dos Ventos sumiram! Desista, Sonhador, está sozinho contra todos os poderes do “Amor”, HAHAHAHAHAHA
Gronark, miserável, suas intimidações não funcionam contra mim, meus domínios não serão afetados por suas artimanhas e seus seguidores. Eu sempre retornarei para reivindicar meus sonhos!!!
ExcluirFaz tempo que não acompanho a cena de D&D e não sei em que pé está o famigerado One D&D, as coisas estão corrida no meu lado, principalmente por causa da estrela vermelha que alguém colocou no poder e faz questão de destruir a economia e dificultar meu trabalho, mas fiz questão de voltar nesse fim de ano, para dá uma conclusão da minha campanha. Infelizmente, os membros da minha mesa estarão em cidades diferentes em 2024 e agora o jogo terá que ser virtual.
A correria fez eu perder os últimos posts do Senhor dos Ventos e do Bardo, mas tenho certeza que eles voltarão ao fim das festas. As forças do bem sempre terá seus heróis. E a corrupção que você espalhou já está cobrando seu preço a famigerada Black Rock está tirando de seu portfólio fundos ESG, a empresa do Rato Chifrudo vai ladeira abaixo tendo que realizar vários cortes pra continuar em sua posição e mesmo a Hasbro está realizando cortes como Senhor dos Ventos bem divulgou. Fora isso, uma semente de esperança é plantada a medida que Canvil assume posições a frente de projetos como Warhammer e Highlander.
A vigia foi longa e solitária, mas a noite no fim sessou! Voltemos as postagens.
ResponderExcluirParabéns pelo material, muito bem claro e passivo de ser usado contra os heróis
Obrigado Pailong, o fluffy da ética também gostei bastante, pesquisei em muitos recantos da internet pra ser como outras mesas lindavam com veneno!
Excluir2024 terão mais postagens, espero adentrar mais ainda no cenário.