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SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

segunda-feira, 12 de junho de 2023

[Nova Regra] Ficha de Amalgamos RPG


CONTEMPLEM!!!
 A FICHA DE AMALGAMOS RPG!!!



Nota: A ficha possui 5 abas: Frente, Verso, Grimório, Background e Grupo. Ela foi criada em formato xls, o recomendado é fazer o download e imprimir em formato xls. Embora alguns campos possam parecer desalinhados na planilha, eles estão alinhados ao "visualizar impressão".

[Nova Regra] Amalgamos RPG - Visão Geral


CONTEMPLEM!!!
A VISÃO GERAL DO SISTEMA AMALGAMOS RPG!!!
A mesa já está pronta!!!

Nota: Esse é um tópico técnico com o objetivo de dá uma visão resumida das mecânicas essenciais do sistema para o jogador. O objetivo é: (1) ser um tópico introdutório a futuros novos jogadores da mesa e (2) situar o jogadores veteranos no sistema para quando exposto a regras no futuro, ele já tenha uma base de como elas se juntam com o todo.    

Amalgamos RPG é um sistema de RPG pensado para ser jogado num cenário de fantasia científica. RPG é um jogo de interpretação, basicamente, um jogo de faz de conta, onde cada jogador interpreta um personagem, com exceção do mestre que cria o mundo e os desafios ao redor desses personagens. Todo o faz de conta é aparado num sistema de regras que não permite que os jogadores façam e sejam tudo que desejem e onde o mestre assume o papel de arbitro do jogo. Ao longo deste seção serão apresentadas o básico das regras do sistema.

O cenário do jogo, como foi dito é fantasia científica, ou seja, o ambiente de interpretação possui elementos de fantasia, ficção científica e um pouco de terror. Devido a isso, as classes dos personagens, seus arquétipos e suas habilidades possuem aspectos relacionados a esses temas.

Segue abaixo uma visão geral e introdutória a mecânica do sistema.

Parte da coleção

Dados: Amalgamos RPG utiliza dados de vários lados em sua mecânica. Os dados utilizados possuem 4, 6, 8, 10, 12 e 20 lados. Dados de 3 e 30 lados são utilizados, embora fora da mecânica oficial. 

Para facilitação, quando nos referimos a um dado específico, abreviamos para d(número de lado do dado). Por exemplo: um dado de 8 lados será abreviado para d8. Jogar 3 dados de 10 lados será abreviado para 3d10.  

Atributos: Em Amalgamos RPG existem 3 atributos básicos: Corpo, Mente e Alma. Todas as ações que um personagem é capaz de realizar são enquadradas dentro de 1 desses atributos.

Cada atributo possui um valor determinado através de sorteio no momento da criação do personagem. O valor dos atributos são associados a um dado (d4, d6, d8, d10, d12), quanto maior for o dado, maior é a força e capacidade do personagem em realizar ações relacionadas ao atributo. O dado será utilizado nos testes para verificar se o personagem foi bem sucedido ou não em suas ações.

Engrenando...

Mecânica Básica: Sempre que um personagem tentar realizar uma ação que tenha chance de fracassar, o jogador rola um dado referente ao atributo relevante a ação para saber se o personagem obteve sucesso.
     - Jogue um dado relevante (dado do atributo).
     - Adicione e subtraia todos os modificadores.
     - Compare o resultado com o número alvo (CD – classe de desafio)
Se o resultado igualar ou superar o número alvo (estipulado pelo mestre ou pelas regras) o personagem obteve sucesso. Caso contrário ele fracassou na ação.

Testes de Competência: Os personagens realizar diversos tipos de ações, seja arar a terra, cavalgar, estudar história. A classe e a raça do personagem determinam as atividades no qual o personagem possui facilidade. Para realizar um teste de competência:
     - Jogue um dado relevante (de acordo com a competência).
     - Adicione os bônus e penalidades circunstanciais.
     - Compare o resultado com o número alvo (CD – classe de desafio).

Testes de Livramento: As vezes, o personagem precisará realizar testes de livramento para se salvar de algum efeito nocivo. Existem 3 tipos de testes de livramento: Fibra, que indica a resistência contra veneno, doença, dor, etc; Reação, que indica a capacidade do personagem desviar de uma armadilha; Vontade, que indica a capacidade do personagem de resistir a algum encantamento que afete sua mente. Diferentes classes são boas ou fracas em determinados testes de livramentos.
      - Jogue um dado relevante  (de acordo com o livramento).
      - Adicione os bônus e penalidades circunstanciais.
      - Compare o resultado com o número alvo (CD – classe de desafio).

Mecânica de Combate: Durante um combate cada personagem pode realizar um conjunto de ações em seu turno. Existem 3 tipos de ações: Ação Padrão, Ação de Rodada Completa e Ação Livre.
     - Ação PadrãoÉ uma fração de uma ação de rodada completa. Um personagem pode realizar 2 ações padrões em seu turno. São ações padrões: se movimentar, atacar, pegar um item no chão, beber uma poção. Os dois tipos mais comuns de ação padrão são a ação de movimento e a ação de ataque. Em geral, nos combates o personagem vai realizar 2 ações de movimento ou 1 ação de ataque e 1 ação de movimento (personagens de nível alto podem realizar mais de 1 ataque, abandonando sua ação de movimento).
  - Ação de Rodada Completa: É uma ação que consome todo o turno do personagem. São ações de rodada completa: Realizar mais de 1 ataque (quando o personagem possui habilidade de múltiplos ataques), realizar uma manobra de combate, tirar um item da mochila, se levantar quando caído.
  - Ação Livre: São ações rápidas como realizar um ataque de oportunidade, realizar um passo de ajuste, sacar uma arma no cinturão, largar o arco no chão, fazer gestos ou gritar uma frase. O personagem tem direito a uma quantidade de ações livres igual a força de seu dado de Corpo em seu turno.

Jogadas de Ataque: Durante um combate, geralmente a ação mais comum de um personagem é a jogada de ataque. Nesta jogada um personagem tenta atingir o outro com uma arma:
     Jogue um dado relevante  (de acordo com a competência).
     - Adicione os bônus e penalidades circunstanciais.
     - Compare o resultado com um número alvo (Proteção do oponente).
    - Caso o resultado for igual ou maior que a Proteção do oponente, o personagem obteve sucesso no ataque, jogue os dados de dano (d4, d6, d8, d10, d12, etc) de acordo com o atributo e a arma do personagem.
     - Adicione os bônus e penalidades circunstanciais no dano (talentos, armas mágicas, etc).
     - Compare o resultado com um número alvo (Resistência do oponente).
     - O alvo recebe um ferida.

domingo, 11 de junho de 2023

Reboot do Sistema

  

CONTEMPLEM!!! O REBOOT DO SISTEMA!!!
Lá e de volta outra vez!

Acharam que os Poderes Sombrios haviam me derrotado incautos aventureiros? Ledo engano, embora a luta contra a crise financeira que nosso país passa venha me distanciado dos sonhos, eu ainda tenho algumas magias preparadas! E a nova magia que pretendo conjurar vai desfazer o trabalho de anos!

Como todos devem saber, ando bastante frustrado com a WotC, faz tempo que reclamo de pau molismo e progressivismo em suas obras, mas nesse ano a empresa conseguiu se superar de todas as maneiras possíveis. Além de obras e declarações cada vez mais ideológicas a ponto de ofender os fãs, ganancia e falta de ética parece que também se tornaram os pilares da empresa. No início do ano, a WotC tentou matar a OGL. Apesar de falhar em seu intento, ela foi bem sucedida em destruir sua credibilidade, de modo que não tenho mais confiança (além de gana) pra manter um clone de D&D, dito isso, lavo minhas mãos para Hasbro e seus produtos. Estou definitivamente terminando minha relação com D&D e com a Wizards. 

E o que vai ser do sistema? Bem, como já havia sugerido nesse SONHO, uma das minhas estratégias seria lançar meu próprio sistema independente. Eu estava esperando algum grande player do mundo dos RPGs lançasse um sistema grande que engatasse na ORC. Mas como até agora as coisas estão devagar, é hora de arregaçar as mangas e partir para o trabalho. Eu irei rebootar o Amalgamos RPG.

No momento, eu já limpei a página do sistema. A antiga página com as regras foi backapeada e pode ser encontrado na aba Sobre o Blog. A mesa pode pensar que o trabalho será hercúleo, principalmente pelo tempo que estamos sem sessão devido a minha imersão no trabalho, mas, acredito que adaptação será rápida já que muito material será apenas ajustado. Com sorte teremos o novo sistema na próxima sandbox, no mais tardar, na próxima campanha.

As mecânicas do novo sistema serão baseadas em:
  • Atributos de The One Ring
  • Crescente de Dados de Savage World
  • Token Pools de Iron Heroes
  • Perícias e Talentos de D&D 3
  • Feridas de Warhammer
  • Gradação de Magia de Arcana Unearthed
  • Gradação de Níveis de Pathfinder
  • Sistema d666 (house rule) para jogadas de sorte
Espero que gostem!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2023

A Tolice da Cláusula da Moralidade

 
CONTEMPLEM!!! A TOLICE DA CLÁUSULA DA MORALIDADE!!!
A meia-noite... Levarei sua Alma!

Com a discussão sobre novas licenças seja ela a OGL ou a ORC, muito vem se falando de inserção de uma cláusula de moralidade. Não é preciso dizer que se essa cláusula for inserida, ela irá embarcar todos os valores progressistas. No entanto, esse meu texto não é pra tratar sobre valores, mas sim, para mostrar a tolice que é inserir uma cláusula dessas.

Uma cláusula de moral numa licença é uma tolice total, um jogada de perda e perda para a empresa e uma análise racional demonstra rapidamente isso.

Imagine Zé do Caixão, uma figura icónica do terror brasileiro. Seus filmes tratam de temas pesados como assassinato, abusos, transcendência e também eugenia. Imagine que uma empresa resolva lançar um cenário de RPG no universo do Zé, abordando tanto o gore, como as temáticas mais refinadas. Certamente, seria um belo material pra buscar inspiração. Além disso, na minha opinião seria um cenário bem vindo que aborda um dos grandes ícones da cultura pop brasileira. Mas... e se alguém contestar? A empresa mantenedora da licença terá 2 opções, cancelar os direitos da third-party ou mantê-los.

O Cancelamento
Caso a mantenedora resolva cancelar os direitos da third-party, ela aliena parte de seu público, gera repúdio nesse público, deixa de lucrar e também destrói o trabalho e os investimentos da third-party, que inclusive poderá se voltar contra mantenedora, inclusive judicialmente. Além disso... qual seria o valor ético gerado? A third-party pode simplesmente lançar o produto fora da licença, apenas com uma maneira diferente de jogar os dados. O público que gosta da obra continuará gostando e talvez inclusive se engaje mais em consumir o produto proibido. O produto, poderá não estar no formato mais popular, mas continuará fácil acessá-lo. Em resumo, a mantenedora perde e não obtém nada.

A Preservação
Caso resolva preservar a obra, ela irritará uma parcela de pessoas militantes que irão atacar a marca podendo ferir a própria imagem da mantenedora. Fora isso, as sensibilidades mudam com o tempo. Se hoje, as pessoas consideram imoral o que era comum a 20 anos, o que será daqui a 20 anos? Poucas décadas atrás, o RPG era mal visto, bastante associado ao ocultismo. Imagine no futuro, a própria mantenedora ter sua imagem taxada de ter prejudicado o hobby de forma semelhante aos "caçadores de bruxas" de tempos atrás! Em resumo, a mantenedora perde e não obtém nada.

Conclusão
Uma cláusula de moralidade só irá trazer prejuízo a quem adotá-la. Empresa nenhuma precisa dessa responsabilidade. O melhor a se fazer é deixar o público decidir. Se lançado algum produto polêmico, é mais inteligente a mantenedora não se envolver enquanto o assunto esfria e ela se isenta de qualquer responsabilidade. Me custa acreditar que algo como uma cláusula moral irá passar nas futuras licenças, não é possível que não exista um gerente minimamente inteligente capaz de entender os contras dessa decisão. 

Consequências
Fora tudo isso, uma cláusula de moralidade será usada como arma por militantes. Prevejo resultados catastróficos caso algo assim siga em frente. Ademais, adianto que não irei aceitar nenhuma licença, seja OGL ou ORC que venha com cláusula de moralidade, preferindo desenvolver meu próprio sistema do zero. Não sou criança e posso muito bem escolher qual moralidade acho aceitável ou não sem precisar recorrer a um terceiro. Não irei dá suporte a nenhuma empresa que me trate de forma contrário.

domingo, 22 de janeiro de 2023

Paizo pela Liberdade


 CONTEMPLEM!!! A PAIZO!!!

Total Apoio


Nosso hobby passa por um momento de grande dificuldade devido a ganância dos executivos da WotC. Após a diminuição da receita devido ao fim da pandemia, a Hasbro resolveu capitalizar D&D resolvendo revogar tiranicamente a OGL. Para quem não sabe, a OGL é a licença que permite esse humilde blog publicar material customizado de D&D. 

Se a WotC continuasse com tal empreitada, nada mudaria para esse pequeno blog. Afinal, minha miúdes e comprometimento com a gratuidade de conteúdo provavelmente me fariam passar despercebido pelo radar da Hasbro. Além disso, meus valores pró-pirataria e contra propriedade intelectual me fariam  continuar com as atividades normalmente como se nada acontecesse.

No entanto, a história continuou e o backlash que a WotC levou do pequeno consumidor foi tão forte que eles resolveram voltar atrás... mas as coisas não acabam por aí!

Apesar de sermos pequenas sardinhas, esse mar também está cheio de peixões. E quem não gostou do anúncio da WotC foram as muitas e grandes empresas que capitalizam sobre RPG. Entre as minhas favoritas estão: Kobold Press Goodman Games, Monte Cook Games, Troll Lord Games. Mas além delas, existem muitas outras bastante insatisfeitas. 

Aí entra a Paizo. A Paizo foi uma empresa nascida da WotC, mais especificamente, nascida para assumir as publicações das revistas Dungeon e Dragons (2 revistas diferentes). Após a WotC não renovar a licença da Paizo, ela contra-atacou lançado o amado Pathfinder RPG, carinhosamente conhecido de D&D 3.75 e embrião da primeira versão de Amalgamos RPG. Na época de D&D 4, Pathfinder se tornou o sucessor espiritual do trabalho de Gygax e cia.

Agora, a Paizo lança não só um, mas 2 contra-golpes na WotC e com total apoio da comunidade de D&D, incluindo os peixões citados anteriormente. O primeiro golpe, é contestar na justiça a revogabilidade da OGL. O segundo é começar a trabalhar em sua própria licença a ORC ou Open RPG Creative License, seguindo os valores do open source. 

A WotC e D&D estão em um momento crítico. Eles perderam credibilidade e confiança, não apenas do rpgista médio, mas também das empresas third-party que agora apoiam a Paizo. O que vai acontecer é incerto, mas acredito que a Paizo, mas uma vez vai liderar os D&Derivados. Talvez, a única saída da WotC seja assumir a OGL como irrevogável.

Então voltamos para esse blog. Por mais que eu goste do meu humilde sistema, minhas ações e meu conteúdo se baseiam principalmente em valores. Mesmo se a OGL for mantida, caso a Paizo de fato lance uma licença que ofereça mais liberdade que a OGL, eu irei apoiar a Paizo, ainda que tenha que desistir do sistema e personalizar outro do zero. É acima de tudo, uma questão de princípios.   

terça-feira, 15 de novembro de 2022

O que aconteceu com os Irmãos Masmorras


 CONTEMPLEM!!!

A pequena sereia!

- Irmãos Masmorras são enganados pela pequena sereia
    - Irmãos masmorras invadem covil da bruxa e tentam resgatar sereia aprisionada
    - Sereia se revela como a própria bruxa que divide e derrota o grupo
    - Grupo é forçado a assinar contrato de sangue para trazer cacho de cabelo de Xar
- Irmão Masmorras derrotam a Guilda do Chicote na Vila Mercante de Semú
    - Haldir invoca turba enfurecida para combater a Guilda do Chicote
    - Após pesadas perdas para os cidadãos de Semú a Guilda do Chicote é derrotada na região


[Cenário] Fenômenos Cósmicos

 
CONTEMPLEM!!! OS FENÔMENOS CÓSMICOS!!!
Tempestade cósmica

Muitos são os fenômenos cósmicos que assolam Amalgo, todos eles, sequelas do cosmomoto, o grande cataclismo ocorrido a 5000 anos atrás e que ainda hoje se propaga pelo universo devorando mundos e distorcendo o tempo e espaço. Eis os principais fenômenos cósmicos:

Recantos especiais

Piscinas de Cosmos 
Existem locais capazes de causar grandes impressões no coração. São locais que provocam sentimentos fortes, bons ou ruins, de alívio ou de angustia. Santuários élficos, cemitérios de dragões, antigos campos de batalhas, grutas repletas de cristais, templos em que viveram os santos... muitos são os exemplos dessas regiões mágicas. Acredita-se que nelas há o acúmulo de cosmos e por isso são chamadas de piscinas de cosmos. Lugares especiais que trazem conforto e cura ou moléstia e cansaço.

O temor do mago

Disjunção Cósmica
Disjunções cósmicas, em geral, são eventos imprevisíveis formados por oscilações no cosmos. Esse fenômeno é capaz de bagunçar a teia da magia tornando toda conjuração errática. Quando sua manifestação ocorre a magia se torna mais poderosa, mais fraca, aleatória ou mesmo é anulada. Disjunções tendem a acontecer por acaso e de forma natural, mas podem também ser frutos de piscinas, tempestades e ondulações cósmicas ou serem criadas de forma acidental, mas consequente de longas batalhas mágicas. 

Contornando o espaço-tempo
Fendas Cósmicas
Portais naturais para outros planos ou regiões distantes. O cosmomoto fendeu o espaço e com isso acabou com as fronteiras. Qualquer um pode atravessar milhares de quilômetros adentrando por uma fenda cósmica. Essas fendas podem surgir em qualquer lugar, podem ser temporárias ou permanentes, são difíceis de identificar e costumam unir lugares distantes, mais semelhantes obedecendo a Teoria da Congruência

Efeitos colaterais

Tempestades Cósmicas
Um dos fenômenos mais terríveis derivados do cosmomoto. Terríveis tempestades de energia cósmica que recriam ou destroem as redondezas dando origem a algo totalmente novo. Tempestades cósmicas são sinônimos de caos, elas são capazes de estraçalhar a região, fundir matéria e criaturas, conjurar seres e construções de terras ou planos distantes e ao seu fim todo o espaço estará remodelado.


A suprema transformação

Ondulações Cósmicas
Ondulações cósmicas seguem o princípio da Teoria da Congruência. Esse fenômeno ocorre quando uma região recebe uma grande dose de energia, nesse momento o próprio cosmos começa a se alterar e o próprio local é transformado ou transportado para se tornar parte de um todo mais semelhante. O objetivo da Guerra dos Portais é promover ondulações cósmicas nos domínios dos seus inimigos enquanto tenta proteger seus próprios domínios das ações dos adversários.