CONTEMPLEM!!! O SACERDOTE!!!
O
clérigo é um arquétipo clássico de RPGs medievais, inspirado
originalmente nos
cavaleiros templários e hospitalários que lutaram nas cruzadas. Na
história do RPG os clérigos passaram por muitas mudanças, incluindo versões de clérigos mais voltados para magia. O clérigo de uma
ordem sacerdotal é um arquétipo voltado mais para conjuração se aproximando de um padre ou sacerdote.
O sacerdote é um clérigo dedicado aos estudos, a contemplação e a religião. O sacerdote busca entender a vontade do Tri-Deus, guiar a Santa-Igreja e possui o importante papel de levar os rituais a comunidade. Embora a maioria dos sacerdotes exerçam suas funções dentro das catedrais, alguns se aventuram em busca de conhecimento, relíquias ou missões ainda maiores.
* Em Amalgamos 5000, a classe clérigo para PDJ deve seguir exclusivamente o Tri-Deus, o único capaz de oferecer o caminho da Magia Branca.
O sacerdote é um clérigo dedicado aos estudos, a contemplação e a religião. O sacerdote busca entender a vontade do Tri-Deus, guiar a Santa-Igreja e possui o importante papel de levar os rituais a comunidade. Embora a maioria dos sacerdotes exerçam suas funções dentro das catedrais, alguns se aventuram em busca de conhecimento, relíquias ou missões ainda maiores.
* Em Amalgamos 5000, a classe clérigo para PDJ deve seguir exclusivamente o Tri-Deus, o único capaz de oferecer o caminho da Magia Branca.
Tendência:
Bom e Ordeiro
Pré-Requisitos: SAB 14
Atributo
Principal: SAB
Dados
de Vida: 1d4 ou +1, 2 após o
9º
Competências: Artes, Ciência, Civismo,
Conjuração,
Diplomacia, História,
Intuição, Labor,
Linguística, Medicina, Natureza, Ofício, Religião
Pontos
de Competência: 4 + mod. INT
Resistência
Favorável: Vontade
Armas:
Adaga, bordão
Armaduras: Nenhuma
Nível
|
DV
|
BBA
|
Habilidades
de Classe
|
1º
|
1d4
|
+0
|
Divindade, Fé, Magias, Milagres, Ordem
|
2º
|
2d4
|
+1
|
|
3º
|
3d4
|
+1
|
Segredo de Fé
|
4º
|
4d4
|
+2
|
|
5º
|
5d4
|
+2
|
Segredo de Fé
|
6º
|
6d4
|
+3
|
|
7º
|
7d4
|
+3
|
Segredo de Fé
|
8º
|
8d4
|
+4
|
|
9º
|
9d4
|
+4
|
Segredo de Fé
|
10º
|
+1
|
+5
|
|
11º
|
+2
|
+5
|
Segredo de Fé
|
12º
|
+3
|
+5
|
|
13º
|
+4
|
+5
|
Segredo de Fé
|
14º
|
+5
|
+5
|
|
15º
|
+6
|
+5
|
Segredo de Fé
|
16º
|
+7
|
+5
|
|
17º
|
+8
|
+5
|
Segredo de Fé
|
18º
|
+9
|
+5
|
|
19º
|
+10
|
+5
|
Segredo de Fé
|
20º
|
+11
|
+5
|
-
Após o 9º nível o sacerdote recebe apenas 1 PVs, sem mod de CON
Magias Por
Dia
|
|||||||||
Nível
|
1
|
2
|
3
|
4
|
5
|
6
|
7
|
8
|
9
|
1º
|
3
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
2º
|
4
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
3º
|
4
|
3
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
4º
|
5 |
4
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
5º
|
5 |
4
|
3
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
6º
|
6
|
5
|
4
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
7º
|
6
|
5
|
4
|
3
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
8º
|
6
|
6
|
5
|
4
|
-
|
-
|
-
|
-
|
-
|
9º
|
6
|
6
|
5
|
4
|
3
|
-
|
-
|
-
|
-
|
10º
|
6
|
6
|
6
|
5
|
4
|
-
|
-
|
-
|
-
|
11º
|
6
|
6
|
6
|
5
|
4
|
3
|
-
|
-
|
-
|
12º
|
6
|
6
|
6
|
6
|
5
|
4
|
-
|
-
|
-
|
13º
|
6
|
6
|
6
|
6
|
5
|
4
|
3
|
-
|
-
|
14º
|
6
|
6
|
6
|
6
|
6
|
5
|
4
|
-
|
-
|
15º
|
6 | 6 | 6 |
6
|
6
|
5
|
4
|
3
|
-
|
16º
|
6 | 6 | 6 | 6 | 6 |
6
|
5
|
4
|
-
|
17º
|
6 | 6 | 6 | 6 | 6 |
6
|
5
|
4
|
3
|
18º
|
6 | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 |
5
|
4
|
19º
|
6 | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 |
5
|
20º
|
6 | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 |
Habilidades
de Classe
Divindade:
O sacerdote dedica sua vida em
função do Tri-Deus
e sua instituição, a Santa Igreja.
Nada
impede que alguma outra deidade conceda poderes místicos a
serventes zelosos, no
entanto, em termos de regra eles não são considerados clérigos
(ver cultista e guerreiro-bruxo).
Magias: Os sacerdotes recebem poderes mágicos concedidos pelo Tri-Deus. O sacerdote possui acesso apenas ao caminho mágico da Magia Branca. No primeiro nível, os sacerdotes começam o jogo com 5 magias (2 magias menores), reveladas através de sua iniciação na religião. A cada nível que o sacerdote passa, ele aprende 1 nova magia revelada através de visões espirituais, meditação e estudo de teologia. Os sacerdotes também podem aprender novas magias no decorrer da campanha através da obtenção e estudo de pergaminhos sagrados, livros de orações, escrituras e participando de rituais mágicos.
O famoso padre gostoso! |
- Aumentar em +1 o CD de uma magia
- Invocar 1 milagre
- Realizar algum Segredo de Fé que consuma pontos de fé
Após uma noite de descanso o sacerdote recupera 1 ponto de fé. Mas ele pode recuperar 1 ponto fazendo as seguintes atividades:
- Obtendo vitórias significativas contra inimigos da Fé
- Protegendo fiéis, artefatos ou lugares sagrados
- Realizando um sacrifício, oferenda ou ritual adequado* (fica a critério do mestre)
*
O mestre pode fazer o papel do Tri-Deus ou de uma entidade
auxiliar, como um anjo e negociar o sacrifício com o jogador. O
mestre pode oferecer recuperar 1 ponto de fé caso o jogador prometa
realizar uma missão para a igreja ou doar toda sua recompensa para
os órfãos por exemplo.
Precisando de um milagre? |
Milagres:
Sacerdotes contam
com os milagres do Tri-Deus.
Milagres são magias conjuradas gastando
apenas 1 ponto de fé, sem necessidade de gastar carga de magia.
Um sacerdote pode conjurar Cura Sagrada e Oração de Cura dessa forma gastando apenas 1 ponto de fé independente do Círculo e sem necessidade de teste de conjuração.
Um sacerdote pode conjurar Cura Sagrada e Oração de Cura dessa forma gastando apenas 1 ponto de fé independente do Círculo e sem necessidade de teste de conjuração.
Em
adição, o sacerdote pode suplicar por uma poderosa intervenção
divina. Ele pode conjurar qualquer magia branca, mesmo que ele não
conheça. Ele
também pode gastar pontos de fé para completar a magia. Por
exemplo: O sacerdote pode conjurar uma magia de 3°
Círculo gastando 3 pontos de fé ou uma carga de magia do 2°
Círculo e 1 ponto de fé.
No
entanto, é perigoso tentar o Tri-Deus. O sacerdote para
invocar um milagre precisa passar num teste de conjuração CD 10 + nível da magia. Se a fé do sacerdote for
fraca, ele poderá ser castigado. Para conjurar um milagre o sacerdote precisa passar num teste de conjuração. Se ele falhar a magia não é conjurada. Se ele falhar por mais que 5, o
Tri-Deus se irritará com a impertinência do sacerdote e ele não
poderá conjurar mais magias durante o dia.
Sempre que o sacerdote tenta invocar
um milagre, a CD para invocar um novo milagre aumenta em +2 durante
aquele dia.
Ápice da cultura amalgoense |
Ordem: Clérigos fazem parte de uma ordem religiosa, uma organização com regras e filosofia de vida própria subordinadas a Santa Igreja. Em geral, as ordens se dividem em 4 tipos: ordens militares, pastorais, sacerdotais e monásticas. O sacerdote é um clérigo da ordem sacerdotal.
Ordem Sacerdotal
Ordens
sacerdotais se dedicam
prioritariamente aos ritos e estudos teológicos e metafísicos da Santa Igreja. Elas formam a mente da Santa Igreja responsáveis pelo trabalho administrativo, intelectual e pela evolução da religião viva.
Sacerdotes começam conhecendo as magias Cura Sagrada, Estabilizar e Oração de Cura.
Sacerdotes começam conhecendo as magias Cura Sagrada, Estabilizar e Oração de Cura.
Segredos
de Fé: Através de seus
estudos e orações,
um sacerdote descobre vários segredos para guiá-lo.
No 3º
nível e a cada nível ímpar
o sacerdote aprende um novo segredo. Eis a lista de segredos que o sacerdote pode aprender.
Segredos de
Fé
|
Segredos Contra-Mágicos
|
Segredos de Criação
|
Segredos Meta-Mágicos
|
Segredos Milagrosos
|
Segredos Numinosos
|
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