O ilusionista é um dos arquétipos de mago especialista mais amado do D&D. Imortalizado pelo uso de cores vibrantes, o ilusionista transita entre o fanfarrão, o astuto e o ganancioso. Longe de ser um mero bobo, o ilusionista acredita que o caminho da fantasmagoria é capaz de levá-lo a alcançar o poder que, para ele, é o controle da imagem.
Como todo magista, o ilusionista dedica sua vida a pesquisa arcana. Ele estuda imagens e sons de poder, os sonhos e a influência dos astros, a mente e os sentidos humanos, ervas, aromas, pós e outras alquimias capazes de enganar os sentidos e criar efeitos especiais... e é claro a embustaria e a prosopologia. Não a toa, os ilusionistas são sempre tratados com cuidado e desconfiança.
Como todo magista, o ilusionista dedica sua vida a pesquisa arcana. Ele estuda imagens e sons de poder, os sonhos e a influência dos astros, a mente e os sentidos humanos, ervas, aromas, pós e outras alquimias capazes de enganar os sentidos e criar efeitos especiais... e é claro a embustaria e a prosopologia. Não a toa, os ilusionistas são sempre tratados com cuidado e desconfiança.
Tendência: Qualquer
Pré-Requisitos: CAR 14
Atributo Principal: CAR
Dados de Vida: 1d4 ou +2, 1 após o 9º
Dados de Vida: 1d4 ou +2, 1 após o 9º
Perícias: Arcanismo, Artes, Ciência, Conjuração, Diversão, Furtividade, Ladinagem, História, Intuição, Linguística, Manha, Medicina, Ofício, Religião.
Pontos de Competência: 4 + mod. INT
Resistência Favorável: Vontade
Armas: Adaga, bordão
Armaduras: Nenhuma
Nível
|
DV
|
BBA
|
Habilidades de Classe
|
1º
|
1d4
|
+0
|
Foco em Ilusão, Ilusionismo, Magias
|
2º
|
2d4
|
+1
|
Segredo Místico
|
3º
|
3d4
|
+1
| |
4º
|
4d4
|
+2
|
Segredo Místico
|
5º
|
5d4
|
+2
| |
6º
|
6d4
|
+3
|
Segredo Místico
|
7º
|
7d4
|
+3
| |
8º
|
8d4
|
+4
|
Segredo Místico
|
9º
|
9d4
|
+4
| |
10º
|
+1
|
+5
|
Segredo Místico
|
11º
|
+2
|
+5
| |
12º
|
+3
|
+5
|
Segredo Místico
|
13º
|
+4
|
+5
| |
14º
|
+5
|
+5
|
Segredo Místico
|
15º
|
+6
|
+5
| |
16º
|
+7
|
+5
|
Segredo Místico
|
17º
|
+8
|
+5
| |
18º
|
+9
|
+5
|
Segredo Místico
|
19º
|
+10
|
+5
| |
20º
|
+11
|
+5
|
Segredo Místico
|
- Após o 9º nível o ilusionista recebe apenas 1 PVs, sem mod de CON
Magias Por Dia | |||||||||
Nível | 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |
1º | 3 | - | - | - | - | - | - | - | - |
2º | 4 | - | - | - | - | - | - | - | - |
3º | 4 | 3 | - | - | - | - | - | - | - |
4º | 5 | 4 | - | - | - | - | - | - | - |
5º | 5 | 4 | 3 | - | - | - | - | - | - |
6º | 6 | 5 | 4 | - | - | - | - | - | - |
7º | 6 | 5 | 4 | 3 | - | - | - | - | - |
8º | 6 | 6 | 5 | 4 | - | - | - | - | - |
9º | 6 | 6 | 5 | 4 | 3 | - | - | - | - |
10º | 6 | 6 | 6 | 5 | 4 | - | - | - | - |
11º | 6 | 6 | 6 | 5 | 4 | 3 | - | - | - |
12º | 6 | 6 | 6 | 6 | 5 | 4 | - | - | - |
13º | 6 | 6 | 6 | 6 | 5 | 4 | 3 | - | - |
14º | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 | 5 | 4 | - | - |
15º | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 | 5 | 4 | 3 | - |
16º | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 | 5 | 4 | - |
17º | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 | 5 | 4 | 3 |
18º | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 | 5 | 4 |
19º | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 | 5 |
20º | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 | 6 |
Habilidades de Classe
Foco em Ilusão: Ilusionistas dominam a escola de ilusão, eles começam conhecendo o segredo Foco em Ilusão. Em adição, eles conhecem as magias: Hipnotismo, Ilusão Menor e Som Ilusório. O ilusionista conhece tão bem essas magias que ele pode conjurá-las gastando apenas 1 ponto fantasma independente do Círculo. Além disso, o ilusionista é capaz de combinar as magias Ilusão Menor e Som Ilusório numa mesma ação. Ainda é necessário gastar a carga de magia de cada uma delas de forma independente.
Aprenda com o experiente...
Magias: Os ilusionistas aprendem magias através de estudo e experimentação. O ilusionista possui acesso apenas ao caminho do Ilusionismo. No primeiro nível, o ilusionista começam o jogo com 5 magias (1 magia menor), reveladas através de um mestre, de uma escola de magia, ou através de estudo de livros esotéricos. A cada nível que o ilusionista passa, ele aprende 1 nova magia revelada através de seus estudos e meditações. Os ilusionistas também podem aprender novas magias no decorrer da campanha através da obtenção e estudo de runas, pergaminhos, grimórios ou tomos arcanos, através da meditação e uso de drogas alucinogêneas, participando de rituais mágicos ou barganhando com entidades sobrenaturais.
Ilusionismo: Os ilusionistas podem invocar segredos arcanos para torcer os sentidos e manipular suas fantasmagorias. Os ilusionistas possuem um número de pontos fantasmas igual a 2 + mod. de CAR. Eles podem utilizar seus pontos fantasmas para realizar diversas façanhas:
- +1 no CD da magia
- Conjurar uma magia após receber dano
- Conjurar magias menores, ancestrais, rituais, de reação, etc
- Realizar algum Segredo Místico que consuma pontos fantasmas
Após uma noite de descanso o mago recupera 1 ponto fantasma. Mas ele pode recuperar 1 ponto fantasma fazendo as seguintes atividades:
- Manipulando pessoas através de suas ilusões*
- Descobrindo algum novo conhecimento, mistério ou segredo arcano
- Adquirindo pergaminhos, livros, poções, ingredientes mágicos, bugigangas e parafernália de laboratório ou qualquer outro item de natureza científica, mágica ou educativa
- Realizando um sacrifício, oferenda ou ritual adequado* (fica à critério do mestre)
Segredos Místicos: Através de seus estudos, um ilusionista descobre vários segredos para ajudá-lo. No 2º nível e a cada nível par o mago aprende um novo segredo. Eis a lista de segredos que o ilusionista pode aprender.
* Manipulação se dá de forma indireta, como enganar alguém com a ilusão. O controle direto por meio da magia não concede pontos adicionais.
Segredos Místicos
|
Segredos Contra-Mágicos
|
Segredos de Combate
|
Segredos de Criação
|
Segredos Escolásticos
|
Segredos Meta-Mágicos
|
Segredos Numinosos
|
* Manipulação se dá de forma indireta, como enganar alguém com a ilusão. O controle direto por meio da magia não concede pontos adicionais.
** O mestre pode fazer o papel de um deus ou entidade e negociar o sacrifício com o jogador. Caso o jogador esteja pedindo auxílio de uma deidade bondosa o mestre pode oferecer recuperar 1 ponto místico caso o jogador prometa realizar uma missão para a igreja ou doar toda sua recompensa para os órfãos por exemplo. Caso a deidade seja maligna ela pode exigir um sacrifício de uma entidade inteligente, de forma até fetichista, como uma virgem loira. O jogador também pode se aventurar ou comprar uma certa quantidade de ervas e drogas raras para ajudá-lo na meditação a fim de recuperar os pontos místicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário