CONTEMPLEM!!! SOBRE O META-JOGO!!!
Sei que vou me fuder... mas vou!!! |
Tenho uma coisa pra dizer a vocês. Uma coisa muito importante. Uma coisa que estou cansado de repetir na mesa do jogo. Prestem muita atenção:
O META-JOGO FAZ PARTE DO JOGO!!!
Em outras palavras... o conhecimento que você jogador tem, é o conhecimento que seu personagem tem.
Uma das maiores armadilhas dos RPG moderno é separar o jogo do meta-jogo. É algo que destrói profundamente a diversão. Nunca se esqueça que rpg é um jogo e não uma peça de teatro.
Quando o mestre diz: "Você não pode agir assim, seu personagem não sabe disso!"
Ele está sendo preguiçoso.
Quando o jogador diz: "Eu não vou fazer isso, meu personagem não sabe disso!"
Ele está sendo estúpido.
Se você, jogador, deseja interpretar seu personagem de determinada forma para que ele seja mais convincente e você se diverte com isso, ótimo! Mas nunca culpe o meta-jogo.
Um bom exemplo disso, nas nossas sessões, foi quando Alistar, guiado por um sonho correu pra socorrer seu companheiros que estavam em perigo. O meta-jogo foi contornado, por uma simples desculpa de um sonho.
O RPG oferece uma série de desafios mentais que devem ser superados. O meta-jogo é apenas uma ferramenta para tal. No caso do jogador, não faz sentido, escolher a estupidez para ignorar os desafios. E se o mestre faz desafios que o jogador precisa ignorar o meta-jogo pra superá-lo, bem... isso já não é desafio é forçar o jogador a estupidez.
Então, irmãos masmorras, o tempo que vocês estão "sem jogar", discutindo as estratégias, também faz parte do jogo. Eu, é claro, acolho esse tempo... obviamente, se demorar demais vou reclamar, porque também, não é a casa de mãe Joana e eu quero jogar.
Além do mais, quando quero que alguém não tenha uma informação, uso um truque muito simples. Sussurro no ouvido de quem vai receber a informação. Mostro a imagem apenas pra uma pessoa. Ou, em casos espetaculares, posso pedir pra aqueles que não devem ter acesso a informação se retirarem da sala.
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