CONTEMPLEM!!! A QUEDA DE STAR WARS - O GOLPE FINAL
A pá de cal |
Enfim chegamos ao último filme da nova trilogia. O mérito do Rise of Skywalker foi escutar os fãs e tentar consertar a lambança das películas anteriores. Infelizmente, a obra já havia alcançado o estado de impossível reendenção. O filme é uma tragédia total e apesar de ser meu favorito só posso adjetivá-lo como hediondo e dá graças a Deus pelo fim dessa insanidade.
Na tentativa de consertar os erros de Last Jedi, Rise of Skywalker joga na geladeira a gordinhas, despreza a manobra Holdo e faz Finn montar cavalos espaciais. Eu bato palmas para a atitude... pelo menos é uma forma de dá satisfação a base de fãs. O problema é que numa visão holística da trilogia a obra fica com uma baita cara de Frankenstein.
Outro acerto do Rise of Skywalker, foi finalmente ter colocado um defeito para Rey e um momento de dúvida, embora isso tenha sido foi feito de maneira porca, com Rey atirando raios de força intuitivamente, já que ela não precisa de treinamento em nada... mas bem... De qualquer forma... é no terceiro filme que vemos o esboço de um arco de personagem pra protagonista.
Mas os acertos acabam por aí... o filme não passa de um remendo de cenas de ações justificadas por objetivos que são continuamente substituidos e mais uma grande dose de incongruência, seja dentro da película em si, seja dentro da trilogia ou do próprio universo de Star Wars.
Não vale a pena entrar em detalhes nas falhas de roteiro que é o desastre de Rise os Skywalker. Mas vamos expor pelo menos os problemas mais risíveis.
Alguém se lembra de mim? |
- Paul Dameron Líder da Rebelião: Porque Leia não tinha ninguém melhor que ele para passar a liderança e após receber a responsabilidade Paul ainda se sente sozinho e chama Finn para ser general. Enquanto isso, um outro personagem tava ali sobrando do lado.
- Starkillers: Como já teve 3 estrelas da morte, é necessário algo mais grandioso, uma frota de naves espaciais, onde cada uma tem o poder de destruir um planeta! Além de ser um peido na cara do espectador, ignora o fato de que estrelas da morte precisam ser do tamanho que são devido os requesitos para manter uma arma com poder de destruição planetária.
- Retorno de Palpatine: Vamos jogar no lixo tudo que foi alcançado na trilogia original.
- Dual da Força: Uma bela masturbação de lore sem sentido.
O Resultado Final
Rise of Skywalker é um desastre, uma bagunça, o filme é sofrivel do início ao fim e fecha a saga mais decepcionante da história do cinema. Mas pelo menos tem boas intenções.