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SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

domingo, 10 de abril de 2022

Os Tipos de Regras do RPG


 CONTEMPLEM!!! OS TIPOS DE REGRA!!!
Mais um tratado

Esse tratado visa orientar jogadores de primeira viagem que não possuem contato com outros sistemas e por vezes pensam alternativas que já foram testadas pela história. 

As regras do RPG podem ser definidas em 3 tipos:

- Regras Básicas: O esqueleto do próprio jogo, elas proporcionam o funcionamento geral do jogo. Se as regras básicas forem ruins, o sistema simplesmente não funciona. Em Amalgamos-RPG as regras básicas são derivadas do Sistema D20 o ápice da 3ª edição. Resumidamente, o Sistema D20 é o conjunto de regras que propõe jogar 1d20 para superar uma CD.

- Regras Distintas: O crunch se refere a parte das regras brutas do RPG, veja mais aqui. O crunch distinto são todas as regras de personalização excluindo as regras básicas. Ele inclui as habilidades de classes e também os talentos opcionais de cada classe e é capaz de causar diversos problemas.
  • Seu excesso deixa a leitura de regras insossa ou apaga o fluff (D&D4).
  • Tira a atenção do cenário e do lúdico para o mecânico (D&D3).
  • Gera combos que deixa o sistema mais complexo (D&D3).
  • Limitam personagens a regras, quando a regra não é um bônus ou aprimoramento. (ex: para usar habilidades como trespassar ou lutar com 2 armas era necessário talento no D&D3, um personagem sem o talento não conseguiria fazer a ação efetivamente).
  • Limita a imaginação. (ex: os arquétipos de D&D5, o bruxo tem seus patronos, o paladino seus juramentos, todos eles oferecem regras com benefícios, mas também um fluff que por vezes não é genérico o suficiente para o cenário. Outro exemplo, seria os vários poderes de D&D4 como "golpe da fenix escarlate" e coisas parecidas).

- Regras Narrativas: Mestre e jogadores possuem um contrato narrativo. O mestre tem direito de inventar regras do nada ou simplesmente forçar uma ação referente a um aspecto narrativo. Costumeiramente, isso é chamado de regras da casa ou house rules. Se essas regras não são formalizadas, pode gerar o sentimento de arbitrariedade.  Eis alguns exemplos de Amalgamos-RPG:
  • Improvisação de Perda de Habilidade Permanente (o personagem leva um ataque que gera uma sequela permanente - ocorre quando o personagem sofre um ataque imobilizado ou sem meios de se defender). 
  • Falha Crítica (após 1 natural, mestre verifica se houve alguma tragédia rolando 1d12).
  • Recuperação de PPs por atividades da classe (depende do julgamento do mestre).
  • Testes de Maldade (regra narrativa, a tabela de Amalgamos-RPG elimina boa parte da arbitrariedade - outros sistemas o mestre poderia determinar a mudança da tendência arbitrariamente).

5 comentários:

  1. Gronark, O Senhor do Sofrimento10 de abril de 2022 às 20:52

    Não importa se esforçar em fazer regras! Tudo que interessa é fazer uma mera panfletagem! Veja o que aconteceu com D&D, o sistema foi completamente higienizado para não ofender as sensibilidades modernas e as raças agora são meramente humanos "diferentes". Tusso isso porque meus cultistas transformaram os rpgs em fábricas de depravados morais sem individualidade prontos a se sacrificar, e sacrificar os outros, no altar dos poderes ruinosos do CHAOS! HAHAHAHAHAHAHA

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    1. Você pode se vangloriar agora Gronark, mas as pessoas irão acordar e se voltar contra seus cultistas, no fim, seu esforço só servirá pra diferenciar o joio do trigo!

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    2. Ria enquanto pode, Gronark! Aproveite a vitória temporária que você e seus cultistas conseguiram, porque antes do fim, a farsa que criou será exposta, e todos aqueles que o servem serão destruídos pela própria loucura!

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  2. Estes tratados para jogadores iniciantes são muito bons, é algo que devemos mesmo fazer para contribuir com o hobby.

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    1. Como minha mesa está com jogadores iniciantes, acabam surgindo dúvidas e discussões no wpp que por vezes eu transformo em tópicos. Esse foi um exemplo. O bom é que é uma demanda real.

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