CONTEMPLEM!!! OS ATRIBUTOS!!!
Ninguém escolhe como nasce! |
"Ninguém nasce como quer!"
Manual do Andarilho Foragido
Manual do Andarilho Foragido
Corpo, mente e alma, são os elementos que forma um ser. O corpo advém da união do sangue dos ancestrais. A alma é o produto das moradas celestiais. A mente é a potência decorrente da junção do corpo e da alma. Seja sábio gafanhoto e extraia o melhor de suas potencialidades.
Atributos
Os atributos descrevem suas capacidades, seus defeitos e suas qualidades. Existem 3 atributos principais: Corpo, Mente e Alma. Atributos são classificados por tipos de dados: d4, d6, d8, d10 e d12. Quanto mais elevado for o dado, mais capaz você será.
Dado
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Classificação
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Ferimentos
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d4
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Muito Fraco
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1
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d6
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Fraco
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2
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d8
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Comum
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3
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d10
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Forte
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4
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d12
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Muito Forte
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5
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Todos os atributos compartilham as seguintes características:
- Atributos e Testes de Competências
Heróis realizam ações através de testes de competência. Cada competência está associada a um atributo. Por exemplo: Poder, está associada ao Corpo. Atenção está associada a Mente. Determinação está associada a Alma.
Você pode aprender ou se especializar numa competência comprando uma graduação na mesma. Cada graduação te permite utilizar um dado mais elevado ao realizar uma jogada de competência. O custo da graduação é determinado pelo seu atributo. Caso o dado da competência for menor do que o dado do atributo no qual ela é associado, a graduação irá custar 1 PC. Caso for igual ou maior, o custo da graduação é 2 PC. - Atributos e Testes de Livramento
Em casos de testes de livramento, você pode escolher rolar entre seu dado de atributo ou entre o dado da competência específica. - Atributos e Ferimentos
O atributo define a quantidade máxima de ferimentos que você pode sofrer, ao atingir a quantidade máxima de ferimentos, você fica incapacitado.
Além disso, cada atributo oferece vantagens próprias. Segue a descrição específica de cada atributo:
Corpo: Representa sua capacidade física. sua força, resistência, agilidade, destreza, coordenação e sentidos.
Um corpo forte garante as seguintes vantagens:
- Adição do dado de corpo no dano de ataques corpo à corpo.
- Menor custo para graduações em competências de corpo.
- Mais ações livres por rodada.
- Capacidade de carregar mais peso.
- Capacidade de usar armas e armaduras mais pesadas.
Dado
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Exemplo
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Ações Livres
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Carga Máxima
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d4
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Aleijado
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1
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4
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d6
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Obeso
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2
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6
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d8
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Comum
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3
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8
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d10
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Robusto
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4
|
10
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d12
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Atleta
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5
|
12
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Uma mente forte garante as seguintes vantagens:
- Mais PC e assim mais graduações em competências.
- Menor custo para graduações em competências de mente.
- Dado de Inteligência aplicado em mais competências.
- Melhor capacidade de comunicação e idiomas adicionais.
Dado
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Exemplo
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Dado de Inteligência
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Idiomas
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d4
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Demente
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Nenhum
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Dificuldade de Comunicação
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d6
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Bronco
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Maestria
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Não sabe ler nem escrever
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d8
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Comum
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Fluência
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Sabe Ler e escrever
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d10
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Letrado
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Aptidão
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Letrado em 1 idioma adicional
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d12
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Erudito
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Inaptidão
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Letrado em 2 idiomas adicionais
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Alma: Representa seu senso de si do herói, sua intuição e empatia, sua capacidade de compreender o mundo e os outros. Presença, determinação e força de espírito também são características derivadas da alma.
Uma alma forte garante as seguintes vantagens:
- Maior total de PE máximo e assim mais ações especiais.
- Menor custo para graduações em competências de alma.
- Melhor atitude de personagens em relação ao herói.
- Acesso a círculos mais elevados de magia.
- Adição do dado de alma em determinadas magias.
Dado
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Exemplo
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Atitude perante o Personagem
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Círculo Máximo
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d4
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Viciado
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Provoca indignação, repúdio ou ódio
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2
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d6
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Hedonista
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Provoca incômodo, desconfiança ou raiva
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4
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d8
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Comum
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Atitude normal
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6
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d10
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Devoto
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Inspira confiança
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8
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d12
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Santo
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Inspira admiração
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10
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O dado máximo de um atributo é o d12 e o dado mínimo é d4. Para cada nível de dado acima do d12 é adicionado um bônus de +1. Você pode modificar os valores de seus atributos no decorrer da campanha seja para mais (através de magia ou itens) ou para menos (através de ferimentos).
Criando um Personagem
Você escolhe entre começar com todos os atributos como d8 ou sortear seus valores usando o sistema d666. Caso escolha o sorteio, siga a cartilha abaixo:
- Seu herói começa com d8 em todos os atributos.
- Para cada atributo você rola 1d666
- Resultados possíveis:
- Cada 1, garante 1 ponto de atributo
- Cada 6, remove 1 ponto de atributo
- Triplo 1: garante 12 pontos a serem distribuídos a escolha do jogador
- Triplo 6: garante 2 pontos em cada atributo, independente de qualquer outro resultado
- A quantidade máxima de pontos é 12
- A quantidade máxima de pontos é 6
Abreviações
Ao longo da descrição do sistema serão utilizadas abreviações:
Sempre que uma abreviação for utilizada, ela estará em itálico e com a primeira letra maiúscula.
Corpo: rolagem utilizando o dado do atributo corpo.
Mente: rolagem utilizando o dado do atributo mente.
Alma: rolagem utilizando o dado do atributo alma.
- Abreviação comum geralmente utilizada para rolagens de competências, testes de resistência e dano.
- Pode ser adicionado um número antes da abreviação, informando a rolagem de mais de um dado do atributo.
PCorpo: adição da metade do valor total do dado do atributo corpo.
PMente: adição da metade do valor total do dado do atributo mente.
PAlma: adição da metade do valor total do dado do atributo alma.
- Abreviação comum geralmente utilizada determinar valores passivos.
TCorpo: adição da valor do total do dado do atributo corpo.
TMente: adição do valor total do dado do atributo mente.
TAlma: adição do valor total do dado do atributo alma.
- Abreviação incomum utilizada em regras específicas.