Cabeçalho



SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

terça-feira, 19 de setembro de 2023

[Condições][SW] Tabela de Condições


CONTEMPLEM!!! A TABELA DE CONDIÇÕES!!!
Mais um pergaminho de regras...

Veja gafanhoto, esse mundo é perigoso e muitas vezes você se encontrará em más condições... algumas vezes você se encontrará em boas condições também.

Segue abaixo a tabela com o resumo de todas as condições:

Efeitos 
Condições de Supressão
Atordoado 
  • Incapaz de realizar ações
  • Sujeito a ferimentos
Ferido 
  • -1 de penalidade em todas as jogadas
  • -1 passo no deslocamento
Incapacitado 
  • Incapaz de realizar ações
  • Sujeito a traumas
  • Sujeito a Golpe de Misericórdia
Condições Táticas
Vulnerável 
  • -2 na Proteção
Exposto 
  • -4 na Proteção e Resistência
Indefeso 
  • Incapaz de realizar ações
  • Sujeito a Golpe de Misericórdia
Cobertura Parcial 
  • +2 na Proteção
Cobertura Total 
  • +4 na Proteção
Caído 
  • Cobertura Total contra ataques à distância
  • Exposto contra ataques corpo à corpo
  • Se levantar provoca Ataques de Oportunidade
Condições de Medo
Amedrontado 
  • 2d8 de Dano Mental
  • Fadigado
Assustado 
  • 2d10 de Dano Mental
  • Abalado
Aterrorizado 
  • 4d6 de Dano Mental
  • Em Compulsão (foge)
Ataque Cardíaco 
  • 4d6 de Dano Mental
  • Incapacitado
  • Recebe o máximo de ferimentos físicos
Condições de Cansaço
Fadigado 
  • -1 de redução em todas as jogadas
Exausto 
  • Fadigado e Enredado 
Condições Físicas
Surdo 
  • -4 de penalidade em Percepção, Atenção e Conjuração
Cego 
  • -6 de penalidade em todas competências de Corpo, Atenção e Conjuração
  • Vulnerável
Aleijado 
  • Abalado e Enredado
Condições Mentais
Abalado
  • Falha automaticamente em testes de Iniciativa 
  • Só pode realizar uma ação de ataque ou movimento por turno
Pasmo 
  • Não é capaz de realizar nenhuma ação por turno
  • Se atacado sai da condição
  • Teste de Vontade no início do turno para sair da condição
Confuso 
  • Jogue 1d10:
      - 1-2: Corre em direção aleatória
      - 3-6: Não faz nada
      - 7-8: Ataca alvo aleatório
      - 9-10: Age normalmente
    Teste de Vontade no início do turno para sair da condição
Em Compulsão 
  • Mestre assume controle do personagem
Condições de Movimentação
Desequilibrado
  • -1 de redução nas jogadas de ataques à distância 
  • Abalado e Fadigado
  • Teste de Reação no início do turno para resistir a queda
Sobrecarregado 
  • -1 de sobrecarga
Enredado 
  • Deslocamento reduzido pela metade
  • Vulnerável
Imobilizado 
  • Não pode realizar ações
  • Exposto
  • Direito a novo teste ao mudar a situação
Paralisado 
  • Não pode realizar ações
  • Indefeso
  • Direito a novo teste no início de cada turno

PS: Lembrando que penalidade é um decréscimo no resultado final da jogada, já redução é a diminuição do dado em 1 nível.

[Condições][SW] Condições de Supressão

  
CONTEMPLEM!!! CONDIÇÕES DE SUPRESSÃO!!!
Vendo Passarinhos!

Condições que ocorrem quando o combate não vai bem pra um dos lados. 

Atordoado
Você está em choque ou está sendo suprimido em combate.
Você perdeu a ofensiva no combate e agora está sendo castigado.
  • Você não pode realizar ações.
  • Você sofre 1 ferimento sempre que o dano superar sua resistência.

Adendo: Livramento de Atordoamento
Sempre que o dano sofrido seja igual ou maior que sua Resistência, você recebe a condição atordoado.
  • Você faz um jogada de Fibra ao iniciar o turno.
      • Falha Ampliada: você sofre a condição Vulnerável
      • Falhavocê continua Atordoado.
      • Sucesso: você não realiza ações durante o turno, mas perde a condição Atordoado.
      • Sucesso Ampliadovocê age normalmente e perde a condição Atordoado.

    Ferido
    Você atingiu sua capacidade de suportar dano e sofreu um ferimento perigoso.
    Você sofreu dano sério, precisa suportar a dor e suas ações estão comprometidas..
    • Você recebe -1 em todas suas jogadas para cada ferida.
    • Seu deslocamento é reduzido em 1 passo para cada ferida.
    • Ao atingir seu número máximo de feridas você fica incapacitado.

    Incapacitado
    Você atingiu seu limite de ferimentos.
    Você foi gravemente ferido, não tem capacidade de se manter e precisa de cuidados.
    • Você não pode se mover ou realizar ações.
    • Você sofre as condições Caído e Indefeso.
    • Ao receber uma nova ferida você sofre um Trauma.

    Adendo: Livramento contra Morte
    Quando você recebe uma quantidade de ferimentos igual ao seu máximo, você faz um teste de Livramento contra a morte.
    • Você faz a jogada de Livramento (Fibra, Reação ou Vontade) adequada.
        • Falha Ampliada: você morre. 
        • Falhavocê sofre um Trauma, a condição Incapacitado e está inconsciente por 1d6 horas.
        • Sucesso: você sofre a condição Incapacitado e está inconsciente por 1d6 horas.
        • Sucesso Ampliadovocê sofre a condição Incapacitado.

      [Condições][SW] Condições Táticas

       
      CONTEMPLEM!!! CONDIÇÕES TÁTICAS!!!
      Surpresa!

      Condições que envolvem vantagens ou desvantagens em sua defesa geralmente devido ao posicionamento. 

      Vulnerável
      Sua defesa está comprometida.
      Você está flanqueado, seu oponente lhe ataca por trás, seu oponente está em terreno elevado, sua defesa está aberta.
      • Você sofre uma penalidade de -2 na Proteção.

      Exposto 
      Você não tem capacidade de se defender adequadamente.
      Você foi pego de surpresa, você foi pego escalando ou rastejando, você foi envenenado ou está imobilizado.
      • Você sofre uma penalidade de -4 na Proteção e na Resistência Física.

      Adendo: Ataque Surpresa
      Apenas o primeiro ataque contra o alvo é considerado surpresa e concede a condição de Exposto. A condição de Exposto para o ataque surpresa é concedida apenas se o alvo não está ciente do ataque. Um alvo que já foi atacado e não conhece a posição do agressor recebe a condição de Vulnerável (ele sabe a direção do ataque e está preparado pra se defender). 

      Indefeso
      Você não é capaz de se defender de nenhuma maneira.
      Você foi pego dormindo, está paralisado ou inconsciente... as coisas não são boas!
      • Você não é capaz de realizar ações.
      • Você está sujeito a um golpe de misericórdia.

      Cobertura Parcial
      Você possui cobertura de pelo menos 50% do seu corpo.
      Você tem uma vantagem tática, se protege atrás de uma ameia, ou recebe cobertura de um aliado, etc.
      • Você recebe um bônus de +2 na Proteção.

      Cobertura Total
      Você possui cobertura de pelo menos 75% do seu corpo.
      Você possui uma forte vantagem tática, você está invisível, está camuflado, se esconde na névoa, ou se protege atrás de uma muralha, etc.
      • Você recebe um bônus de +4 na Proteção.

      Caído
      Você está deitado no chão.
      Você está caído no chão, você está rastejando, você está escondido e camuflado.
      • Você recebe a condição Cobertura Total contra ataques à distancia.
      • Você sofre a condição Exposto contra ataques corpo à corpo.
      • Se levantar provoca Ataques de Oportunidade.

      Adendo: Distância, Obstáculo e Visibilidade
      A condição de cobertura depende de 3 fatores (distância, obstáculo e visibilidade). O mestre é responsável por conceder a condição de acordo com seu julgamento.

      • Distância
        Toda arma de ataque à distância possui 3 níveis de alcance definidos. Sempre que o projétil ultrapassa um nível de alcance, o alvo recebe um nível de cobertura.  
      • Obstáculo 
        • Ataque Corpo à Corpo
          O alvo recebe a condição de cobertura apropriada caso o obstáculo no qual ele se protege não pode ser contornado.
          Exemplo: Uma árvore não oferece cobertura já que pode ser facilmente contornada. Entretanto, a posição elevada de um muro oferece cobertura.  
        • Ataque à Distância
          O alvo recebe a condição de cobertura apropriada para qualquer obstáculo na linha de tiro.
      • Visibilidade
        • Visibilidade Parcial (Penumbra)
          O alvo recebe a condição de Cobertura Parcial para todos os personagens que não possuem Visão na Penumbra.
        • Sem Visibilidade (Escuridão)
          O alvo recebe a condição de Cobertura Total para todos os personagens que não possuem Visão no Escuro.
        • Casos Especiais
          Névoa, invisibilidade, escuridão mágica, e outros efeitos oferecem Cobertura Total independente da habilidade de visão. É possível que outras habilidades contornem a situação, como Faro, Sentido Cego, etc. 

      [Condições][SW] Condições Físicas


      CONTEMPLEM!!! CONDIÇÕES FÍSICAS!!!
      Olá!

      Condições relacionadas a integridade do corpo.

      Surdo
      Você perdeu a audição.
      • Você sofre -4 de penalidade em todas as competências dependentes da audição.

      Cego
      Você perdeu a visão. 
      Você não consegue ver, seus olhos foram feridos, você está sob escuridão intensa ou uma luz ofuscante lhe cega.
      • Você sofre -6 de penalidade em todas competências dependentes da visão  
      • Você sofre a condição de Vulnerável.

      Aleijado
      Você sofreu um trauma físico severo. 
      Você sofreu um ferimento terrível, seu corpo é incapaz de realizar movimentos naturais.
      • Você sofre as condições Abalado e Enredado.

      Adendo: Competências dependentes da Audição
      Em geral, percepção, atenção e conjuração. O mestre pode incluir outras competências dependendo da situação. 

      Adendo: Competências dependentes da Visão
      Em geral, todas as competências de corpo, atenção e conjuração, além disso, o herói se torna incapaz de ler. O mestre pode incluir outras competências dependendo da situação.

      [Condições][SW] Condições de Cansaço


      CONTEMPLEM!!! CONDIÇÕES DE CANSAÇO!!!
      Questão de vida ou morte!

      Condições que ocorrem devido ao cansaço. O cansaço é medido em 3 níveis.

      Fadigado
      Você alcançou o limite físico e precisa descansar.
      Seu coração está acelerado pelo esforço, seus músculos doem, você não consegue se concentrar, você precisa descansar.
      • Você sofre -1 de redução em todas suas jogadas.
      • Você é capaz de se recuperar dessa condição através de magia ou através de um Descanso Parcial.

      Exausto
      Você levou seu corpo além dos limites e ele começa a falhar. 
      Seu corpo não aguenta realizar mais esforços, seus músculos tremem e por vezes falham.
      • Você sofre a condição de Fadigado Enredado.
      • Você é capaz de se recuperar dessa condição através de magia ou através de um Descanso Total.

      Adendo: Livramento de Cansaço
      Quando você se encontra num situação que gera cansaço:
      • Você faz um jogada de Fibra contra cansaço.
        • Falha Ampliada: você sofre 2 níveis de cansaço. 
        • Falha: você sofre 1 nível de cansaço.
        • Sucesso: você não sofre da condição de cansaço.

      Adendo: Debilitação
      Para cada nível de cansaço além da Exaustão, você ganha 1 nível de Debilitação. Não é possível se curar de debilitação através de magia.

      [Condições][SW] Condições Mentais

        
      CONTEMPLEM!!! CONDIÇÕES MENTAIS!!!
      Politicamente incorreto

      Condições que a afetam a mente do alvo. 

      Abalado
      Você está hesitante prejudicando sua reação.
      Você está hesitante, zonzo ou nauseado, você faz esforço para se mover adequadamente e suas reações são prejudicadas.
      • Você falha automaticamente em testes de Iniciativa.
      • Você só é capaz de realizar uma ação de movimento ou uma ação de ataque no turno.

      Pasmo
      Você não é capaz de realizar uma ação, porém é capaz de se defender se atacado.
      Você está distraído ou fascinado.
      • Você não é capaz de realizar nenhuma ação no turno.
      • Se você for atacado, você sai da condição automaticamente.
      • Você faz um jogada de Vontade para sair da condição no início do seu próximo turno.

      Confuso
      Você age de forma aleatória.
      Um feitiço ou talvez uma pancada na cabeça deixou sua mente caótica, você é incapaz de julgar e entender sua própria situação.
      • No início do seu turno jogue 1d10.
        • 1-2: Você corre para uma direção aleatória levando ataques de oportunidade. 
        • 3-6: Você não faz nada.
        • 7-8: Você ataca um alvo aleatório.
        • 9-10: Você age normalmente.
      • Você faz um jogada de Vontade para sair da condição no início do seu próximo turno.

      Em Compulsão
      Você não está sob controle de si mesmo.
      Você foi enfeitiçado ou é incapaz de resistir a seus desejos mais internos.
      • Personagem do Mestre
        • O alvo não pode atacar a fonte do feitiço.
        • O alvo sofre -2 de redução em qualquer teste para resistir a competências sociais da fonte do feitiço.
      • Personagem Jogador
        • O mestre assume o controle do seu personagem para realizar a ação mais adequada para situação.

      Adendo: Formas de Compulsão
      Um personagem jogador pode entrar em compulsão das seguintes maneiras:
      • Alinhamento Maligno
        Você teve a tendência rebaixada para o alinhamento maligno. O mestre pode assumir o controle do seu personagem sempre que achar necessário. Testes de Maldade feitos com o personagem sob o controle do mestre contam normalmente para perda definitiva do personagem e sua transformação em vilão.
      • Controle Mental
        Quando o personagem falha em um teste contra encantamento ou controle mental. O mestre não precisa revelar que o personagem está sob controle mental (inclusive, pode realizar o teste em segredo ou não informar o motivo do teste) e assumir o personagem na hora mais dramática possível. Testes de Maldade não podem ser feitos sob efeito de controle mental (sem livre-arbítrio).
      • Fraqueza
        O personagem possui alguma fraqueza que lhe força a agir por impulso mediante a um teste de Vontade. Exemplo: Compulsão por ouro dos anões.
      • Maldição
        Algumas maldições podem levar o personagem entrarem em compulsão, por exemplo, a licantropia. Uma maldição, nunca é uma maneira de tornar o personagem mais forte. Um personagem não possui controle sob o que faz sobre a maldição da licantropia. Testes de Maldade não podem ser feitos sob efeito de controle mental (sem livre-arbítrio). 

      [Condições][SW] Condições de Medo

         
      CONTEMPLEM!!! CONDIÇÕES DE MEDO!!!
      Gulp!

      Condições que ocorrem ao presenciar cenas horríveis ou criaturas horripilantes. O medo é medido em 4 níveis.

      Amedrontado
      Você está horrorizado.
      Você perturbado com o medo, nauseado, seu coração está disparado.
      • Você sofre 2d8 de dano mental.
      • Você recebe a condição de Fadigado.

      Assustado
      Você está hesitante e receoso. 
      Você sabe que o perigo está a espreita, que pode ser alvo de crueldade ou perdição, suas pernas tremem e sua reação é comprometida.
      • Você sofre 2d10 de dano mental.
      • Você sofre a condição de Abalado.

      Aterrorizado
      O medo é forte demais para resistir.
      Salve-se quem puder!!!
      • Você sofre 4d6 de dano mental.
      • Você sofre a condição Em Compulsão e foge o mais longe possível do efeito do medo. Caso você  permaneça sob efeito do medo (fuga bloqueada) você fica paralisado (condição Imobilizado).

      Ataque Cardíaco
      Seu coração para fulminantemente.
      ...
      • Você sofre 4d6 de dano mental.
      • Você sofre sofre o máximo de ferimentos físicos.
      • Você sofre a condição de Incapacitado.

      Adendo: Livramento de Medo
      Quando você se depara com uma criatura ou cena que impõe medo:
      • Você faz um jogada de Vontade contra medo.
        • Falha Ampliada: você sofre 2 níveis de medo. 
        • Falha: você sofre 1 nível de medo
        • Sucesso: você fica imune ao efeito de medo até fim do combate / cena.
        • Sucesso Ampliado (Surto de Coragem): você elimina 1 nível de medo.
      Você permanece na condição de medo até sair da presença do efeito do medo ou ter um Surto de Coragem.