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sábado, 4 de setembro de 2021

A Queda de Star Wars - Parte 3 - A Espinha Dorsal


 CONTEMPLEM!!! A QUEDA DE STAR WARS - A ESPINHA DORSAL
Um cânone muito distante

O objetivo desse tópico é mostrar a essência de Star Wars. O que faz Star Wars ser o que é, o barro primordial que existe tanto na trilogia original como na prequela e o que fez você gostar da obra. Irei apenas expor fatos e você caro leitor facilmente concordará comigo, pois após minha análise e sistematização as características levantadas se tornarão evidentes como fundamentais.

Mas antes, deixe-me levantar um ponto já repetido várias vezes nesse blog. Apesar do cenário ser importante, ele não determina o espírito da obra. Aqui vai um exemplo forte para justificar essa afirmação: Não é um monstro de tentáculos do Além-Mundo invocado por um grimório antigo que vai caracterizar a história como horror cósmico. Não! É necessário para tal o encontro com um conhecimento impossível de ser suportado, a negação do sentido e de todas as crenças, a indiferença do cosmos e a demonstração da e insignificância do homem... tudo isso trazendo consigo a insanidade.

Dito isto, vamos dissecar Star Wars em sua estrutura mais básica.

A Dicotomia como Elemento Fundante
Star Wars é uma obra do bem contra o mal. Ela é preta e branca. Uma dicotomia pura. No plano macro temos um conflito galáctico onde a Aliança representa o bem e a liberdade e o Império representa o mal e o autoritarismo utilizando de medo e força para exercer seu poder. No plano micro, temos a força regendo os princípios do protagonista e claramente dividida no lado luminoso que representa a dignidade, honra e virtude e no lado sombrio que representa malícia e corrupção. Sem a dicotomia, Star Wars não é Star Wars.

Os 3 Planos da Narrativa
A partir da dicotomia inicial a narrativa em Star Wars pode ser repartida em 3 planos: (1) o conflito galáctico, (2) o conflito interno do protagonista, (3) a equipe principal. 
  • O Conflito Galáctico: São os momentos de guerra e combate entre as facções que irão determinar o futuro do universo no cenário. Nesse momento se trabalha o épico da obra, parte fundamental. 
  • O Conflito Interno do Protagonista: Momentos onde o protagonista deve enfrentar questões morais, seus medos e paixões. Fundamental pra densidade a obra e desenvolvimento o personagem principal.
  • A Equipe Principal: É na aventura da equipe principal que serão unidas as 2 narrativas acima. Nesses momentos são trabalhados os arcos dos coadjuvantes além de serem tratados outros temas que permeiam a obra como: romance, camaradagem, tutela e aliciação.

A Jornada do Herói
Outra característica marcante de Star Wars é uso da jornada do herói (ver O herói de 1000 faces). Essa estrutura mítica sistematizada por Joseph Campbell já foi várias vezes utilizada no cinema tanto em sucessos como em fracassos. Outro bom exemplo de filme que usa essa estrutura é o Rei Leão.

Eis um resumo porco da jornada para quem nunca sequer ouviu falar:
A jornada

Épico Espacial
Star Wars é épico (como já mencionado). Ser épico não é uma questão de grandeza de escala e sim de grandeza de espírito. Para algo atingir esse ponto é necessário heroísmo, dignidade, coragem, superação de adversidade e sacrifício.

O Cenário
Apesar do cenário não fazer parte da minha crítica, obviamente, ele tem seu lugar na essência de Star Wars e ajuda a compor a genialidade da obra. Para análise não ser incompleta vou discorrer dos fundamentos do cenário:
  • O Passado do Futuro: O futuro de Star Wars possui um passado, isso pode ser visto nos ferros-velhos, no maquinário sujo e defeituoso e também nas condições sociais dos diversos mundos. A forma de retratar o passado na obra é sensacional e inovadora.
  • O Sabre de Luz e a Força: A importância desses 2 elementos no cenário ultrapassa a estética. Eles permitem a convivência de forma coerente de dois arquétipos fundamentais de difícil interação, o espadachim e o pistoleiro. Geralmente, esses arquétipos não se dão bem, já que a espada é irrelevante perante a arma de fogo.
  • A Trama Política: Duas facções combatendo uma contra outra em busca do domínio da galáxia. Na minha sistematização, a trama política analisada dentro do cenário carece de valoração. Ou seja, desde que existam 2 facções lutando, independente delas serem boas ou ruins, o cenário está composto.

O Resultado Final
Contemplem a essência de Star Wars! Vejam que diamante, que joia maravilhosa! Entendam o quanto essa obra é inestimável. Não é um desenho, uma hq ou uma série que será capaz de substituir essa obra-prima e entendam o que a Disney destruiu. No próximo tópico iniciarei minha crítica expondo a desconstrução sofrida pela franquia.

2 comentários:

  1. infelizmente somente agora pude finalmente dar atenção a essa análise sobre a franquia Star Wars, devido a minha falta de tempo e outros motivos não relevantes.......antes de tecer meus comentários, gostaria de falar sobre a satisfação que tive ao ler as quatro partes dessa análise, no qual pude me identificar sobre diversos aspectos, principalmente sobre a sua vivencia com Star Wars, que embora tenha começado em uma época diferente da minha (eu conheci Star Wars pelas prequels), o envolvimento com o espirito da obra foi similar........

    Falando agora sobre sua dissecação sobre a estrutura interna da franquia, posso dizer sem sombra de dúvidas que foi uma das mais bem feitas que já li na internet, costumo dizer que poucas pessoas conseguem entender (entender? Talvez a palavra certa seja sentir) o espirito da franquia, pois assistir os filmes ou ler alguma hqs/livro qualquer um consegue, mas agora conseguir se envolver com aquilo ao ponto de alcançar uma grandeza de espirito já é outra história (não digo que a franquia é algo complexo ou de difícil entendimento no plano cognitivo).

    A palavra que mais consegue resumir Star Wars seria epicidade, vc fez bem em conseguir o descrever, Star Wars faz parte do subgênero de ficção cientifica space opera, e poucos conseguem compreender esse fato, não é incomum escutar ou ler pessoas falando sobre as incoerências cientificas que a franquia apresenta ou das falas melodramáticas com teor Shakespeariano, mas isso é o que define Star Wars, e como vc mesmo tratou de falar o que baseia-se todas história criadas nessa galáxia distante é o eterno conflito do bem e o mal, e a distinção entre esses dois elementos são muito importantes.

    Eu concordo parcialmente sobre a ideia de jornada do herói, pois embora exista a figura do herói com todos seus Arquétipos, o que define os 6 filmes é a ideia de redenção, a figura principal da história sempre foi o personagem do Anakin/Darth Vader, a história começa com Anakin um escravo de um planeta desértico usado como venda de sucata que se transforma em um cavaleiro Jedi até sua eventual queda e redenção, o conflito entre o bem e o mal se faz presente com ele, é através dele que podemos sentir de forma mais intensa, o grande feito de Luke não foi destruir o Império, mas sim redimir seu pai.

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    1. Obrigado pelo comentário amigo. Eu não respondi antes, pois seu comentário foi tão bom que merecia devido destaque.

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