CONTEMPLEM!!! UM POUCO DA HISTÓRIA DE GYGAX!!!
Gary Gigax 1938 - 2008 |
O
RPG mainstream, contemporâneo é decrépito, perdeu praticamente todo o seu charme
original. Pior do que isso, o RPG contemporâneo se tornou uma ode cheia
de símbolos esotéricos e vontade de poder. Hoje, D&D, tem muita coisa hostil aos cristãos. particularmente não me
sinto confortável em jogar uma versão de D&D em que um bruxo recebe o poder de uma entidade sombria. Muito
menos, desejo adentrar no estranho mundo de ocultismo modelado dos cenários de
Storyteller.
Desde
as décadas de 80, D&D foi perseguido por cristãos aguerridos visto
que o jogo tem grande potencial sombrio que se manifesta nos dias
atuais. Mas, o sexo, esportes, remédios e muito mais, também possuem
potencial sombrio e nessa época parece que tudo se corrompeu.
Pessoalmente, eu acredito que toda aquela perseguição foi imprudente, na
verdade, foi um terrível erro que é indiretamente responsável pela
degeneração que o RPG sofreu na atualidade. Hora, no momento em que você
demoniza algo, você cria a oportunidade para as forças das trevas
tirarem proveito e se apropriarem daquilo que é demonizado e veja só o
que temos agora...
Gary
Gigax, cocriador do Dungeon & Dragons original, o primeiro RPG, era
um cristão. Sua relação com o cristianismo está bem expressa em
diversos documentos na internet. Conforme o blog, The Knight Shift. Num e-mail trocado com um fã um mês e
meio antes do seu falecimento ele se expressou da seguinte forma:
Obrigado, Michael,Eu sou apenas outro companheiro humano que, finalmente, após muitos caminhos errados e tentativas falhas, encontrou Jesus Cristo.
Via con Dios,
Gary
"Assim brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus." Mateus 5:16
Em
um painel, na GenCon Indy 2007 chamado "Christianity and Gaming", Gary
falou sobre sua religiosidade e como lidou com a situação naquela época
(aos 4:21 minutos do vídeo abaixo):
I was reticent to say the fact, you know, that I was a Christian, mainly because I was afraid that I would give Christianity a bad name because I did D&D. So I did, I kept my mouth shut. But I just decided no, I’m not going to do that any more.Eu estava reticente de dizer o fato de, você sabe, que eu era cristão, principalmente porque eu estava com medo que eu daria ao Cristianismo um nome ruim porque eu fiz D&D. Então eu fiz, eu mantive minha boca fechada. Mas eu decidi não, eu não vou mais fazer isso.
Numa entrevista que pode ser encontrada aqui,
no ano de 2000 para o OneRing.net, Gary foi questionado sobre a
preocupação de grupos de pais sobre a influência ocultista e satânica de
D&D. Parafraseando sua resposta, ele afirmou que os "feitiços
mágicos" do jogo são apenas faz de conta, ficção, que coisas imaginárias
não são malignas, nem prejudiciais e que o jogo em si, além de ser um
entretenimento, tem capacidade educacional. Diante disto, vejo que Gygax
não possuía malícia e na verdade, estava bem intencionado, apesar de
discordar dele, pois creio que coisas imaginárias, sim, podem ser
prejudiciais.
Além disso, as primeiras versões de D&D possuía grande influência cristã. Segundo o artigo da Grognardia, James Maliszewiski, fala o que Gygax respondeu ao ser interrogado sobre o cristianismo implícito no jogo:
Gary Gygax... explicou que ele sentiu inapropriado incluir qualquer coisa explicitamente cristã em um mero jogo, mesmo assumindo uma espécie de sustentação quase-cristão ou cripto-cristã para a coisa toda.
Infelizmente,
Gary também tem sua responsabilidade indireta pela "corrupção" do
D&D, principalmente devido seu peso na comunidade nascente de RPG.
Por um lado ele se omitiu de se pronunciar como cristão diante das
perseguições. Por outro lado, por não considerar confortável incluir
Deus no jogo, abriu espaço para toda a trajetória degenerada do
D&D.
Gary
não teve problema em incluir no jogo deuses pagãos, no entanto, hesitou
em incluir o Deus cristão. Isso porque ele assumiu implicitamente que
os deuses pagãos eram fictícios e o Deus cristão é real. Acontece que
todo sistema de crenças possui consequências e gera hábitos. As
consequências dessa decisão foi o progressivo afastamento do jogo do
cristianismo. Minha cruzada tem como objetivo atacar justamente esses pontos e criar na
fantasia e na imaginética um local novamente saudável. Gary Gigax, eu
dedico minha jornada a você.
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