CONTEMPLEM!!! A EXAUSTÃO!!!
Cama... as vezes questão de vida ou morte |
Fome
e desidratação, falta de descanso, esforço físico prolongado,
exposição a ambientes hostis... Provocam no personagem a condição
de exaustão.
A
exaustão é medida em 5 níveis:
Cansaço
O
suor escorre pelo seu rosto, seus músculos doem, você precisa de
uma pausa para respirar.
-
-2 em jogadas de ataque
-
-2 em testes de resistência
Fadiga
Parece
que passou uma eternidade desde a última vez que você descansou,
seu corpo às vezes treme, as vezes não responde, você só pensa
num belo descanso.
-
-4 em jogadas de ataque
-
-4 em testes de resistência
-
Incapaz de correr
-
Incapaz de recuperar PV
Exaustão
O
mundo parece girar, seu corpo não aguenta mais, parece que a
qualquer minuto você vai desmaiar.
-
-6 em jogadas de ataque
-
-6 em testes de resistência
-
Deslocamento reduzido pela metade
-
Titubeando
-
Incapaz de recuperar PV
-
1d6 de dano de exaustão (período de repetição)
Esgotamento
Você
se arrasta com suas últimas forças, os abutres sobrevoam sua
carcaça caída, o anjo da morte está ao sua espera!!!
-
-8 em jogadas de ataque
-
-8 em testes de resistência
-
Caído
-
Incapaz de recuperar PV
-
3d6 de dano de exaustão (período de repetição)
Morte
(apenas situações extremas)
Só
outro…
-
Morte Inevitável
O
efeito da exaustão pode ser adiado ou evitado através de um sucesso
em um teste de resistência de Fortitude ou em um teste de
competência de tolerância, a escolha do jogador.
Caso
o personagem continue a sofrer da causa da exaustão, ele terá de
refazer um novo teste com a penalidade cumulativa de -1 num período
de repetição determinado pelo mestre. Por exemplo: Remi está
perdido em um deserto com pouca água, o mestre determina que ele
precisa passar num teste CD 12 com período de repetição
de 1 dia. Para cada dia a CD aumenta em 1.
Caso
o personagem falhe no teste de resistência, ele receberá os efeitos
do primeiro nível de exaustão, cansaço. Caso o personagem continue
a sofrer da causa da exaustão e falhe novamente no teste de
resistência, o nível de exaustão do personagem aumenta. Por
exemplo: Remi, perdido em um deserto e com pouca água falha no
testes de resistência no terceiro dia. Remi recebe a condição de
cansado. Remi continua perdido no deserto e volta a falhar no teste
de resistência no quinto dia. Agora Remi recebe a condição de
fadigado.
Caso
um personagem chegue nas condições de exausto ou esgotado, ele
passará a receber dano de exaustão. Enquanto o personagem estiver
sofrendo da causa da exaustão ele receberá o dano de exaustão no
período de repetição do teste, independente de obter sucesso ou
não no teste. Dano de exaustão não pode ser curado através de
magia e é capaz de matar. Para curar esse tipo de dano é necessário
que o personagem descanse sem sofrer a causa da exaustão.
Para
se recuperar da exaustão é necessário descanso. O descanso só se
torna válido caso o personagem não sofra mais da causa da exaustão.
Por exemplo: Enquanto Remi estiver no deserto, todo e qualquer
descanso será incapaz de curar sua exaustão e seus PV. Cada nível
de exaustão requer um tipo de descanso. Sempre que esse tipo de
descanso for obtido, o nível de exaustão do personagem é reduzido
para um nível abaixo, até o personagem ficar totalmente recuperado.
Segue abaixo os tipos de descanso para se recuperar da exaustão:
Nvl
de Exaustão
|
Tipo de Descanso |
Cansaço
|
Descanso Curto |
Fadiga
|
Descanso Prolongado |
Exaustão
|
Descanso Total |
Esgotamento
|
Descanso Total |
Nenhum comentário:
Postar um comentário