CONTEMPLEM!!! O MESTRE ANÃO!!!
E meu machado!!! |
O
arquétipo do mestre anão possui 3 inspirações: (1) os anões de
Tolkien, que não são apenas meros guerreiros, mas senhores,
exploradores e eruditos. (2) as edições de Basic D&D, no qual o
anão era uma classe e não uma raça. (3) A regra de multiclasse.
O
mestre anão geralmente é um nobre ou um membro da alta hierarquia
anã. Ele encarna os ideais do seu povo e representa a sociedade anã.
Apesar de versado na arte da guerra, o mestre anão não é um mero
guerreiro, ele possui uma educação superior, se interessa pela
cultura e história anã e é um refinado apreciador da boa comida,
da arquitetura com pedras e claro de ouro e joias.
Um
mestre anão pode ser um nobre que saiu da fortaleza para aprender
mais sobre o mundo. Um oficial do governo em missão para o Rei da
Montanha. Um jovem príncipe mercante em busca de rotas comerciais.
Ou um renomado artesão em busca de novas técnicas e materiais.
Tendência:
Ordeiro
Raça:
Anão
Pré-Requisitos:
FOR 12,
CONS 16, SAB
10, CAR 10
Atributo
Principal: CONS
Dados
de Vida: 1d12
ou +6,
5
após o 9º
Competências: Atletismo, Brutalidade,
Civismo, Comércio, Diplomacia, Exploração,
Guerra, História,
Labor, Ofício, Percepção, Sobrevivência, Tolerância
Pontos
de Competência: 4
+ mod. INT
Resistência
Favorável: Fortitude
Armas:
Adaga, arco curto, alabarda,
besta leve, besta pesada,
bolas, espada curta, lança curta, lança longa, todas as maças,
machados, manguais, martelos e porretes.
Armaduras:
Todas as armaduras leves e cotas de malha, todos os escudos
Nível
|
DV
|
BBA
|
Habilidades
de Classe
|
1º
|
1d12
|
+1
|
Especialização
em Arma, Inimigo e Terreno Prediletos, Gostos de Anão
|
2º
|
2d12
|
+2
|
Talento
Marcial
|
3º
|
3d12
|
+3
|
Especialização
em Arma
|
4º
|
4d12
|
+4
|
Talento
Marcial
|
5º
|
5d12
|
+5
|
Inimigo e
Terreno Prediletos
|
6º
|
6d12
|
+6
|
Talento
Marcial
|
7º
|
7d12
|
+7
|
Especialização
em Arma
|
8º
|
8d12
|
+8
|
Talento
Marcial
|
9º
|
9d12
|
+9
|
Inimigo e
Terreno Prediletos
|
10º
|
+5
|
+10
|
Talento
Marcial
|
11º
|
+10
|
+10
|
Especialização
em Arma
|
12º
|
+15
|
+10
|
Talento
Marcial
|
13º
|
+20
|
+10
|
Inimigo e
Terreno Prediletos
|
14º
|
+25
|
+10
|
Talento
Marcial
|
15º
|
+30
|
+10
|
Especialização
em Arma
|
16º
|
+35
|
+10
|
Talento
Marcial
|
17º
|
+40
|
+10
|
Inimigo e
Terreno Prediletos
|
18º
|
+45
|
+10
|
Talento
Marcial
|
19º
|
+50
|
+10
|
Especialização
em Arma
|
20º
|
+55
|
+10
|
Talento
Marcial
|
|
Habilidades
de Classe
Ataque
Adicional: O mestre
anão recebe um ataque
adicional no 5º
nível e no 10º
nível. O mestre anão pode
atacar o mesmo alvo várias vezes ou atacar diferente alvos até 1,5
metros de distância entre si. Algumas armas, devido a seu
funcionamento, impedem a realização do ataque adicional. Por
exemplo: a besta, pois após o ataque é necessário realizar a
recarga. Realizar mais de um ataque é uma ação total.
Especialização em Armas: O mestre anão escolhe uma arma para se especializar. Ele receberá +1 no ataque e no dano na arma escolhida (máx. +5/+5). O mestre anão deverá escolher uma das armas comumente usadas por sua raça para se especializar: alabarda, besta leve, besta pesada, machadinha, machado de arremesso, machado de guerra ou machado grande.
Em
adição, o mestre anão, pode optar em se especializar em combate
com escudo, ganhando talentos marciais referentes a escudo ou
reduzindo a penalidade do escudo em -1.
Inimigo
Predileto: O mestre
anão escolhe um tipo de
inimigo predileto. Ele receberá +2 no ataque, no dano e em todos os
testes de competência relacionados a esse inimigo. (máx. +6).
Lista
de Inimigos Prediletos:
-
Encontros Desafortunados: aberrações do subterrâneo, dinossauros, dragões, elementais e abissais.
-
Goblinóides: coboldes, goblins, gremlis, orcos, trolos, etc.
-
Gigantes: etins, gigante de fogo, de gelo, de pedra, etc, ogros, trolos, etc.
- Inimigos do Subterrâneo: anões malignos, derros, devoradores de mente, elfos negros, murloques, ratonatos, etc.
Terreno
Predileto: O patrulheiro
escolhe um tipo de terreno predileto. Ele receberá +1 no CA quando estiver no terreno predileto e +1 em
todos os testes de competência relacionados ao terreno (máx.
+3).
Lista de Terrenos Prediletos:
-
Colinas e Montanhas
-
Subterrâneo
-
Ruínas e masmorras
Gostos de Anão: Anões possuem paixões fortes, eles amam e odeiam com intensidade. Os mestres anões possuem um número de pontos de gosto igual a 2 + mod. de CONS. Os mestres anões podem utilizar seus pontos para realizar diversas façanhas. Ao gastar um ponto de gosto o mestre anão pode:
- +3 em uma competência relacionada a pedras
-
+3 no ataque e no dano contra o inimigo predileto
-
+3 no CA no terreno predileto
-
Utilizar algum Talento Marcial que consuma PP
Após uma noite de descanso o mestre
anão recuperará 1 ponto de gosto. Mas ele também pode recuperar 1
ponto fazendo as seguintes atividades:
- Obtendo uma grande quantidade de ouro (mín. 1000 PO) ou pedras preciosas.
-
Descobrindo algum novo conhecimento ou mistério relacionado aos anões.
-
Resgatando algum tesouro anão perdido.
-
Obtendo vitórias significativas contra inimigos prediletos (fica à critério do mestre)*
A cara da nobreza |
Talento Marcial: Um mestre anão aprende uma série de talentos marciais ao longo de sua jornada. No 2º nível e a cada nível par o mestre anão aprende um novo talento da lista abaixo:
Talentos Marciais
|
Talentos de Comando
|
Talentos de Combate Desarmado
|
Talentos de Combate Leve
|
Talentos de Combate Pesado
|
Talentos de Manobra
|
Talentos para Armaduras
|
Talentos para Armas
|
*
Obter uma vitória significativa não significa necessariamente
destruir o inimigo. Por exemplo, o mestre pode dá um PP por descobrir o esconderijo do chefe dos goblins, e se negar por
destruir alguns goblins escravos.
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