Cabeçalho



SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

sábado, 16 de fevereiro de 2019

A Tradição da Lótus


CONTEMPLEM!!! A TRADIÇÃO DA LÓTUS!!!
As muitas Lótus

A lótus é a flor por excelência, sua forma e suas cores casam perfeitamente com a imagem da flor impressa no inconsciente coletivo. Não obstante, o símbolo da flor de lótus está impregnado em diversas culturas e tudo o que foi pensando sobre essa flor é um enorme tesouro. 

Embora o Sonhonauta deseje se ausentar numa missão de arqueologia mágica afim de descobrir os tesouros da lótus, ele não tem tempo para isso. O máximo que posso fazer é jogar ao meu leitor algumas migalhas, pois antes de tratar desse tema no meu cenário, me sinto obrigado a prestar as devidas reverências a essa flor tão mística, explicando um pouco de sua tradição.

Lembro ao aventureiro de não tratar o assunto de forma leviana. Uma parte importante da vida consiste em dar ou captar o sentido e significado das coisas. Assim, o símbolo se faz importante ferramenta, um verdadeiro portal para novos mundos. Saiba utilizar esse portal.


A flor de  lótus é uma planta aquática, ela germina no fundo de lagos e riachos, muitas vezes lodosa, para florescer pura sob a luz do  sol, entrando em contraste com a negra água. É essa imagem que irá despertar a imaginação dos orientais que irão dar grande importância a flor em suas culturas.

Buda segurando uma lótus

A lótus é um símbolo recorrente na religião e na arte budista. A flor representa a pureza espiritual que nasce imaculada na água lodosa. A flor também representa o ciclo da vida, pois cresce na água lamacentas associada a ignorância e aos desejos carnais para desabrochar iluminada pelo sol. De fato, existem muitas imagens de Buda segurando uma lótus, segurando a metáfora da vida.

Lótus de 8 Pétalas + Roda da Lei e Buda sobre Lótus

Ainda no budismo, a lótus de 8 pétalas representam todas as direções do mundo, e com isso, a harmônia cósmica. Assim podemos encontrar a imagem da lótus de 8 folhas unida a roda da lei ou dharmachakra, outro símbolo principal do budismo. Assim também surge o tema de Buda sentado sobre a lótus. Diz a tradição, que nasciam lótus das pegadas de buda.

Para fechar o tema no budismo, diferentes cores de lótus possuem significados diversos:

  • Lótus Azul: Significa a vitória do espírito sobre a sabedoria, inteligência e conhecimento. Ou seja, uma espiritualidade ligada a vida sem amarras a uma "vontade de conhecimento".
  • Lótus Branca: Representa a pureza e perfeição do espírito.
  • Lótus Vermelha: Está ligada ao coração e representa as virtudes do amor e compaixão.
  • Lótus Rosa: Lótus principal,  a verdadeira flor do próprio Buda.
  • Botão da Lótus: Símbolo da iluminação, do nirvana.


Ganesha, Laxmi e muitas Lótus

Já no hinduísmo, a lótus é símbolo da prosperidade, da perfeição, da eternidade e do divino. Muitos deuses hindus estão associados com a lótus. Laxmi, deusa da prosperidade parece sobre uma lótus. Já Ganesha, o fofo deus-elefante, removedor de obstáculos e patrono das ciências e intelecto, é representado com flores de lótus em sua cabeça.    

Os Chacras

Também no hinduísmo, a lótus é o símbolo dos chacras, centros energéticos do corpo.  Além disso, a lótus de 1000 pétalas, que representa a consciência superior das divindades, ou melhor, a totalidade da revelação espiritual.

Anjinha de Bônus

Para fechar a parte mais oriental do oriente... na cultura e literatura clássica asiáticas, a lótus representa o ideal feminino, elegante, gracioso, puro e belo.

Cruz sobre a Lótus

Agora iremos  fazer a ponte entre o oriente e o ocidente, para isso usaremos o bom e velho cristianismo. Conforme a tradição cristã, São Tomé, aquele que duvidou da ressurreição e teve que cutucar a ferida de Jesus, viajou para Índia, onde evangelizou os nativos do local. De fato, existem comunidades cristãs na Índia que datam do séc. I e se denominam cristãos de São Tomé. Essas comunidades que são católicas em comunhão com Roma ou ortodoxas, ostentam como símbolo a linda cruz de São Tomé. A cruz fruto do intercâmbio cultural repousa sobre uma flor de lótus, carregando todo o significado de pureza.

Clássico vs Moderno

Mas essa não é a única aparição da lótus no cristianismo. Não... o cristianismo também guarda um uso bem interessante para a lótus. O esconderijo do Beemote (Behemoth), como atestado no livro de Jó.

"15.Vê Beemot, que criei contigo, que nutre-se de erva como o boi.* 16.Sua força reside nos rins e seu vigor nos músculos do ventre. 17.Levanta sua cauda como um cedro. Os nervos de suas coxas são entrelaçados. 18.Seus ossos são como tubos de bronze e sua carcaça como barras de ferro. 19.É obra-prima de Deus, foi criado como o soberano de seus companheiros. 20.As montanhas fornecem-lhe a pastagem e todos os animais dos campos divertem-se em volta dele. 21.Deita-se sob os lótus, no esconderijo dos caniços e dos brejos. 22.Os lótus cobrem-no com sua sombra e os salgueiros da margem o cercam."
Jó, 40 - Bíblia Católica Online
Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/jo/40/

Uma vez que estamos no cristianismo, a Grécia está em um pulo. E apesar de que a lótus grega possa não ser a mesma lótus da tradição oriental e sim uma flor mais mítica e fantástica. Nada nos custa estimular a imaginação e juntar tudo para melhorar a diversão.

Lotófagos

Na Odisseia, Odisseu envia 3 homens para explorar a terra dos lotófagos (comedores de lótus), mas lá eles comeram flor, que tinha aroma suave de mel e assim esqueceram sua missão. Esses homens tiveram que voltar ao navio amarrados. E assim vemos o surgir da lótus como droga capaz de seduzir a pessoa para uma vida despreocupa.

S2 Lótis S2

E para trazer luxúria a fórmula, Ovídio nos conta da ninfa Lótis, que quase foi violada por Priapus, um condenável sátiro safado. Na fuga, ela se transformou em um arbusto capaz de dar flores púrpuras, chamadas lótus, devido ao nome da ninfa. 

Sacerdote egípcio e sua lótus 

Continuando a jornada, vamos da Grécia para o Egito... No antigo Egito, a lótus volta a assumir um significado mais místico. Para os antigos egípcios, a lótus estava associada ao sol e a origem do mundo, pois, nascia das águas primordiais do Nilo para emergi sob a luz do sol. E dessa forma, a flor de lótus também representava o renascimento, sendo utilizada em vários rituais e ornamentos religiosos.

Por Crom!!!

Para terminar a catalogação da aparição da lótus no ocidente não poderia faltar o exótico anti-gnosticismo de Howard em seu Conan. Na série do cimério, a lótus é mencionada várias vezes e em várias cores, temos a lótus amarela, a púrpura, a cinza e a negra. Elas são usadas como sucos estimulantes, drogas oníricas e venenos mortais. Em especial, cito a lótus negra, cujo o veneno é uma das contribuições de Howard que tenho mais apreço. Não importa a CA quando se tem pó de lótus negra.

Sonhos de Lótus

Assim terminamos nossa viagem pelo mundo da lótus... agora vou beber meu chazinho e tirar um cochilo... nos vemos nos sonhos.

Referências:
Dicionário de Símbolos, Vários Autores, Editora Paulus
A linguagem dos Símbolos, David  Fontana, Publifolha
Brewer's Dictionary of Phrase and Fable, Brewer, Ebenezer Cobham
Série de Conan
Lotus Flower Meaning
Bíblia Católica
Mahavidya
Wikipedia: Cruz de São Tomé

Nenhum comentário:

Postar um comentário