CONTEMPLEM!!! A ESSÊNCIA x ALMA
Substância sem corpo |
É impossível compreender essência e alma sem algumas comparações básicas. Todo magista costuma iniciar seus estudos no tema entendendo o dualismo de espírito e matéria. Existem 3 graus de substanciação que precisam ser contemplados.
Ideia Pura x Matéria Prima
Esse é o grau mais genérico da substância que é formado um ser. Matéria prima é o substrato fundamental desorganizado e com infinita capacidade de transformação. A ideia pura é o conjunto de todas os estados (físicos, mentais, emocionais, etc) que um ser pode vir a assumir, esses estados não se referem a apenas um indivíduo específico, mas a todos de sua espécie.
Tanto a ideia pura, como a matéria prima são ininteligíveis. A matéria prima não possui dimensão ou forma, é pura transformação. A ideia pura é impossível de ser plenamente concebida e existe apenas na mente do Tri-Deus.
Essência x Molde
O segundo grau da substanciação do ser é formado por essência e molde. O molde é a matéria com forma, a matéria designada proveniente da atualização da matéria prima pela ideia pura. A essência é o princípio da manifestação da ideia pura, é conjunto de estados que todos os indivíduos da espécie possuem em comum, excluindo as particularidades. A essência é contida pelo molde, por isso existe em cada ser.
Alma x Corpo
O último grau de substanciação de um ser é o corpo e a alma. O corpo é a matéria individualizada. Já a alma é o conjunto de estados da vida de um indivíduo. A alma é a manifestação espiritual do indivíduo, ou melhor, é a substância do individuo sem o corpo.
Conclusão
Alma, essência e ideia pura são substâncias espirituais e imateriais. A inteligibilidade diferencia a ideia pura da essência, a individuação diferencia a essência da alma. A ideia pura concebe a essência, assim como a alma possui princípio na essência, porém, elas existem em níveis diferentes. É possível dizer que a ideia pura contém a essência e as almas, porém, apenas em nível de abstração e não de manifestação. Assim como é possível dizer que a essência possui a alma, porém em nível de princípio e não de individualidade.
Esse foi mais um passo nesse árduo caminho, um passo importante que deve ter consolidado de vez os conceitos de alma e essência. Porém a jornada não acabou e aqueles que desejam a sabedoria precisam persistir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário