CONTEMPLEM!!! A ESSÊNCIA!!!
Essência de Baunilha |
Essência, um dos grandes misteriosos do Cosmos, muitos foram os magistas que enlouqueceram tentando decifrar seus segredos. Sua explicação é tão difícil quanto seu conceito. Mas com calma e dedicação o entendimento será elevado a outro patamar.
Essência
O que é essência? É o molde da existência, é a programação primerva, é a constituição do âmago, é a natureza do ser.
Mas o que isso significa?
A essência é o poder primordial, imaterial e espiritual que gera a existência de todos os seres. Absolutamente tudo possui uma essência e por ela tudo é determinado. Ela contém as propriedades básicas de um ser, seja ele, matéria, objeto ou criatura. Resumidamente, a essência é o conjunto das características gerais de um ser, excluindo suas particularidades.
Existe 2 tipos de essência, a pura e a impura.
- Essência Pura: A essência existe por si só e é independente de outros poderes.
- Essência Impura: Quando a essência está ligada a outra e sem a outra não se sustenta. Uma essência pode ser impura por estar ligada a um (a) conceito, como paz, ordem, destruição ou morte. (b) uma emoção, sentimento, desejo ou paixão. (c) um objeto, matéria ou energia. (d) ou mesmo um plano particular.
A essência é um componente mágico precioso, mas não tanto como a alma, pois nela não existe a individualidade. Além disso, muitas são as criaturas de essência, ou seja, criaturas sem alma (alma verdadeira).
Uma criatura de essência é um ser que possui essência impura e não possui alma verdadeira, ou seja, livre arbítrio. Ele pode ser autoconsciente e possuir intelecto, no entanto, em última instância seus pensamentos e ações são limitados pela programação básica de sua essência que por sua vez está ligada a outra coisa. São exemplos dessas criaturas:
- Mortos-vivos: A maioria dos mortos-vivos são seres de pura essência e não possuem nenhum tipo de alma. Eles são animados por magia e em sua essência corre a morte.
- Elementais: Também são seres de pura essência. Sua essência impura está ligada a um tipo de energia ou ao Caos Elemental. Elementais menos sofisticados não possuem sequer nenhum tipo de alma.
- Constructos: A maioria dos constructos também não possuem alma, sua essência está ligada a um objeto ou matéria-prima.
- Orcos e outros monstros: Orcos podem até possuir inteligência rudimentar, mas não possuem alma. Sua essência está ligada a destruição, assim como outros tipos de monstros.
- Fadas e criaturas feéricas: Apesar de inteligentes, também não possuem alma, sua essência está ligada a própria Agrestia das Fadas.
Iglo |
Vamos pensar em Iglo e Zugue, 2 coboldes bem distintos um do outro. Ambos possuem capacidade de raciocínio e autoconsciência. Ambos possuem memória, personalidade e gostos diferentes. Iglo gosta de caçar no mato e de sopa de escorpião. Zugue prefere cavar túneis, colecionar gemas e beber leite azedo. Mas, se eles forem reduzidos a base de seu ser, o que irá sobrar é uma criatura de pura malícia e ganância, incapaz de demonstrar compaixão sem algum motivo egoísta. A força de sua essência determina o comportamento dessas criaturas e elas são incapazes de livre arbítrio.
Tudo isso é pra concluir que os monstros estão sujeitos ao julgo da espada, sem necessidade de chororô.
Nenhum comentário:
Postar um comentário