Cabeçalho



SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

sexta-feira, 11 de junho de 2021

Louros da 4ª Edição

 
CONTEMPLEM!!! OS LOUROS DA 4ª EDIÇÃO!!!
Uma edição controversa

A famigerada 4ª Edição é odiada por muitos na comunidade de D&D, principalmente pelos membros mais old school. Nunca tive a oportunidade de jogar e sinceramente não faço questão por vários motivos. Mas esse não é um tópico de críticas, mas sim de elogios.

Depois de 7 anos de seu lançamento, posso dizer que de todos os materiais oficiais de D&D, os livros da 4ª Edição são os que eu mais consulto. O fluff dessa versão, apesar de escondido sobre tralhas de crunche, é bom! A equipe obteve um ótimo resultado reimaginando conceitos antigos e tenho certeza que isso exigiu bastante coragem. Muita coisa que considerava boba ou sem uso, recebeu uma nova interpretação afetando sua própria mecânica. Além disso, o texto dos livros são diretos, simples e organizados e o mais importante, cheios de sabor. 

Eis os meus conceitos favoritos:

  • Raças: As raças tradicionais foram interpretadas de forma heroica o que foi muito bem vindo. Minha opinião é que a 4ª Edição possui a melhor descrição de raças quando comparando apenas os livros básicos. 
  • Monstros: Alguns monstros totalmente randons foram reimaginados concedendo-os um sabor único. Vide os formorianos.
  • Planos: Sempre considerei a cosmologia original do D&D sem graça e difícil de encaixar em aventuras. Os planos de Pontos de Luz, o cenário padrão da 4ª Edição é tudo de bom.
  • Minions: Monstros de 1 PV. É muito satisfatório cerca o grupo com hordas de monstros que morrem com um ataque.
  • Desafios Sistematizados: O livro do mestres dessa versão sistematiza bem os desafios, desde corridas de dados, até enigmas e sobrevivência a ambientes hostis.
My ladies

Pra tudo isso, eu tiro meu chapéu e digo que Amalgamos RPG é cheio da 4ª Edição. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário