Cabeçalho



SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

sexta-feira, 18 de junho de 2021

[Equipamento] Armas

 
CONTEMPLEM!!! AS ARMAS!!!
Tem pra todo mundo!

Armas possuem um importante papel numa aventura de RPG. Elas definem a quantidade de pontos de vida que serão subtraídos de um personagem após ser atingido em combate, além de poderem ser utilizadas em diversas outras manobras. 

Dano: Dado de dano causado pela arma ao atingir o alvo. Por exemplo: Um personagem acerta um ataque com uma espada longa, ele causará 1d8 de dano.

Decisivo: Quando o personagem acerta um ataque decisivo multiplica o dano do dado duas, três ou quatro vezes conforme indicado na coluna. Por exemplo: 
  • x2: O dano causado pela arma é dobrado.
  • x3: O dano causado pela arma é triplicado.
  • x4: O dano causado pela arma é quadruplicado.
  • 19-20/x2: A arma trata 19-20 (no lugar de apenas 20) como margem de ameaça para dano crítico. O dano causado pela arma é dobrado.

Alcance: Alcance total da arma, caso a arma for de haste, arremesso ou distância. Um projétil disparado mirando um alvo além dessa distância sofre uma penalidade circunstancial de -2 no ataque. Sempre que o projétil percorrer essa distância a penalidade aumenta em -2. Por exemplo: Uma adaga pode ser arremessada num alvo até 6 metros de distância sem penalidade. Ela pode ser arremessada em um alvo até 12 metros de distância com penalidade de -2 no ataque. Se o alvo estiver entre 12 e 18 metros a penalidade é -4.

Categoria de Dano: Armas são classificadas de acordo com o tipo de dano que elas são capazes de causar: 
  • Conc.: Armas que causam dano de concussão.
  • Cort.: Armas que causam dano cortante.
  • Perf.: Armas que causam dano perfurante.

Tamanho: Armas são classificadas de acordo com seu tamanho. 
  • P: Armas pequenas que podem ser escondidas nas vestes do personagem e ocupam apenas meio espaço destinado as armas de tamanho médio no cinturão.
  • M: Armas médias que podem ser carregadas embainhadas no cinturão ou nas costas dos personagens. 
  • G: Armas grandes que só podem ser levadas embainhadas na costa ou em alguma montaria e ocupam o espaço que poderia ser destinado a duas armas de tamanho médio. 

Tipo: Armas são classificadas em tipo de dificuldade de utilização: 
  • S: Armas simples que podem ser usadas por grande parte da população sem nenhum preparo especial, no entanto, existem aqueles que não possuem vocação para armas, eles recebem penalidade circunstancial de -4 no ataque ao utilizar armas simples. 
  • M: Armas marciais, que são armas que exigem treinamento militar para serem manipuladas com eficiência. Personagens sem treinamento militar recebem penalidade circunstancial de -4 no ataque ao utilizar armas marciais. 
  • E: Armas exóticas que necessitam de treinamento especial para serem utilizadas com eficiência. Personagens sem treinamento especial recebem penalidade circunstancial de -4 no ataque ao utilizar essas armas.

Propriedades: Algumas armas além de servirem para atacar o oponente também possuem propriedades diversas relacionadas a sua facilidade de utilização ou capacidade de manobra. Segue a lista de propriedades das armas.
  • 2 Mãos: Necessário empunhar a arma com as 2 mãos, impedindo que uma mão fique livre para segurar um escudo ou outro item. 
  • Arremesso: A arma pode ser arremessada e atingir o alvo à distância. O ataque é determinado pelo mod. de DES. O mod. de FOR é adicionado no dano.
  • Carga: Causa 2 dados adicionais de dano quando utilizada contra oponentes em Investida.
  • Derrubar: Permite realizar manobra de Derrubar sem necessidade de gerar situação. 
  • Desarme: Permite realizar manobra de Desarme sem necessidade de gerar situação.
  • Distância: Arma dispara projétil de longo alcance. O ataque é determinado pelo mod. de DES. O mod. de FOR não é adicionado ao dano.
  • Dupla: Pode ser utilizada para desferir 2 ataques, geralmente 1 ataque em proveniente de cada extremidade da arma. Funciona como a habilidade Lutar com 2 Armas.
  • Empurrar: Permite realizar manobra de Empurrar sem necessidade de gerar situação. 
  • Haste: Possui alcance superior e pode atingir o alvo sem necessidade de estar adjacente a ele.
  • Imobilizar: Permite realizar manobra de Imobilizar sem necessidade de gerar situação. 
  • Investida: Causa 2 dados de dano adicional quando utilizada em um movimento de Investida.
  • Leve: Permite utilização da habilidade Acuidade com Arma.
  • Mão Inábil: Permite utilizar a arma na mão inábil, capacitando o personagem a usar a habilidade de Lutar com 2 Armas.
  • Montaria: Quando adaptada para combate montado causa dado de dano superior. 
  • Não-Letal: A arma é incapaz de causar dano letal no alvo. Um alvo que tenha seus PV reduzido a 0 através desse tipo de arma não corre risco de vida. Em adição ele recuperá seus PV duas vezes mais rápido comparado com dano causado por armas letais.
  • Recarga: Necessário gastar ação para recarregar a arma e poder atacar novamente.
  • Temerário: Ataque com esse tipo de arma abre brechas na defesa do personagem. Personagem sofre -2 de penalidade circunstancial no CA ao realizar um ataque com uma arma com propriedade temerária.
  • Versátil: Pode ser utilizada com 1 ou 2 mãos. Quando utilizada com 2 mãos causa um dado de dano superior.
  • Custo: Valor da arma em peças de ouro (PO).

Tabela de Armas
Montaria

Dano Decis. Alc. Categ. Dano Tam. Tipo Propried. Custo (PO)
Ataque Desarmado
Ataque Desarmado* 1d4/1d6 x2 - Conc. C S Não Letal,
Temerário
-
Manopla 1d3 x2 - Conc. P S Temerário 5
Lâminas Leves
Adaga 1d4 x2 6m Cort. ou Perf P S Arremesso,
Leve,
Mão Inábil
3
Cimitarra (facão) 1d6 18-20/x2 - Cort. M M Leve 15
Espada Curta 1d6 19-20/x2 - Cort. ou Perf. M M Leve,
Mão Inábil
10
Falcata 1d4 19-20/x2 - Cort. M M Leve 15
Foice Curta 1d6 x4 - Cort. M E Mão Inábil 6
Rapieira 1d6 18-20/x2 - Perf. M M Leve 20
Sabre 1d6 19-20/x2 - Cort. ou Perf M M Leve,
Montaria
20
Lâminas Pesadas
Alfanje 2d4 18-20/x2 - Cort. G M 2 Mãos,
Leve
75
Espada Bastarda* 1d8/1d10 19-20/x2 - Cort. ou Perf G M Leve,
Versátil
35
Espada Dupla 1d8 19-20/x2 - Corc. G E 2 Mãos,
Dupla
100
Espada Larga 2d6 19-20/x2 - Cort. G M 2 Mãos 50
Espada Longa 1d8 19-20/x2 - Cort. ou Perf M M Leve 15
Foice Longa 2d4 x4 - Cort. G E 2 Mãos,
Desarme
18
Machados
Machadinha 1d6 x3 - Cort. P S Mão Inábil 6
Machado de Arremesso 1d6 x2 6m Cort. P S Arremesso,
Mão Inábil
8
Machado de Guerra 1d8 x3 - Cort. M S - 10
Machado Grande 1d12 x3 - Cort. G M 2 Mãos 20
Maças e Manguais
Maça Leve 1d6 x2 - Conc. M S Mão Inábil 5
Maça Pesada 1d8 x2 - Conc. M S - 12
Maça Estrela 1d10 x2 - Conc. e Perf G M 2 Mãos 15
Mangual Leve 1d6 x2 - Conc. M M - 8
Mangual Atroz 1d8/1d10 x2 - Conc. G M Versátil 12
Martelos e Porretes
Bordão 1d6 x2 - Conc. G S Dupla -
Clava Pequena 1d6 x2 - Conc. M S - 1
Clava Grande 1d10 x2 - Conc. e Perf M S 2 Mãos 5
Martelo de Arremesso 1d6 x2 6m Conc P M - 5
Martelo de Guerra 1d8 x2 - Conc M M - 15
Porrete 1d4 x2 - Conc. P S Mão Inábil -
Picareta 1d4 x4 - Perf. M E - 4
Lanças
Azagaia 1d6 x3 9m Perf. M S Arremesso 1
Lança Curta 1d6 x3 6m Perf. G S Arremesso,
Carga,
Investida,
1
Lança Longa (pique) 1d8/1d10 x3 - Perf. G M Carga,
Investida,
Haste,
Montaria,
Versátil
10
Tridente 1d8 x3 3m Perf. G E Arremesso,
Desarme
15
Tridente Longo (ranseur) 2d4 x3 - Perf. G M 2 Mãos,
Desarme,
Haste
10
Arcos, Bestas e Mosquetes
Arco Curto 1d6 x3 18m Perf. M M Distância 30
Arco Longo 1d8 x3 21m Perf. G M Distância 75
Flechas (20) - - - - - - - 1
Besta Leve 1d8 19-20/x2 24m Perf. M S Distância,
Recarga
35
Besta Pesada 1d10 19-20/x2 36m Perf. G S Distância,
Recarga
50
Besta de Mão 1d4 19-20/x2 9m Perf. P E Distância,
Recarga
100
Virotes (20) - - - - - - - 3
Pistola (pistola de força) 1d4 x3 24m Conc. P E Distância,
Recarga
250
Mosquete (dragonete) 1d12 x3 32m Conc. G E Distância,
Recarga
700
Bateria (20) - - - - - - - 10
Armas de Haste
Alabarda 1d10 x3 - Cort. ou Perf G M 2 Mãos,
Empurrar,
Haste
15
Bisarma 2d4 x3 - Cort. G E 2 Mãos,
Derrubar,
Haste
10
Chicote 1d4 x2 - Cort. M E Derrubar,
Desarmar,
Haste,
Leve,
Não Letal
1
Glaive 1d10 x3 - Cort. G M 2 Mãos,
Leve,
Haste
8
Armas de Arremesso
Bolas (1) 1d4 x2 6m Conc. P M Arremesso,
Derrubar
5
Dardos (20) 1d3 x2 3m Perf. P S Arremesso 5
Estrelas (20) 1d4 x2 3m Perf. P M Arremesso 10
Funda 1d4 x2 9m Conc. P S Arremesso 1
Rede - - 3m - M E Arremesso,
Imobilizar
20
Escudos
Escudo Grande 1d3 x2 - Conc. G S Empurrar,
Temerário
20
Escudo com Cravos 1d4 x2 - Perf. G M Empurrar,
Temerário
30