Cabeçalho



SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Gygax, RPG e Cristianismo


CONTEMPLEM!!! UM POUCO DA HISTÓRIA DE GYGAX!!!
Gary Gigax 1938 - 2008

O RPG  mainstream, contemporâneo é decrépito, perdeu praticamente todo o seu charme original. Pior do que isso, o RPG contemporâneo se tornou uma ode cheia de símbolos esotéricos e vontade de poder. Hoje, D&D, tem muita coisa hostil aos cristãos. particularmente não me sinto confortável em jogar uma versão de D&D em que um bruxo recebe o poder de uma entidade sombria. Muito menos, desejo adentrar no estranho mundo de ocultismo modelado dos cenários de Storyteller.

Desde as décadas de 80, D&D foi perseguido por cristãos aguerridos visto que o jogo tem grande potencial sombrio que se manifesta nos dias atuais. Mas, o sexo, esportes, remédios e muito mais, também possuem potencial sombrio e nessa época parece que tudo se corrompeu. Pessoalmente, eu acredito que toda aquela perseguição foi imprudente, na verdade, foi um terrível erro que é indiretamente responsável pela degeneração que o RPG sofreu na atualidade. Hora, no momento em que você demoniza algo, você cria a oportunidade para as forças das trevas tirarem proveito e se apropriarem daquilo que é demonizado e veja só o que temos agora...

Gary Gigax, cocriador do Dungeon & Dragons original, o primeiro RPG, era um cristão. Sua relação com o cristianismo está bem expressa em diversos documentos na internet. Conforme o blog, The Knight Shift. Num e-mail trocado com um fã um mês e meio antes do seu falecimento ele se expressou da seguinte forma: 

Obrigado, Michael,

Eu sou apenas outro companheiro humano que, finalmente, após muitos caminhos errados e tentativas falhas, encontrou Jesus Cristo.

Via con Dios,
Gary

"Assim brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus." Mateus 5:16

Em um painel, na GenCon Indy 2007 chamado "Christianity and Gaming", Gary falou sobre sua religiosidade e como lidou com a situação naquela época  (aos 4:21 minutos do vídeo abaixo):




I was reticent to say the fact, you know, that I was a Christian, mainly because I was afraid that I would give Christianity a bad name because I did D&D. So I did, I kept my mouth shut. But I just decided no, I’m not going to do that any more.

Eu estava reticente de dizer o fato de, você sabe, que eu era cristão, principalmente porque eu estava com medo que eu daria ao Cristianismo um nome ruim porque eu fiz D&D. Então eu fiz, eu mantive minha boca fechada. Mas eu decidi não, eu não vou mais fazer isso.
Numa entrevista que pode ser encontrada aqui, no ano de 2000 para o OneRing.net, Gary foi questionado sobre a preocupação de grupos de pais sobre a influência ocultista e satânica de D&D. Parafraseando sua resposta, ele afirmou que os "feitiços mágicos" do jogo são apenas faz de conta, ficção, que coisas imaginárias não são malignas, nem prejudiciais e que o jogo em si, além de ser um entretenimento, tem capacidade educacional. Diante disto, vejo que Gygax não possuía malícia e na verdade, estava bem intencionado, apesar de discordar dele, pois creio que coisas imaginárias, sim, podem ser prejudiciais.

Além disso, as primeiras versões de D&D possuía grande influência cristã. Segundo o artigo da Grognardia, James Maliszewiski, fala o que Gygax respondeu ao ser interrogado sobre o cristianismo implícito no jogo:

Gary Gygax... explicou que ele sentiu inapropriado incluir qualquer coisa explicitamente cristã em um mero jogo, mesmo assumindo uma espécie de sustentação quase-cristão ou cripto-cristã para a coisa toda.

Infelizmente, Gary também tem sua responsabilidade indireta pela "corrupção" do D&D, principalmente devido seu peso na comunidade nascente de RPG. Por um lado ele se omitiu de se pronunciar como cristão diante das perseguições. Por outro lado, por não considerar confortável incluir Deus no jogo, abriu espaço para toda a trajetória degenerada do D&D. 

Gary não teve problema em incluir no jogo deuses pagãos, no entanto, hesitou em incluir o Deus cristão. Isso porque ele assumiu implicitamente que os deuses pagãos eram fictícios e o Deus cristão é real. Acontece que todo sistema de crenças possui consequências e gera hábitos. As consequências dessa decisão foi o progressivo afastamento do jogo do cristianismo. Minha cruzada tem como objetivo atacar justamente esses pontos e criar na fantasia e na imaginética um local novamente saudável. Gary Gigax, eu dedico minha jornada a você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário