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SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

[Equipamento] Economia

 
CONTEMPLEM!!! A ECONOMIA!!!
Enriquecendo no feudalismo

A economia de Sopa é um retrato vivo da estrutura social e da dimensão das comunidades que se desenvolvem sob o vasto céu aberto. Desde as pequenas aldeias com seus habitantes, onde as trocas modestas entre vizinhos são a espinha dorsal da subsistência, até as imponentes metrópoles, verdadeiros centros pulsantes de atividades e diversidade.

Custo de Vida
Para compreender o cotidiano do povo da Alvorada, é essencial entender o custo dos principais bens comercializáveis. Os valores associados a esses produtos básicos pintam um retrato vívido das condições de vida das pessoas, oferecendo uma perspectiva direta e tangível sobre suas realidade cotidiana.

Valor 
Bem 
1 MB 
1 kg de trigo ou 1 pão 
2 MB 
1 kg de farinha ou de cereal (milho, arroz, feijão, cevada, etc) 
3 MB 
1 kg de verduras (cenoura, tomate, repolho, batata, beterraba, etc) ou 1 galinha
5 MB 
1 kg de sal ou de frutas secas (maçã, uva, pêssego, etc) ou 12 ovos 
8 MB 
1 kg de frutas frescas (maçã, uva, pêssego, etc) ou 20 litros (galão) de cerveja ou vinho 
1 MP 
1 kg de queijo ou de peixe fresco 
2 MP 
1 kg de carne 
3 MP 
1 kg de açúcar 
5 MP 
1 kg de cobre ou 1 metro de tecido de algodão 
8 MP 
1 kg de cera 
1 M0 
1 litro de óleo (cozinha)
2 M0 
1 kg de gengibre ou 1 bode 
3 M0 
1 kg de baunilha ou pimenta ou 1 ovelha 
5 M0 
1 kg de cravo ou 1 porco 
10 M0 
1 kg de prata ou 1 metro de linho 
15 M0 
1 metro de seda ou 1 vaca 
20 M0 
1 kg de açafrão ou 1 animal de carga (cavalo, burro ou mula)  
40 M0 
1 boi 
100 M0 
1 kg de ouro 

Padrões de Vida
De becos sombrios onde mendigos lutam pela sobrevivência até os salões opulentos onde imperadores desfrutam de riquezas e poder. Os reinos de Sopa abrigam uma miríade de experiências de vida e diferentes lutas.

Padrão de Vida 
Renda Mensal (MO) 
Exemplos 
Miserável 
1- 
Mendigo e escravo 
Pobre 
1-3 
Servos e trabalhadores manuais (não qualificados) 
Modesto 
3-12 
Camponeses 
Adequado 
12-40 
Artesões, comerciantes, profissionais-liberais e trabalhadores (peritos) 
Confortável 
40-100 
Burocratas, mestres artesões, mercadores, fazendeiros (donos de terra), nobres menores                      
Próspero 
100-450 
Mestres profissionais-liberais, grande comerciantes
Rico 
450-2000 
Mestres de guilda, barões e patrícios 
Luxuoso 
2000-12000 
Mestres mercadores, marqueses e condes 
Suntuoso 
12000-80000 
Magnatas, reis, príncipes e duques 
Opulento 
80000+ 
Imperadores 

Valor x Ambiente
Os assentamentos dos homens (e semi-homens) estão dispersos em uma ampla variedade de terrenos e climas, refletindo a diversidade geográfica do mundo. A peculiaridade de cada localização não apenas influencia a estética e a arquitetura, mas também impacta diretamente nos custos dos bens e serviços, criando uma economia única para cada assentamento.

Multiplicador de Preço
Bem 
Costa 
Rio 
Lago 
Floresta 
Cerrado 
Deserto 
Planícies 
Colinas 
Montanha 
Neve 
Grão e Vegetais 
0.5 
1.5 
0.5 
1.5 
Peixes 
0.25 
0.5 
0.5 
1.5 
1.5 
1.5 
Madeira 
0.25 
0.5 
Animais 
0.5 
0.25 
1.5 
1.5 
1.5 
Sal 
0.25 
0.5 
0.5 
1.5 
1.5 
Cerveja 
1.5 
1.5 
1.5 
0.5 
0.5 
0.5 
Óleo 
0.5 
0.5 
0.5 
1.5 
Tecidos 
0.5 
0.5 
1.5 
0.5 
0.5 
1.5 
Peles 
0.5 
0.5 
0.5 
Chá e Café 
0.5 
0.25 
0.5 
0.5 
1.5 
1.5 
1.5 
Metais e Pedras Preciosas 
1.5 
1.5 
0.5 
0.25 
Carne 
0.5 
0.5 
Vinho 
0.5 
0.5 
0.5 
1.5 
0.5 
0.5 
Cerâmica 
0.5 
0.5 
0.5 
0.25 
0.25 
1.5 
Ferramentas 
0.5 
0.5 
0.5 
0.5 
0.5 
Tinturas 
0.5 
0.5 
0.5 
0.5 
Vidro 
0.5 
0.5 
0.5 
0.25 
0.25 
1.5 
Temperos 
0.25 
1.5 
1.5 
1.5 
Porcelana 
0.5 
0.5 
0.5 
0.5 
0.5 
Seda 
0.25 
0.5 
1.5 
0.5 

Adendo: Aventuras Comerciais
A tabela acima não interfere nos preços do equipamento e dos itens, mas pode ser utilizada tanto pelo mestre, como por heróis que já possuem domínios como ganchos para aventuras comerciais.

Mercados
Os mercados variam em tamanho de acordo com o tipo de assentamento em que eles se encontram, influenciando assim na diversidade e quantidade de produtos disponíveis. A amplitude desses mercados determina a variedade dos itens oferecidos.

Mercado 
1- MO 
2-5 MO 
6-10 MO 
11-40 MO 
41-100 MO 
101-1000 MO 
1001-10000 MO 
10000+ MO 
Aldeia 
10 
1* 
Vilarejo 
25 
1* 
Vila 
70 
20 
1* 
Cidades 
250 
50 
15 
1* 
Capitais 
600 
100 
30 
15 
1* 
Metrópoles 
1600 
300 
100 
30 
15 
1* 
* Sorte (d666)

Exemplo: Num vilarejo é possível encontrar pelo menos 3 adagas a vendas, cujo o preço está entre 2 até 5 MO. No mesmo vilarejo é possível encontrar apenas 1 espada curta e uma espada longa, já que o preço desses itens se encontram na facha de 6 até 10 MO. Com sorte, possível encontrar um cavalo de tração ou uma vaca a venda no vilarejo, cujo o preço se encontra entre 10 até 40 MO. Certamente, no ambiente rural esses animais existem, no entanto, eles são fonte de trabalho no dia à dia e nem sempre os locais estarão dispostos à vendê-los.

14 comentários:

  1. Caramba! Adorei os detalhes! Eu gosto de colocar exemplos do custo das coisas nas aventuras que escrevo, e também uso um padrão de 3 moedas (cobre, prata e ouro). Geralmente eu coloco 1 moeda de cobre como sendo o preço de 1 pão, e a partir daí vai subindo.
    Muito legal!

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  2. Obrigado, nobre bardo.
    Gostei da ideia de usar como base 1 pão como o item de menor valor. Irei adotar isso e editar a postagem quando tiver tempo.

    O padrão monetário mais comum é cobre, prata e ouro mesmo. Inclusive acho q dnd usa ele. Na relação 10 PC igual a 1 PP. Alguns rpgs usam 100 PC = a 1 PP, que tenho impressão de ser historicamente mais acurado.

    Minha decisão de usar como base moeda de bronze foi mais por causa de uma tecnicidade hehehe, eu preferiria usar cobre mesmo. Mas no meu cenário, utilizamos a palavra cosmos (inspirado em cavaleiros do zodiaco) pra nos referirmos a mana, e temos uma moeda rara de cosmos no valor equivalente de 1000 PO q serve como item consumível pra recuperar carga de magia. Aí pra ñ ter a confusão de PC representar 2 tipos de moeda e ter q colocar uma outra letra adicional na sigla, resolvi usar a moeda mais simples como bronze.

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    1. Interessante ter uma "moeda mágica" restauradora de mana! Nunca havia pensado nisso.
      A minha escolha de 1 cobre = 1 pão tem motivos históricos: na França medieval, o Rei São Luís mandou cunhar uma moeda que ficou conhecida como "denário da esmola", porque ela era distribuída para o povo, e na época 1 denário comprava 1 pão. Soube disso através da leitura do livro "A Idade Média e o dinheiro" de Jacques Legoff. Recomendo a leitura, se gostar de economia, história, etc..

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    2. Obrigado pela referência. A moeda de mana e grande parte do meu universo arcano é inspirado em novelas de wuxia.

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  3. Ficou muito bom a postagem, o material servirá de grande ajuda para os jogadores quanto as possibilidades de transações de acordo com o nível de assentamento.
    Acho que só faltou uma tabela de referência para serviços como estalagem e refeições em seus respectivos níveis (pobre, modesta, adequada, luxuosa e afins)

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    1. Isso será providenciado quando escrever os preços da hospedagem. Aguarde por novidades!

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  4. Salve, nobre amigo! Fico feliz em ver mais um de seus pergaminhos. A parte da economia é algo com que trabalho no mundo real, e buscava, sempre que pertinente, inserir em minhas aventuras, tomando os devidos cuidados. Gostei muito desse pergaminho, porque dá uma base excelente para se trabalhar o conceito de oferta e demanda dentro de diferentes realidades econômicas.

    Ótimo trabalho!

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  5. Obrigado, sábio Senhor dos Ventos, fico feliz em lhe ver nesses sonhos e me honra ter gostado da postagem sendo profissional da área! A tabela é um resumo grosseiro, mas ao menos serve pra inspirar e situar os jogadores no cenário. Uma coisa que eu cortei pra fazer uma simplificação foi a idade da cidade, pensava em colocar mercados maiores em cidades mais antigas. Talvez esse insight seja do seu gosto.

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    1. Sim, a questão da idade das cidades seria algo interessante, mas se me permite, nesse caso, o que realmente mais importa é o porte da cidade (tamanho) e o número de rotas/estradas que vão e saem dela. A idade não é um fator de grande relevância nesse caso específico. Humildemente penso que seu trabalho está ótimo da forma como o colocou aqui.

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    2. Obrigado pela aula, Senhor dos Ventos!!!

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  6. Aproveitando, fiz uma pequena enquete para definir os rumos do meu trabalho nos blogs de Elgalor e Dungeons & Values. Agradeço se puderem dar suas opiniões.

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    1. Com certeza votarei na enquete e divulgarei na minha mesa.

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  7. Gronark, o Senhor do "Amor"19 de janeiro de 2024 às 13:47

    A economia não precisa ser detalhada, Sonhador, tudo apenas precisar ser regulamentado pelo “deus estado”, onde todos são taxados com pesados impostos em nome da “igualdade” para sustentar uma raça de parasitas, que foram “demo-craticamente” eleitos (se duvidar das eleições você é preso por terrorismo), conhecidos como “políticos”, que são os meus servos. Mas não se preocupe, Sonhonauta, os servos da Estrela Vermelha estão aí para tomar 40% do que você produziu, afinal, alguém precisa bancar o tapete de 200 mil que a esposa do Bruxo comprou, não é? HAHAHAHAHAHA

    (Nos jogos aqui a gente usa uma tabela de moedas diferente para a economia. Sendo elas: Peça de Níquel/Aço (PN) que é usada para comprar pães, velas e esmolas para mendigos, Peça de Cobre (PC) sendo a moeda padrão dos camponeses, Peça de Prata (PP) que é a moeda padrão usada por mercadores e aventureiros, Peça de Ouro (PO) é mais usada por nobres e grandes guildas mercantes e Peça de Platina (PL) que é mais usada pela realeza. Isso foi feito pra deixar mais realista, além de dar uma maior importância para o ouro e da platina.

    A nossa tabela fica assim se comparada aos valores de D&D normal;

    1 peça de níquel = 1 peça de cobre
    1 peça de cobre = 1 peça de prata
    1 peça de prata = 1 peça de ouro
    1 peça de ouro = 1 peça de platina
    1 peça de platina = 10 peças de platina

    Logo um machado de batalha, que custava 10 PO, vira 10 PP ou 1 PO. Também tem o fato de que os camponeses terem mais dinheiro (ganham 2 PC por dia de trabalho) e a nossa campanha já estar no nível tecnológico/social da era renascença com alguns elementos vitorianos (como prensas tipográficas de papel igual a de Johannes Gutenberg), caravelas capazes de cruzar o oceano, balões de ar, e armas de fogo (que são absurdamente caras), mas mesmo com esses elementos gonzo, o cenário ainda é extremamente medieval, com títulos de nobreza, catapultas, cavaleiros, arcos e espadas.

    Se tem uma coisa que nunca se escapa nos jogos aqui é do imposto. Praticamente todo mundo tem que pagar ¼ ou 1/5 ou 1/6 de tudo que produz para os nobres ou os donos da terra na região, mesmo sendo tesouro vindo de masmorras. É muito triste quando o grupo volta pra alguma vila depois de uma exploração bem sucedida, onde conseguimos uns 1200 PP e vem o nobre, com uma tropa e um contador, e leva uns 300PP/240PP/200PP como imposto pelo fato do tesouro estar em “suas terras”. O pior é quando a gente faz isso em ruínas anãs ou élficas, que daí vem os membros dessa raça exigindo devolução de parte do tesouro, e eles não respeitam fronteiras, HAHAHAHAHAHA

    Também tem a taxa de fazer cambio de moedas, mas ela normalmente é de 1/10 a 2/10, logo, se a gente for num banco ou guilda mercante converter 1000 PC em PO ai fica entre 9 PO/8 PO. O “bom” é que as vezes o nobre já faz o cambio de moedas, sem taxa adicional, e eles ainda dizem que é uma “gentileza”, hahaha)

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    1. Para o inferno com sua corja imunda de asseclas da estrela vermelha. Eu ei de me libertar com minhas próprias mãos da escravidão que esses tiranos impõe ao povo. E digo mais... a história não os perdoará!

      (Eu me lembro de um comentário seu, acho que no blog de odin de como sua mesa trata as moedas. Acho muito interessante a abordagem da moeda de níquel e de fato dá um tom mais realista, acho que seria especialmente interessante para cenários de baixa fantasia. No meu cenário creio que não fica bom, já que insiro muitos elementos de super-ciência, inclusive nações herdeiras de mundos futurísticos. Além disso, uso uma moeda de "mana" que equivale a 1000 moedas de ouro, pra adicionar elementos de wuxia também.

      Eu também tinha visto um dos seus comentários em relação ao imposto e ao câmbio. Achei muito engraçado e interessante, embora acho que é meio desafiador tanto imposto. De qualquer forma, gostei tanto, que estarei inserindo o elemento de câmbio nas minhas próximas aventuras. Essa postagem aqui: https://sonhonautarpg.blogspot.com/2023/12/equipamentosw-moedas.html
      Em certa medida, tem vários elementos que foram inspirados justamente nesse seu comentário.)

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