Cabeçalho



SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

[Cenário] O Mandato do Empíreo

 

CONTEMPLEM!!! O MANDATO DO EMPÍREO!!!

A vontade do Empíreo

O Mandato do Empíreo é unanime na União da Alvorada. Essa doutrina político religiosa afirma que o Empíreo concede legitimidade e suporte a autoridade de governantes sábios que ajudam ao povo. No entanto, um governante não sábio, perderá a benção dos céus e trará desastre ao seu governo. Aparentemente simples, essa doutrina assume algumas premissas que podem passar despercebidas: (1) O mundo gira, e gira em determinado padrão. Certas ações podem levar ao sucesso e outras ao fracasso. (2) Um bom destino é determinado por endossar certas atitudes, decisões e valores éticos e políticos. (3) Ninguém deve obediência a uma autoridade ruim. Em outras palavras: o céu favorece os sábios.

Até o mais simples camponês sabe: um governo corrupto atrai desastres, seja fome, violência, guerra ou pragas. Quando esses desastres recai sobre o povo é porque o próprio Empíreo já não abençoa e legitimiza o governo que deve ser deposto. Assim podemos entender a nobreza da União da Alvorada. A nobreza da Alvorada orgânica e fluída e não uma casta engessada. Homens se tornam novos nobres por seus atos de caridade, bravura ou virtude enquanto casas decadentes perdem seu prestígio e respeito. 

O que faz a nobreza é o prestígio... o prestígio faz um camponês se colocar de igual a um rei. E o que é esse prestígio? É a honra, a reputação imaculada, o peso da palavra, o amor do povo, a independência espiritual. O prestigio é alcançado acumulando conquistas, defendendo os fracos e fazendo caridade. Ele é perdido acumulando derrotas, quebrando promessas, destratando o povo e pedindo favores. Esse complexo conceito é fundamental na vida social da União da Alvorada. 

Esse complexo mecanismo social funciona da seguinte forma: uma pessoa de boa reputação pode pedir ao rei poupar um amigo. Se o rei se negar, ele perderá prestígio, mas se conceder perdão, essa pessoa ficará em débito com o rei e consequentemente, seu prestígio que será diminuindo. Outro bom exemplo, é a força da humilhação. Humilhar alguém é um ato gravíssimo. Por vezes, a humilhação é a principal arma usada em disputas de facções rivais e quando falo facções... entenda principalmente as muitas lojas, escolas e seitas mágicas, com seus estilos e filosofias diferentes e únicos.  

A partir do prestígio as classes sociais da União são desenhadas, mas isso é uma outra história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário