Cabeçalho



SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

segunda-feira, 25 de setembro de 2023

[Exploração][SW] Descanso


CONTEMPLEM!!! O DESCANSO!!!
Descanso...  Ótimo para um golpe de misericórdia!!!

Mais cedo ou mais tarde, um aventureiro vai precisar descansar. Recuperar o fôlego, esticar os músculos, comer a ração, tomar um vinho, fumar um cachimbo, se aquecer na fogueira e relaxar.

Existem 4 tipos de descanso, o descanso parcial, o descanso normal, o descanso total e o descanso estendido:

Descanso Parcial
  • Um descanso curto. 
  • Consiste em respirar, relaxar ao redor da fogueira, fazer uma refeição, etc.
  • Pode variar entre 30 min até 2 horas.
  • É possível realizar mais que 1 descanso parcial por dia.
  • Um descanso parcial consome 1 UT. 
  • Recupera 1 nível de cansaço.

Descanso Normal
  • Uma noite de sono após um dia cansativo.
  • Consiste em dormir durante a noite.
  • Não realização de um descanso normal acarreta em 1 nível de cansaço.
  • Recupera 1 nível de cansaço.

Descanso Total
  • Um descanso completo que revigora o espírito.
  • Consiste em repousar durante todo o dia e dormir em um santuário.
  • Recupera todo o cansaço e 1 PE.

Descanso Estendido
  • Um descanso estendido necessário para recuperação da saúde.
  • Consiste em repousar durante 5 dias em um santuário.
  • Recupera todo o cansaço e todo os PE.
  • Permite testes de Fibra para recuperação de ferimentos.

Adendo: Santuário e Repouso
O descanso total e estendido exige o repouso em um santuário. O herói é incapaz de receber os benefícios do descanso quando ativamente realiza ações em prol de seus objetivos ou quando se encontra no ermo ou em ruínas. Segue a definição detalhada de santuário e repouso.

Santuário
  • Local pacífico onde um herói pode descansar de forma tranquila.
  • Deve possuir água e alimento em abundância.
  • Deve ser aquecido.
  • Deve garantir segurança.

Repouso
  • Consiste em passar todo o dia em ócio, sem realizar nenhuma ação.
  • Todas as UTs do dia devem ser alocadas para o repouso ou o descanso total/estendido será interrompido.

Adendo: Livramento contra Vigília
Passar a noite em vigília ou dormir com armadura leve exige um teste de livramento de Fibra CD 6
  • Falha Crítica: você sofre 2 níveis de cansaço.
  • Falhavocê sofre sofre 1 nível de cansaço.
  • Sucessovocê não sofre de cansaço.
Para cada dia de vigília, a CD do teste de livramento aumenta em +2. Os níveis de cansaço obtidos através de vigília só são recuperados após um descanso normal. 

3 comentários:

  1. Gronark, o Senhor do Amor26 de setembro de 2023 às 17:35

    Os “avatares” dos jogadores não precisam se preocupar com coisas como “perigos”, “descansos”, “deslocamento”, “tempo” ou “desafios”! O RPG hoje serve apenas como um “exercício para praticar a identidade de gênero”, e todos que discordarem disso devem ser cancelados! Tudo que importa é o “amor”! HAHAHAHAHA

    Siga o exemplo de meus Bruxos da Costa, Sonhador, e faça tudo aquilo que seus jogadores disserem para fazer, afinal, seu trabalho como “narrador” é “satisfazer” tudo que eles quererem “ser” e “fazer”! Veja, até mesmo a última aventura exige que o “narrador” implore para os jogadores para que ele possa “transformar” os personagens em devoradores de mente caso falhem em um teste de resistência letal! Além disso, agora na aventura que irá vir como a versão “atualizada” de Planescape, não irá haver mais “mortes”, e sim, que os “avatares” irão encarnar em outros corpos caso “morram”, isso claro se os jogadores autorizarem o narrador a matar os personagens! É MUITO AMOR! HAHAHAHAHAHAHA

    https://www.youtube.com/watch?v=T4cGZDrIXvs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não dê ouvidos a esse pérfido demônio, Sonhador. Regras, limites, restrições e consequências fazem parte da vida e tornam qualquer aventura muito mais satisfatória. Independente do que os Bruxos da Costa façam.

      Creio que todos já me ouviram falar isso diversas vezes, mas uma das coisas que mais me incomoda em D&D 5e são as mecânicas de descanso, que banalizam não apenas a recuperação de pontos de vida, mas também a necessidade do grupo gerenciar melhor seus recursos. Você conseguiu evitar o problema de maneira pragmática e simples. Meus parabéns!

      Excluir
    2. Eu tinha visto esse vídeo do Safety Tools. São mecânicas muito vergonha alheia.

      Eu já joguei muito RPGs, já tive participei de várias mesas, mestrei pra crianças e joguei também em eventos em lanchonetes e shoppings. Tive oportunidade de conhecer muitas pessoas boas, gente estranha e gente com o pensamento oposto do meu. Eu não sou contra uma pessoa com certa sensibilidade se aproximar do jogo, mas cabe o jogador e o mestre serem adultos e definirem os limites do jogo. Uma pessoa de bom senso não vai colocar tema sexual numa partida pra criança. Mas regras de lugar seguro são patéticas, é um deboche aos próprios jogadores. Grognard foi no ponto...certas regras afetam o jogo de todos os envolvidos e no final joga quem quer.

      Senhor dos Ventos, eu praticamente já utilizo essas regras na minha versão de D20. Meus jogadores ficam sedentos de PE, querendo arrumar brecha pra descansarem, principalmente pelo fato que pra eles conseguirem recuperar, precisam perder o dia descansando, e o dia é um recurso importante na minha sessão. Acho que colocar as regras de repouso e santuário podem acabar balanceando um pouco D&D5.

      Excluir