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SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

sexta-feira, 19 de janeiro de 2024

[Equipamento] Alimentos e Hospedagem


 CONTEMPLEM!!! ALIMENTOS E HOSPEDAGEM!!!
Uma bela ração

As tabernas exalam aromas sedutores de pratos exóticos, enquanto pousadas acolhedoras prometem refúgio seguro para aqueles que buscam descanso. Entre a modesta sopa de um mendicante e banquetes dignos de reis, viajantes seguem suas rotas, onde cada refeição e noite de sono se transformam em capítulos memoráveis de suas jornadas.

Preço de Taverna
Item 
Custo 
Cervejas
Cerveja (barata, copo) 
1 MB 
Cerveja (boa, copo) 
3 MB 
Cerveja (barata, caneca) 
3 MB 
Cerveja (boa, caneca) 
5 MB 
Cerveja (barata, galão) 
5 MP 
Cerveja (boa, galão) 
2 MO 
Vinhos
Vinho (comum, taça) 
2 MB 
Vinho (fino, taça) 
1 MP 
Vinho (raro, taça) 
5 MP 
Vinho (comum, garrafa) 
2 MP 
Vinho (fino, garrafa) 
2 MO 
Vinho (raro, garrafa) 
10 MO 
Chás
Chá (comum, xícara) 
2 MB 
Chá (raro, xícara) 
3 MP 
Fumos
Fumo (comum, porção) 
5 MB 
Fumo (raro, porção) 
5 MO 
Refeições
Pão (unidade) 
1 MB 
Fruta Fresca (unidade) 
2 MB 
Sopa (porção) 
3 MB 
Refeição (simples) 
5 MB 
Refeição (comum) 
2 MP 
Refeição (farta) 
1 MO 
Refeição (fina) 
3 MO 
Banquete (1 pessoa) 
10 MO 
Rações
Ração (1 dia) 
5 MP 
Ração (5 dias) 
3 MO 
Hospedagem
Banho (simples) 
1 MP 
Banho (luxuoso) 
1 MO 
Pocilga / Estábulo (1 pessoa, 1 noite) 
1 MP 
Estalagem Simples (1 pessoa, 1 noite) 
5 MP 
Estalagem Boa (1 pessoa, 1 noite) 
1 MO 
Estalagem Soberba (1 pessoa, 1 noite) 
2 MO 
  • Cervejas
    O ouro líquido, a bebida alcoólica mais consumida em Sopa, a cerveja, é produzida através da fermentação de grãos, geralmente cevada. Disponível em uma grande diversidade de sabores, aromas e estilos, sendo encontrada desde as mais simples estalagens até os salões dos grandes senhores. Pode ser apreciada em copo, apenas para refrescar, em caneca para diversão ou mesmo em galão, quando um afortunado herói deseja pagar uma rodada para todos na taverna.
  • Vinhos
    O néctar dos deuses, uma bebida refinada que acarecia os sentidos. O vinho, produzido principalmente a partir da fermentação das uvas, apesar de existirem vinhos fermentados a partir de outras frutas como maçãs e bagas. Ele encanta com sua complexidade de sabores, aromas e variedades, sendo apreciado nos salões elegantes e nas mesas de nobres. Desde os tintos robustos aos brancos frescos, o vinho é a escolha para celebrações, encontros e momentos de deleite.
    Sua raridade e idade conferem um toque especial, com vinhos que atravessam décadas guardados em adegas secretas, à espera de uma ocasião única. Encontrado em taças para apreciação, ou em garrafas quando se deseja compartilhar a essência de uma boa safra com seus companheiros.
  • Chás
    O elixir da serenidade, a bebida que acalenta corações. O chá, é meticulosamente preparado através da infusão de ervas selecionadas, cada uma carregando consigo suas propriedades únicas. Encontrado em uma ampla gama de sabores e aromas, o chá é apreciado desde os recantos mais pacíficos dos jardins zen até os salões refinados de sábios mestres. Pode ser saboreado em xícaras, proporcionando uma experiência íntima e tranquila, sendo a raridade da erva responsável por transformar cada gole em uma jornada única, repleta de aromas e benefícios singulares.
  • Fumos
    A essência da contemplação, o fumo traz consigo a tradição e o ritual daqueles que buscam momentos de reflexão. Originário de plantações cuidadosamente cultivadas, o fumo é colhido e preparado com maestria para oferecer uma experiência única. Seu aroma sutil e paladar refinado são apreciados em cachimbos ou enrolados em finos cigarros, acompanhando momentos de pausa e introspecção. A raridade e qualidade das ervas determinam a sofisticação dessa prática, proporcionando aos apreciadores uma experiência sensorial capaz de transcender o tempo.
    Fumo é efêmero, uma poção possui cerca de 100 gramas, normalmente se fuma entre 2 a 3 gramas por dia. Mediante a isso, uma poção de fumo dura toda uma sandbox.
  • Refeições
    Desde a simplicidade reconfortante de uma sopa até a opulência extravagante de um banquete, as refeições refletem a riqueza, cultura e os recursos disponíveis. Refeições simples, embora pouco saborosas, garantem a sustentação. Refeições comuns e fartas combinam carnes suculentas, verduras frescas e cereais nutritivos, proporcionando uma experiência satisfatória. À medida que se avança na escala gastronômica, as refeições finas deslumbram com uma seleção refinada de queijos, castanhas, frutas exóticas e especiarias que despertam os sentidos. Nos grandiosos banquetes, a extravagância atinge seu ápice, com uma profusão de pratos elaborados, cada um mais surpreendente que o anterior.
  • Rações
    As rações são uma companhia constante para os fugazes viajantes. Compostas por carne seca ou linguiça defumada, proporcionando a energia necessária para enfrentar os desafios do caminho. Frutas secas adicionam vitaminas e um toque de doçura, equilibrando o paladar robusto da carne, enquanto castanhas adicionam gordura e uma crocância inesperada. Um bloco de queijo, robusto e resistente, oferece não apenas nutrição, mas também uma indulgência ocasional. Por fim, bolachas e pão duro formam a base dessas refeições compactas. Rações revelam-se como aliadas incansáveis, fornecendo sustento físico e as vezes até conforto mental.
    Rações para 1 dia, ocupa um espaço pequeno na mochila.
    Rações para 5 dias, ocupa um espaço médio na mochila.
  • Hospedagem
    Desde pocilgas cheias de pulgas, até estalagens suntuosas, viajantes possuem uma ampla gama de opções em suas jornadas. Dormir ao lado de cavalos, em pocilgas mau cheirosas ou em barracos em distritos pouco confiáveis, pode não ser os locais mais confortáveis, mas pelo menos garante um teto sobre a cabeça e menos exposição que o céu aberto. Essa pode ser uma solução aceitável para aqueles que estão sem dinheiro. Já as estalagens simples oferecem quartos mais confortáveis, muitas vezes compartilhados com outros hóspedes. Esses estabelecimentos buscam proporcionar uma noite de descanso decente, com camas mais confortáveis e, por vezes, refeições básicas. As boas estalagens representam um passo acima em termos de conforto. Quartos privativos, decoração mais agradável e serviços adicionais tornam a estadia mais agradável. Essas estalagens são ideais para viajantes que buscam um equilíbrio entre qualidade e preço. Por fim, as estalagens soberbas representam o ápice do luxo e conforto. Quartos espaçosos, decoração requintada, refeições gourmet e serviços exclusivos garantem uma experiência de hospedagem memorável. Essas estalagens são destinadas àqueles que buscam o máximo de conforto e estão dispostos a pagar por uma estadia verdadeiramente excepcional.

Itens Especiais
Em Sopa, itens especiais assumem uma posição única e cobiçada. Dentre esses tesouros raros, destacam-se verdadeiras iguarias culturais, cada uma representando a essência e o sabor de suas respectivas raças.

Item 
Custo 
Cerveja (anã, caneca) 
1 MO 
Cerveja (anã, galão) 
40 MO 
Vinho (élfico, taça) 
1 MO 
Vinho (élfico, garrafa) 
20 MO 
Pão (élfico, unidade, 5 dias) 
1 MO 
Fumo (pequenino, poção) 
15 MO 
Estalagem Pequenina (1 pessoa, 1 noite) 
5 MO 
  • Cerveja Anã
    A cerveja anã, lendária por sua riqueza de sabor e complexidade, é cuidadosamente elaborada nas profundezas das montanhas, guardando segredos de fermentação que foram transmitidos ao longo de gerações.
    Aqui falamos da cerveja anã barata. As melhores, raramente disponível para o comércio, são tesouros para o povo barbudo. Conta-se que, além de saciar a sede, elas detêm o poder mítico de fortalecer o guerreiro, infundindo-lhe uma energia adicional para os embates que aguardam.
  • Vinho Élfico
    O vinho élfico, fruto da graça e habilidade refinada dos elfos, é uma verdadeira expressão da arte. Cultivadas em vinhedos celestiais, as uvas utilizadas são selecionadas com precisão, resultando em uma bebida que supera os limites do comum. Cada gole é uma jornada sensorial, desde os aromas etéreos até os sabores complexos que dançam no paladar. O vinho élfico é mais do que uma bebida; é uma experiência mágica encapsulada em cada garrafa.
  • Pão Élfico
    O pão élfico é confeccionado com grãos finos, ervas aromáticas e magia sutil, resultando em uma iguaria que não apenas nutre o corpo, mas também a alma. Dizem que um único pedaço de pão élfico é capaz de alimentar uma pessoa por 1 dia. Por algum motivo desconhecido, pequeninos não se sentem saciados com esse alimento.
    Pão élfico dura por 5 dias e ocupa um espaço pequeno na mochila.
  • Fumo dos Pequeninos
    O fumo dos pequeninos é uma mistura especial de ervas cultivadas nos campos verdejantes das suas pacíficas terras. Seu aroma suave e propriedades relaxantes tornam-no um tesouro entre os apreciadores, transformando cada momento de degustação em uma celebração da tranquilidade.
  • Estalagem dos Pequeninos
    Nas acolhedoras estalagens dos pequeninos, a hospitalidade atinge uma escala impressionante. Ao contrário de muitos lugares, onde a refeição principal é um acontecimento diário, aqui, a fartura é a norma. Os pequeninos, conhecidos por sua apreciação pela boa comida e pelo prazer da companhia, oferecem não apenas três, mas sete refeições ao longo do dia. Cada prato é preparado com cuidado, apresentando uma combinação de sabores que celebram a tradição e a alegria de compartilhar momentos à mesa. As estalagens, repletas de risadas e canções, proporcionam uma experiência de hospedagem única, onde a generosidade dos pequeninos se manifesta em cada banquete.

[Novo Item] A Espada da Ruína


 CONTEMPLEM!!! A ESPADA DA RUÍNA!!!
Corrompendo incautos

A Espada da Ruína, forjada nas entranhas sombrias da forja-altar na Torre das Mil Formas pelo mago depravado Imão Tepa, é uma obra única e sinistra. Composta de unobitânio, como um plasma metálico que assume variadas formas, ela se revela como uma arma mutável e mortífera. Além dos numerosos feitiços obscuros que a moldaram, a espada abriga um especial rancor por humanos, tornando-se ainda mais letal contra essa raça. Quando empunhada, ela adere ao seu hospedeiro como um simbionte voraz, alimentando-se da raiva e ódio do portador. 

É importante ressaltar que esta é uma relíquia amaldiçoada, dotada de uma consciência malévola que busca corromper a mente do incauto mortal que ousa empunhá-la. Seu poder obscuro a torna tanto uma arma temida quanto uma fonte de perigo iminente para aqueles que buscam possuí-la. Uma vez que a arma tenha eleito seu possuidor, ela se torna inseparável. A única forma de desvincular a espada de seu portador é por meio das energias luminosas da lua de Ouros, provenientes de uma pedra ou artefato oriundos da própria "estrela". Nesse instante, a espada, forjada com a ajuda das forças tenebrosas da lua negra de Ônix, perderá seus poderes.

Por fim, a espada atinge o auge de poder durante as noites de lua negra, quando manifesta toda a sua malícia, subjugando por completo a mente de seu portador. No entanto, quando a lua dourada assume seu reinado nos céus, os poderes da arma são neutralizados, concedendo ao portador um breve alívio da malignidade que o aflige. Essa bênção momentânea, no entanto, apenas ressalta a amargura, pois junto vem a contemplação dos atos vis cometidos sob a influência da espada maldita.

Espada +2 no ataque e dano. +4 contra humanos (anti-homem). Ela é capaz de se tornar mais forte a medida que se alimenta de sangue e ódio. 
A espada é líquida e reveste a pele do usuário. O portador não pode derrubar a espada ou ser desarmado. Em adição, a espada é capaz de assumir o formato de qualquer arma de ataque corpo à corpo. 
Ao portar a espada pela primeira vez, o herói precisa passar num teste de Vontade CD 14. Caso falhe, seu alinhamento será alterado para caótico e mal. Ao fim de cada sandbox, o herói deve realizar um novo teste de Vontade, a CD aumenta em +4 a cada teste. 
A espada não pode ser largada, a não ser sob contanto de artefatos mágicos específicos. Em dias de lua negra, o portador perde totalmente o controle, se encontrando à mercê da vontade do mestre. Em dias de lua dourada, a espada possui seus poderes bloqueados.

Teste de Arcanismo / Ciência
CD
Conhecimento
12
Esse plasma metálico é unobitânio, utilizado em vários experimentos de super-ciência. Ele deve ser capaz de se moldar na forma desejada pelo seu portador.
18
A aura mágica desse artefato revela camadas e mais camadas de feitiços e entre eles um forte ódio contra a humanidade.
24
Criada na forja-altar do caos, a Espada da Ruína foi energizada pela radiação da lua negra de Onix. A única maneira de separá-la de seu portador é através das energias luminosas advindas de uma pedra da lua dourada de Ouros. 

quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

[Equipamento] Economia

 
CONTEMPLEM!!! A ECONOMIA!!!
Enriquecendo no feudalismo

A economia de Sopa é um retrato vivo da estrutura social e da dimensão das comunidades que se desenvolvem sob o vasto céu aberto. Desde as pequenas aldeias com seus habitantes, onde as trocas modestas entre vizinhos são a espinha dorsal da subsistência, até as imponentes metrópoles, verdadeiros centros pulsantes de atividades e diversidade.

Custo de Vida
Para compreender o cotidiano do povo da Alvorada, é essencial entender o custo dos principais bens comercializáveis. Os valores associados a esses produtos básicos pintam um retrato vívido das condições de vida das pessoas, oferecendo uma perspectiva direta e tangível sobre suas realidade cotidiana.

Valor 
Bem 
1 MB 
1 kg de trigo ou 1 pão 
2 MB 
1 kg de farinha ou de cereal (milho, arroz, feijão, cevada, etc) 
3 MB 
1 kg de verduras (cenoura, tomate, repolho, batata, beterraba, etc) ou 1 galinha
5 MB 
1 kg de sal ou de frutas secas (maçã, uva, pêssego, etc) ou 12 ovos 
8 MB 
1 kg de frutas frescas (maçã, uva, pêssego, etc) ou 20 litros (galão) de cerveja ou vinho 
1 MP 
1 kg de queijo ou de peixe fresco 
2 MP 
1 kg de carne 
3 MP 
1 kg de açúcar 
5 MP 
1 kg de cobre ou 1 metro de tecido de algodão 
8 MP 
1 kg de cera 
1 M0 
1 litro de óleo (cozinha)
2 M0 
1 kg de gengibre ou 1 bode 
3 M0 
1 kg de baunilha ou pimenta ou 1 ovelha 
5 M0 
1 kg de cravo ou 1 porco 
10 M0 
1 kg de prata ou 1 metro de linho 
15 M0 
1 metro de seda ou 1 vaca 
20 M0 
1 kg de açafrão ou 1 animal de carga (cavalo, burro ou mula)  
40 M0 
1 boi 
100 M0 
1 kg de ouro 

Padrões de Vida
De becos sombrios onde mendigos lutam pela sobrevivência até os salões opulentos onde imperadores desfrutam de riquezas e poder. Os reinos de Sopa abrigam uma miríade de experiências de vida e diferentes lutas.

Padrão de Vida 
Renda Mensal (MO) 
Exemplos 
Miserável 
1- 
Mendigo e escravo 
Pobre 
1-3 
Servos e trabalhadores manuais (não qualificados) 
Modesto 
3-12 
Camponeses 
Adequado 
12-40 
Artesões, comerciantes, profissionais-liberais e trabalhadores (peritos) 
Confortável 
40-100 
Burocratas, mestres artesões, mercadores, fazendeiros (donos de terra), nobres menores                      
Próspero 
100-450 
Mestres profissionais-liberais, grande comerciantes
Rico 
450-2000 
Mestres de guilda, barões e patrícios 
Luxuoso 
2000-12000 
Mestres mercadores, marqueses e condes 
Suntuoso 
12000-80000 
Magnatas, reis, príncipes e duques 
Opulento 
80000+ 
Imperadores 

Valor x Ambiente
Os assentamentos dos homens (e semi-homens) estão dispersos em uma ampla variedade de terrenos e climas, refletindo a diversidade geográfica do mundo. A peculiaridade de cada localização não apenas influencia a estética e a arquitetura, mas também impacta diretamente nos custos dos bens e serviços, criando uma economia única para cada assentamento.

Multiplicador de Preço
Bem 
Costa 
Rio 
Lago 
Floresta 
Cerrado 
Deserto 
Planícies 
Colinas 
Montanha 
Neve 
Grão e Vegetais 
0.5 
1.5 
0.5 
1.5 
Peixes 
0.25 
0.5 
0.5 
1.5 
1.5 
1.5 
Madeira 
0.25 
0.5 
Animais 
0.5 
0.25 
1.5 
1.5 
1.5 
Sal 
0.25 
0.5 
0.5 
1.5 
1.5 
Cerveja 
1.5 
1.5 
1.5 
0.5 
0.5 
0.5 
Óleo 
0.5 
0.5 
0.5 
1.5 
Tecidos 
0.5 
0.5 
1.5 
0.5 
0.5 
1.5 
Peles 
0.5 
0.5 
0.5 
Chá e Café 
0.5 
0.25 
0.5 
0.5 
1.5 
1.5 
1.5 
Metais e Pedras Preciosas 
1.5 
1.5 
0.5 
0.25 
Carne 
0.5 
0.5 
Vinho 
0.5 
0.5 
0.5 
1.5 
0.5 
0.5 
Cerâmica 
0.5 
0.5 
0.5 
0.25 
0.25 
1.5 
Ferramentas 
0.5 
0.5 
0.5 
0.5 
0.5 
Tinturas 
0.5 
0.5 
0.5 
0.5 
Vidro 
0.5 
0.5 
0.5 
0.25 
0.25 
1.5 
Temperos 
0.25 
1.5 
1.5 
1.5 
Porcelana 
0.5 
0.5 
0.5 
0.5 
0.5 
Seda 
0.25 
0.5 
1.5 
0.5 

Adendo: Aventuras Comerciais
A tabela acima não interfere nos preços do equipamento e dos itens, mas pode ser utilizada tanto pelo mestre, como por heróis que já possuem domínios como ganchos para aventuras comerciais.

Mercados
Os mercados variam em tamanho de acordo com o tipo de assentamento em que eles se encontram, influenciando assim na diversidade e quantidade de produtos disponíveis. A amplitude desses mercados determina a variedade dos itens oferecidos.

Mercado 
1- MO 
2-5 MO 
6-10 MO 
11-40 MO 
41-100 MO 
101-1000 MO 
1001-10000 MO 
10000+ MO 
Aldeia 
10 
1* 
Vilarejo 
25 
1* 
Vila 
70 
20 
1* 
Cidades 
250 
50 
15 
1* 
Capitais 
600 
100 
30 
15 
1* 
Metrópoles 
1600 
300 
100 
30 
15 
1* 
* Sorte (d666)

Exemplo: Num vilarejo é possível encontrar pelo menos 3 adagas a vendas, cujo o preço está entre 2 até 5 MO. No mesmo vilarejo é possível encontrar apenas 1 espada curta e uma espada longa, já que o preço desses itens se encontram na facha de 6 até 10 MO. Com sorte, possível encontrar um cavalo de tração ou uma vaca a venda no vilarejo, cujo o preço se encontra entre 10 até 40 MO. Certamente, no ambiente rural esses animais existem, no entanto, eles são fonte de trabalho no dia à dia e nem sempre os locais estarão dispostos à vendê-los.