Cabeçalho



SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

[Novo Monstro] Coboldes


CONTEMPLEM!!! OS COBOLDES DE AMALGAMOS!!!
Escorpião é bom frito, misturado com dedo de muier!!!

"Fura o buxo, arranca o oio,
criança pequena é bom com repoio!!!"

Nome: Coboldes
Outros Nomes: Coboldos, Kobolds, Duendes-Rato

Características Gerais
Coboldes, kobolds em rúnico, são pequenos duendes com aparência de ratos, por isso também são chamados de duendes-rato. Os coboldes possuem uma pela levemente amarronzada. Eles não possuem muito pelo, parecendo um rato pelado, mas seus poucos pelos são longos e delgados, tornando a criatura um tanto bizarra. Os dedos dos coboldes são longos e finos e suas unhas são pequenas garras, no entanto, suas mãos não são resistentes o suficiente para servir como arma. A cabeça desse duende é algo grotesco, sustentada por um pescoço longo, a cabeça que lembra vagamente um rato ostenta olhos maliciosos, dentes pequenos e pontiagudos, grandes orelhas pontudas e pequenos chifres. Alguns coboldes mais velhos ostentam escamas de cobras no pescoço, embaixo dos braços e em locais fáceis de ficarem encardidos. Apesar de não hesitarem andar na superfície, coboldes são criaturas do subterrâneo e seus corpos são adaptados a viverem abaixo do solo. Esses duendes-ratos são capazes de se alimentar e digerir terra e pedras, embora isso não os nutra, o sangue de um cobolde é aspero, como corressem areia em suas veias e se um cobolde ficar muito magro por falta de alimento ele se dissolve em terra.

Coboldes são agudos, covardes, narcisistas, mentirosos e traiçoeiros. Acima de tudo eles são extremamente gananciosos e vorazes. Parecem que estão sempre atormentados com fome e são incapazes de desenvolverem peso mesmo bem alimentados. Eles gostam de atacar e saquear pequenas vilas ou comboios de mercadores que pareçam desprotegidos, sempre contando com armadilhas. Geralmente atacam em bando e calculam bem o ataque para não se arriscarem inapropriadamente. Essas criaturas costumam atacar por qualquer coisa, até mesmo por lixo, mas preferem joias que usam como decoração em seus covis. Além do roubo e saque outro motivo dos ataques coboldes é sua voracidade insaciável. Coboldes são onívoros, se alimentam de ovos, raízes, carcaças podres... devoram ossos, couro e carne sempre roendo, mas o alimento favorito desses duendes são carne de crianças e donzelas, bem torturadas, com oportunidade esses duendes. 

História
Não se sabe o certo a origem dos coboldes, os sonhos sofre o assunto são turvos e revelam fatos contraditórios. A história mais aceita entre os monstrologos é que os coboldes foram criados pelo Deus-Duende, deus dos goblinoides corrompendo crianças através da ganância. Outra história bastante popular é que Tirineia, a rainha dos dragões, no princípio do mundo envenenou o ar e rios com magia poderosa e aqueles que dali beberam ou respiraram foram metamorfoseados em dragões servis. Os coboldos seriam descendentes daqueles que conseguiram resistir parcialmente ao veneno sem jamais se transformarem em dragonoides completos, isso explicaria suas esquemas. Existem muitos outros contos sobre a origem da espécie, mas esses são os mais populares.

Ecologia
Coboldes vivem em bandos e dificilmente são encontrados sozinhos longe de seus covis. Criaturas servis por natureza, na sociedade cobolde, o líder tende a ser um cultista ou um feiticeiro que presta reverência a deuses-monstros, senhores demônios, ou poderosos espíritos elementais da terra. O líder controla o bando através do medo e da intriga. Além disso, é possível encontrar até bandos inteiros de coboldes trabalhando como lacaios, eles são facilmente intimidados ou convencidos com promessas de ouro ou tortura. É comum que feiticeiros malignos ou outros monstros e outras raças de goblinoides mais poderosos sejam servidos por coboldos.

Os duendes-ratos costumam fazer seus covis em em cavernas, eles são ótimos mineiros e escavadores, eles conseguem esculpir a terra razoavelmente. Não existe muita distinção entre macho e fêmea na sociedade cobolde. As fêmeas sofre pouco com o efeito da gravidez e costumam participar de escaramuças com machos mesmo grávidas. A prole dos coboldos parecem pequenos ratos despelados e com chifres, eles são deixados solto dentro dos covis e em momentos de crise podem até ser devorados por coboldes com fome. Quando a prole cresce e se torna bípede, seu olhar já é maligno e sua inteligência corrompida.

Coboldes são famosos por suas armadilhas. Seus covis são sempre traiçoeiros e bem protegidos e suas escaramuças sempre surpreendem. Esses duendes são competentes em alquimia e engenharia. Suas armadilhas costumam utilizar minas, fossos, forcas, cordas, jaulas, redes, fogo, óleo, tinta e pedregulhos, utilizam também cobras e aranhas vivas, dardos envenenados, gás venenoso alquímico e pó tóxico extraído de plantas ou sapos. As armadilhas mais elaboradas dos coboldes levam para para tocas de animais ou monstros selvagens e até mortos vivos que os duendes conseguem isolar e aprisionar. Além das armadilhas, não é incomum encontrar coboldos escondidos em posições privilegias sejam em buracos, no topo de árvores ou algum outro local que ofereça camuflagem, como dentro de arbustos ou árvores ocas, seja no momento de uma escaramuça ou protegendo o covil.

Alegoria/Moral


Olha a cara de inocente!
Coboldes representam a ganância em sua pior espécie, uma ganância desenvergonhada, capaz de fazer qualquer coisa por algo a mais, seja lamber botas ou matar. Os olhos do coboldo são os olhos que devemos evitar, olhos com um brilho traiçoeiro e sempre sedentos por mais.

Livros
Goblinomicon: Lindos seres torturados sempre famintos e sedentos por mais, dei-lhes um bebê e não sobrará nem o osso. Dei-lhes uma donzela e eles arrancarão toda a beleza antes de comê-la.

Manual do Andarilho Foragido: É melhor evitar a caça em locais onde existe suspeitas de coboldes. A possibilidade de cair numa armadilha e virar mingau de duende-rato é grande.

Diários Oníricos do Sonhonauta: Sondei fracassadamente a origem dos coboldos... sonho vai sonho vem... apenas pequenos retalhos. Deus-Duende, Tirineia, outros demônios... criança catarrenta e gananciosa, cobolde.

Rumores

  • Crianças muito gananciosas viram coboldes, coboldes muito gananciosos viram dracoldes, dracoldes muito gananciosos viram dragões. Esta é a maldição de Tirineia tecida no princípio do tempo. Mas o povo se esquece que se um cobolde deixar de ser ganancioso eles perdem seus chifres e voltam a ser humanos, porém o efeito colateral é que um ex-cobolde não conseguem crescer em estatura e essa é a origem dos anões.
  • Coboldos são apenas ratos que beberam de água radioativa proveniente do lixo tóxico do Grão-Lichado de Rash. Eles apenas ficaram maiores, mais feios e mais espertos.
  • Os olhos de coboldes se transformam em pedras semi-preciosas em noite de lua cheia e a calda de cobolde é uma iguaria que pode ser vendida a um bom preço para glutões ou chefs de cozinha real. Mas ambos os olhos e a calda dos coboldes são amaldiçoados e precisam passar por uma purificação.
  • Bigodes de coboldes são capazes de farejar ouro.
  • Coboldos são ratos atrozes meio-dragões. Todo mundo sabe que ratos atrozes são muito comuns em covis grandes e que dragões passam muito tempo em covis, possuem um enorme apetite sexual e podem se transformar em qualquer criatura através de magia. É só somar a + b.
  • É pura balela afirmar que coboldes surgiram dos deuses-monstros. As novas experiências provam que crianças sapecas que comem muito doces desenvolvem um parasita mágico que as transformam nesse duende meio rato chamado cobolde e ainda por cima, os parasitas nunca deixam de agir provocando uma fome terrível. As poções corretas são capaz de matar o parasita e curar a criança.
  • Coboldes são anões amaldiçoados por fadas por cortarem tantas árvores.
  • Coboldes tem ligações com o plano da terra, quando morrem seus corpos não apodrecem mas se transformam em terra. Coboldes anciões que morrem de morte natural ressurgem como nicoldes, um espírito da terra na forma de um cobolde com cor acizentada capaz de atravessar rocha e baforar veneno.
  • Coboldes se sentem terrivelmente ofendidos quando são confundidos com dracoldes, seus primos com sangue dragão.
  • Rabo de cobolde é um talismã muito apreciado por bruxas para espantar a poeira.
  • Coboldes são ratonatos anões. 
  • Apenas os sacerdotes remanescentes do antigo deus Glim sabem a verdade sobre a origem dos coboldes. A raça dos coboldes teve origem numa noite de bebedeira quando Glim seduziu Tirineia. É por isso que coboldes são meio gnomos e meio dragões. Glim para esconder seu momento de fraqueza espalhou boatos sobre seu inimigo Deus-Duende e teceu muitas magias para despistar magos poderosos que tentavam sondar aquele momento de amor vergonhoso.

FICHAS SIMPLIFICADAS

Cobolde
Goblinoide
----------------------------------------------------------------------------------
CA: 13 
PV: 4 
Deslocamento: 6 m
Fort: +2  Refl: +2 Vont: -1
Corpo à corpo
(lança) +1, dano 1d6-1 x3
Distância
(dardo) +3 1d3-1 + veneno x3

Nicolde
Espírito, Goblinoide
----------------------------------------------------------------------------------
CA: 14
PV: 12 
Deslocamento: 6 m
Fort: +1  Refl: +4 Vont: +3
Corpo à corpo
(toque ácido) +2, dano 1d6 x3
Magias (CD 13)
Baforada Venenosa, Forma de Espírito, Lama em Terra, Moldar Rocha, Terra em Lama

Táticas de Combate
Coboldes lutam atrás de armadilhas, escondidos ou com a proteção de uma criatura maior. A estratégia favorita dos coboldes é prender ou dificultar o movimento de seus alvos e atacá-los com flechas ou dardos envenenados à distância. Coboldes não são corajosos, exceto em grandes números, quando em desvantagem não hesitam em fugir.


Coboldes Raros
1
Nicolde ancestral 
2
Cobolde bombardeiro – carregado com vários itens alquímicos.
3
Cobolde montador de aranhas.
4
Assassino cobolde, muito ágil e mestre em venenos.
5
Cobolde capaz de se diluir na terra.
6
Quando morre vira pedra – prende armas perfurantes no corpo.
7
Feiticeiro cobolde meio-abissal.
8
Olhos de pedra preciosa capazes de hipinotizar.
9
Cobolde gigante do tamanho de humano médio.
10
Cobolde montador de verme gigante.
11
Arremessador de excrementos – funda com sacos de fezes piores que a morte.
12
Maquinista cobolde – pilota máquina de tortura.





Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário