Cabeçalho



SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

sábado, 4 de setembro de 2021

A Queda de Star Wars - Parte 2 - Eu e a Franquia

CONTEMPLEM!!! A QUEDA DE STAR WARS - EU E A FRANQUIA 
A muito tempo atrás...

Na minha tenra infância, eu tinha um álbum de figurinhas e uma revistinha-enciclopédia de Star Wars. Minha imaginação infantil foi presenteado desde cedo com planetas, alienígenas e máquinas de guerra fantásticas. Era tudo de brilhar os olhos. Sem nunca ter assistido nada da franquia, já conhecia o que era um x-wing, um tie fighter e um AT-AT. Nessa época, era tão novo e inocente que suspeitava que todos aqueles ets eram de fato reais.

A primeira vez que assisti Star Wars não devia ter mais que uns 8 anos. Perto de casa tinha uma locadora/gamer onde eu era muito bem tratado, afinal, o dono e os funcionários me conheciam bem. Além de jogar snes por 1 real a hora, também costumava presenteá-los com desenhos que fazia. Bons tempos aqueles. Uma vez conversando com Renato, meu atendente favorito (me pergunto onde ele está hoje) comentei sobre esse tal Star Wars. Ele disse que era uma das obras mais iradas do cinema... me explicou que começava do filme IV e que não existia o filme I (era antes da prequela) para minha confusão. Ele também me sugeriu alugar o VHS de "Uma Nova Esperança" o que prontamente fiz com apoio financeiro do meu pai. A verdade é que não gostei do filme... pelo menos do final. Os filmes com continuação que já tinha assistido sempre possuíam finais bem fechados, como o "Exterminador do Futuro" que foi minha referência de comparação. Mas nesse tal de Star Wars, os mocinhos ganham apenas uma medalha e mais nada e o vilão... o Dark Veider, muito maneiro por sinal, fica perdido no espaço, com sua nave girando! Que coisa! Eu não aluguei a continuação.

Anos mais tarde, o SBT preparando o caminho da prequela que estava para ser lançada começou a exibir os filmes em TV aberta e resolvi assistir. Nessa época, eu já conseguia entender melhor as coisas, mas não conhecia nada de Star Wars, além do primeiro filme que tinha visto na pequena infância. Quanto ao filme perdoem a expressão de baixo calão, mas - "Chacais negros!" era um filme melhor que outro. E quando Darth Vader revelou ser o pai de Luke, meu queixo caiu! E foi assim que virei um fã.

Star Wars foi minha franquia favorita por muito tempo, na verdade, foi através dela que entendi o conceito de franquia. Sempre me considerei fã de Star Wars e nem a Disney pode me roubar isso. No entanto, nunca me considerei fã hardcore a ponto de ter que consumir tudo que é produzido. O objetivo desse tópico, é expor minha relação com a franquia para você leitor, entender de onde vem a crítica que será feita na próxima postagem. Então, eis minha relação com diversos produtos clássicos pré-midas:
  • Trilogia Original: Assisti e amei todos!
  • Trilogia Prequela: Assisti e amei todos, porém não tanto quanto ao original. Meu filme favorito por incrível que pareça é o primeiro, muito por fator de nostalgia. Quando assisti ainda era muito criança e gostei bastante de Jar Jar Binks e acima de tudo da corrida do final.
  • Games: O fps que mais joguei na vida foi SW Battlefront 2  no qual tinha o original. Também joguei muito SW Episode I racer pru N64, afinal, acho muito irado a corrida. Nunca joguei o clássico KotOR, não tinha PC quando o game foi lançado e depois abusei o gênero de RPG e mundo aberto.
  • Desenhos: Assisti o desenho animado das guerras clónicas, a animação 3D não. Apesar de ser um sucesso de crítica não sou chegado a animação 3D.
  • Brinquedos: Até hoje tenho um speeder.
  • HQs: Li bastante os Cavaleiros da Velha República. Eu não gosto como a força perdeu a sutileza e virou um superpoder no universo expandido (tema que rende muita discursão em fóruns), então não vejo com bons olhos as HQs.
  • Livros: Li a trilogia Thrawn e achei boa.

Me considero um fã moderado, explorei bastante os produtos da série, mas nunca tive a necessidade de consumir tudo lançado. Até meus 18 anos posso afirmar que Star Wars foi minha franquia favorita. Mas, tal preferência foi sendo minada a medida que os poderes da força aumentavam no universo expandido e meus horizontes aumentavam ao conhecer outras grandes obras. De qualquer forma, pra mim, a franquia sempre girou e foi carregada pelos filmes principais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário