Cabeçalho



SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

domingo, 16 de julho de 2023

[Mecânica][SW] Competências da Alma

   
CONTEMPLEM!!! COMPETÊNCIAS DA ALMA!!!
Em busca do Empíreo

"A força brota do despertar da alma."
Livro da Exaltação.

Para continuar sua jornada gafanhoto, você precisa de mais do que um corpo forte e uma mente afiada, você precisa da perseverança que brota da alma.

Competências da Alma
Segue a lista de competências associadas ao atributo mente:

Artes
Sua habilidade de cantar canções, recitar poemas, dançar e mesmo interpretar personagens. Também abrange sua capacidade de criar alta arte, como pinturas, escultura, peças, literatura, comida sofisticada, música erudita, implantação de estilos arquitetônicos, etc. Pode ser utilizada para criar disfarces.
  • Disfarces: Você pode utilizar artes para se disfarçar ou disfarçar alguém, modificando sua aparência ou mesmo assumindo a aparência de outro personagem. É necessário consumir um estojo de maquiagem.
  • Fascinar: Através de canções, danças ou outros números diversos, você pode utilizar a competência para fascinar uma plateia. 
  • Prestígio: Através de pinturas, esculturas ou outras obras maiores, você pode utilizar a competência para aumentar seu prestígio com a nobreza e a alta burguesia (ver adendo).

Carisma
Representa sua presença, sua capacidade de ser agradável, inspirar confiança e causar boas primeiras impressões, inclui de sua capacidade de entreter, divertir e deleitar as pessoas, seja através de conversas, histórias ou canções. 

Conjuração
Seu conhecimento prático da magia. Abrange a capacidade de reconhecer símbolos arcanos, gestos e rituais, reconhecer materiais encantados, componentes, poções e itens menores, decifrar pergaminhos e aprender novas magias, identificar uma magia através do seu efeito,  aura e até dos gestos do conjurador, entender quais são os efeitos de uma magia, além de executar uma magia com perfeição, mesmo em situações adversas como ferido e em local de difícil concentração.
  • Concentração: Você utiliza conjuração, sempre que desejar lançar uma magia em situações adversas, como, após receber dano ou em terreno acidentado.
  • Identificar Itens Mágicos: Você utiliza conjuração, sempre que desejar identificar um item mágico genérico (o mestre pode exigir um teste de uma competência de conhecimento específica quando o item for relevante a história).
  • Magias: Você utiliza conjuração para realizar ataques mágicos. Magias específicas podem exigir testes de conjuração ou adicionar as graduações da competência em seus efeitos. Você também utiliza conjuração para aprender novas magias. 

Determinação
Sua força de vontade e sua força de espírito. Determina sua capacidade de manter suas convicções, suportar a dor e enfrentar o medo e a tentação. 
  • Testes de Resistência: Você pode utilizar determinação nos testes de resistência de Vontade.

Exploração
Sua capacidade de sobrevivência e de viajar de forma segura e eficaz. Inclui várias habilidades práticas como fazer fogo, encontrar água, montar um acampamento, se orientar através das estrelas, musgos nas árvores ou qualquer outra forma, obter alimento através da caça e pesca e identificar frutos comestíveis e ervas medicinais. Também envolve sua capacidade encontrar ou disfarçar rastros, camuflar-se na natureza, identificar armadilhas e perigos naturais, intuir sobre monstros da região e descobrir trilhas, atalhos e estradas (perdidas ou não). Por fim, inclui também conhecimentos mais técnicos como ler mapas, dirigir veículos (carroças, vagões, botes, etc) e guiar expedições no ermo. 

Intuição
Sua habilidade de sentir tensão ou perceber se alguma coisa está fora do lugar. Representa sua capacidade de perceber se alguém está te enganando ou se alguém está enfeitiçado.
  • Testes Resistidos: Você utiliza intuição contra testes de blefe e manobras de finta.

Natureza
Seu conhecimento sobre cultivo da terra, ervas, plantas e frutas (agricultura, herbalismo, botânica) e a domesticação e hábitos de animais. Também trata da capacidade prever o clima e a hora. Além disso envolve o conhecimento de lendas sobre fadas e outros seres encantados que vivem nas florestas.

Nobreza
Sua habilidade de lidar com seu prestígio, honra e expectativas sociais, inclui sua capacidade de inspirar respeito, obediência ou temor, assim como sua capacidade de ser gracioso, respeitoso e cortês seguindo as antigas convenções de comportamento da alta classe. Também abrange seus conhecimentos sobre costumes, leis, política, burocracia, governo, além de heráldica e nobreza.

Religião
Abrange sua fé e devoção, além de seu conhecimento sobre as principais religiões, seitas místicas e práticas espirituais do mundo. Abrange o conhecimento a espiritualidade, dos rituais e cerimônias, livros e símbolos sagrados, doutrinas e heresias, política, história, hierarquia, heróis e mártires da Santa-Igreja, além capacidade de convencer multidões utilizando argumentos religiosos. Também se refere a capacidade de reconhecer símbolos e mitologia de outras religiões e do conhecimento sobre a anjos, abissais e mortos-vivos.

Socorro
Abrange sua habilidade de cuidar e curar os outros, inclui seu conhecimento sobre anatomia, diagnósticos e tratamentos (sejam eles místicos ou não), assim como ervas, remédios e drogas. Pode ser usado para prestar primeiros socorros, cuidar de feridas ou tratar de venenos e doenças.
  • Cura: Você pode utilizar socorro para curar os ferimentos de um personagem. O ferimento deve ser recente (até 1 hora) e seu tratamento exige o consumo de um estojo de primeiro socorros. A CD do teste é 4 + número de ferimentos.
  • Feridas, Veneno e Doenças: Você pode utilizar socorro para cuidar de um personagem ferido, envenenado ou doente. Para isso, é necessário dedicar-se pelo menos 1 turno por dia, durante o período de recuperação do personagem (média 5 dias). Após o período de recuperação, você faz um teste de socorro contra cada mazela do personagem.

Adendo: Artes e Prestígio: É possível aumentar o prestígio com a nobreza e a alta burguesia realizando trabalhos de arte. Trabalhos de artes são feitos durante a fase de domínio e rendem 3d100 PO por ponto de domínio gasto na execução. Não é necessário terminar a obra de arte na fase domínio.  

Adendo: Carisma x Nobreza: Carisma é a competência social comum. Nobreza é a competência social a ser usada lidando com as expectativas sociais. Abrange o trato com a nobreza, alta classe e súditos. Mistura as antigas competências de conhecimento nobreza e civismo. Não é possível usar carisma no lugar de nobreza. No entanto, por vezes, é possível usar nobreza para obter os efeitos de carisma

9 comentários:

  1. Gronark, o Senhor do "Amor"18 de julho de 2023 às 13:00

    Abandone seus esforços, Sonhador e abrace o No-OneD&D que meus bruxos da costa estão preparando! Não adianta resistir, saiba que as almas não serem para ter disciplinas, mas apenas para serem alimentos dos verdadeiros deuses, como eu e Moloch! HAHAHAHAHA

    Você precisa "despertar", Sonhonauta, assim como meus servos do Twitter "despertaram" e agora defender zoofilia nos RPGs como é visto em Gomorra's Gate 3! Até mesmo Bahamut saiu do armário e pode viver suas mais devassas "aventuras" junto do "querido Terence", seu amante! Abrace o "amor"! HAHAHAHAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cale-se maldito demônio! Volte para o Abismo, e leve consigo Gomorra's Gate 3 (junto de toda a equipe criativa da Larian Studios, e dos pervertidos da Square Enix) e seu "amor"! Este local está santificado contra suas perversões!

      Excluir
    2. Gronark seu maldito, até mesmo os reinos infernais tem seus limites!
      A muito tempo as mentes fracas estão sendo coagidas a se adentrar no abismo, algo aceitável frente ao livre-arbítrio do Deus-Rei e a batalha entre o Bem e Mal
      Mas vc e seus bruxos coloridos estão matando todos conceitos eternos e empurrando as boas almas no abismo!
      Saiba ser repugnante, que seus dias estão contados e seus seguidores serão expurgados
      A guerra santa está decretada e El Salvador será nosso Front

      Excluir
    3. Gronark, o Senhor do "Amor"19 de julho de 2023 às 15:27

      Tanto o Céu quanto o Inferno estão condenados a se tornarem meras camadas do Abismo, Pailong! Também não vai demorar muito para que esses domínios estejam infestados de "trans-planares" já que o sonhador está usando a regra d666 em seu jogo. Eu sei que você já sentiu os efeitos dessa "abençoada" regra em seus jogos, Pailong! HAHAHAHAHAHAHA

      Todos vocês deveriam seguir os novos modelos de "heróis" do D&D atual, como Vox Machina, Mighty Nein e os novos companions do jogo "Gomorra's Gate 3", jogo esse que possui uma linda cena de amor entre um meio-elfo vampiro e um urso, além de outras cenas "calientes" entre "espécies" diferentes! Não podemos nos esquecer de nosso querido Dragão de Platina que finalmente saiu do "armário" ao mostrar seu amor pelo "Querido Terence" no "FFXVI". Os dois se "amam" tanto que Tiamat precisou criar mais cabeças para colocar os "chifres", HAHAHAHAHAHAHAHA

      Excluir
    4. Estou imune as suas armadilhas Gronark. Eu sei que seus cultistas colocaram a famigerada cena de zoofilia como uma piada mas com o objetivo oculto de afrouxar a percepção de limite das pessoas... Mas vos digo... isso sua degeneração irá falhar.

      "Graças a Deus, eu não gosto de RPGs virtuais, sejam ocidentais ou orientais, não tenho paciência para esse tipo de jogo. Agora sobre o tema de degeneração, está sendo incrível a repercussão do filme Sound of Freedom, engraçado é que a mídia progressista está atacando o filme como um cão raivoso, chegando até a colocar um porta-voz de um grupo pro-pedo pra fazer um artigo na bloomberg, a carapuça dos progressistas só fazem cair"

      Excluir
  2. Salve, Sonhonauta! Quanod lançou as competências da Mente, fiquei me perguntando mesmo que tipo de competências a Alma teria, e ficou muito bom e intuitivo. É fácil separar essas competências das da Mente, pois a linha que escolheu seguir para isso é bem clara. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Odin. Basicamente, coloquei as perícias de Sabedoria e Carisma de D&D nesse grupo.

      Excluir
  3. Nobre sonhador, aqui é o jogador que interpretava Odin; minha conta foi invadida, e muitas postagens do blog Halls of Valhalla foram apagadas. Por questão de segurança, precisei fechar o que restou do blog, e utilizar outra conta. O Senhor dos Ventos é uma espécie de "Gandalf" do meu cenário de campanha.

    Estou trabalhando em outro dedicado a meu cenário de campanha, Elgalor. Ainda não está com todo material, mas já adicionei seu blog como parceiro. Se desejarem visitar/divulgar, o endereço é: https://cronicas-elgalor.blogspot.com/. Será mais um blog para manter o material do cenário, mas pode dar ideias a outros mestres e jogadores para trabalhar seus personagens e criação de mundo. Já coloquei seu nobre blog entre meus parceiros.

    Que os ventos da sabedoria sempre soprem a seu favor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mestre Senhor dos Ventos, fiquei muito triste com a perda do seu blog. Já tinha visto no feed que a última postagem foi o "o ataque final dos skavens" infelizmente, quando vi, o blog já havia sido removido.

      Eu e minha esposa seguimos alguns protocolos de segurança. Nunca abrimos links ou baixamos nada no celular, nunca salvamos senhas, abrimos certas contas apenas em máquinas específicas e sempre utilizamos autenticação 2 fatores. Levamos a segurança digital muito a sério, pois minha esposa possui uma loja digital simples e já foi hackeada, usando inclusive nosso cartão de crédito. Espero que o maior dos seus problemas tenha sido o blog, (talvez um bot instalado pra deletar as coisas) e acredito que fez bem em deletá-lo dada as circunstâncias.

      Seu novo blog já está no meu feed e logo estarei divulgando-o.

      Excluir