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SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

domingo, 27 de junho de 2021

[Cenário] Medicina em Amalgamos

 
CONTEMPLEM!!! A MEDICINA EM AMALGAMOS!!!
Os médicos da Alvorada

O planeta Sopa é um mundo incomum, uma mistura de várias culturas, pegando o melhor de cada uma... ou o mais doido. A área médica por sua vez é um belo exemplar do caos amalgamado, onde profissionais de várias épocas e lugares diferentes fundem seus conhecimentos. 

Tá na hora da vacina!

Médico Branco
O médico branco é inspirado  no clínico geral moderno e principalmente em Hipócrates e nas escolas gregas de medicina. A especialização da medicina atual não é convidativa ao cenário e seus triunfos são contornados com super-ciência.

O médico branco é um estudioso acadêmico responsável por sistematizar e moralizar a medicina, pesquisar enfermidades e estudar super-ciência. Ele considera mais importante a prevenção e a terapia do que a intervenção direta no enfermo. Devido a isso, ele acumula vários conhecimentos, como educador físico, nutricionista, fisioterapeuta e farmacêutico. A maioria deles trabalham em academias ou possuem laboratórios patrocinados por soberanos, no entanto, sempre existem pesquisadores de campo que buscam novos conhecimentos e tecnologias para adaptar.

Mantenha o distanciamento social

Médico Negro
Os icônicos médicos da peste, prestaram seus serviços na idade média, quando a Europa era vitimada pela pela peste bubônica. Eles eram famosos por suas roupas negras, suas máscaras de bico de pássaro contendo itens aromáticos para protegê-los do miasma, sua coragem por tratar os doentes e suas liberdades especiais como fazer autópsias, quando na época era tabu. 

O médico negro, é responsável por tratar enfermos com doenças infecciosas ou misteriosas, estudar os doentes e lidar com os corpos. Essa é uma atividade perigosa que envolve necromancia, muitos desses profissionais são auxiliados por zumbis de enfermos que doaram seus corpos em prol da ciência. Obviamente, devido a natureza de seus negócios e a possibilidade de propagar doenças, médicos negros não são bem vistos pelo público e muitas vezes são forçados a quarentena.

Ninguém quer ir pra UTI

Barbeiro-Cirurgião 
Na idade média, uma das profissões mais comuns na área médica era a de barbeiro-cirurgião. Nessa época, as cirurgias em geral não eram realizadas por médicos, mas sim pelos barbeiros que cuidavam dos soldados feridos no campo de batalha, além de prestar seus outros serviços para população geral, isso inclui, barba, cabelo, bigode, sangria e mesmo dentes.

O barbeiro-cirurgião é uma profissão requisitada e importante, porém, nem um pouco delicada, famosa  por manusear a carne humana bruscamente, utilizar instrumentos medonhos e colecionar sanguessugas. Uma cidade média, possui pelo menos um desses profissionais, cidades pequenas e vilas, costumam ser constantemente visitadas por eles. De qualquer forma, ninguém quer cair nas mãos de um barbeiro-cirurgião, mas a necessidade é maior que a vontade.

Quando nada resolve... é apelar pra magia

Curandeiro
Todas as culturas tem seus curandeiros, na maioria delas, a medicina está associada a magia. No oriente, essa prática chegou a seu ápice com a medicina tradicional chinesa que combina herbalismo, ventosa, massagens, acupuntura e outras prática em volta da teoria da energia vital, ou chi. 

O curandeiro em Sopa é um pouco de todos os outros médicos, no entanto, ele combina seus conhecimentos com um tico de magia e muito de herbalismo, alquimia e acupuntura. Ele não apenas tratam doenças físicas, como também o cosmos do paciente e por vezes é mais eficiente que os demais médicos. É importante não confundir o curandeiro, com bruxas e xamãs. O curandeiro da Alvorada possui grande conhecimento sistematizado e mesmo médico, já suas práticas místicas assim são por atuarem no corpo cósmico do indivíduo e não por precisarem de intervenção de espíritos e outras entidades como fazem os primitivos.

quinta-feira, 24 de junho de 2021

[Novo Antecedente] O Forasteiro

 
CONTEMPLEM!!! O FORASTEIRO!!!
Só pode haver um...

Você é de um local distante da civilização, está acostumado com terras selvagens e clima extremos, a armadilhas naturais e ao isolamento oferecido pela natureza. Mesmo em lugares que você não conhece bem, você tem certeza que consegue se virar.

Você é um espírito livre, seus laços são com a natureza e com as tradições de sua terra natal. Você não tem paciência para as sutilizas da vida nas cidades grandes e muitas vezes é visto como rude.

Pré-Requisito 
  • 1 graduação em natureza
  • 1 graduação em sobrevivência
Armas 
  • (a) brunea ou (b) armadura acolchoada.
  • (a) arma marcial e escudo ou (b) arma marcial e armas simples.
  • Arma de ataque à distancia e aljava com 20 munições.
Mantimentos
  • Equipamento de aventura (mochila, cobertor, cantil e 2 trajes de viagem).
  • Equipamento de exploração (lanterna, corda, arpéu, 3 mapas suspeitos e giz).  
  • Estojo de utensílios (linha, agulhas, alicate, canivete, pedra de amolar, pederneira, isqueiro).
  • Conjunto de cozinha (panela, tachos, pratos, espetos, caneca, colher, garfo e faca).
  • Provisões básicas (5 rações, 2 tochas e 1 frascos de óleo).
  • algibeira com 7 PO
Vínculos (escolha um)
  • Nenhum
Prestígio
  • O povo comum e as autoridades desconfiam naturalmente de você. Mas elas também aceitam que suas ações fujam da normas até certo ponto. (-) (#)


(+) : Uma categoria de prestígio superior.
(-) : Uma categoria de prestígio inferior.
(*) : Patrono
(=) : Prestígio não sofre penalidade.
(#) : Resistência contra perda de prestígio.

[Cenário] O Povo Pária


CONTEMPLEM!!! O POVO PÁRIA!!!
Vai uma gaita mágica, chicó?

Vagabundos, bêbados, mendigos, carrascos, torturadores, coveiros, médicos negros, abatedores, cata-lixos, foras-da-lei, contrabandistas, ladrões, rufiões, bruxas, cortesãs, prostitutas e mesmo gente desafortunada como órfãos, aleijados e enfermos abandonados. Esses formam o povo invisível, renegados por todos, totalmente a margem da sociedade. Eles sofrem do estigma de realizarem atos desonrosos ou realizarem atividades próximas da morte ou doença. Suas palavras não possuem valor e muitas vezes, suas vidas também.

O povo pária formam a mais baixa classe social. A palavra deles não vale nada... mais que isso, geralmente são levadas com desconfiança. Suas vidas também possuem pouca importância, é difícil que alguém venha proteger-lhes ou vingar-lhes em caso de algum mal. A infâmia é tanta. que mesmo um homem livre que trabalhe junto a eles verá o peso de sua palavra e o valor de sua vida perante a sociedade evaporando.

Na Alvorada, não existe demagogia, o homem é antes de mais nada, fruto de suas ações e escolhas*. Suportar uma vida penosa com dignidade é antes tudo um sinal de virtude. Mas, existem aqueles, que por vontade própria ou fraqueza moral preferem o destino da malandragem. Esses são os desprezados, possuem um status de quase "não-pessoas" e o senso comum é que esse destino é escolha deles mesmos.

A maioria dos párias costumam viver em guetos de grandes cidades ou vilas afastadas**. Esses guetos não necessariamente são pobres, pois alguns deles, conseguem acumular fortunas por meio de atividades ilegais. Grandes cidades possuem, infames guetos cheios de barata e ratos, ocupados por ladrões furtivos, piratas e gangues de bandoleiros, movimentados guetos onde atua o mercado negro e os guetos cheirosos das cortesãs e casas de jogos. Todos eles, possuem em comum a má reputação.

Ninguém tem paciência comigo! 

As autoridades não ligam para as vidas dos párias, a não ser que suas atividades estejam a atrapalhar a vida do povo comum. Apenas, o mais virtuoso dos delegados iria se incomodar pela morte de um deles, afinal, eles se matam o tempo todo, em brigas estúpidas, atividades perigosas e ilícitas e mesmo disputas de gangues. Muito pelo contrário... é mais comum um delegado sádico castigar ou mesmo matar um vagabundo ou ladrãozinho como aviso. 

Embora, num primeiro momento, os párias pareçam não possuir qualquer importância no complexo tecido social, isso não é uma verdade. Eles são o refúgio de muitos, sejam aqueles que ganharam a inimizade da nobreza ou simplesmente não suportam a pressão social. Além disso, a falta de peso de suas palavras e a pouca necessidade de formalidade para com eles, acaba sendo uma válvula de escape para outros de classes sociais mais elevadas, um exemplo claro são as casas de diversões e cortesãs frequentada por ricos mercadores e nobres. Afinal, assediar uma camponesa pode dá errado, mas pra que isso quando se tem várias cortesãs a disposição.

* Esta no cânone do cenário que a União da Alvorada representa uma utopia, não falta oportunidade e cuidados para todos. No entanto, isso não significa o talhar da liberdade dos personagens, que podem negar as oportunidades por vários motivos sendo os principais: sabedoria pra reconhecê-las, coragem para pegá-las ou mesmo fraqueza moral. 

** Guetos existem nas cidades da Alvorada como forma de acolher diversos cenários. Mas o tom das grandes cidades é de prosperidade e esperança, isso não pode ser esquecido. Mesmo tais locais, não necessariamente são decadentes, porém impõe perigo a suas moedas. Amalgamos, claro, se propõe em abarcar toda topologia da fantasia e um ambiente urbano mais sombrio e decadente é apresentado em Merunja. 

Ilustrações

 
CONTEMPLEM!!!
24 de junho, dia mundial do disco voador


quarta-feira, 23 de junho de 2021

[Novo Antecedente] O Membro da Guilda

 
CONTEMPLEM!!! O MEMBRO DA GUILDA!!!
Aventureiro nas horas vagas

Você faz parte de uma guilda bem estabelecida e é perito em um ofício específico. Você deixou suas terras e seu trabalho em busca de novos negócios, novos conhecimentos ou mesmo atrás de matéria-prima exótica que finalmente lhe permitirá criar sua obra prima.

Uma guilda é uma rede de trabalhadores que praticam o mesmo ofício. Ela ensina, regula e controla uma determinada profissão. Seus membros, apesar de concorrentes possuem um forte senso de fraternidade e cuidam um dos outros. Uma guilda pode possuir certa influência política e esta disposta a ajudar seus membros  


Pré-Requisito 
  • 1 graduação em qualquer competência de ofício ou atividade
Armas 
  • Armadura de couro.
  • (a) bordão ou (b) falcata.
  • (a) 3 adagas ou (b) arco curto e aljava com 20 flechas.
Mantimentos
  • Equipamento de aventura (mochila, cobertor, cantil e 2 trajes de viagem)
  • Compilação de livros (livros relacionadas ao ofício).
  • Conjunto de ferramentas (ferramentas relacionadas ao ofício)
  • Provisões básicas (10 rações, 5 tochas e 2 frascos de óleo)
  • Algibeira com 35 PO
Vínculos (escolha um)
  • Você faz parte da guilda dos mercadores.
  • Você faz parte da guilda dos ferreiros, forjadores, funileiros e latoeiros.
  • Você faz parte da guilda dos joalheiros e mineiros.
  • Você faz parte da guilda dos construtores, pedreiros e carpinteiros.
  • Você faz parte da guilda dos cozinheiros, padeiros e cervejeiros.
  • Você faz parte da guilda dos remendadores, curtidores e sapateiros.
  • Você faz parte da guilda dos artistas, pintores, escultores e vidraceiros.
  • Você faz parte da guilda dos barbeiros, médicos e coveiros.
  • Você faz parte da guilda dos apotecários, herbalistas e alquimistas.
  • Você faz parte da guilda da magia.
  • Você faz parte da guilda dos ladrões.
  • Você faz parte da guilda dos contrabandistas.
Prestígio
  • Membros de sua guilda lhe tratam com hospitalidade, lhe oferecem abrigo e amparo, além de informações e serviços. (+)
  • Sua guilda lhe oferece acesso a autoridades, apoio política ou defesa contra algum mal-entendido.  (*)

Prestígio em relação ao carisma 
(+) : Uma categoria de prestígio superior.
(-) : Uma categoria de prestígio inferior.
(*) : Patrono
(=) : Prestígio não sofre penalidade.
(#) : Resistência contra perda de prestígio.

terça-feira, 22 de junho de 2021

[Nova Classe] O Bárbaro

 
CONTEMPLEM!!! O BÁRBARO!!!
Bárbaro por excelência

Bárbaros são guerreiros selvagens que desconhecem ou rejeitam a civilização. Ele pode ser um caçador pintado de uma tribo escondida, um senhor dos cavalos de terras distantes, um guerreiro nórdico furioso, ou um soldado que se degenerou a barbárie após anos de guerra. Em geral, os bárbaros não seguem as leis convencionais de uma sociedade civilizada, eles podem seguir seu próprio código de honra, apenas as leis básicas da natureza, ou as normas de conduta de uma sociedade menos civilizada. Certo é que os bárbaros são poderosos guerreiros que preferem confiar nos seus instintos e quando furiosos podem ser uma ameaça tanto a seus inimigos como a seus aliados. 

Tendência: Sempre Caótico
Pré-Requisitos: FOR 12, CON 12
Atributo Principal: CON
Dados de Vida: 1d12 ou +6, 5 após o 9º
Competências: Atletismo, Brutalidade, Exploração, Intuição, Labor, Montaria, Natureza, Ofício, Percepção, Sobrevivência, Tolerância
Pontos de Competência: 4 + mod. INT
Resistência Favorável: Fortitude
Armas: Todas as armas simples e comuns
Armaduras: Todas as armaduras leves e cotas de malha, todos os escudos


Nível
DV
BBA
Habilidades de Classe
1d12
+1
Fúria, Fúria +2, Inculto
2d12
+2
Talento Marcial
3d12
+3
Habilidade de Fúria, Sentir Perigo +2
4d12
+4
Truques e Artimanhas
5d12
+5
Fúria +4
6d12
+6
Talento Marcial
7d12
+7
Habilidade de Fúria
8d12
+8
Truques e Artimanhas
9d12
+9
Fúria +6
10º
+5
+10
Talento Marcial
11º
+10
+10
Habilidade de Fúria
12º
+15
+10
Truques e Artimanhas
13º
+20
+10
Fúria +8
14º
+25
+10
Talento Marcial
15º
+30
+10
Habilidade de Fúria
16º
+35
+10
Truques e Artimanhas
17º
+40
+10
Fúria +10
18º
+45
+10
Talento Marcial
19º
+50
+10
Habilidade de Fúria
20º
+55
+10
Truques e Artimanhas
  • Após o 9º nível o bárbaro recebe apenas 5 PVs, sem mod de CON

Ataque Adicional: O bárbaro recebe um ataque adicional no 5º nível e no 10º nível. O bárbaro pode atacar o mesmo alvo várias vezes ou atacar diferente alvos até 1,5 metros de distância entre si. Algumas armas, devido a seu funcionamento, impedem a realização do ataque adicional. Por exemplo: a besta, pois após o ataque é necessário realizar a recarga. Realizar mais de um ataque é uma ação total.

Imparável

Fúria: Quando um bárbaro entra em batalha, ele é capaz de entrar num estado de fúria para destruir seus inimigos. Uma vez em fúria o bárbaro receberá várias vantagens e desvantagens listadas a baixo:

Vantagens
  • +2 nos testes de habilidade e competência de FOR e CON
  • +2 nas jogadas de ataque corpo a corpo.
  • +2 no dano de ataques corpo a corpo. (O dano aumenta a medida que o bárbaro ganha níveis).
  • Resistência contra dano de concussão, perfuração e cortante.

Desvantagens
  • -2 na CA e não pode entrar em modo de defesa.
  • Não pode realizar nenhuma ação que demande raciocínio.
  • Após utilizar a fúria o bárbaro ficará fadigado até realizar um descanso curto.
  • Após utilizar fúria 2 vezes no mesmo dia o bárbaro ficará exausto até realizar um descanso longo.

A fúria do bárbaro dura num máximo uma quantidade de rodadas igual a 10 + mod. de CON do personagem, enquanto o bárbaro estiver consciente e enquanto não fugir do combate. Ele não pode entrar em fúria fadigado, exausto ou em pior condição. Entrar em fúria consome 1 PP.

Por Crom!

Fúria: Os bárbaros são capazes de realizar tremendos atos de fúrias. Eles possuem um número de pontos de fúria igual a 2 + mod. CON. Os bárbaros podem utilizar seus pontos de fúria para realizar diversas façanhas. Ao gastar um ponto fúria o bárbaro pode:

  • Entrar em fúria
  • +1d12 de dano durante a fúria (ataque destruidor)
  • Não receber penalidades ao executar uma ação ou manobra de combate
  • Utilizar algum Talento, Truque ou Habilidade de Fúria que consuma pontos de fúria

Após uma noite de descanso o bárbaro recuperará 1 ponto de fúria. Mas ele também pode recuperar 1 ponto fazendo as seguintes atividades:

  • Quando estiver em situação desesperadora durante o combate
  • Obtendo troféus de  guerra
  • Derrotando magos ou destruindo itens mágicos

Bárbaros heroicos sim

Habilidades de Fúria: Ao longo de sua jornada, um bárbaro aprimora seus instintos selvagens. No 3º nível e a cada 4 níveis o bárbaro aprende um novo talento da lista abaixo:


Sentir Perigo: O bárbaro adquire um forte senso intuitivo que o adverte do perigo. O bárbaro recebe +2 de bônus em testes de resistência de reflexos realizados contra armadilhas e magias.  Em adição, caso o bárbaro não esteja utilizando armadura, ele adiciona +2 de bônus de evasão no CA.

Inculto: O bárbaro é inculto, ele inicia o jogo sem saber ler e escrever independente de seu valor de inteligência. Ele também sofre uma penalidade de -3 em todas as competências de conhecimento e ofício normalmente relacionadas a civilização independente de ser treinado ou não e de sua quantidade de graduações. Por exemplo: o bárbaro seria capaz de construir um bote, mas não uma galé. O bárbaro seria capaz de cravar runas numa espada, mas incapaz de ler glifos arcanos mais sofisticados num círculo de uma masmorra. 

Anões também...

Talentos Marciais: O bárbaro é um guerreiro, através do treinamento de combate, ele aprende uma série de talentos marciais. No 2º nível e a cada 4 níveis o bárbaro aprende um novo talento da lista abaixo:

Talentos Marciais
Talentos de Cavalaria
Talentos de Combate Desarmado
Talentos de Combate Pesado
Talentos de Manobra
Talentos para Armas

Truques e Artimanhas: A medida que um bárbaro ganha experiência ele desenvolve vários truques que o ajudam em sua jornada. No 4º nível e a cada 4 níveis o bárbaro aprende um novo truque da lista abaixo:

Truques e Artimanhas
Truques de Caçador
Truques de Mobilidade
Truques de Sobrevivência

[Novo Antecedente] O Fidalgo

 
CONTEMPLEM!!! O FIDALGO!!!
Vamos derrubar uns gigantes...

Você é um fidalgo, um orgulhoso senhor, treinado em armas e em cavalos. Sua família é importante e possui terras, você demonstrou seu valor e recebeu a benção de um soberano, você adentrou em alguma ordem de cavalaria ou está ligado a igreja branca. 

Seja como for, você é familiarizado com dinheiro e está em posição de exercer alguma influência nos círculos sociais mais elevados. Você tem direito de estar entre a nobreza e as pessoas comuns fazem de tudo para acomodá-lo e não aborrecê-lo. No entanto, essas benesses vem com responsabilidades. Você deve honrar e obedecer seu patrono e isso inclui um comportamento exemplar.

Você carrega um emblema de cavalaria, um estandarte da sua casa, da casa do seu soberano, da sua dama ou da sua ordem. Esse é um objeto no qual você guarda muito amor e orgulho, ele está ligado com sua própria história e denota seu prestígio. Além disso, o fidalgo pode ser acompanhado por um escudeiro. O escudeiro é um rapaz de origem nobre que serve ao fidalgo em troca de treinamento. Ele monta seu acampamento, servo como cavalariço, cuida de seu equipamento, ajuda-o a vestir a armadura e é ansioso a entrar em combate... porém é melhor deixá-lo a salvo.

Pré-Requisito 
  • Leal e bom
  • 1 graduação em civismo
Armas 
  • (a) brunea ou (b) armadura de malha
  • (a) arma marcial e escudo ou (b) 2 armas marciais
  • (a) lança longa ou (b) besta leve e 20 virotes
  • (a) 5 azagaias ou (b) arma corpo a corpo simples
  • (a) cavalo pesado ou (b) cavalo leve e escudeiro
Mantimentos
  • Objetos de nobreza (livro da ordem, estandarte e sinete pessoal)
  • Bagagem nobre (baú, 2 trajes fino, joias, sabão, perfume)
  • Provisões de escriba (caderneta, 5 pergaminhos, pena e tinteiro, velas, tablete de cera)
  • Acessórios de cavalaria (sela, arreios, barrigueira, cabrestos, alforje e guia)
  • Acessórios de acampamento (cantil, tenda, cobertor, balde, lanterna e 2 trajes de viagem)
  • Estojo de utensílios (linha, agulhas, alicate, canivete, pedra de amolar, pederneira, isqueiro)
  • Provisões básicas (20 rações e 2 frascos de óleo)
  • Algibeira com 40 PO
Vínculos (escolha um)
  • Você é vassalo de um soberano.
  • Você faz parte de uma ordem de cavalaria.
  • Você é um clérigo paladino da Santa-Igreja.
  • Você é herdeiro de uma importante família.
  • Você é enamorado e deve lealdade a uma nobre donzela.
Prestígio
  • Você recebe abrigo e suprimentos de seu patrono, assim como ordens. (*)
  • Você é tratado normalmente pela nobreza. (=)
  • Você possui prestígio com autoridades, funcionários e políticos do estado. (+)
  • Você é respeitado pelo povo comum. (#)


Prestígio em relação ao carisma 
(+) : Uma categoria de prestígio superior.
(-) : Uma categoria de prestígio inferior.
(*) : Patrono
(=) : Prestígio não sofre penalidade.
(#) : Resistência contra perda de prestígio.