Cabeçalho



SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

quarta-feira, 15 de novembro de 2017

[Nova Raça] Altos Elfos


CONTEMPLEM!!! OS ALTOS ELFOS!!!
Elegância dos Altos Elfos

 "Na aurora do tempo,
  descem os elfos das estrelas,
  trazendo nova esperança,
  para os homens que guerreiam."

Nome: Altos Elfos
Outros Nomes: Elfos das Estrelas

Características Gerais
Os altos elfos, também chamados de elfos das estrelas, não são a única raça élfica de Amalgamos. Os traços dos altos elfos são parecidos com os dos velhos elfos, de quem eles descendem, no entanto, a sua beleza é ainda mais bela, sua estética é mais refinada, elegante e austera, combinando o encanto da natureza com a sabedoria das estrelas. A graça e a beleza dos altos elfos é sobrenatural, reflexo da glória na qual eles foram expostos em sua viagem pelo cosmos.

O rosto dos altos elfos são delgados e bem desenhados, sua pele é branca, eles não possuem pelos faciais e quase não possuem pelos no corpo. Seus cabelos são longos e finos, brancos, prateados ou dourados, eles emitem um brilho metálico e assim, como a barba dos anões, são motivo de grande orgulho e honra. Os elfos das estrelas costumam ornar seus cabelos com broches, tiaras ou coroas de joias, folhas e flores. Suas orelhas são levemente pontiagudas e conseguem escutar melhor do que a dos humanos. Seus olhos, que emitem um brilho de vivacidade, variam entre as cores verde, azul, cinza e raramente o dourado. Sua visão é mais aguçada, semelhante a de um pássaro e eles conseguem ver na penumbra e mais distantes que os homens. Os altos elfos são sempre esguios e até o mais forte deles,  parecerá atlético e não musculoso. Diferente dos velhos elfos que geralmente são um pouco mais baixos que os humanos, os altos elfos são realmente altos e altivos, alguns conseguem colocar até uma cabeça de diferença em relação aos homens. Por fim, os altos elfos sempre são belos, não existe altos elfos nascidos feios. Se um alto elfo é feio é por motivo de cicatriz ou maldição.

Eles também podem ficar furiosos e sombrios

A mente e o espírito dos altos elfos também foram iluminados pela bênção das estrelas. Desde da infância, os altos elfos demonstram uma grande clareza mental e espiritual, essa força psíquica, eles chamam de "o brilho". Eles próprios não compreendem plenamente o que é o brilho, apenas são afetados por esse misterioso poder. Devido ao brilho os altos elfos não necessitam dormir, eles meditam em transe onde vivenciam suas memórias em sonhos quase reais. Além disso, o brilho permite que os altos elfos vejam as coisas com calma e serenidade, distantes de seus sentimentos. Não obstante, eles são difíceis de serem encantados e são capazes de enfrentar situações de medo como estivessem lendo um livro. No entanto, é incorreto acreditar que elfos das estrelas são frios e calculistas, pelo contrário, as emoções são uma importante parte de suas vidas, eles só possuem facilidade para controlar seus estados emocionais. Os altos elfos se lamentarão e entrarão em fúria quando necessário.

Os altos elfos são quase imortais, eles possuem uma vida prolongada e chegam a viver mais de 2000 anos. A longa vida dos altos elfos também é uma das bênçãos das estrelas provenientes da contemplação do Empíreo na época do êxodo cósmico. Devido a essa quase imortalidade, os altos elfos possuem uma visão única do mundo, eles são extremamente pacientes e cautelosos, fato é que, eles não precisam se preocupar com as experiências que podem perder durante a vida, pelo contrário, a medida que envelhecem, eles ficam obcecados em encontrar sentido em tudo que fazem. Essa atitude leva-os a buscar a excelência em tudo o que fazem e reflete nos menores detalhes de sua sociedade. Os gestos dos altos elfos são milimetricamente calculados, suaves e graciosos. Seu artesanato é feito com extremo cuidado, delicadeza e atenção, desde um mero prego, a uma poda de uma árvore ou um feitiço de uma conjuração. Os costumes, as tradições e as cerimônias de sua sociedade são realizadas com extrema rigidez. Todo esse comportamento faz com que os altos elfos sejam interpretados como indolentes e orgulhosos por outras raças.

O comportamento calmo e cauteloso dos altos elfos é apenas a camada superficial de sua personalidade. A verdade é que os altos elfos são fatalistas, eles possuem uma visão atemporal das coisas. Enquanto um homem só pode ver uma jovem árvore, o alto elfo ver essa jovem árvore crescer com amor e cuidado e se tornar o carvalho que domina a floresta. Eles conseguem imaginar toda a beleza que um objeto ou criatura pode um dia vir a ter e da mesma forma eles conseguem imaginar a tragédia do fim dessa mesma beleza. Dessa forma, eles vivem na contradição do amor ao belo e ao bom e o fatalismo do fim. Tudo que um alto elfo ver está cheio de beleza e de pesar e este conflito acaba levando-o a um desejo de tentar controlar ou até mesmo parar o próprio tempo.

Adendo: O Brilho
Elfos comuns possuem sua essência ligada a natureza, isso é chamado de herança feérica ou mais popularmente de marca das fadas. Essa característica garante aos elfos dons sobrenaturais ligadas ao ambiente natural no qual eles possuem maior vínculo. Assim se originam as sub-raças élficas, como os elfos da floresta, os elfos do inverno, os elfos da areia, etc.

Abençoados

Os altos elfos são aqueles que tiveram sua marca das fadas transformada pelo poder divino da presença do Tri-Deus. A essência dos altos elfos está ligada com o próprio Empíreo. Essa ligação divina é denominada de o brilho. O brilho afeta enormemente os altos elfos. A benção mais marcante é sem dúvida a extensão da longevidade da raça, com os indivíduos chegando a alcançar os 2000 anos de idade. O brilho também transforma suas aparências e mentes, tornando-os de uma beleza majestosa e de um pensamento sempre reto e límpido. No entanto, esses dons vem com um custo, eles se tornaram quase inférteis. Sua reprodução perdeu o caráter biológico e agora serve aos desígnios celestiais. O nascimento de um novo alto elfo é uma graça concedida pelo Empíreo.

O brilho ainda mantém semelhanças com a marca das fadas. Altos elfos continuam compartilhando sua essência entre si, isso faz com que possuam uma consciência coletiva mais apurada. Além disso, assim como um velho elfo possui ojeriza a profanação da natureza, um alto elfo odeia o mal e a anti-vida. No entanto, é errado dizer que eles ainda possuem algum tipo de herança feérica, pois eles já não estão vinculados ao mundo natural, mas sim ao mundo celestial. Isso se manifesta principalmente pelo fato de altos elfos não possuírem aversão a ferro frio.

História
Segundo os anais élficos, a história dos altos elfos, remonta ao próprio Cosmomoto. Os elfos habitantes de mundos condenados contemplando o eminente fim fugiram para estrelas usando portais mágicos e naves espaciais. Eles seguiram em êxodo cósmico, descobrindo segredos místicos e mantendo a esperança de um dia voltar a seu planeta natal. Quando perdidos na vastidão dos cosmos, surge Eloim, o primeiro profeta dos elfos das estrelas que iria guiá-los até as Ilhas Celestiais e transformá-los para sempre.

Nas Ilhas Celestiais os elfos das estrelas contemplaram a glória do Empíreo. As energias sagradas do Tri-Deus modificou o espírito e fisiologia desses elfos transformando-os praticamente numa nova raça, mais sábia, mais bela e quase imortal e é por isso que os elfos das estrelas também são chamados de altos elfos. No entanto, o destino dos altos elfos não estava completo, eles foram permitidos voltar a Sopa e visitar uma última vez as ruínas do seu mundo natal para guiar os bons homens que ali lutavam.

Naves-Colmeias em êxodo

Agora iluminados pelo Senhor das Estrelas e dotados de poderosas naves-colmeias construídas com tecnologia deva, os novos altos elfos cruzaram os cosmos guiados pelos proetores rumo a Amalgo. Foram 3 naves-colmeias que pousaram no que hoje é o território da União da Alvorada: (1) Luzimar, a primeira das naves, pousou na região chamada Costa dos Vivos e usou sua magia dimensional para invocar seus aliados das estrelas que hoje são chamados de povos conjurados. (2) Erisã, a nave adormecida, que reivindicou as ruínas élficas de mesmo nome e guerreou contra homens e anões. (3) Conharol, a maior das naves, posou nas montanhas de Arvorae e até hoje ajuda os velhos elfos contra a corrupção de Voldur. Os sábios e magistas sabem que muitas outras naves colmeias pousaram em Sopa, porém fora do território da União da Alvorada. As histórias de altos elfos distantes chegam a União da Alvorada como boatos e lendas, não se sabe o que é verdade ou invenção, mas é fato que existem outros elfos das estrelas em Sopa.

Os magistas e até mesmo a Santa Igreja teme e desconfia dos altos elfos. É verdade que os altos elfos lutaram na Reconquista e são um dos fundadores da União da Alvorada, mesmo assim, não há como evitar suspeitas a essa misteriosa raça. As teorias afirmam que as naves-colmeias espalhadas pelo mundo são capazes de si comunicar uma com as outras e os altos elfos orquestram um mirabolante plano contra o Liche das Estrelas. Os altos elfos são um jogador, não uma peça, no grande xadrez cósmico.

Ecologia
A maior parte das comunidades de altos elfos vivem isoladas do mundo, no topo de montanhas, escondidas em florestas ou nas ruínas de antigos reinos elfos reivindicadas. No centro da comunidade geralmente se encontra uma nave espacial ou portal no qual eles usaram para cruzar as estrelas.

O longo tempo de vida dos altos elfos os permite se dedicarem as mais diversas atividades. No entanto, a natureza de cada um, os leva a preferirem determinadas vocações e serem melhor nelas. Em adição, o brilho se manifesta diferente em cada elfo e o passar dos anos faz com que suas habilidades e dons naturais sejam melhor destacados em seus ofícios. É importante a compreensão do modo de vida élfico para entender como suas comunidades se organizam.

As comunidades élficas são divididas através da habilidade. Os elfos se organizam em castas... ou melhor... casas, de acordo com suas disposições. As casas são formadas por aqueles que possuem excelência em faculdades semelhantes. Os mais renomados dessas casas fazem parte da corte e aconselham a nobreza. As 3 principais casas élficas são: 
  • Toldor (corpo das estrelas): A casa dos Toldor é formada pelos altos elfos que se destacam por sua proeza atlética e marcial. Eles são os zangões élficos responsáveis por defender a comunidade.
  • Pelari (mente solar): A casa dos Pelari é formada por aqueles com disposição para criação, preservação e manutenção. Eles possuem o dom do aprendizado, são guardiões do conhecimento e manifestam grandes habilidades técnicas.
  • Faniar (coração celestial): Os elfos da casa Faniar são aqueles com disposição para as artes místicas. Eles curam os enfermos e moldam a natureza através de suas canções. 
 
A super tecnologia dos Altos Elfos

A economia dos altos elfos é regida por super-ciência e magia. Eles não precisam aplicar grande esforço para realizar criar algo, mas mesmo assim sempre trabalharão com excelência. Enquanto um alto elfo irá buscar a perfeição nos mínimos detalhes na criação de um broche, um outro poderá erguer sozinho um pomar de frutas usando de tecnologia e magia, ele se dedicará o máximo possível para que suas frutas sejam a mais suculentas do mundo.

Altos elfos não costumam se incomodar em acumular dinheiro, eles preferem a contemplação de coisas belas e valorizam mais um bom artesanato do que montanhas de moedas. Para eles, acima dos bens materiais estão o conhecimento e as artes. De fato, elfos das estrelas são considerados os guardiões da história do cosmos. Além disso, eles acumularam incontáveis segredos arcanos e talvez sejam a raça mortal com o maior poder mágico de Amalgo. Eles contam com o conhecimento do próprio cosmos, com o cuidado milimétrico e com sua a longevidade para tecer poderosos feitiços. Alguns magistas temem que um dia os altos elfos resolvam congelar o próprio tempo. Tal teoria é infundada, pelo menos, enquanto os altos elfos tiverem a música, a dança e a poesia. Essas atividades são uma parte vital da sociedade élfica, elas proporcionam uma saída para séculos de experiência, dor e alegria. Aqueles que possuem ouvidos para música serão amaldiçoados para sempre caso um dia provem da melodia dos altos elfos, pois nenhuma outra música será capaz de saciar seus espíritos.

Diferente dos velhos elfos, os altos elfos são mais voltados para as leis e comunidade. Apesar de um alto elfo possuir liberdade individual para acumular propriedade, escolher no que trabalhar e com quem casar, ele sofre forte pressão social para obedecer os costumes e honrar a família. A família é o núcleo da sociedade dos altos elfos, ela funciona como um clã, formada por todos aqueles de mesmo nome. A família é regida por um conselho de anciões que é responsável por cuidar, proteger e punir os seus. A pior desonra para um alto elfo é ser expulso de sua família. Por outro lado, se um membro for ferido ou insultado, a família buscará retribuição de modo semi-sagrado, mesmo envolvendo o derramamento de sangue. Esta é a honra e a fúria élfica.

A realeza e a nobreza entre os altos elfos não é meramente convencional, as bugigangas tecnológicas da raça só podem ser ativadas por aqueles com sangue nobre, isso gera uma hierarquia dentro da sociedade élfica onde famílias menos nobres prestam vassalagem a outras afim de ter acesso a mais facilidades. Isso também gera um controle da nobreza dos meios de viagem e de defesa da sociedade. No entanto, as cortes dos elfos geralmente visam o bem comum da espécie.

Amor Élfico - Sempre Extravagante

O casamento dos altos elfos é um importante evento na sociedade, é celebrado o amor e conforme a tradição a comunidade para por uma semana em comemoração onde são realizados banquetes, bailes, festivais de poesias e competições esportivas e de caça. Ao fim das comemorações é realizado uma cerimônia mágica que muda o nome cósmico da elfa, ela deixa sua família e entra na família de seu esposo. Com o tempo, o casal entrará em comunhão psíquica um com o outro compartilhando até mesmo os sentimentos e as memórias em seu transe (uma característica comum entre os elfos).

Os altos elfos possuem fertilidade sobrenatural proporcional a seu longo tempo de vida. Se crê que essa foi uma forma do Empíreo compensar o cosmos pelo presente da longevidade. Quando uma criança nasce, a comunidade realiza mais uma semana de comemoração que tem fim na cerimônia de nomeação, onde o novo elfo recebe seu nome próprio, o nome de sua família e seu nome cósmico conhecido apenas por seus pais e sacerdote.  Um elfo das estrelas cresce da mesma forma que um humano até alcançar sua fase adulta, então ele subitamente para de envelhecer. Essa raça não é afetada pela velhice igual aos humanos, mesmo um alto elfo ancião possuirá o vigor e a aparência proporcional a um homem saudável nos meados de seus 40 anos. Além disso, eles temem a morte, aqueles que contemplaram o Empíreo não tem o que temer... Quando morrem, são queimados para que suas cinzas possam subir aos céus. Assim como os velhos elfos se tornam árvores após de mortos, os altos elfos se tornam estrelas.

As mulheres elfas possuem a mesma capacidade física que suas contrapartes masculinas e os alto elfos são uma raça de mulheres guerreiras e comandantes. No entanto, proporcionalmente, os homens continuam sendo maioria em atividades relacionadas ao combate. Isso ocorre, devido a preferência natural das mulheres de se dedicarem as artes da magia e da canção de poder. De qualquer forma... os altos elfos que se dedicam a canção encantada são mais temíveis do que quaisquer guerreiros. Seus longos anos de vida lhes garantem poder incomparável. Eles desenvolvem uma postura imperiosa e um olhar profundo que reflete os segredos do próprio cosmos.  

Altos elfos odeiam e temem é a corrupção da anti-vida. Eles odeiam a prática de necromancia e odeiam ainda mais os mortos-vivos. A anti-vida representa a própria feiura e está no espectro oposto do que representa os altos elfos. Altos elfos que se desviam do caminho do bem começam a definhar e morrer, mas muitos deles se mantém vivos com drogas e magias e se tornam os odiáveis elfos pálidos.
 
Alegoria/Moral

Beleza Encarnada

Os altos elfos são a alegoria da verdadeira beleza. Eles nos lembram que a beleza  é atemporal, se mantém incólume com o passar do tempo e está sempre associada com a verdade e o bem.

Livros
Livro da Exaltação: Aqueles que contemplaram o próprio Empíreo descerão dos céus carregando o estandarte da alvorada. Então uma nova era irá nascer, onde os justos se unirão contra os malignos e não temerão a morte ou a humilhação, apenas amarão a glória eterna.

Suma das Almas: O destino das almas dos altos elfos é belo, porém trágico. Elas não são mais permitidas voltar para a Cidade Dourada, mas tomarão parte da glória do Empíreo brilhando nos céus como estrelas, iluminando e orientando os bons homens.

Diários Oníricos do Sonhonauta: Em seus sonhos os altos elfos revivem seu passado. Talvez essa seja a maneira deles conseguirem se recordar de séculos de existência. No entanto, me entristeço em ver uma raça tão nobre ser incapaz de adentrar nas profundezas das terras do sonhos.

Rumores
Os velhos elfos são opostos aos orcos. Os altos elfos são opostos aos inumanos.

Blah! Elfos não sabem mexer com tecnologia, os elfos das estrelas operam suas naves espaciais na doida.

Nem perca tempo com elfas das estrelas, é possível contar nos dedos a quantidade de homens que conquistaram o coração delas.

Altos elfos quando morrem vivem natureza.

Altos elfos possuem sangue de abelha e são capazes de controlar esses insetos com o poder da mente.

O combustível das naves-colmeias são fragmentos de cosmo-cristal.

Altos elfos não existem... ninguém é capaz de contemplar o Empíreo, eles são constructos enviados pelos Devas para orientar os homens.

Altos elfos são péssimos na cama, por isso eles se reproduzem tão pouco.

O  coração de um alto elfo pode ser usado numa poção de rejuvenescimento.

Porque você acha que a nave dos elfos das estrelas se chama nave-colmeia? Os altos elfos são fruto do cruzamento dos antigos elfos com uma raça alienígena de povo abelha e quando eles "dormem", estão recebendo na verdade as ordens da rainha da colmeia.

É tabu na sociedade dos elfos das estrelas usar magia para invocar meteoros, dizem que quando eles fazem isso destroem as almas de seus antepassados.

Confie no Senhor das Estrelas

Se você for um bom devoto do Senhor das Estrelas também alcançará o brilho igual aos altos elfos.

Essa poção é feita de suor de alto elfo misturado com suor de anão. Basta um gole e você vai trabalhar o dia inteiro.
 
É um crime matar uma abelha na sociedade dos altos elfos.

Velhos elfos não comem dos vegetais dos altos elfos, eles dizem que é cheio de agrotóxicos.

Uma vez eu passei 1 semana dentro de uma nave-colmeia, quando eu sai tinham se passado 7 anos.

Os puns dos altos elfos cheiram doce.

Contemplem!

Altos Elfos como Raça
São chamados de altos elfos, um grupo reduzido de elfos cujos seus antepassados foram expostos a energia do Empíreo. Os altos elfos são ligeiramente mais altos que os humanos, possuem orelhas pontudas e conservam longos cabelos geralmente loiros ou prateados. A característica mais marcante de um alto elfo, no entanto, é seu longo tempo de vida chegando a atingir 2000 anos de idade. Devido a isso, os altos elfos possuem grande sabedoria e experiência, no entanto, eles também se tornam fatalistas e isolacionistas construindo suas cidades no alto de montanhas ou em penhascos de difícil acesso.

Alinhamento
Sempre Leal e Bom

Atributos Min e Max
20 em Inteligência e Sabedoria, 5 em Constituição

Ajuste de Habilidades
+1 em Inteligência e Sabedoria, -2 em Constituição

Visão na Penumbra
Elfos estão acostumados a viverem sob a luz da lua e das estrelas, eles enxergam normalmente na penumbra.

Sentidos Aguçados
Os altos elfos foram abençoados com sentidos aguçados, a visão e audição do alto elfo é melhor que a dos humanos. Os elfos recebem proficiência em percepção. Caso a classe do alto elfo já conceda a proficiência, o personagem recebe a habilidade foco em competência em percepção.

Treinamento com Armas
Os altos elfos treinam desde jovens com as armas favoritas de suas sociedades. Os altos elfos recebem proficiência com espada curta, espada longa, arco curto e arco longo. Caso a classe do alto elfo já conceda a proficiência, o personagem recebe a habilidade foco em arma em uma das armas.

Resistência Mental
A mente dos altos elfos é mais paciente e disciplinada. Os alto elfos recebem +2 em testes de resistência de vontade.

Transe
Os altos elfos não precisam dormir, no lugar disso, eles entram num transe meditativo durante um período de 4 horas. Em adição os altos elfos são imunes a efeitos que provocam sono.

Longevidade
Naturalmente imbuídos de magia, alguns altos elfos ultrapassam 2000 anos de idade. Altos elfos que alcançaram a maturidade possuem algumas centenas de anos de experiência. Os altos elfos recebem proficiência em história. Caso a classe do alto elfo já conceda a proficiência, o personagem recebe a habilidade foco em competência em história.

Aparência Sobrenatural
Os altos elfos são belos e possuem uma aura sobrenatural. Os altos elfos são facilmente reconhecidos e recebem -2 em testes de disfarce. Em adição, um alto elfo conjurador conhece a magia Manifestação.

Visão Atemporal
Devido a sua quase imortalidade os altos elfos possuem uma visão de mundo única. Os altos elfos recebem proficiência em intuição. Caso a classe do alto elfo já conceda a proficiência, o personagem recebe a habilidade foco em competência em intuição.

Casa Élfica
O brilho se manifesta nos altos elfos de forma diferente destacando suas habilidades naturais. Os altos elfos se dividem em casas de acordo com suas excelências.
  • Toldor (corpo das estrelas): Elfos que se destacam pela proeza atlética e marcial.
    Ajustes de Habilidade: +2 em Constituição (anula penalidade)
    Proteção Divina: Elfos dessa casa recebem a habilidade similar a magia proteção contra o aço.
  • Pelari (mente solar): Elfos com o dom do aprendizado e das artes técnicas.
    Ajustes de Habilidade: +1 em Inteligência e Sabedoria
    Excelência Rápida: Elfos dessa casa precisam gastar apenas 1 PQ para criar itens e aprender novas habilidades.
  • Faniar (coração celestial): Elfos que possuem disposição para as artes místicas.
    Ajustes de Habilidade: +1 em Inteligência e Sabedoria
    Magia Ancestral: Elfos dessa casa recebem a habilidade magia ancestral.

Obsessão por Excelência
Altos elfos possuam uma imensa paciência. Os altos elfos trabalham, praticam e estudam com grande zelo e sempre buscando a perfeição. Devido a isso altos elfos gastam o triplo de tempo em condições normais para realizar qualquer trabalho, criar qualquer artefato, e aprender qualquer proficiência. Todo item criado por um alto elfo é considerado uma obra-prima. Em adição, um alto elfo precisa gastar 2 PQ para criar itens e aprender ou substituir novas habilidades (incluindo magias).

Fatalismo
A visão atemporal dos altos elfos permitem que eles enxerguem tanto a beleza, como a tragédia de todas as coisas. Devido a isso os altos elfos convivem com um sentimento contraditório de amor pela beleza e profundo fatalismo. Os altos elfos de certa forma possuem um desejo de parar o avanço do tempo. Os altos elfos só recuperam 1 PP após 3 dias.

Destino Pós-Vida
Os altos elfos ao morrerem se tornam estrelas. Altos elfos não podem ser ressuscitados nem se tornam mortos-vivos.

Definhamento
Um alto elfo que deixe o caminho do bem perde a graça do Senhor das Estrelas. Um alto elfo perde 1 ponto de constituição por semana caso ele perca o alinhamento Leal e Bom. 

Classes Típicas
Cavaleiros, patrulheiros, magos e sacerdotes.


Referências:
Silmarillion
Castles & Crusades - Players Handbook
AD&D - The Complete Book of Elves
D&D4 - Players Handbook
Warhammer - High Elves
Pathfinder Companion - Elves of Golarion

2 comentários:

  1. Excelente descrição dos elfos, não havia visto este post. Meus parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado grande Odin, acredito que entre minhas raças básicas, os elfos são a mais ligada ao lore do meu cenário. Os meus altos elfos possuem uma grande inspiração de Tolkien, mas ao mesmo tempo, sua origem precisa fazer uma ponte com os velhos elfos (elfos ligados a natureza) e ao evento fundante do meu mundo.

    ResponderExcluir