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SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Cânone Amalgoense: Subgêneros


CONTEMPLEM!!! OS CÂNONES DE AMALGAMOS!!!
Cânones são leis
Cânones são as diretrizes básicas que regem um cenário ou o sistema. Amalgamos possui muitos cânones que definem como funciona o cenário. Cânones sobre diferentes assuntos, como: virtudes, estética, magia, etc. Nesta seção irei tratar dos subgêneros que formam o estilo de Amalgamos.

Subgêneros de Amalgamos

Alta Fantasia: A alta fantasia é um dos gêneros mais populares e mais divertidos para se jogar um RPG. A base do cenário de Amalgamos e própria forma como a campanha é estruturada jorra alta fantasia. Suas principais características são: 

(1) A naturalidade que são tratados os elementos fantásticos, tais como: magos, itens encantados e raças míticas. Esses elementos são considerados normais no cenário. Um exemplo do que não é alta fantasia, mas que serve para melhorar o entendimento do subgênero é a série de Conan, que é de baixa fantasia, onde feitiçaria sempre é tratada como algo extravagante e aterrorizador.

(2) Mundos de grande escala, geralmente bem detalhados, cuja mágica existe, mas funciona de acordo com uma certa lógica dentro do cenário. Um exemplo oposto, seria a fantasia de contos de fada e do folclore, cuja a magia dificilmente tem lógica e o cenário costuma ser vago.

(3) Personagens realizando longas jornadas e envolvidos num conflito entre o bem e o mal. Nesse subgênero, os conceitos morais costumam ser bem definidos e não existe espaço para relativismo.

Um bom exemplo de alta fantasia é o Senhor dos Anéis.

Heróis e Jornadas

Fantasia Heroica: A fantasia heroica descreve os feitos de um grande herói e suas conquistas, geralmente o herói faz poderosos aliados e inimigos em sua jornada, atravessa terras desconhecidas, luta em grandes batalhas ou contra monstros, conquista nações e se envolve diretamente com o destino do mundo.

Amalgamos não é um cenário aonde 1/3 da população é de aventureiros. Aventureiros são especiais e eles estão destinados a se tornarem conquistadores e depois reis. Um aventureiro pode começar como um zé ninguém e morrer de forma banal, mas mesmo assim, ele é especial. Não existe magos a cada esquina, não são todos os capelães que são capazes de usar magia, um guerreiro de nível 3 equivale a 3 homens, isso é bastante incomum.  

Amalgamos é um cenário pensado para que os jogadores tenham um sentimento de heroísmo e que esse sentimento vá se intensificando a medida que a reputação dos personagens for aumentando. 

Fantasia de Cavalaria: Novelas de cavalaria revelam um herói que segue um código de conduta cavalheiresco, além disso, as aventuras costumam possuir um caráter místico, simbólico e espiritual que exalta os valores cristãos. Um bom exemplo desse gênero é o belo Sir Gawain e o Cavaleiro Verde.

Espada e Feitiçaria: Subgênero caracterizado por lutas de espada e truques de mágica. Esse subgênero é o hack and slash que deixa tudo divertido. Seu maior exemplo é a série de Conan.

Fantasia Científica: Esse subgênero segue a premissa que não existe diferença entre tecnologia avançada e magia. Itens mágicos são na verdade artefatos tecnológicos deixados por civilizações antigas ou alienígenas. A prática da magia é apenas uma forma de manipular as leis entrópicas do universo ou até mesmo nanotecnologia. 

Grandiosidade é importante

Utopia: Subgênero caracterizado pela criação de um mundo ideal. Em Amalgamos, a União da Alvorada é a idealização de um mundo de múltiplas civilizações e tradições unidas por uma única cultura base, promotora da paz. Em adição, cada uma das civilizações é capaz de promover seus valores tradicionais ao máximo transmutados pela cultura base. 

Em Amalgamo é possível explorar o conflito entre a identidade de um povo e a própria cultura base da União, porém o conflito deve ser resolvido em prol da perpetuação da instituição. Esses são os valores que caracterizam o cenário. Amalgamos sem a União da Alvorada não é Amalgamos e a dissolução da organização vai contra o espírito do cenário.

Distopia: Distopia é o oposto de utopia, um mundo que é um pesadelo. Existe muitas formas de distopias: O mal reina sobre o bem, o caos reina sobre a ordem, a loucura reina sobre a razão, a ganância reina sobre a honra, o poder reina sobre a liberdade, a lógica reina sobre o amor, etc..

Em Amalgamos, o que está fora da União da Alvorada é uma distopia, uma civilização doente, sofrendo de alguma forma de corrupção. A União da Alvorada existe para resistir as forças do mal e levar a luz para além de suas fronteiras.

Tempero bom

Outros Subgêneros: Amalgamos emprega outros subgêneros da fantasia e ficção científica em sua concepção, no entanto, tais subgêneros não fazem parte de sua base. Por exemplo: fantasia de portal, onde personagens podem ser transportados da Terra para Amalgo. Fantasia mitológica/folclórica, que onde são utilizado mitos reais misturado com o cenário, como é o caso de Carlos Magno. Império galático que não necessita de explicação. Steampunk, onde a tecnologia é a vapor e baseada nas obras de Julio Verne.  Cyberpunk onde a tecnologia é avançada, mas a vida é terrível e a sociedade está em colapso.

Esses subgêneros aparecem todos em maneira diluída no cenário. 

Horror Estranho: Caracterizado pela presença de uma força maligna, desconhecida e inexplicável. Tal força é incapaz de ser compreendida pelo cérebro humano e representa a suspensão e a derrota das leis da natureza e a vitória do caos. O maior exemplo desse gênero são as obras de Lovercraft.

Em Amalgamos, os Poderes Sombrios são a força maligna que assombra o mundo.

Horror de Ocultismo: Horror proveniente da feitiçaria. Em Amalgamos existe a mágica boa e a mágica ruim. Cultistas, druidas e feiticeiros malignos, dementes e corrompidos fazem pacto com entidades sobrenaturais e se opõe aos heróis.

Boa dose de estupidez
  
Brega e Gonzo: Só existe uma forma de ligar todos esses gêneros e é com muito bom humor, sem se preocupar com clichês, sentido e seriedade. A diversão e a comédia é a liga que junta tudo isso.

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