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SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

domingo, 17 de dezembro de 2017

[Novo Item] Fruta-Monstro


CONTEMPLEM!!! A FRUTA-MONSTRO!!!
Altamente venenoso

Uma fruta com boca, língua, olhos e dentes, altamente agressiva, capaz de morder a mão de quem se aproximar. Esta é a fruta-monstro, original da terra dos monstros, ela pode ser encontra nas versões, laranja, limão, maçã, banana, melancia, tomate, abóbora e melão. 

Frutas-monstros são extremamente perigosas, venenosas e repletas de energia maligna, uma de suas mordidas é capaz de matar um adulto (2d6 de dano de veneno e sombras). Mas o veneno é o menor dos perigos quando se trata dessas frutas, pois elas atraem monstros a longa distância. Sua aura maligna é facilmente sentida e o monstro que comer essa fruta evoluirá para o próximo estágio. Se um zumbi come uma fruta monstro, ele recebe poder suficiente para se tornar um inumano. Se um dragão jovem come a mesma fruta, ele recebe o poder para se tornar equiparável a um dragão adulto. Carregar uma fruta-monstro por aí é sinônimo de encrenca.

Dá pra sentir o poder maligno!!!
Uma fruta-monstor nasce quando uma árvore passa a se nutrir com sangue de monstro. Geralmente elas são originais das terras dos monstros, mas nada impede que uma fruta-monstro nasça na União da Alvorada. Quando isso acontece, monstros começarão a surgir no local em busca do fruto, eles combaterão uns contra os outros afim de obter o alimento.

Botânicos e cozinheiros malignos tentam durante séculos criar a fruta artificialmente, no entanto, todas as tentativas parecem ser malsucedidas. Quando uma árvore é fertilizada com sangue de monstro ela dá um fruto similar no veneno e na aparência, mas sem a capacidade de atrair e evoluir monstros. Parece que a única forma da verdadeira fruta-monstro nascer é se o sangue regar o solo de forma não intencional. Mesmo assim, os avanços nos campos da botânica e culinária maligna são notáveis. Além da criação de um falso fruto, os pesquisadores desenvolveram também o manjar dos monstros, um doce feito da fruta falsa capaz de agradar até mesmo o paladar de um vampiro. O manjar é capaz de atrair monstros, apesar de não ter a mesma força do fruto original.

Teste de Ciência / Natureza
CD
Conhecimento
12
Se livra logo disso!!! Esse negócio atrai monstros!!!
16
A mordida do fruto-monstro é altamente venenosa.
20
Original da Terra dos Monstros, o fruto-monstro nasce quando uma planta é fertilizada com sangue de monstros.
24
Nem o melhor dos botânicos malignos conseguiu reproduzir um fruto-monstro original.

Guerra Civil em Amalgamos!!!


CONTEMPLEM!!! A GUERRA CIVIL DE AMALGAMOS!!!
Guerra Civil em Amalgamos!?!

Óbvio que uma guerra civil entre os membros da União da Alvorada está longe de acontecer. Mas e se ocorresse uma guerra civil entre os 3 impérios dos homens qual seria o resultado? Um ótimo exercício de imaginação para medir a força dos impérios.

Império Beuta x Império de Covarga
O Império Beuta sairia vencedor. As companhias de aço possuem mais experiência de guerra do que os covargueses que dependem de sua tecnologia superior. É provável que as companhias de aço, a dura perdas consigam emboscar a artilharia de Covarga e sem o seu trunfo os dragões seriam esmagados pela infantaria beuta que é bem superior em número.

Império de Covarga x Império Magno
A cavalaria do Império Magno não teria chance contra as forças covarguesas. Os cavaleiros de Carlos Magnos não são disciplinas e dependem de força sobrenatural. O altar do observador iria transformar o exército do Império Magno em alvos fáceis para os dragões e para os canhões-dragões.

Império Beuta x Império Magno
Por mais treinados que sejam as companhias de aço, elas não dariam contam da força sobrenatural dos cavaleiros de Carlos Magno. A grande infantaria beuta não resistiria a carga das ordens de cavalaria menores do Império Magno e as companhias de aço poderiam até infligir dano nas ordens de nível intermediário como os montanheses e os paladinos, mas seriam incapazes de enfrentar os coroados.

Ilustrações


CONTEMPLEM!!!
John Blanche

sábado, 16 de dezembro de 2017

[Cenário] O Novo Império de Covarga


CONTEMPLEM!!! O NOVO IMPÉRIO DE COVARGA!!!
Aero-Doca de Torredo


InspiraçãoA sociedade de Covarga é inspirada na Itália renascentista e em Portugal e Espanha das grandes navegações.

- Bandeira: Cruz vermelha dividindo fundo branco, no quadrado superior esquerdo, um dragão verde de asas vermelhas coroado, simbolizando a conquista de terras exóticas para o Deus-Rei.

- História: O antigo império de Covarga era supremo… uma nação dos homens sem precedentes, um mundo orgulhoso, altamente avançado. Mas os seus dias de glória acabaram com o Cosmomoto e com Horda Verde. Quando a lótus nuclear desabrochou tudo havia sido destruído;


Biblioteca Nacional de Covarga

Milhares de anos após o agonizante fim da altiva nação, o povo-gentil que avançava lentamente para o norte, reconquistando território e expulsando os orcos descobriram as ruínas do antigo império. Escavações e pesquisas permitiram a redescoberta da tecnologia antiga, milhares de tomos, tratados, pergaminhos e livros conservados magicamente sobre os mais variados assuntos foram encontrados. Engenharia, química, balística, navegação, tudo isso estava novamente ao alcance do homem. A cultura e o conhecimento ancestral se espalharam naturalmente servindo de base para a formação de uma nova nação, o novo Império de Covarga.

- Sociedade: Covarga é uma nação rica, mercantil, e possui muitas colônias espalhadas pelo mundo. O povo da pátria-mãe é próspero, empreendedor, fascinado com a exploração, inovação e artes. No entanto, é incorreto achar que os covargueses são pessoas moles. As lutas da reconquista contra os orcos forjaram um povo guerreiro capaz de avançar lentamente derramando seu próprio sangue para conseguir mais um pequeno pedaço de terra. As expedições de Covarga no Além-Mar são frutos desse espírito bravio, elas não podem ser entendidas como mera busca por riquezas, mas sim, como a continuação do desbravamento feito pelos janeritas que ao alcançarem o limite da terra voltam seu impulso para o mar.

Torredo
A capital de Covarga é Torredo, um exemplo de organização, beleza e comodidade, principalmente quando comparada a outras cidades da União. As ruas de Torredo são sempre limpas e até as casas mais humildes são feitas de madeira de boa qualidade e possuem 2 andares. Em Torredo existe a Academia de Tecnologia de Exploração, essa academia é composta é por várias escolas, as mais famosas são: Escola de Balística de Torredo que guarda o segredo da produção dos dragonetes e dos canhões dragões e a Escola Aero-Espacial da Alvorada, responsável pela criação dos barcos do ar, ambas pertencentes ao Centro de Super-Ciência e Alquimia. Outra escola importante da academia é a Escola de Direito e Diplomacia que se debruça sobre os direitos dos povos selvagens das colônias.

No entanto, nas colônias de Covarga a vida é mais dura, Muitas ameaças cercam as cidades que começam a nascer e o desconhecido está a poucos quilômetros. A distância da autoridade leva ao exército ser mais violento e as leis menos aplicadas. As colônias de Covarga é um chamariz de perigos e também de pessoas ousadas. As principais colônias são:

    • Aderlino: importante ponto comercial disputado com os Sultanatos de Xazar.
    • Cadri: Província de exploração de diamantes e metais preciosos dentro da Floresta Negra de Zamboa.
    • Louranço: Vasta porção de terra a ser explorada na Costa do Sal.

Governo: Covarga é governado pelos notáveis Dom João Henrique, o Navegador e pela Rainha Isabel, a Santa. Ambos acreditam possuir o dever de expandir a União da Alvorada para todo o mundo e libertar os homens do julgo dos orcos. Para isso, eles contam com o apoio dos príncipes-capitães, um cargo oferecido apenas aos mais leais súditos da coroa. O dever de um príncipe-capitão do mar é comandar poderosas esquadras, enquanto o dever de um príncipe-capitão da terra é tentar colonizar capitanias em lugares distantes e hostis.
O Observador
- Religião: A principal divindade da antiga Covarga era uma terrível aberração chamado Observador. Seus sacerdotes criavam poderosos campos anti-magia através de relíquias pré-apocalípticas e rituais de sacrifício eram realizados com frequência. Durante o período de reconstrução, ainda existiam vestígios do culto ao Observador entre os nativos selvagens e os novos conhecimentos encontrados nas explorações seduzia os colonizadores a religião sinistra. No entanto, a palavra dos profetas era forte entre os janeritas e a nova Covarga foi erguida tendo a religião do Deus-Rei como oficial e banindo todos os outros cultos do território.

Os clérigos do Deus-Rei conseguiram de alguma maneira adaptar os poderes anti-mágicos do culto do Observador através dos estudos de tomos antigos e relíquias. Estes poucos clérigos formaram uma ordem de homens ascéticos e silenciosos chamados Sacerdotes Cinzentos. As maiores cidades de Covarga possuem templos erguidos por Sacerdotes Cinzentos que impedem ou dificultam o uso de magia na região. O governo faz um grande esforço pra desassociar os Sacerdotes Cinzentos do culto do Observador. Apesar disso, ainda existem grupos de cultistas leais ao Observador, que se infiltram na Ordem dos Sacerdotes Cinzentos para ter acesso as suas antigas relíquias e conhecimentos. Mais de uma vez, a Santa Inquisição julgou e condenou esses falsos clérigos aumentando a suspeita da população contra os Sacerdotes Cinzentos.

Além da religião do Deus-Rei e os resquícios do culto do Observador, nas colônias também são praticadas não-oficialmente as religiões nativas da região.

- Militar: Covarga conta com a mais poderosa força militar da União da Alvorada. Seus homens são patriotas e lutam com fé, seu exército é pequeno, mas bem disciplinado e sua marinha domina os mares. Além disso, Covarga possui 2 poderosas armas criadas a partir da tecnologia de eras distantes, a dragoneta e o canhão-dragão. As forças de Covarga se dividem em:

Bandeirantes

    • A Companhia das Bandeiras: Também chamados de bandeirantes, eles são companhias autônomos provisórias de homens durões que possuem a permissão do governo de desbravar o território das colônias, construir assentamentos e conquistar terra, além de servirem como exército mercenário defensivo. Os bandeirantes são formados por exploradores, mercenários, mineiros e fazendeiros em busca de ouro ou terra, índios, mamelucos indígenas e até bandidos e escravos. Eles são mal disciplinados e geralmente possuem uma figura autoritária por trás, mas independente disso, eles são bravos e resistentes. Cada grupo possui sua própria bandeira e cores, eles costumam durar apenas até encontrarem uma fonte de riquezas ou defenderem tal fonte de uma ameaça, devido a isso, esses grupos surgem e desaparecem rapidamente e também devido a isso são chamados de Companhia das Bandeiras.
    • Os Dragões: Os dragões são a infantaria de Covarga, eles são o que se pode chamar de fuzileiros. Armados com espada, escudo e dragoneta, os dragões são uma força terrível. Eles são divididos em 3 divisões: os dragões vermelhos, especialistas em combate no deserto e em campo aberto, suas cores são vermelho e branco e seu escudo é um dragão vermelho em fundo branco. Os dragões verdes, especialistas em combate em milícia e combate na floresta, suas cores são verde e vermelho e branco, sua bandeira é um dragão verde com asas vermelhas em fundo branco. Os dragões azuis, que também são marinheiros, especialistas em ataques rápidos, desembarque e combate naval, suas cores são o azul, branco e amarelo e sua bandeira é um dragão azul de asas amarelas em fundo branco.
    • Os Dragões Negros: Os dragões negros são pistoleiros experientes montados a cavalo. A maioria dos dragões negros servem como patrulheiros nas colônias, no entanto, quando reunidos eles prestam como uma boa cavalaria leve. Suas cores são negro e azul-escuro e sua bandeira é um dragão negro em fundo azul-escuro, no entanto, os dragões das colônias dificilmente andam uniformizados.
    • A Grande Artilharia da Coroa: Formada pelos morteiros e canhões grandes de Covarga, Criados pela Escola de Balística de Torredo, os morteiros e canhões-dragões são enormes peças móveis de artilharia, seus canos são de ouro e esculpidos em forma uma boca de dragão, eles disparam poderosas rajadas de energia vermelha e são capazes de destruir um exército em instantes. A artilharia da coroa é o orgulho nacional, sua fraqueza no entanto, é a pouca mobilidade. As cores da Grande Artilharia da Coroa são o dourado, o vermelho e o branco e sua bandeira é um canhão-dragão dourado, apontando para diagonal, numa listra vermelha diagonal, num fundo branco.

      Avante Frota de Covarga
    • A Frota da Coroa: A frota de Covarga domina os mares de Sopa. A frota é composta por velozes caravelas e monstruosas nau-capitanias, suas grandes velas exibem a cruz vermelha de Covarga e são movidas por vento mágico. Cada embarcação possui dezenas de canhões dragões e são comandadas pelos melhores homens do reino.
    • A Aero-Frota: Covarga também conta com uma pequena frota de barcos do ar, que são dirigíveis. Eles são lentos, possuem pouca mobilidade e são incapazes de cruzar o oceano, no entanto servem para transporte de pessoas e cargas e são armados com canhões dragões para defesa aérea e granadas para ataque contra o solo.
    • O Altar do Observador: Um grande olho de ferro preso numa haste giratória, carregado por poderosos cavalos e operado pelos sacerdotes cinzentos. Para onde o olho de ferro é apontado a magia é incapaz de florescer. Está é uma das armas mais poderosas de Covarga e seu trunfo contra os inimigos.

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

Qual a diferença entre Amalgamos e Amalgo???


CONTEMPLEM!!! A DÚVIDA DO SÉCULO!!!
Morreu de pensa!!!

Amalgamos: É o nome do universo do cenário e o nome do próprio cenário.

Amalgo: É o nome do planeta principal do cenário, assim como de seu principal idioma.

segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

[Cosmologia] O Anti-Deus


CONTEMPLEM!!! O ANTI-DEUS!!!
O Liche das Estrelas

"O Grande Ferreiro cria, o Deus-Rei salva, o Senhor das Estrelas Guia."
Livro da Exaltação

Na profunda escuridão do espaço, os Poderes Sombrios tecem suas magias. Sedentos de inveja, eles buscam uma maneira de usurpar o poder do Empíreo, mas, o máximo que podem conseguir com seus perversos experimentos é uma macabra caricatura, aquilo que é chamado de: o ANTI-DEUS.  

Assim como o Tri-Deus é trino, o Anti-Deus tenta imitar a trindade. Formado por 3 aspectos diferentes, o Anti-Deus é espaço corruptor, encarnação do mal e espírito malicioso. Tudo isso reunido na figura sinistra do Liche das Estrelas.

A dimensão viva do Grande Abismo

O Grande Abismo: Quando o cosmos ainda era jovem os Poderes Sombrios deram origem ao Grande Abismo. As forças do mal costurando a dor, o desespero e o sofrimento psíquico e moral das criaturas criaram uma dimensão viva e consciente, o Grande Abismo. Essa dimensão busca ser vazia e desprovida de ser, porém não é. O Grande Abismo é um algo que tenta ser nada e transformar tudo em nada. Seu objetivo é esvaziar o sentido das coisas, devorar, distorcer e aniquilar o próprio universo. No estômago nulificador do Grande Abismo reina a contradição, a falta de lógica e a loucura e nesse inferno são forjados os demônios siderais do Liche das Estrelas.

O Deus-Morto: Os Poderes Sombrios costumam escolher seu campeão e muitas foram a encarnação do Deus-Morto: o Mestre da Desgraça, o Imperador do Terror, o Khan da Tortura... hoje o título se encontra com aquele conhecido como o Liche das Estrelas.

Apesar dos seus muitos títulos profanos, o Deus-Morto se coloca originalmente como o salvador da humanidade, aquele que  extingue o sofrimento e concede riquezas, prazer, poder, glória e sabedoria para seus seguidores. Mas não se engane. ele é um falso salvador, mais do que isso, ele é a própria vontade de poder, deseja realizar todas suas vontades, mesmo que cause da perdição de tudo. Se o Deus-Morto oferece algo, ele oferece apenas com o intuito de escravizar. 

O Liche das Estrelas é o Deus-Morto atual, ele recebeu as graças dos Poderes Sombrios e se tornou um com todas as outras encarnações anteriores do campeão do mal. Através do seu poder psíquico, o zumbi do espaço influencia o Grande Abismo e o Senhor Escuro, para criar e controlar súditos que lhe obtenham fragmentos de cosmo-cristal afim de restaurar seu corpo e poder.

O Senhor Escuro avança sutil

O Senhor do Escuro: O Senhor do Escuro é conhecido por muitos outros nomes, numa região ele pode ser chamado de Escuridão Sussurrante, em outra ele é as Trevas que Caça. Independente de seu nome, o Senhor Escuro não é um produto dos Poderes Sombrios, mas sim parte deles, parte antiga e atroz.

O Senhor do Escuro é o espírito arauto dos Poderes Sombrios, é o mal dissimulado que sutil e gentilmente seduz aqueles de coração fraco, sempre buscando mais um para a perdição. Enquanto o Senhor das Estrelas guia e ilumina os caminhos, o Senhor do Escuro cega e engana. 

domingo, 3 de dezembro de 2017

Problemas com os Alinhamentos


CONTEMPLEM!!! OS PROBLEMAS COM OS ALINHAMENTOS!!!
Ninguém tem paciência comigo!

Continuando o tratado sobre os alinhamentos, desta vez irei abordar minhas insatisfações e os problemas que vejo na regra. 

Para mim, os alinhamentos são confusos por causa de 2 pontos:

(1) O limite e a relação entre os alinhamentos.

(2) O escopo do alinhamento: cósmico, político ou pessoal.

Essa confusão pode ser evidenciada nos problemas abaixo:

(1) O Problema do Abismo: A cosmologia clássica do D&D coloca os diabos e demônios em eterna guerra uns com os outros, isso é justificado pela diferença de alinhamentos Leal e Mau contra Caótico e Mau. Na minha opinião, isso é uma baita de uma besteira. Se diabos e demônios devoram-se uns aos outros é porque eles são maus e não por causa do eixo Lei/Caos. Esse problema recai no limite e relação entre os alinhamentos.

Hitalin

(2) O Problema do Socialismo: Na parte triste da história da humanidade, o socialismo e sua heresia, o nazismo, executaram um incontável número de pessoas sistematicamente. Não parece haver dúvidas de que se fosse escolhido um alinhamento para esses regimes seria Leal e Mal, afinal, os regimes estavam organizados, tinham um poder central, uma hierarquia e estavam inseridos numa tradição de pensamento. Mas note que isso é uma perspectiva puramente político. Particularmente, eu prefiro pensar nos alinhamentos numa perspectiva cósmica. Imagine um tal de Hitalin possui uma milícia e sai exterminando pessoas que considera inferior, tudo indica que a milícia seria Caótica e Má. A milícia cresce e toma o poder. Agora Hitalin se organiza e legaliza suas ações. Pode-se dizer que as ações de Hitalin ficaram mais previsíveis. Será? Ele pode simplesmente iniciar o extermínio de pessoas que discordam do seu partido. A única coisa que mudou é que agora ele tem poder para declarar sua palavra como lei. De uma perspectiva cósmica, as ações de Hitalin, são não naturais e imprevisíveis, estando ele no poder ou não. Dessa perspectiva, a regra das primeiras versões de D&D de existir uma relação Caos/Mau fazem todo o sentido.

(3) O Problema da Neutralidade: A neutralidade geralmente é definida como a apatia aos demais alinhamentos, como a preocupação individual acima da dos demais e as vezes como a tentativa de manter em equilíbrio as forças os demais alinhamentos. Mas todas essas ações enquadram o personagem no Mau/Caos. Se você ver uma pessoa precisando de ajuda e não oferece apoio certamente você está cometendo um ato vil, seja por apatia ou egoísmo. Mas sem sentido ainda é a questão do equilíbrio... O mundo está muito bom, então vou ser do mau pra balancear... A ideia do campeão eterno de Moorcock é furada e baseada numa interpretação incorreta da Lei e do Caos que o OD&D conseguiu escapar. A verdadeira neutralidade para mim só existe em criaturas não inteligentes, como animais, ou sem livre arbítrio, limitadas a se preocuparem com o próprio nariz.