Cabeçalho



SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

domingo, 3 de dezembro de 2017

Problemas com os Alinhamentos


CONTEMPLEM!!! OS PROBLEMAS COM OS ALINHAMENTOS!!!
Ninguém tem paciência comigo!

Continuando o tratado sobre os alinhamentos, desta vez irei abordar minhas insatisfações e os problemas que vejo na regra. 

Para mim, os alinhamentos são confusos por causa de 2 pontos:

(1) O limite e a relação entre os alinhamentos.

(2) O escopo do alinhamento: cósmico, político ou pessoal.

Essa confusão pode ser evidenciada nos problemas abaixo:

(1) O Problema do Abismo: A cosmologia clássica do D&D coloca os diabos e demônios em eterna guerra uns com os outros, isso é justificado pela diferença de alinhamentos Leal e Mau contra Caótico e Mau. Na minha opinião, isso é uma baita de uma besteira. Se diabos e demônios devoram-se uns aos outros é porque eles são maus e não por causa do eixo Lei/Caos. Esse problema recai no limite e relação entre os alinhamentos.

Hitalin

(2) O Problema do Socialismo: Na parte triste da história da humanidade, o socialismo e sua heresia, o nazismo, executaram um incontável número de pessoas sistematicamente. Não parece haver dúvidas de que se fosse escolhido um alinhamento para esses regimes seria Leal e Mal, afinal, os regimes estavam organizados, tinham um poder central, uma hierarquia e estavam inseridos numa tradição de pensamento. Mas note que isso é uma perspectiva puramente político. Particularmente, eu prefiro pensar nos alinhamentos numa perspectiva cósmica. Imagine um tal de Hitalin possui uma milícia e sai exterminando pessoas que considera inferior, tudo indica que a milícia seria Caótica e Má. A milícia cresce e toma o poder. Agora Hitalin se organiza e legaliza suas ações. Pode-se dizer que as ações de Hitalin ficaram mais previsíveis. Será? Ele pode simplesmente iniciar o extermínio de pessoas que discordam do seu partido. A única coisa que mudou é que agora ele tem poder para declarar sua palavra como lei. De uma perspectiva cósmica, as ações de Hitalin, são não naturais e imprevisíveis, estando ele no poder ou não. Dessa perspectiva, a regra das primeiras versões de D&D de existir uma relação Caos/Mau fazem todo o sentido.

(3) O Problema da Neutralidade: A neutralidade geralmente é definida como a apatia aos demais alinhamentos, como a preocupação individual acima da dos demais e as vezes como a tentativa de manter em equilíbrio as forças os demais alinhamentos. Mas todas essas ações enquadram o personagem no Mau/Caos. Se você ver uma pessoa precisando de ajuda e não oferece apoio certamente você está cometendo um ato vil, seja por apatia ou egoísmo. Mas sem sentido ainda é a questão do equilíbrio... O mundo está muito bom, então vou ser do mau pra balancear... A ideia do campeão eterno de Moorcock é furada e baseada numa interpretação incorreta da Lei e do Caos que o OD&D conseguiu escapar. A verdadeira neutralidade para mim só existe em criaturas não inteligentes, como animais, ou sem livre arbítrio, limitadas a se preocuparem com o próprio nariz.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário