Cabeçalho



SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

sexta-feira, 25 de março de 2022

[Nova Classe] O Bardo

 
CONTEMPLEM!!! O BARDO!!!
Bons em qualquer coisa

O bardo é um arquétipo versátil que tem como objetivo combinar feitiçaria, poder de combate e competências. Os bardos estão presentes em praticamente todas as culturas, embora sejam chamados de diferentes nomes e desempenhem diferentes papéis em cada sociedade.  Um bardo pode ser o bobo da corte sempre disposto a dizer as mais terríveis verdades, um andarilho que aprendeu sua música com sátiros, um escaldo nórdico arauto da batalha, um menestrel colecionador de história, lendas e contos ou um ladino místico pronto para ajudar o próximo.

Tendência: Qualquer
Pré-Requisitos: DES 10, CAR 15
Atributo Principal: CAR
Dados de Vida: 1d6 ou +3, 2 após o 9º
Competências: Acrobacia, Arcanismo, Artes, Civismo, Comércio, Diplomacia, Diversão, Exploração, Furtividade, História, Ladinagem, Linguística, Intuição, Manha, Medicina, Natureza, Ofício, Percepção, Religião. 
Pontos de Competência: 6 + mod. INT
Resistência Favorável: Reflexos, Vontade
Armas: Adaga, arco curto, besta de mão, besta leve, cimitarra, dardos, espada curta, espada longa, falcata, falcata, funda, lança curta, maça,  machadinha, porrete, rapieira, sabre
Armaduras: Armaduras acolchoadas, cota de malha e escudo pequeno.


Nível
DV
BBA
Habilidades de Classe
1d6
+0
Conhecimento de Bardo, Folia de Bardo 1d6, Inclinação de Bardo, Sorte de Bardo, Magias
2d6
+1
Reputação de Bardo
3d6
+2
Truques e Artimanhas
4d6
+3
5d6
+4
Folia de Bardo 1d8
6d6
+4
7d6
+5
Truques e Artimanhas
8d6
+6
9d6
+7
Folia de Bardo 1d10
10º
+2
+7
11º
+4
+7
Truques e Artimanhas
12º
+6
+7
13º
+8
+7
Folia de Bardo 1d12
14º
+10
+7
15º
+12
+7
Truques e Artimanhas
16º
+14
+7
17º
+16
+7
Folia de Bardo 2d8
18º
+18
+7
19º
+20
+7
Truques e Artimanhas
20º
+22
+7

  • Após o 9º nível o bardo recebe apenas 2 PVs, sem mod de CON


Magias por Dia
Nível
1
2
3
4
5
6
7
1
-
-
-
-
-
-
2
-
-
-
-
-
-
2
1
-
-
-
-
-
3
2
-
-
-
-
-
3
2
1
-
-
-
-
4
3
2
-
-
-
-
4
3
2
1
-
-
-
5
4
3
2
-
-
-
5
4
3
2
1
-
-
10º
5
5
3
3
2
-
-
11º
554321-
12º
554432-
13º
5554321
14º
5555432
15º
5555432
16º
5555543
17º
5555543
18º
5555554
19º
5555554
20º
5555555


Habilidades de Classe

Ataque Adicional: O bardo recebe um ataque adicional no 7º nível. O bardo pode atacar o mesmo alvo várias vezes ou atacar diferentes alvos até 1,5 metros de distância entre si. Algumas armas, devido a seu funcionamento, impedem a realização do ataque adicional. Por exemplo: a besta, pois após o ataque, é necessário realizar a recarga. Realizar mais de um ataque é uma ação total.

dança das sombras

Inclinação de Bardo: O espírito de um bardo surge nas mais diversas culturas e civilizações. Eles anseiam, aprendem e se inspiram de forma diferente. Apesar de semelhantes na força de sua presença, bardos possuem diferentes inclinações.

Todo bardo recebe a habilidade foco em competência em artesAlém disso, o bardo escolhe uma das seguintes inclinações:
  • Céu
    Um bardo ligado a igreja e as tradições sagradas. Ele pode ser considerado um profeta ou um salmista. Seus instrumentos favoritos são arpas ou trombetas, instrumentos costumeiramente utilizados pelos anjos.
    O bardo com essa inclinação pode utilizar artes em seus testes de competência de religião e intuição. Seus caminhos mágicos são Magia Branca e Druidismo.
  • Guerra
    Um bardo criado dentro de uma tradição guerreira. Ele é um escaldo, um arauto da batalha. Seus instrumentos favoritos são tambores ou cornos de guerra, instrumentos utilizados para instigar as tropas.
    O bardo com essa inclinação pode utilizar artes em seus testes de competência de guerra e brutalidade e ele é proficiente nessas 2 competênciasSeus caminhos mágicos são Magia Branca e Magia Negra. Em adição, seu DV é 1d8, no entanto, seus pontos de competência são 4 + mod. de Int.
  • Natureza
    Um bardo ligado a natureza. Ele pode ser um bardo pastoril ou um seguidor da arte feérica. Seus instrumentos musicais são a ocarina e a flauta, pois são instrumentos ligados aos sátiros, ninfas e outras criaturas feéricas.

    O bardo com essa inclinação pode utilizar artes em seus testes de competência de natureza e sobrevivência. Seus caminhos mágicos são Druidismo e Bruxaria.
  • Ruas
    Um bardo das cidades e do povo. Ele é um menestrel acostumado a viagem. Seu instrumento musical favorito é o alaúde, pois este é o mais popular entre a gente.

    O bardo com essa inclinação pode utilizar artes em seus testes de competência de exploração e manha. Seus caminhos mágicos são Druidismo e Ilusionismo.
  • Sombras
    Um bardo sedutor e dissimulador, costumeiramente fruto de uma sociedade decadente. Ele pode ser um cortesão, uma dançarina ou mesmo um oráculo sombrio. Seu instrumento favorito é o pandeiro e eles apreciam bastante a dança, pois essa é uma arte sensual e com fortes ligações arcanas.
    O bardo com essa inclinação pode utilizar artes em seus testes de competência de arcanismo e acrobacia
    Seus caminhos mágicos são Magia Negra e Ilusionismo.

Falha crítica em sedução

Folia de Bardo: Bardos são capazes de influenciar o espírito de seus companheiros ou de seus inimigos. Eles podem fazer isso através de sua música, oração, gritos de guerra ou mesmo atuação estapafúrdia. 
  • Inspirar:  O bardo concede +1d6 de bônus de moral para um aliado em uma jogada de ataque, dano ou teste de competência (exceto conhecimento). O alvo escolhe quando utilizar o dado de folia nos próximos 10 min. Ele só pode possuir um dado de folia por vez. Exaltar um aliado é considerada uma ação livre.
  • Atrapalhar: O bardo concede -1d6 de penalidade na próxima jogada de ataque de um inimigo. O alvo possui direito a um teste de resistência de Vontade CD 10 + metade do nível do bardo + mod. Car. do bardo. Caso o alvo obtenha sucesso, ele recebe metade da penalidade. Caso o alvo falhe, ele irá marcar o bardo como alvo. Atrapalhar um inimigo é considerada uma ação livre.
  • Proteger: O bardo concede +1d6 de bônus de moral para um aliado na CA ou num teste de resistência. O bardo pode utilizar essa habilidade como reação.
  • Confortar: O bardo cura 2d6 de PVs de seus aliados. O bardo só pode utilizar essa ação durante um descanso.
  • Fascinar: O bardo adiciona +1d6 de bônus de moral em um teste de competência de diversão para envolver uma plateia. A plateia como um todo faz um teste resistido de intuição. Uma plateia fascinada não está atenta aos arredores e sofre -4 no CA. O bardo pode promover a simpatia ou antipatia da plateia contra uma pessoa ou uma atitude. 
    A animosidade e o tamanho da plateia influenciam circunstancialmente na CD. Para cada nível de rejeição, a plateia recebe +5 no teste resistido. (desconfiança, desprezo, raiva, ódio). Para cada 10 pessoas de público, a plateia recebe +2 no teste resistido.
No 1º nível o dado de folia do bardo é 1d6. A cada 4 níveis, o dado de folia aumenta em 1 categoria. Utilizar uma folia de bardo consome 1 PP. 

Nerdolas!!!

Conhecimento de Bardo: O bardo possui conhecimento e cultura incomum. O bardo possui conhecimento sobre todos os itens abaixo e pode realizar um teste de conhecimento da competência adequada, mesmo sem graduação.
  • Cidade e regiões
  • Lendas e histórias do passado
  • Magias e feitiços
  • Deuses e religiões
Em adição, o bardo recebe os seguintes benefícios:
  • O bardo recebe a habilidade foco em competência em história.
  • O bardo começa a fase de desenvolvimento com o conhecimento total sobre sua região inicial (excluindo segredos). 
  • O bardo possui o conhecimento simples de todos os PDMs e locais importantes dentro de sua região inicial. 
  • O bardo recebe 3 rumores por dia, ao invés de 1.
  • O bardo pode gastar 1 PQ para realizar um teste de conhecimento sobre uma outra região na fase de quietação.

Sorte nunca é demais...

Sorte de Bardo: Bardos são extremamente sortudos. Eles possuem um número de pontos de sorte igual a 2 + modificador de CAR. Os bardos podem utilizar seus pontos de sorte para realizar diversas façanhas. Ao gastar um ponto de sorte o bardo pode:

  • Realizar uma folia.
  • +1d6 num teste de competência
  • +1d6 num teste de resistência
  • +1d6 para realizar alguma ação inusitada (fica à critério do mestre)
  • Realizar algum truque que consuma pontos de sorte

Após uma noite de descanso total o bardo recuperará 1 ponto de sorte. Mas ele pode recuperar 1 ponto  fazendo as seguintes atividades:

  • Aumentando sua reputação através de seus contos, histórias, poemas, músicas, etc
  • Descobrindo novos conhecimentos, mistérios e lendas
  • Visitando lugares de lendas, de grande beleza ou dramaticidade

Morto mas feliz!

Reputação de Bardo: Em geral, os bardos gozam de prestígio com a população. Lendas e tradições sobre os bardos povoam o imaginário popular. Os bardos que atingem o 2º nível gozam das seguintes vantagem:
  • As pessoas comuns são receptivas ao bardo, ele é tratado de maneira amigável desde que se comporte adequadamente.
  • O bardo recebe abrigo e refeição de graça. Segundo as tradições da hospitalidade, sempre que um bardo chega a cidade, ele deve ser abrigado. Em geral, o bardo recebe abrigo de um cidadão respeitado e seguidor dos costumes. Caso nunca tenha visitado tal cidade, ele consegue se informar dos costumes, lendas e histórias da região com o cidadão que lhe dá abrigo.  O cidadão não é obrigado a dar abrigo ao bardo mais do que alguns dias, nem é obrigado a manter o grupo do bardo. Caso o bardo abuse da hospitalidade, o cidadão pode expulsá-lo ou até mandar prendê-lo. Se o bardo não for conhecido e não se apresentar adequadamente ou for de terras rivais ou inimigas é provável que ele não obtenha abrigo.
  • Ao receber abrigo, o bardo pode gastar 3 PPs para obter conhecimento sobre a região que se encontra. O bardo recebe os mesmos benefícios de sua região inicial nessa nova região.
  • Segundo as lendas, matar um bardo causa má sorte. Criaturas que abatam um bardo precisam passar num teste de vontade CD 10 + metade do nível do bardo + mod. CAR do bardo ou receberão uma penalidade de -2 no ataque, dano e testes de resistência. Se o bardo for curado, essa penalidade é removida automaticamente. Essa penalidade afeta apenas criaturas vivas e inteligentes, com exceção de aberrações, abissais e celestiais.
  • Superstição pode fazer com que o bardo se livre de mal tratos. Caso o bardo seja capturado por bandidos ou monstros minimamente inteligentes existe 50% de chance dele ser liberado. Inimigos ou alvos de escárnio do bardo, criaturas cruéis ou pouco supersticiosas ou pessoas que acreditam estar fazendo a justiça, podem não se importar com a sorte. 
Encantando ratos desde 1284

Magias: As canções do bardo são cheias de magia e poder. O bardo possui acesso aos caminhos mágicos de acordo com sua inclinação. No primeiro nível, os bardos começam o jogo com 3 magias, reveladas por sua própria alma, através de um mestre ou academia, ou através de estudo de lendas e canções. A cada nível que o bardo passa, ele aprende 1 nova magia revelada por sua alma sensível. Os bardos também podem aprender novas magias no decorrer da campanha através da obtenção e estudo de runas, pergaminhos,  grimórios ou tomos arcanos, através da meditação e uso de drogas alucinógenas, participando de rituais mágicos ou barganhando com entidades sobrenaturais.

Também podem bater...

Truques e Artimanhas: Um bardo guarda em sua manga vários truques que ele aprende em sua carreira. No 3º nível e a cada nível 4 níveis o bardo aprende um truque da lista abaixo:

Habilidades de Bardo
Talentos de Combate Desarmado
Talentos de Combate Leve
Talentos de Manobra
Talentos para Armas
Truques de Combate
Truques de Especialista
Truques de Mobilidade
Truques de Sobrevivência
Segredos Escolásticos
Segredos Numinosos

8 comentários:

  1. Ótima descrição desses nobres aventureiros, que são a classe favorita de minha esposa. É difícil imaginar um grupo de aventureiros sem um bardo e é inegável o valor (voluntário e involuntário) que ele traz ao grupo. Seus pontos sobre a Sorte e Reputação ficaram excelentes, e transmitem bem características essenciais da classe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Odin, sinceramente, não me lembro da onde tirei essa Reputação. Eu vejo que essa classe ainda precisa de muita lapidação. D&D5 tem muitos conceitos interessantes que não foram utilizados. No futuro pretendo repensar a canção encantada e dividir o bardo em subclasses, como escaldo, menestrel, etc... Eu não gostaria de ter publicado essa classe, só fiz porque vou começar uma campanha no próximo mês e tem jogador que quer jogar de bardo.

      Excluir
    2. Faz 3 anos que quero jogar de bardo 😉

      Excluir
    3. Vamos ver se o bardo dura 3 sessões! hehehehe

      Excluir
  2. Gronark, O Senhor do Sofrimento25 de março de 2022 às 21:24

    Foi graças aos bardos e outros artistas que minha corrupção foi tão longe! A maioria esmagadora dos bardecos busca apenas riquezas e hedonismo. Coisas que eu entreguei alegremente em troca deles aviltarem contra todo tipo de moral, integridade e valores. Isso praticamente entregou a sociedade em uma badeja de pra para mim! HAHAHAHAHAHAHAHA

    (Um dos meus personagens mais recentes foi um anão bardo chamado Mormund Aço-Cantante. O histórico dele era bem engraçado. Praticamente um anão boêmio que sabia cantar e conversar como ninguém, mas que era apaixonado pela princesa anã da fortaleza. Então ele saiu da fortaleza para ganhar reputação pra conseguir o direito a pedir a mão dela. Depois de muitas aventuras, Mormund conseguiu invadir uma antiga cidade-fortaleza anã amaldiçoada e trazer os restos do antigo rei e pai da Marja Escudo Dourado (A princesa). Meu anão fez a ultima canção para honrar o rei Drunnor durante a cerimônia de enterro, e fez com que a rainha Helga (Que era uma rainha justa mas fria tendo o apelido de "a Montanha") chorasse. Isso deu ao Mormund o título de "o anão que fez a montanha chorar. Um ótimo personagem!)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gronark, seus bardos não possuem poder nos domínios do Sonhonauta! Eles irão se autodestruir, como todos os servos do Caos, no fim os fieis a Chama Imperecível irão triunfar.

      Parece que você teve uma campanha épica e bem interessante. Certamente esse foi um belo personagem. Inclusive me deu vontade de jogar. A última campanha que nós fizemos foi anã. Todo grupo era formado por anões e tinham como objetivo descobrir os segredos de uma antiga montanha voadora que havia caído em eras anteriores. Infelizmente o grupo inteiro morreu numa side-quest.

      Excluir
  3. Foi o maior e pior golpe contra a aliança da alvorada! Eu expurgo essa infestação do mal que é a praga rato, seres adilosos e covardes de prole infinita.

    Que seja anotado no livro do rancores a ofensa e mal causado. Pois o senhor deus ferreiro demanda retaliação e justiça as nobre almas que partiram de forma tão injusta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queek Corta-Cabeças26 de março de 2022 às 14:20

      MORRA-MORRA, COISA-BARBUDA! Seu fraco-inútil deus ferreiro não-não pode parar as legiões de rataiadas de devorar-comer tudo! Pelo Grande Rato, nós iremos exterminar-aniquilar seu povo, sim-sim! Muitas cabeças para Queek cortar-colecionar, sim-sim!

      Excluir