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SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

sexta-feira, 4 de março de 2022

[Nova Raça] Pequeninos


CONTEMPLEM!!! OS PEQUENINOS!!!

Pouca estatura, grande coração

 "3 homens e 1 anão,
  não dão competição,
  contra um pequenino,
  comendo sua refeição."

Nome: Pequeninos

Outros Nomes: Povo Pequeno, Povo Manhoso


Características Gerais
Habitantes das arestas do mundo, os pequeninos parecem viver à margem da história, mas tal afirmação é um insulto para eles, preconceito de gente grande. O povo pequeno se orgulha e reafirma que sempre esteve onde deveria estar e sempre participou ativamente no desenrolar dos tempos, embora muitos sejam incapazes de perceber.


Tamanho miniatura

A maior característica dos pequeninos é ser pequeno. Eles medem em torno de 90 centímetros, não ultrapassando 1,20 metros. Óbvio, que o tamanho é um importante fator no espírito desse povo, afinal, eles precisam lidar com um mundo muito maior que eles, incluindo suas criaturas que além de maiores geralmente são mais fortes. Para superar esse desafio, os pequeninos contam com uma boa dose de bom humor, inteligência e claro, habilidade de passarem despercebidos.

Pequeninos costumam pesar entre 20 e os 40 quilos, tendendo sempre ao sobrepeso devido a seu grande apetite. Eles amam comida e amam comer... apesar de possuírem o tamanho de uma criança, eles são capazes de comer mais que um homem adulto, na verdade, eles comem por dia 5 grandes refeições normalmente. Não à toa essa raça é renomada por seus cozinheiros e comilões. Uma "pochetezinha" proeminente nesse povo é considerado sinal de prosperidade. 

Ademais, os pequeninos possuem a mesma proporção dos humanos, por vezes sendo confundidos com crianças humanas. Seus tons de pele variam do bronzeado ao pálido corado e seus cabelos costumam ser castanhos, geralmente encaracolados. É falso a afirmação que pequeninos não possuem pelos faciais. Eles possuem, apesar de barbas serem raras. Pelos faciais só aparecem na meia idade. Além disso, devido a natureza jovial desse povo, é comum eles se barbearem, no máximo conservando costeletas compridas.

Olhos pidões

Os olhos dos pequeninos são grandes e amendoados, passando um sentimento inocente e inofensivo. A cor mais comum dos olhos dessa raça é o castanho e eles são capazes de enxergar em locais de pouca iluminação, melhor do que os homens enxergam na penumbra. As orelhas dos pequeninos são levemente pontiagudas, mais próximas das orelhas humanas do que as dos elfos. Mesmo assim, sua audição é levemente superior a dos humanos.

Mesmo os mais rechonchudos dos pequeninos são dotados de boa destreza, precisão e reflexos. Seus dedos são ágeis e eles conseguem se destacar em vários trabalhos manuais como a tecelagem, a confecção de cestos, de sapatos ou mesmo a lapidação de joias e a alquimia. No entanto, o gosto pelo ar livre faz com que a maior parte desse povo prefira se tornar fazendeiros, jardineiros ou pastores. 

A última das características marcantes dessa raça são seus pés. Os pés dos pequeninos são robustos e peludos. As solas de seus pés são naturalmente protegidas por uma pele grossa e eles não precisam usar calçados, isso, somado com sua destreza e tamanho os fazem excepcionalmente bons em serem furtivos, visto que conseguem ser silenciosos onde normalmente o uso de botas faria barulho. 

Cúmulo da magreza

Pequeninas são curvilíneas e corpulentas, possuindo a tendência de serem mais voluptuosas do que esbeltas. Seus seios tendem a serem maiores em proporção do que os das suas contrapartes humanas e elas também apresentam maior facilidade de serem "peludas", isto é, acumularem pelos nas partes íntimas, axilas e pés. Pequeninas são vaidosas e adeptas da depilação, embora pés femininos cabeludos possam ser encontradas principalmente em áreas rurais e frias, isso é incomum e no máximo temporário, devido o grande número de comemorações e festivais desse povo e o gosto de que ambos os sexos possuem de tentar impressionar uns aos outros.

Os pequeninos são um povo gentil e pacífico, mais preocupado com seu bem-estar e com o horário da próxima refeição do que com ambições maiores como riquezas e poder. Eles são generosos e hospitaleiros e não se recusam a oferecer abrigo e comida a viajantes sem segundas intenções. Eles também são difíceis de se zangar e não possuem natureza militar. No entanto, são bravos e dispostos a lutar sempre que seu lar é ameaçado, nesse caso, usarão de astúcia e furtividade contra seus inimigos.

Bar pequenino

Pequeninos também são joviais e vaidosos, amam piadas, música e histórias divertidas na mesa do bar. Eles preservam a boa aparência e gostam de se vestir bem, inclusive com ornamentos com broches, cordões e anéis. Suas roupas costumam ser de tons claros e alegres com bordados e texturas de pássaros, peixes, pequenos roedores, flores e árvores. Sua vida social é bem movimentada e as vezes alguns desenvolvem gosto pela bravata e o charlatanismo. 

Por fim, os pequeninos são práticos, inquietos e curiosos. Eles não suportam indecisão e sempre optam pela solução mais simples para seus problemas. Já quanto a curiosidade, essa é considerada seu grande defeito, responsável por os meter em enrascadas. É por causa de curiosidade que os caseiros pequeninos se aventuram pelo mundo, fazem travessuras e acabam por pegar coisas que não devem.

Adendo: Sorte dos Pequeninos
Os pequeninos são famosos por sua grande sorte. Quando um pequenino está enfrentando perigo mortal, uma força misteriosa parece intervir em seu favor. Quando o mundo está um grande caos, suas aldeias passam intocadas. Assim, o tempo passa e a raça pequena vive de forma plácida e indiferente com suas aldeias intocadas e escondidas dos olhos de quem lhes deseja o mal. A real explicação para todas essas coincidências só pode ser conjecturada.

Os homens acreditam que as aldeias e as vilas dos pequeninos possuem pouco valor tático. Elas não são propensas a serem cobiçadas, nem a se tornarem alvo de ira de alguma força maligna. Dessa forma, povo pequeno pode viver se dedicando aos prazerem mais simples, sem se preocupar com guerras ou outras ameaças. Quando o perigo chega a porta dos pequeninos, geralmente é algum mal menor, como um bando de duendes invasores ou algum ogro faminto. Mesmo assim, isso ocorre muito raramente e esses infortúnios acabam se transformando em contos recheados de heróis e delírios e repetidos durante muitas gerações como os grandes feitos da vila.

Sorte pequenina

Já os elfos e muitos magistas pensam de forma mais mística. Eles acreditam que o modo de vida simples e pacata dos pequeninos acaba por gerar um efeito de apaziguamento sobrenatural que os livra de infortúnios. A origem desse efeito ou aura, no entanto, é controverso. Alguns afirmam que a inocência pequenina acaba por atrair a benção divina que reconhece o valor de proteger essa visão do cosmos. Outros, invocam a Teoria da Congruência que afirma que a realidade se molda de acordo com suas similitudes. Ou seja, para eles, a sorte pequenina não passa da ação natural dos frutos do cosmomoto.

Os pequeninos por sua vez, acreditam no poder da sorte. Eles afirma que sua boa fortuna é frutos das várias superstições que realizam para fazer o destino pender a seu favor. Eles usam trevos de 3 folhas e  pés de coelhos, evitam fazer mal a animais, respeitam nascentes, nunca passam por baixo de escadas, entre outras coisas... Segundo eles, toda essa insistência acaba por chamar a atenção do Empíreo que os favorece de um modo ou de outro.  

História
Os pequeninos afirmam que eles estão no mundo desde que o mundo é mundo, sempre participando dos grandes eventos e ajudando a moldar a história. No entanto, eles se sentem indignados ao saber que seus atos não aparecem nos anais e compêndios das outras raças.

A verdade seja dita, os pequeninos possuem uma prática de registrar a história bastante incomum. Embora eles amem e se orgulhem de seu passado, seus registros são mais focados em árvores genealógicas, poemas e hábitos do dia à dia. Seus tomos são ótimos para revelar o funcionamento da sociedade e psicologia desse povo, porém carecem de informações importantes como uma linha do tempo regida por eventos, coisa que é considerada secundária para eles. 

Dificuldade de concentração :/

Nas disciplinas mágicas muitas são as teorias sobre a origem dessa raça, nenhuma, no entanto, é unânime. Os magistas costumam aceitar a versão de que o povo pequeno foi criado por algum colosso, eterno ou espírito antigo bondoso nos primórdios dos tempos. Outros contestam afirmando que isso é impossível pois esse povo nasceu na agrestia das fadas pela mão de espíritos feéricos. Já a mais infame das suposições pensa os pequeninos como mutações em humanos ocorridas em mundos alienígenas em futuros distantes. Óbvio que os próprios pequeninos se revoltam contra essa última especulação indignados pela privação de sua originalidade.

Os próprios pequeninos se contentam em dizer que sua origem não tem tanta importância, a não ser pelo fato deles terem sido criados pela divina providência por ação direta ou indireta do Tri-Deus. O que por parâmetros teológicos é uma afirmação forte, pois enquanto cada uma das raças fundadoras da Alvorada se identificam majoritariamente com um aspecto específico do Tri-Deus, os pequeninos se identificam com todos e de todos recolhem bênçãos. E tudo isso parece se justificar pelo fato de que ao longo de toda história do povo pequeno, eles sempre cultuaram o Tri-Deus, diferente das demais raças convertidas por profetas.

Um povo diverso

Os registros pré-cosmomoto dos pequeninos são escassos, porém existem e através de diligente análise é possível inferir que assim como as demais raças, eles vieram para Amalgo de muitos mundos diferentes. Em alguns desses mundos, eles eram soberanos, em outros no entanto, eles conviviam com outras espécies, umas pacíficas outras nem tanto. Isso explica o que eles chamam das 5 grandes famílias*:

Gnomizados

  • Barbarrudes (barba-rudes): Dotados de nariz desproporcional, seja ele redondo ou adunco, e com maior tendência de desenvolverem pelos faciais, os Barbarrudes são considerados os mais isolados e reservados dos pequeninos, preferindo se divertir trancados em suas tocas se dedicando a estudos e trabalhos sistemáticos.



Gostam do mato
  • Brandárvore (branda-árvore): Os mais alienígenas dos pequeninos. Seus ancestrais receberam a benção de espíritos feéricos e desde então eles permanecem intimamente ligados com a natureza. Não obstante, eles manifestam poderes estranhos, as vezes apresentam fisionomia mais selvagem e não é incomum possuírem tons de pele e de cabelo diferentes, geralmente cores vibrantes, como verde, laranja, vermelho ou azul.   

Destemidos
  • Mandachama (manda-chama): Eles não se distinguem dos demais pequeninos em termos de aparência, mas possuem espírito fortes (alguns possuindo poderes especiais), são dotados de extrema curiosidade e possuem uma ainda maior ausência de medo que os leva a muitas confusões e devido a isso costumam ser considerados companheiros problemáticos.

Pochete é sinal de prosperidade
  • Ossoslargos (ossos-largos): Como o próprio nome diz, os Ossoslargos tendem a ser mais robustos e rechonchudos que os demais. Eles são bastante caseiros e tradicionais, evitando correr riscos sempre que possível.

    Lá e de volta outra vez

  • Péspeludos (pés-peludos): Os Péspeludos possuem os pés maiores e mais cabeludos que os outros pequeninos. Eles também não possuem o hábito do uso de calçados. A curiosidade nos Péspeludos costuma se manifestar na forma de desejo de mudança e exploração e algumas de suas comunidades são nômades.
* O dialeto pequenês, escreve e fala junto a fonética dos nomes próprios de suas famílias. A língua comum, escreve os nomes separados.

Mesmo com as diferenças entre as 5 grandes famílias, elas sempre guardaram entre si uma cultura comum, o que corrobora que todos os pequeninos possuem a mesma origem apesar de uma separação em algum momento do tempo. A união do povo pequeno só veio a ocorrer após o cosmomoto quando as fronteiras do universo finalmente caíram. Com hospitalidade da raça a união foi um processo rápido e fácil e hoje não é incomum que suas comunidades grandes ou médias possuam integrantes de todos as famílias vivendo em harmonia.

Isso nos leva a história pós-cosmomoto, quando os pequeninos surgiram dos mais diversos mundos para Sopa. Assim como qualquer outro povo, eles tiveram que sobreviver ao milênio do terror. O povo pequeno fez o possível escondendo-se e defendendo-se, mesmo assim pagaram o preço. Tragédias dos dias tristes continuam sendo cantadas por eles, mas a esperança e a dignidade nunca foi perdida e na medida do possível eles sempre combateram o mal e ajudaram a Alvorada. 
 
A história dos pequeninos sempre andou discreta e ao lado da história da União da Alvorada. Embora esse povo não seja um agente provocador de mudanças, ele não carece de importância, sempre participando dos eventos do tempo, com seus heróis ou com seus esforços e por várias vezes, muitas delas sutis, o destino de todos repousou nos ombros dos pequeninos.

Ecologia
Os pequeninos são o mais relaxados dos povos da Alvorada, eles são amigáveis, discretos e modestos e possuem a política de evitar conflitos. Devido a isso, eles conseguem se adaptar em comunidades de homens, elfos e anões, sendo geralmente bem-vindos. Além do mais, suas próprias comunidades costumam passar despercebidas pelos olhos de outras raças e assim eles vivem pacificamente evitando atenção indesejada.

Sociedade pequenina

A maior parte das comunidades dos pequeninos são formadas por vilas ou pequenas cidades chamadas de condados. Nos condados, membros das 5 grandes famílias vivem de maneira harmônica respeitando seus perfis. 
  • Barbarrudes: Vivem mais isolados e cuidam do artesanato e manufatura do condado. São bons joelheiros, sapateiros, marceneiros, etc. Alguns podem se dedicar aos estudos ou burocracia.
  • Brandárvore: Preferem viver nas fronteiras e assumem os papeis de pastores, caçadores de cogumelos, apotecários e patrulheiros.
  • Mandachama: Inquietos, os Mandachama estão sempre a trocar de papel na comunidade. Eles formam a maioria dos artistas, músicos e vigaristas e é certo encontrá-los nas tavernas.
  • Ossoslargos: Estão em todos os lugares, mas principalmente nas fazendas. Dão bons fazendeiros, cozinheiros e jardineiros.
  • Péspeludos: O gosto pela viagem faz com que os Péspeludos sejam a maioria dos comerciantes e mercadores e estejam mais presentes na área comercial.

Uma toca comum

Os condados frequentemente são fundados em colinas, próximas de rios, florestas ou pântanos. Ele se expande de seu centro de maneira circular. As habitações dos pequeninos tendem a ser casarões redondos de madeira ou pedra ou tocas escavadas em colinas ou moldadas em árvores. É comum que as casas sejam separadas por grandes jardins ou hortas, mas unidas por pequenos corredores ou mesmo túneis entre tocas. 

O conjunto de casas e tocas unidas formam bairros ou assentamentos ondem vivem uma mesma família estendida (ou seja, primos, distantes ou não). Enquanto os homens trabalham, os bairros são administrados pelas mulheres lideradas por uma matriarca que precisa esbanjar energia. Os jovens crescem seguros, compartilhando as casas e os bens uns dos outros. Muitos estudiosos afirmam que a origem dos maus hábitos dos pequeninos (curiosidade e pegar coisas que não são deles) se dá por esse tipo de criação sem muita privacidade e noção de propriedade individual.

Família boa

Pequeninos preferem se casar dentro de suas famílias. Eles possuem muitas oportunidades para namorar, já que se conhecem desde cedo e possuem uma vida social repleta de festas e festivais. No entanto,  acham promiscuidade um aborrecimento e preferem o bom amor platônico. É normal se casarem com sua paixão de infância e constituírem grandes famílias. A devoção por suas famílias é enorme e isso influencia bastante as crianças que crescem com pais atenciosos e vastas opções de tios e tias favoritos.

Seus dias são pacatos e tranquilos. Eles são caseiros e valorizam o bem-estar. Suas atividades são interrompidas religiosamente na hora dos lanches, dos chás e das refeições. Em seus momentos de descanso eles costumam conversar, ler e fumar (fumo e cogumelos selvagens são 2 coisas muito apreciadas pelos pequeninos e podem ser vendidos a um bom valor no condado). Com uma vida dessas, os pequeninos dificilmente sentem vontade de deixar seus lares. No entanto, isso acontece, pois uma inquietude queima no coração desse povo. Quando um pequenino resolve deixar seu lar, é dito que ele está com a síndrome dos pés peregrinos e que o melhor é deixá-lo viajar .

Amam festivais

Quanto as festas e festivais, todos sabem que pequeninos amam comida, cerveja, dança e música e é óbvio que eles amariam a combinação dessas 3 coisas. Pequeninos sempre procuram o menor dos motivos pra uma festa e em suas agendas sempre estão marcados pelo menos um aniversário, casamento ou festival. Suas festas costumam conter trocas de presentes, canto e dança, histórias e recitais e brincadeiras, jogos e competições. É comum brincadeiras onde jovens formam casais, todos dançam em circulo ao som de violino, entusiasmadas recitações de histórias do passado, rumores do presente ou bravatas do futuro e claro, competições... seja de tiro ao alvo, de quem bebe mais cerveja, faz os melhores anéis de fumaças ou a mais popular, quem come mais pedaços de torta.

Não é atoa que muitos acreditam que os pequeninos são uma raça preguiçosa, mas isso é apenas preconceito. Eles trabalham duro e alegremente, mesmo embaixo do sol quente. Como são um povo bucólico, preferem a agricultura e o pastoril. Mas também são excelentes no seu artesanato, comparando-se a elfos e anões em certas áreas. Suas mãos pequenas e ágeis fazem maravilhas e sem dúvida, estão entre os melhores tecelões e alfaiates da Alvorada, além de serem excepcionais no trabalho com couro. O amor pela comida também os leva a serem excelentes cozinheiros e sua culinária é famosa em todo mundo.

Em relação a magia, os pequeninos não possuem uma tradição forte nas artes mágicas, quando manifestam talento, seus poderes são mais de cunho natural do que advindos do estudo. Mas eles guardam grande conhecimento em herbalismo e alquimia e muitas vezes seus magistas acabam por se especializar na combinação dessas habilidades. Apesar com o pouco contato com a magia, a curiosidade desse povo faz com que eles aceitem bem os magos, principalmente se esses últimos estiverem dispostos a fazer um espetáculo de fogos. 

Magia da terra

A magia dos pequeninos costuma ser oriunda do espírito e do sangue. Alguns possuem vontade e emoção suficientemente fortes para mudar a realidade. Outros possuem forte ligação com a natureza, são capazes de se comunicar ou criar vínculos mentais com animais ou mesmo moldar plantas e rochas como os elfos. Esse povo possui mais facilidade para se tornar bardos e druidas do que magos.

Quanto a organização de sua sociedade, os pequeninos não reconhecem nobreza e realeza entre eles. O povo pequeno dá muita importância em relação a dignidade dos seres. Eles acreditam que todos possuem igual responsabilidade para cuidar do bem comum e também que mesmo o menor, mais fraco e ingênuo deles podem oferecer grandes serviços para comunidade. 

O cargo mais importante no condado é o de prefeito, que é o representante oficial da comunidade e responsável por organizar os festivais. O prefeito é escolhido por meio de votação e muito conta sua sabedoria para eleição. Ele é auxiliado por um conselho de anciões que também serve de juízes para disputas.  O prefeito deve obrigatoriamente consultar o conselho antes de tomar grandes decisões. 

O maior fardo do prefeito é manter o condado livre, pois os pequeninos gostam de viver seguindo suas próprias normas. Devido a isso, as comunidades do povo pequeno ou estão localizadas em lugares ermos não reivindicados, ou estão dentro de território de outras nações, porém são ignoradas, ou pagam tributos para algum rei e se beneficiam de sua proteção, mas são independentes em relação as regras.

Xerife pequenino

Outro cargo importante é o do xerife, que as vezes é acumulado pelo próprio prefeito. Geralmente armado com um apito e um bordão, seu trabalho é manter a ordem do condado. Esse é um trabalho fácil e ele dificilmente tem preocupações, visto que os pequeninos são um povo que não costuma se zangar com facilidade optando por resolver suas disputas através de meios legais, preferindo compensações financeiras a atos cruéis. De fato, a pena máxima para um pequenino é o exílio, que é uma vergonha e uma dor.

Devido a paz do condado, muitos magistas acreditam que o local emite uma aura sobrenatural capaz de acalentar corações. Em adição, eles também acreditam que a arma do xerife quando empunhada para o bem da comunidade, seja capaz de canalizar essa mágica, sua pancada podendo acalmar emoções, imobilizar pessoas ou mesmo dissipar magia. Esse pequenino não deve ser menosprezado.   

Quando o xerife precisa usar de força, geralmente é contra forasteiros que venham dá trabalho. Embora ele pareça inofensivo, ele também conta com uma pequena força de polícia civil que em horas como essas não hesita em utilizar ferozes cães. Também é comum o condado ter sob suas ordens um ou dois brutamontes meio-ogros que servem de guardas. Isso pode parecer estranho, mas meio-ogros compartilham do mesmo amor pela comida que os pequeninos e o povo pequeno aprendeu a amansar esses grandões através da fina culinária.     
 
A arma secreta

Os pequeninos, valorizam enormemente seu lar, apesar de pacíficos, caso o condado seja atacado, eles  irão lutar com a coragem capaz de causar inveja aos maiores dos guerreiros. Os pequeninos não possuem soldados, mas formarão milícias armadas com lanças e arcos e lutarão utilizando táticas de guerrilhas em seus labirínticos bairros. Eles utilizarão bombas e poções feitas por seus alquimistas e até as mulheres entrarão em frenesi bárbaro se suas crianças forem ameaçadas. A mais mortífera de suas forças são seus silenciosos patrulheiros, muitos com ligações feéricas poderão contar com ajudas de lobos e águias de montaria e talvez até mesmo homens-árvores.

Embora seja importante entender a força dos pequeninos para se defender, essa é uma hipótese difícil de acontecer. É mais razoável perceber que esse povo já passou por muitos desafios, na maioria das vezes sendo bem sucedidos através de astúcia, sabedoria e discrição e não pelo enfrentamento direto.

Embora os condados sejam o tipo mais comum de organização dos pequeninos, eles não são as únicas. É possível encontrar comunidades menores formada por membros de uma única grande família. Essas comunidades se destacam por intensificarem as preferências sociais de seus indivíduos. 
  • Barbarrudes: Os Barbarrudes gostam do isolamento, vivem sozinhos em casas, chacras ou tocas geralmente perto de áreas rurais e suficiente longes dos grandes centros. Amam se dedicar a suas  atividades e seus trabalhos e só saem para realizar trocas e abastecer a dispensa.
  • Brandárvore: Os Brandárvore são pequeninos mais rústicos, costumam viver em pequenas tribos com algumas dezenas de integrantes. Preferem viver em florestas, pântanos ou cavernas em comunhão com animais e moldando planta e rocha com sua mágica.
  • Mandachama: A curiosidade natural dos Mandachama os levam a se misturar com outras raças ao invés de organizar suas próprias sociedades.
  • Ossoslargos: Adeptos dos bons e velhos condados, os Ossoslargos preferem vida tradicional cuidando de suas grandes famílias em fazendas e chacras nas regiões mais ermas.
  • Péspeludos: As comunidades mais antigas dos Péspeludos são nômades que cruzam campos, desertos, pântanos ou navegam pelos rios. Eles se organizam em caravanas, seja elas de carruagens, jangadas ou barcos.
Pacato e valente

Alegoria/Moral
Os pequeninos representam o homem comum e pacato que guardam dentro de si magia e bravura suficiente para defender seu lar, mesmo tendo que mudar o destino do mundo.

Livros
Compêndio de Anatomia Amalgoense: Os tendões dos pequeninos perdem pouco de sua flexibilidade enquanto envelhecem, isso faz com que esse povo preserve sua agilidade durante a vida, possuindo a destreza de crianças.

Livro das Proibições: Que em todo território da Alvorada, todas as comunidades dos pequeninos tenham liberdade e autonomia, pois antes de todos, eles seguiram o Tri-Deus e por isso ninguém duvide de sua sabedoria e da capacidade desse povo seguir com seus próprios pés.  

Memórias Élficas: O modo do povo pequeno é justo com a terra. Eles respeitam o mundo e os espíritos os dão graças. 

Rumores
Pequeninos foram criados com o que restou dos elfos, por isso eles são tão pequenos e facilmente caem nos pecados da indolência, preguiça e gula.

Nhac! :3

Um pequenino faminto se torna um canibal, tome cuidado!

Pequeninos possuem terrível problema de flatulência.

As Receitas Secretas dos Pequeninos é um poderoso grimório.

O fumo do povo pequeno é capaz de saciar a fome. 

Pequeninos não morrem de velhice. Eles desbotam e desaparecem quando perdem a curiosidade.

Cuidado com as dispensas dos pequeninos, elas são guardadas por terríveis armadilhas mágicas.

Se um mago resolver mesclar um homem, um anão e um elfo, o resultado vai ser um pequenino.

Preconceito descabido

Uma raça imoral, sempre possuem fumo e cogumelos em suas bolsas.

Pequeninos são fadas grandes.

Carne de pequenino é apreciada como iguaria entre as raças dos homens-feras.

Humanos são mutantes pequeninos bestiais criados para guerra.

Pequeninos fazem bolos mágicos capazes de curar doenças.

Pé de pequenino é um amuleto apreciado por ladrões.

Pequeninos nascem do cruzamento de elfos com gnomos.

Pequeninos quando morrem viram cogumelos.

É impossível montar uma tropa com pequeninos, eles iriam devorar toda a ração do exército.

Contemplem!

Pequeninos como Raça
Os pequeninos parecem pequenos humanos de olhos amendoados, pés cabeludos e orelhas pontudas. Os pequeninos costumam ser um povo pacífico e pacato passando a maior parte de suas vidas em seus condados, vilas e burgos escavados dentro de colinas. Apesar disso, existem algo misterioso nos pequeninos que os tornam grandes aventureiros.

Alinhamento
Qualquer

Atributos Min e Max
20 em Destreza, 5 em Força

Ajuste de Habilidades
+2 em Destreza, -2 em Força

Pequeno
Pequeninos são pequenos, eles possuem acesso a muitos cantos que uma criatura maior não é capaz de adentrar. Pequeninos podem ultrapassar o espaço de uma criatura maior gastando 1 PP. No entanto, por serem pequenos, seu deslocamento é apenas de 6 metros e eles são incapazes de utilizar armas compridas ou muito pesadas, como: espada bastarda, espada de duas mãos, foice longa, machado grande, lança longa, alabarda, bisarma, glaive e arco longo.

Visão na Penumbra
Os olhos dos pequeninos são maiores e mais penetrantes que os dos humanos, pequeninos podem ver na luz da lua e na luz das estrelas da mesma forma que os humanos podem ver através da poeira.

Abençoados
Os pequeninos são abençoados com boa saúde, reflexos afiados e mente sã. Eles recebem +1 em todos os testes de resistência.

Sortudos
Os pequeninos são abençoados com boa sorte. Eles começam com 1 PP adicional.

Destemidos
O coração dos pequeninos é corajoso e difícil de amedrontar. Os pequeninos recebem +2 em testes de resistência de vontade contra medo.

Pontaria Excelente
O lançamento de pedras é esporte nacional entre os pequeninos. Devido a isso eles recebem +1 nas jogadas de ataque com armas de arremesso e funda.

Furtivos
Os pequeninos são famosos por passarem despercebidos. Os pequeninos recebem proficiência em furtividade. Em adição, caso a classe do pequenino já receba a proficiência, o personagem recebe a habilidade foco em competência em furtividade.

Família
Os pequeninos se dividem em grandes famílias. As grandes famílias são grupos de pequeninos com origem, cultura e habilidades distintas. Escolha uma família:
  • Barbarrudes: Isolados e reservados, os pequeninos Barbarrudes gostam de manter suas barbas grandes e preferem se divertir sozinhos se aplicando a trabalhos sistemáticos.
    Ajustes de Habilidade: +2 em Inteligência
    Mente Sistêmica: Os pequeninos dessa família recebem +2 em testes de resistência de vontade contra ilusão.
    Conhecimento de Artífice: 
    Os pequeninos recebem proficiência em ciência. Caso a classe do alto elfo já conceda a proficiência, o personagem recebe a habilidade foco em competência em ciência. 
  • Brandárvore: Pequeninos de aparência feérica, eles possuem um poderoso vínculo com a natureza.
    Ajustes de Habilidade: +2 em Sabedoria
    Falar com Animais: Os pequeninos dessa família recebem a habilidade similar a magia falar com animais.
    Vínculo com a Natureza: Os pequeninos dessa família recebem proficiência em natureza. Caso a classe do alto elfo já conceda a proficiência, o personagem recebe a habilidade foco em competência em natureza. No entanto, sempre que um desses pequeninos conscientemente se recusar a proteger a natureza, ele perde 1 PP.
  • Mandachama: Ainda mais espirituosos, curiosos e corajosos que os outros pequeninos.
    Ajustes de Habilidade: +2 em Carisma
    Provocador: Os pequeninos dessa família recebem a habilidade similar a magia Zombaria Viciosa.
    Destemidos: Os pequeninos dessa família recebem +5 em testes de resistência de vontade contra medo (ao invés de +2).
  • Ossoslargos: Robustos e rechonchudos, são pequeninos tradicionais que amam o bem-estar e suas 8 refeições diárias.
    Ajustes de Habilidade: +2 em Constituição
    Arte do Ócio: Os pequeninos dessa família recuperam o dobro de PV e PP por descanso total e recebem 1 PQ adicional na fase de quietação.
  • Péspeludos: Pequeninos de pés ainda mais cabeludos, eles gostam de mudança e de viagens.
    Ajustes de Habilidade: +1 em Inteligência, +1 em Carisma
    Passos LargosOs pequeninos dessa família se deslocam 9 metros. 

Honestos
Pequeninos são naturalmente honestos, eles não sabem mentir nem dissimular. Quando mentem são facilmente desmascarados. Pequeninos recebem uma penalidade de -3 em testes de manha.

Comilões
Pequeninos são comilões, eles amam comer e fazem várias refeições durante o dia. Pequeninos comem mais que humanos e viajam de forma mais lenta devidos suas várias pausas para os lanchinhos. Pequeninos precisam consumir 2 vezes mais comida (ração) por dia. Em adição, grupos com pequeninos gastam 1 dia a mais de viagem por hexágono em seu deslocamento em mapa. Caso a viagem seja apressada e os pequeninos forçados a pular refeições, eles perdem 1 PP no primeiro hexágono e 1PP adicional a cada 3 hexágonos percorridos. Esses PPs só podem ser recuperados após descansos em cidades ou santuários.   

Classes Típicas
Ladrões, bardos e patrulheiros.

Sinergia
Sinergia é um bônus especial que ocorre quando raça e classe oferecem a mesma habilidade e essas habilidades não são cumulativas.
  • Ladinos: Pequeninos ladinos começam com 1 PP adicional.
  • Druidas: Pequeninos Brandárvore começam com 1 PP adicional.


Referências:
Hobbit e Senhor dos Anéis
Castles & Crusades - Players Handbook
AD&D - The Complete Book of Gnomes and Halflings
D&D - Mordenkainen's Tome of Foes 
Warhammer Halfling Army Book
Gazetteer - The Fire Shire

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