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SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

sábado, 1 de julho de 2023

[Mecânica][SW] Competências da Mente

  
CONTEMPLEM!!! COMPETÊNCIAS DA MENTE!!!
Lendo livro na companhia de seu gato alado!

"Uma mente aberta é como uma fortaleza desprotegida."
Livro das Proibições.

A mente é mais do que uma arma contra problemas, é a liga do corpo e da alma e o molde do indivíduo. Não subestime sua mente gafanhoto pois ela definirá suas habilidades.

Competências de Mente
Segue a lista de competências associadas ao atributo mente:

Arcanismo
Seu conhecimento sobre os mistérios sobrenaturais, alquimia e astrologia. Abrange o conhecimento sobre símbolos arcanos, ordens e tradições mágicas, história, literatura e burocracia mágica, locais mágicos e grandes magistas, fendas na realidade e portais, criaturas mágicas (limo, dragões, construtos, bestas mágicas), além da capacidade reconhecer materiais encantados, componentes, poções e itens mágicos.

Atenção
Representa sua concentração ao seu entorno e sua velocidade de reação. Treinar sua atenção melhora sua iniciativa e esquiva.
  • Testes de Resistência: Você pode utilizar atenção nos testes de resistência de Reação.
  • Esquiva: Você adiciona suas graduações de atenção em sua esquiva.
  • Iniciativa: Você utiliza atenção como sua iniciativa.

Ciência
Seu conhecimento de super-ciência. Inclui os campos de matemática arcana e cosmologia, assim como psionismo, genética e alienígenas. Também abrange o conhecimento e capacidade de uso de artefatos de super-ciência como armas lasers, nanotecnologia, exoarmaduras, terminais da cosmonet, robôs, veículos futurísticos e naves espaciais.

Guerra
Sua capacidade de cuidar e reparar armamentos, de avaliar tropas e equipamento militar, treinar e motivar homens para batalha, construir uma fortaleza ou identificar pontos fracos nelas, fazer um cerco, operar ou sabotar mecanismos de guerras e prever táticas de combate. Também trata de sua conhecimento das batalhas e generais do passado e das estratégias utilizadas por eles.

História
Seu conhecimento comum e também de história antiga. Pode ser usado para identificar objetos, construções. cidades, ruínas, tesouros ou civilizações. Também pode ser usada para identificar pessoas importantes, heráldica, crenças, lendas ou costumes de uma região.
  • Regiões: Você pode realizar um teste de conhecimento de história sempre que entrar numa nova região civilizada do mapa hexagonal.

Investigação
Sua capacidade de obter informações encontrando as pessoas certas para fazer as perguntas inconvenientes. Mas tenha cuidado para não chamar atenção indesejada.
  • Riscos: Uma falha grave na competência pode revelar sua identidade e gerar complicações futuras.

Linguística
Sua capacidade de entender, ler e escrever um ou mais idiomas. Também envolve conhecimento sobre literatura e capacidade de falsificar documentos e descifrar escritos.
  • Idiomas: Você aprende um novo idioma para cada graduação em linguística. Você só pode usar o novo idioma após uma fase de domínio.

Manha
Sua desenvoltura social com um pouquinho de esperteza… pra não dizer ardil ou malícia. Abrange as habilidades de persuasão e manipulação como: barganha, bajulação, enganação, sedução, intimidação, distração, dissimulação, blefe, etc. 

Ofício
Sua habilidade de construir e consertar objetos. Envolve consertar objetos, tampando buracos ou remontando partes, criar objetos de madeira, barro, chifre (vasos, móveis), produzir materiais a partir de outros (cimento), curtir couro e tecer tecido (sapatos, mochilas, roupas), reparar e forjar metais, (armas e armaduras), lapidar pedras preciosas e moldar metais raros (joias), criar mecanismos complexos (carroças, carruagens e vagões, embarcações, armas de cerco, edifícios e fortalezas), realizar alguma atividade técnica específica.
  • Genérico: Você pode comprar essa habilidade de forma genérica que lhe permite fazer um pouco de tudo, porém nada muito complexo. Fazer pequenos reparos em objetos de couro, armas e armaduras, fazer suas próprias flechas, avaliar jóias, etc. 
  • Específico: Você pode comprar essa habilidade pra uma atividade específica, como alquimia e metalurgia. Dessa forma, você é capaz de criar itens mágicos na fase de domínio.

Perícia
Sua habilidade técnica. Pode ser utilizada para manusear cordas, operar / sabotar máquinas, pilotar veículos, etc. Pode ser utilizada para abrir fechaduras e desarmar armadilhas (ver adendo).

Adendo: Iniciativa: Iniciativa será jogada a cada 6 rodadas (1 min). Iniciativas em grupo considerará o dado do herói com melhor competência em atenção

Adendo: Habilidades de Ladino: Abrir fechaduras, desarmar armadilhas complexas e operar mecanismos, são habilidades exclusivas de ladino, embora classes específicas como o bardo possam comprar talentos para cobrir essas demandas.

Adendo: Operar Mecanismos: Operar mecanismos complexos exige conhecimentos especializado. Um herói com o conhecimento adequado poderia utilizar outra competência para resolver a situação de forma mais adequada. Por exemplo:
  • Exploração para controlar uma jangada.
  • Guerra para utilizar uma balista ou canhão.
  • Ciência para manobrar um guindaste.   
Tentar operar um mecanismo complexo com a competência perícia é arriscado. Exige aprender a manusear o mecanismo no tato. A CD o teste de competência é aumentada em um nível e toda falha é considerada uma falha crítica com consequências negativas.

Essa regra tem como objetivo dá versatilidade ao ladino e gerar situações inusitadas.

4 comentários:

  1. Gronark, o Senhor do "Amor"5 de julho de 2023 às 13:23

    As mentes precisam ser totalmente abertas para que toda ideologia do "amor" progressista se instale na cabeça das pessoas marcando seus cérebros como ferro quente, HAHAHAHAHAHA

    Fazer perícias mentais é algo obsoleto, sonhador! Hoje em dia não há mais limites para as disciplinas mentais, e isso gerou uma liberdade extrema, afinal, agora não é mais errado dizer que 2+2 = 69, ou que Wakanda era nome verdadeiro do Egito antigo, ou que os Astecas cruzaram o oceano para destruir o império Romano. Hoje há "inúmeras verdades" e apenas pensamentos retrógados e obsoletos como "fé", "amizade", "ordem", "tradições" e outras coisas ignóbeis, é que estão errados e que serão destruídos pelos meus guerreiros da "liberdade" e do "amor", HAHAHAHAHAHAHAHAHA

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    1. Gronark, eu aguardo a auto-destruição das suas hostes. A liberdade extrema que tanto pregas está destinada ao fracasso e seus guerreiros irão se canibalizar ou murchar. Renegar as disciplinas mentais é mais uma prova da tolice de seus ascetas. Não existe inteligência naqueles que rejeitam o caminho da luz.

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  2. Não dê ouvidos a esse tolo demônio, Sonhador. Apesar do que ele e seus cultistas desocupados e chorosos fazem, 2+2 continua sendo 4. Continuamos precisando de perícias mentais, fé, amizade, ordem, etc. Continue seu nobre trabalho para ajudar a mostrar que o caminho está na Luz, e não no Caos de Gronark e seus cultistas "woke".

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    1. Obrigado Odin, não serei enganado pela malícia de Gronark

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