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SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

sexta-feira, 25 de março de 2022

[Nova Classe] O Bardo

 
CONTEMPLEM!!! O BARDO!!!
Bons em qualquer coisa

O bardo é um arquétipo versátil que tem como objetivo combinar feitiçaria, poder de combate e competências. Os bardos estão presentes em praticamente todas as culturas, embora sejam chamados de diferentes nomes e desempenhem diferentes papéis em cada sociedade.  Um bardo pode ser o bobo da corte sempre disposto a dizer as mais terríveis verdades, um andarilho que aprendeu sua música com sátiros, um escaldo nórdico arauto da batalha, um menestrel colecionador de história, lendas e contos ou um ladino místico pronto para ajudar o próximo.

Tendência: Qualquer
Pré-Requisitos: DES 10, CAR 15
Atributo Principal: CAR
Dados de Vida: 1d6 ou +3, 2 após o 9º
Competências: Acrobacia, Arcanismo, Artes, Civismo, Comércio, Diplomacia, Diversão, Exploração, Furtividade, História, Ladinagem, Linguística, Intuição, Manha, Medicina, Natureza, Ofício, Percepção, Religião. 
Pontos de Competência: 6 + mod. INT
Resistência Favorável: Reflexos, Vontade
Armas: Adaga, arco curto, besta de mão, besta leve, cimitarra, dardos, espada curta, espada longa, falcata, falcata, funda, lança curta, maça,  machadinha, porrete, rapieira, sabre
Armaduras: Armaduras acolchoadas, cota de malha e escudo pequeno.


Nível
DV
BBA
Habilidades de Classe
1d6
+0
Conhecimento de Bardo, Folia de Bardo 1d6, Inclinação de Bardo, Sorte de Bardo, Magias
2d6
+1
Reputação de Bardo
3d6
+2
Truques e Artimanhas
4d6
+3
5d6
+4
Folia de Bardo 1d8
6d6
+4
7d6
+5
Truques e Artimanhas
8d6
+6
9d6
+7
Folia de Bardo 1d10
10º
+2
+7
11º
+4
+7
Truques e Artimanhas
12º
+6
+7
13º
+8
+7
Folia de Bardo 1d12
14º
+10
+7
15º
+12
+7
Truques e Artimanhas
16º
+14
+7
17º
+16
+7
Folia de Bardo 2d8
18º
+18
+7
19º
+20
+7
Truques e Artimanhas
20º
+22
+7

  • Após o 9º nível o bardo recebe apenas 2 PVs, sem mod de CON


Magias por Dia
Nível
1
2
3
4
5
6
7
1
-
-
-
-
-
-
2
-
-
-
-
-
-
2
1
-
-
-
-
-
3
2
-
-
-
-
-
3
2
1
-
-
-
-
4
3
2
-
-
-
-
4
3
2
1
-
-
-
5
4
3
2
-
-
-
5
4
3
2
1
-
-
10º
5
5
3
3
2
-
-
11º
554321-
12º
554432-
13º
5554321
14º
5555432
15º
5555432
16º
5555543
17º
5555543
18º
5555554
19º
5555554
20º
5555555


Habilidades de Classe

Ataque Adicional: O bardo recebe um ataque adicional no 7º nível. O bardo pode atacar o mesmo alvo várias vezes ou atacar diferentes alvos até 1,5 metros de distância entre si. Algumas armas, devido a seu funcionamento, impedem a realização do ataque adicional. Por exemplo: a besta, pois após o ataque, é necessário realizar a recarga. Realizar mais de um ataque é uma ação total.

dança das sombras

Inclinação de Bardo: O espírito de um bardo surge nas mais diversas culturas e civilizações. Eles anseiam, aprendem e se inspiram de forma diferente. Apesar de semelhantes na força de sua presença, bardos possuem diferentes inclinações.

Todo bardo recebe a habilidade foco em competência em artesAlém disso, o bardo escolhe uma das seguintes inclinações:
  • Céu
    Um bardo ligado a igreja e as tradições sagradas. Ele pode ser considerado um profeta ou um salmista. Seus instrumentos favoritos são arpas ou trombetas, instrumentos costumeiramente utilizados pelos anjos.
    O bardo com essa inclinação pode utilizar artes em seus testes de competência de religião e intuição. Seus caminhos mágicos são Magia Branca e Druidismo.
  • Guerra
    Um bardo criado dentro de uma tradição guerreira. Ele é um escaldo, um arauto da batalha. Seus instrumentos favoritos são tambores ou cornos de guerra, instrumentos utilizados para instigar as tropas.
    O bardo com essa inclinação pode utilizar artes em seus testes de competência de guerra e brutalidade e ele é proficiente nessas 2 competênciasSeus caminhos mágicos são Magia Branca e Magia Negra. Em adição, seu DV é 1d8, no entanto, seus pontos de competência são 4 + mod. de Int.
  • Natureza
    Um bardo ligado a natureza. Ele pode ser um bardo pastoril ou um seguidor da arte feérica. Seus instrumentos musicais são a ocarina e a flauta, pois são instrumentos ligados aos sátiros, ninfas e outras criaturas feéricas.

    O bardo com essa inclinação pode utilizar artes em seus testes de competência de natureza e sobrevivência. Seus caminhos mágicos são Druidismo e Bruxaria.
  • Ruas
    Um bardo das cidades e do povo. Ele é um menestrel acostumado a viagem. Seu instrumento musical favorito é o alaúde, pois este é o mais popular entre a gente.

    O bardo com essa inclinação pode utilizar artes em seus testes de competência de exploração e manha. Seus caminhos mágicos são Druidismo e Ilusionismo.
  • Sombras
    Um bardo sedutor e dissimulador, costumeiramente fruto de uma sociedade decadente. Ele pode ser um cortesão, uma dançarina ou mesmo um oráculo sombrio. Seu instrumento favorito é o pandeiro e eles apreciam bastante a dança, pois essa é uma arte sensual e com fortes ligações arcanas.
    O bardo com essa inclinação pode utilizar artes em seus testes de competência de arcanismo e acrobacia
    Seus caminhos mágicos são Magia Negra e Ilusionismo.

Falha crítica em sedução

Folia de Bardo: Bardos são capazes de influenciar o espírito de seus companheiros ou de seus inimigos. Eles podem fazer isso através de sua música, oração, gritos de guerra ou mesmo atuação estapafúrdia. 
  • Inspirar:  O bardo concede +1d6 de bônus de moral para um aliado em uma jogada de ataque, dano ou teste de competência (exceto conhecimento). O alvo escolhe quando utilizar o dado de folia nos próximos 10 min. Ele só pode possuir um dado de folia por vez. Exaltar um aliado é considerada uma ação livre.
  • Atrapalhar: O bardo concede -1d6 de penalidade na próxima jogada de ataque de um inimigo. O alvo possui direito a um teste de resistência de Vontade CD 10 + metade do nível do bardo + mod. Car. do bardo. Caso o alvo obtenha sucesso, ele recebe metade da penalidade. Caso o alvo falhe, ele irá marcar o bardo como alvo. Atrapalhar um inimigo é considerada uma ação livre.
  • Proteger: O bardo concede +1d6 de bônus de moral para um aliado na CA ou num teste de resistência. O bardo pode utilizar essa habilidade como reação.
  • Confortar: O bardo cura 2d6 de PVs de seus aliados. O bardo só pode utilizar essa ação durante um descanso.
  • Fascinar: O bardo adiciona +1d6 de bônus de moral em um teste de competência de diversão para envolver uma plateia. A plateia como um todo faz um teste resistido de intuição. Uma plateia fascinada não está atenta aos arredores e sofre -4 no CA. O bardo pode promover a simpatia ou antipatia da plateia contra uma pessoa ou uma atitude. 
    A animosidade e o tamanho da plateia influenciam circunstancialmente na CD. Para cada nível de rejeição, a plateia recebe +5 no teste resistido. (desconfiança, desprezo, raiva, ódio). Para cada 10 pessoas de público, a plateia recebe +2 no teste resistido.
No 1º nível o dado de folia do bardo é 1d6. A cada 4 níveis, o dado de folia aumenta em 1 categoria. Utilizar uma folia de bardo consome 1 PP. 

Nerdolas!!!

Conhecimento de Bardo: O bardo possui conhecimento e cultura incomum. O bardo possui conhecimento sobre todos os itens abaixo e pode realizar um teste de conhecimento da competência adequada, mesmo sem graduação.
  • Cidade e regiões
  • Lendas e histórias do passado
  • Magias e feitiços
  • Deuses e religiões
Em adição, o bardo recebe os seguintes benefícios:
  • O bardo recebe a habilidade foco em competência em história.
  • O bardo começa a fase de desenvolvimento com o conhecimento total sobre sua região inicial (excluindo segredos). 
  • O bardo possui o conhecimento simples de todos os PDMs e locais importantes dentro de sua região inicial. 
  • O bardo recebe 3 rumores por dia, ao invés de 1.
  • O bardo pode gastar 1 PQ para realizar um teste de conhecimento sobre uma outra região na fase de quietação.

Sorte nunca é demais...

Sorte de Bardo: Bardos são extremamente sortudos. Eles possuem um número de pontos de sorte igual a 2 + modificador de CAR. Os bardos podem utilizar seus pontos de sorte para realizar diversas façanhas. Ao gastar um ponto de sorte o bardo pode:

  • Realizar uma folia.
  • +1d6 num teste de competência
  • +1d6 num teste de resistência
  • +1d6 para realizar alguma ação inusitada (fica à critério do mestre)
  • Realizar algum truque que consuma pontos de sorte

Após uma noite de descanso total o bardo recuperará 1 ponto de sorte. Mas ele pode recuperar 1 ponto  fazendo as seguintes atividades:

  • Aumentando sua reputação através de seus contos, histórias, poemas, músicas, etc
  • Descobrindo novos conhecimentos, mistérios e lendas
  • Visitando lugares de lendas, de grande beleza ou dramaticidade

Morto mas feliz!

Reputação de Bardo: Em geral, os bardos gozam de prestígio com a população. Lendas e tradições sobre os bardos povoam o imaginário popular. Os bardos que atingem o 2º nível gozam das seguintes vantagem:
  • As pessoas comuns são receptivas ao bardo, ele é tratado de maneira amigável desde que se comporte adequadamente.
  • O bardo recebe abrigo e refeição de graça. Segundo as tradições da hospitalidade, sempre que um bardo chega a cidade, ele deve ser abrigado. Em geral, o bardo recebe abrigo de um cidadão respeitado e seguidor dos costumes. Caso nunca tenha visitado tal cidade, ele consegue se informar dos costumes, lendas e histórias da região com o cidadão que lhe dá abrigo.  O cidadão não é obrigado a dar abrigo ao bardo mais do que alguns dias, nem é obrigado a manter o grupo do bardo. Caso o bardo abuse da hospitalidade, o cidadão pode expulsá-lo ou até mandar prendê-lo. Se o bardo não for conhecido e não se apresentar adequadamente ou for de terras rivais ou inimigas é provável que ele não obtenha abrigo.
  • Ao receber abrigo, o bardo pode gastar 3 PPs para obter conhecimento sobre a região que se encontra. O bardo recebe os mesmos benefícios de sua região inicial nessa nova região.
  • Segundo as lendas, matar um bardo causa má sorte. Criaturas que abatam um bardo precisam passar num teste de vontade CD 10 + metade do nível do bardo + mod. CAR do bardo ou receberão uma penalidade de -2 no ataque, dano e testes de resistência. Se o bardo for curado, essa penalidade é removida automaticamente. Essa penalidade afeta apenas criaturas vivas e inteligentes, com exceção de aberrações, abissais e celestiais.
  • Superstição pode fazer com que o bardo se livre de mal tratos. Caso o bardo seja capturado por bandidos ou monstros minimamente inteligentes existe 50% de chance dele ser liberado. Inimigos ou alvos de escárnio do bardo, criaturas cruéis ou pouco supersticiosas ou pessoas que acreditam estar fazendo a justiça, podem não se importar com a sorte. 
Encantando ratos desde 1284

Magias: As canções do bardo são cheias de magia e poder. O bardo possui acesso aos caminhos mágicos de acordo com sua inclinação. No primeiro nível, os bardos começam o jogo com 3 magias, reveladas por sua própria alma, através de um mestre ou academia, ou através de estudo de lendas e canções. A cada nível que o bardo passa, ele aprende 1 nova magia revelada por sua alma sensível. Os bardos também podem aprender novas magias no decorrer da campanha através da obtenção e estudo de runas, pergaminhos,  grimórios ou tomos arcanos, através da meditação e uso de drogas alucinógenas, participando de rituais mágicos ou barganhando com entidades sobrenaturais.

Também podem bater...

Truques e Artimanhas: Um bardo guarda em sua manga vários truques que ele aprende em sua carreira. No 3º nível e a cada nível 4 níveis o bardo aprende um truque da lista abaixo:

Habilidades de Bardo
Talentos de Combate Desarmado
Talentos de Combate Leve
Talentos de Manobra
Talentos para Armas
Truques de Combate
Truques de Especialista
Truques de Mobilidade
Truques de Sobrevivência
Segredos Escolásticos
Segredos Numinosos

[Nova Magia] Zombaria Viciosa


CONTEMPLEM!!! ZOMBARIA VICIOSA!!!
Ha ha!

Zombaria Viciosa
Nestor causa caos entre os guardas com sua zombaria de baixo calão.
Nível: Brux 1, Ilus 1
Especial: Menor
Escola: Encantamento[Compulsão]
Componentes: V
Tempo de Execução: ação padrão
Alcance: curto - 15 metros
Duração: instantânea
Alvo: 1 criatura viva e inteligente
Teste de Resistência: vontade anula

Descrição: Você zomba e provoca seu inimigo, entre suas palavras correm encantamentos sutis que machucam a alma do adversário.

A criatura afetada sofre 1d4 de dano mental. Ela recebe uma penalidade de -2 no ataque, dano e testes de resistências até o final do próximo turno. Em adição, você se torna o alvo da criatura. 

Efeito Aumentado:

  • Círculo +3: Dano aumenta para 2d4.
  • Círculo +5: Dano aumenta para 3d4.
  • Círculo +7: Dano aumenta para 4d4.

quarta-feira, 23 de março de 2022

Nota de Repúdio as Comunidades Tolkienianas

 
CONTEMPLEM!!!
A NOTA DE REPÚDIO AS COMUNIDADES TOLKIENIANAS!!!
Contra Nota de Repúdio

Essa postagem é uma resposta (apesar de atrasada) ao posicionamento infantil de várias comunidades tolkienianas brasileiras. Este é um blog que não se isenta e que age guiado por suas próprias convicções. A nova série da Amazon, Rings of Power, está sofrendo uma série de críticas, entre elas, a cor da pele dos personagens. Essa sem dúvida é a crítica mais polêmica e mais uma vez (como foi feito em Star Wars) fãs contrários a isso, de forma geral, estão sendo rotulados de racistas e execrados. É lamentável que várias comunidades tolkienianas brasileiras tenham aceitado e corroborado essa atitude. 

Em fevereiro, as comunidades tolkienianas brasileiras lançaram em conjunto a seguinte nota de repúdio:

Registramos o nosso repúdio aos posicionamentos preconceituosos, sobretudo em relação à cor de pele de alguns atores do elenco da série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, do Prime Vídeo.

Muitos desses comentários, publicados em diversas redes sociais, não constituem simples liberdade de expressão ou posicionamento crítico. Em vez disso, são discursos meramente passionais, carregados de visões subjetivas e preconceituosas, destinadas aos atores e às atrizes. As características físicas, étnicas, sociais e de gênero não prejudicam a fidedignidade de uma adaptação.

As obras de Tolkien transmitem mensagens de amizade, companheirismo, fidelidade, amor ao próximo, compaixão, inclusive a união entre povos diversos em prol de um bem comum. Lamentamos falta de sensibilidade necessária para compreender e respeitar tais valores e mensagens tão bem transmitidos pelo Professor.

Nós, enquanto Leitores, Colecionadores, Produtores de conteúdo, Membros de Tocas, Artistas, Escritores, Tradutores e admiradores do trabalho de J.R.R. Tolkien repudiamos quaisquer ideologias que, de maneira racista e preconceituosa, retratam negativamente grupos sociais, sejam eles quais forem.

Essa nota é injusta com os críticos, é falsa em vários pontos, vai contra o espírito da obra e se mostra aliada com os detratores de Tolkien. Ela merece uma crítica e uma resposta adequada. Segue a análise dos principais parágrafos da nota.

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Registramos o nosso repúdio aos posicionamentos preconceituosos, sobretudo em relação à cor de pele de alguns atores do elenco da série O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder, do Prime Vídeo.

1. Racismo é inaceitável 
Em primeiro lugar, racismo é algo abjeto, comentários racistas devem ser banidos e as pessoas que o fazem devem ser punidas. Não existe atenuante para isso.

2. Acusação falsa de racismo é inaceitável
Infelizmente, a cultura nerd está infestada com guerreiros sociais, lacradores e panfletários, que não gostam de fato das obras, são contra discussões e desejam em primeiro lugar propagar suas agendas. Essas pessoas são rápidas de acusar os outros de racistas, tóxicos, elitistas. Ninguém é racista por fazer críticas e não é possível declarar alguém como racista velado, pois não é possível ler corações. Esses rotuladores aumentam o espectro do problema misturando sensatos com grosseiros. Pior, eles fazem um desserviço pra comunidade tentando expulsar qualquer um que vá contra suas agendas. Canceladores devem ser desmascarados e evitados.

3. Polêmica internacional, resposta brasileira
Os ataques aos atores negros da nova série foi um movimento principalmente internacional. A maior parte dos comentários dos fãs de Tolkien brasileiros que discordavam do elenco se expressaram de forma não ofensiva. 

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Muitos desses comentários, publicados em diversas redes sociais, não constituem simples liberdade de expressão ou posicionamento crítico. Em vez disso, são discursos meramente passionais, carregados de visões subjetivas e preconceituosas, destinadas aos atores e às atrizes. As características físicas, étnicas, sociais e de gênero não prejudicam a fidedignidade de uma adaptação.
 
4. Vandalismo a obra de Tolkien possui reação esperada e alimenta o racismo
Independente das controvérsias sobre o lore de Tolkien, existe um imaginário comum sobre sua obra criado durante dezenas de anos. A fuga desse imaginário pode ser vista como um erro, desrespeito ou uma violência. As várias vandalizações panfletárias em outros trabalhos, faz com que seja mais correto interpretar essas mudanças como violência. É claro que tais atos estão sujeitos a críticas. 

É estupidez acreditar que a alteração de uma obra tão consagrada como a de Tolkien é capaz de passar sem reação. Muitas pessoas se sentirão insatisfeitas e usarão seus recursos para expressar sua indignação. Por vezes, essas pessoas carecem de recursos morais e intelectuais e sua única arma passa a ser o fel de seu fígado.  

Assim, o sequestro da obra pra fins panfletários acaba por alimentar o próprio racismo na sociedade. É falta de sabedoria não entender a extensão de seus atos e não se responsabilizar por eles.

5. Posicionamento injusto e infantil
As comunidades brasileiras fizeram certo ao condenar atos de racismo. No entanto, ao deixar a neutralidade, ao se posicionar em favor da série, inclusive contra a maioria dos fãs e sem explicar todo o contexto envolvido como foi feito nos pontos anteriores, elas estão implicando que os fãs brasileiros divergentes são preconceituosos ou mesmo movidos ideologicamente (como explicitado no último parágrafo da nota). 

6. Dependendo das características, fidedignidade de uma adaptação é prejudicada SIM
É de se espantar com a última frase do parágrafo em destaque: 'As características físicas, étnicas, sociais e de gênero não prejudicam a fidedignidade de uma adaptação.' É óbvio que essa afirmação está incorreta, ela não é apenas boba, como é um atestado de incompetência para as comunidades tolkienianas. Como comunidades que poderiam ser consideradas sérias aprovam essa declaração?  

A fidedignidade das características do personagem contribui para 2 pontos importantes: (1) suspensão de descrença, (2) estética da obra. Quem se propõem a apreciar um trabalho artístico não pode ignorar esses pontos básicos.  

Mas a afirmação da nota de repúdio é falsa ainda de forma mais sutil. Ela desvia a atenção do problema ser uma modificação na essência da obra. Na ópera e no teatro, onde os recursos são mais escassos e a imaginação mais necessária é tolerável as discrepâncias com o original. Otelo poderia ser interpretado por um branco. No entanto, todo o público saberia que o personagem é negro. Além do mais, essa peça poderia ser criticada, visto que tal caracterização quebra a suspenção de descrença prejudica a estética e bastaria o ator de Otelo utilizar maquiagem para exercer melhor seu papel. Mas, seria pior, inadmissível, Otelo ser considerado branco e não mouro dentro do próprio cenário, isso não é uma questão de cor de pele é um próprio ataque ao trabalho de Shakespeare. O elfo negro não vai fingir ser branco (mesmo se fosse valeria críticas pela má utilização de recursos), sua cor será considerada normal no cenário e muitos consideram isso ofensivo a essência da obra e possuem o direito de criticar. 

É importante ressaltar que adaptações não dão o direito de modificar a essência da obra. Existem adaptações que modificam uma obra pra se adequar a uma mídia. Exemplo: A remoção de Tom Bombadil da trilogia cinematográfica do Senhor dos Anéis. Existem adaptações que fazem uso de licença poética para adicionar ou modificar algo. Exemplo, o romance anão-elfo na trilogia cinematográfica do Hobbit. Ambas os tipos de adaptações estão sujeitos a crítica e quanto mais consagrada for a obra adaptada, mais temerário é uma alteração. Pior, é o segundo tipo de adaptação, que por vezes, são feitas por pura arrogância e quando modificam a essência da obra se tornam verdadeiras aberrações, como o romance supracitado.

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As obras de Tolkien transmitem mensagens de amizade, companheirismo, fidelidade, amor ao próximo, compaixão, inclusive a união entre povos diversos em prol de um bem comum. Lamentamos falta de sensibilidade necessária para compreender e respeitar tais valores e mensagens tão bem transmitidos pelo Professor.

7. Palavras bonitas, mas despreparadas
O trabalho de Tolkien de fato é valoroso. No entanto, as palavras das comunidades são incongruentes com o pensamento das especialistas responsáveis pela adaptação que eles estão defendendo. Segundo essas especialistas, apesar de toda a mensagem de companheirismo de Tolkien, sua obra reproduz um 'racismo velado', a medida que a face do mal na terra-média é não branco, endorsando assim, uma visão de mundo nociva. Toda essa argumentação pode ser vista nesse Link. O argumento está errado e nos comentários desse artigo, um verdadeiro especialista os refuta. O fato da nota de repúdio está alheia ao perfil dos produtores da série demonstra o quão despreparadas estão as comunidades para emitir suas opiniões.
 
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Nós, enquanto Leitores, Colecionadores, Produtores de conteúdo, Membros de Tocas, Artistas, Escritores, Tradutores e admiradores do trabalho de J.R.R. Tolkien repudiamos quaisquer ideologias que, de maneira racista e preconceituosa, retratam negativamente grupos sociais, sejam eles quais forem.

8. Cegueira
Aparentemente os leitores, colecionadores, produtores de conteúdo, etc, dessas comunidades são também cegos, incapazes de analisar o que está ocorrendo. Não existe ideologia racista por trás das críticas a Rings of Power, apenas fãs insatisfeitos. Fãs de todas as cores, etnias e grupos sociais. 

Existe sim uma ideologia por traz do sequestro da obra de Tolkien. Uma ideologia que está vandalizando o trabalho do professor com panfletagem progressista explícita que vai contra o espírito dos livros e contra a estética do próprio autor que sempre se preocupou de não deixar transparecer seus pensamentos políticos, senão dentro da própria história como solução dos conflitos.

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Nota de Repúdio

Deixo registrada minha preocupação com os rumos da série Rings of Power da Amazon. A descaracterização de personagens por motivos pessoais ou comerciais é censurável. É duplamente censurável por motivos ideológicos. É triplamente censurável numa obra consagrada como a de Tolkien. É infinitamente censurável a medida que vai contra a estética do próprio autor que sempre se preocupou de não deixar transparecer seus pensamentos políticos, senão dentro da própria história como solução dos conflitos. Caso meus medos sejam concretizados urjo a um boicote do programa.

Deixo meu repúdio contra toda e qualquer tentativa de atualizar e modificar a essência da obra de Tolkien. É necessário sabedoria para diferenciar criação de revisão no contexto de uma adaptação. A criação é a construção de algo novo com base dos parâmetros e valores já estabelecidos pela obra original. A revisão consiste na atualização do próprio núcleo da obra.

Repudio também todo e qualquer ataque verdadeiramente racista sofrido pelos atores e deixo minha solidariedade a eles. Assim como repudio os 'canceladores', de qualquer lado da polêmica que incapazes de argumentar se satisfazem em rotular e excluir pessoas.

Meu último repúdio vai para as comunidades tolkienianas signatárias da nota supracitada pelo: (1) infantilismo no modo de se posicionar, implicando que o fã crítico é racista ou guiado por ideologia e incentivando reações animosas por parte desses fãs, (2) pela incompetência ao afirmar que características físicas não prejudicam a fidedignidade de uma obra, (3) pela malícia ao sugerir que as críticas se deram não por alteração da essência da obra, mas sim, por intolerância racial, (4) pelo despreparo por si posicionarem a favor de detratores da obra original, (5) pela covardia de não defenderem a obra original. Quiçá, (6) pela malícia novamente, por escolherem a panfletagem ao invés da obra original e (7) pela ganância por esperarem alguma retribuição material.

Por fim, deixo as palavras do próprio Tolkien e do seu filho Christopher.

“O mal não pode criar nada novo, ele apenas pode corromper e arruinar o que as forças do bem inventaram ou criaram.” – J.R.R.Tolkien.
“Tolkien se tornou um monstro, devorado por sua própria popularidade e absorvido pelo absurdo do nosso tempo. O abismo entre a beleza e a seriedade do trabalho e o que se tornou é demais para mim. A comercialização reduziu a nada o impacto estético e filosófico da criação. Para mim existe apenas uma solução: me afastar.” – Christopher Tolkien.