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SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

domingo, 5 de fevereiro de 2017

Gygax, RPG e Cristianismo


CONTEMPLEM!!! UM POUCO DA HISTÓRIA DE GYGAX!!!
Gary Gigax 1938 - 2008

O RPG  mainstream, contemporâneo é decrépito, perdeu praticamente todo o seu charme original. Pior do que isso, o RPG contemporâneo se tornou uma ode cheia de símbolos esotéricos e vontade de poder. Hoje, D&D, tem muita coisa hostil aos cristãos. particularmente não me sinto confortável em jogar uma versão de D&D em que um bruxo recebe o poder de uma entidade sombria. Muito menos, desejo adentrar no estranho mundo de ocultismo modelado dos cenários de Storyteller.

Desde as décadas de 80, D&D foi perseguido por cristãos aguerridos visto que o jogo tem grande potencial sombrio que se manifesta nos dias atuais. Mas, o sexo, esportes, remédios e muito mais, também possuem potencial sombrio e nessa época parece que tudo se corrompeu. Pessoalmente, eu acredito que toda aquela perseguição foi imprudente, na verdade, foi um terrível erro que é indiretamente responsável pela degeneração que o RPG sofreu na atualidade. Hora, no momento em que você demoniza algo, você cria a oportunidade para as forças das trevas tirarem proveito e se apropriarem daquilo que é demonizado e veja só o que temos agora...

Gary Gigax, cocriador do Dungeon & Dragons original, o primeiro RPG, era um cristão. Sua relação com o cristianismo está bem expressa em diversos documentos na internet. Conforme o blog, The Knight Shift. Num e-mail trocado com um fã um mês e meio antes do seu falecimento ele se expressou da seguinte forma: 

Obrigado, Michael,

Eu sou apenas outro companheiro humano que, finalmente, após muitos caminhos errados e tentativas falhas, encontrou Jesus Cristo.

Via con Dios,
Gary

"Assim brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus." Mateus 5:16

Em um painel, na GenCon Indy 2007 chamado "Christianity and Gaming", Gary falou sobre sua religiosidade e como lidou com a situação naquela época  (aos 4:21 minutos do vídeo abaixo):




I was reticent to say the fact, you know, that I was a Christian, mainly because I was afraid that I would give Christianity a bad name because I did D&D. So I did, I kept my mouth shut. But I just decided no, I’m not going to do that any more.

Eu estava reticente de dizer o fato de, você sabe, que eu era cristão, principalmente porque eu estava com medo que eu daria ao Cristianismo um nome ruim porque eu fiz D&D. Então eu fiz, eu mantive minha boca fechada. Mas eu decidi não, eu não vou mais fazer isso.
Numa entrevista que pode ser encontrada aqui, no ano de 2000 para o OneRing.net, Gary foi questionado sobre a preocupação de grupos de pais sobre a influência ocultista e satânica de D&D. Parafraseando sua resposta, ele afirmou que os "feitiços mágicos" do jogo são apenas faz de conta, ficção, que coisas imaginárias não são malignas, nem prejudiciais e que o jogo em si, além de ser um entretenimento, tem capacidade educacional. Diante disto, vejo que Gygax não possuía malícia e na verdade, estava bem intencionado, apesar de discordar dele, pois creio que coisas imaginárias, sim, podem ser prejudiciais.

Além disso, as primeiras versões de D&D possuía grande influência cristã. Segundo o artigo da Grognardia, James Maliszewiski, fala o que Gygax respondeu ao ser interrogado sobre o cristianismo implícito no jogo:

Gary Gygax... explicou que ele sentiu inapropriado incluir qualquer coisa explicitamente cristã em um mero jogo, mesmo assumindo uma espécie de sustentação quase-cristão ou cripto-cristã para a coisa toda.

Infelizmente, Gary também tem sua responsabilidade indireta pela "corrupção" do D&D, principalmente devido seu peso na comunidade nascente de RPG. Por um lado ele se omitiu de se pronunciar como cristão diante das perseguições. Por outro lado, por não considerar confortável incluir Deus no jogo, abriu espaço para toda a trajetória degenerada do D&D. 

Gary não teve problema em incluir no jogo deuses pagãos, no entanto, hesitou em incluir o Deus cristão. Isso porque ele assumiu implicitamente que os deuses pagãos eram fictícios e o Deus cristão é real. Acontece que todo sistema de crenças possui consequências e gera hábitos. As consequências dessa decisão foi o progressivo afastamento do jogo do cristianismo. Minha cruzada tem como objetivo atacar justamente esses pontos e criar na fantasia e na imaginética um local novamente saudável. Gary Gigax, eu dedico minha jornada a você.

[Condição] Medo


CONTEMPLEM!!! O MEDO!!!
Gulp!!!

Observar um companheiro ser decapitado, presenciar um sacrifício feito por cultistas malignos, sentir a aterradora aura de um dragão. Uma hora ou outra todos os aventureiros irão sentir aquele frio na espinha, ficarão com as pernas igual a pudim e se mijarão de medo...

O medo é medido em 3 níveis:

Amedrontado
Você está com receio de algo, um mau pressentimento não sai de sua cabeça... gulp!!!
  • -1 nas jogadas de ataque

Assustado
Você sabe que está em perigo, algo vai sair debaixo da cama e te pegar, o papa-figo está a espreita, vão fazer coisas cruéis com você...
  • -2 nas jogadas de ataque
  • -2 nas jogadas de competência
  • -2 nos testes de resistência

Aterrorizado
Salve-se quem puder!!!
  • -2 nas jogadas de ataque
  • -2 nas jogadas de competência
  • -2 nos testes de resistência
  • Foge e não pode se mover voluntariamente para próximo da fonte do medo

É possível evitar a condição de medo através de um sucesso em um teste de resistência de Vontade.

Os níveis de medo se acumulam, de modo que, se um personagem falhar no teste de vontade e receber a condição amedrontado, ao falhar em um novo teste contra medo na condição de amedrontado, o personagem receberá a condição assustado. Por exemplo: Remi espreita um culto maligno realizar o sacrifício de uma jovem donzela a entidades sombrias. Ele falha em um teste de medo e recebe a condição de amedrontado, logo em seguida o grupo de Remi é atacado pelos cultistas e ele observar seu companheiro Alistar ser decapitado. Remi falha novamente no teste contra medo, mas dessa vez recebe a condição de assustado.

No entanto, diferentes fontes de medo podem causar efeitos mais graves, sem necessitar que o personagem tenha adquirido uma condição de nível inferior. Por exemplo: Remi não possui nenhuma condição de medo, mas ao se deparar com um dragão e falhar no teste de resistência ele adquiri imediatamente a condição de aterrorizado.

Uma vez que um personagem tenha adquirido uma condição de medo, ele permanecerá com a condição durante 24h e até se afastar da fonte do medo. Caso o medo for mágico, o personagem permanecerá com medo até o fim da magia. Magias brancas e a canção do bardo podem anular os efeitos do medo enquanto durarem.

sábado, 4 de fevereiro de 2017

[Condição] Pasmo


CONTEMPLEM!!! O PASMO!!!
50% de si

Você está com náusea, levou uma pancada forte na cabeça, está exausto, foi envenenado, se equilibra audaciosamente numa corda, ficou maneta ou foi transformado em zumbi. São muitas as situações que podem deixar um aventureiro pasmo.

Pasmo
Suas pernas simplesmente estão bambas... você tenta se colocar na posição certa... mas seu corpo tá mais mole que um cubo gelatinoso...
  • Sempre perde a iniciativa
  • Pode realizar apenas uma ação de ataque ou uma ação de movimento, mas não uma ação total
  • Não pode flanquear e realizar ataques de oportunidade

[Nova Regra] Pontos de Poder



CONTEMPLEM!!! OS PONTOS DE PODER!!!
Ponto de Poder bom!!!

Todos os personagens começam com uma quantidade de pontos de poder (PP) igual a 2 + mod. do atributo principal da classe. Os pontos de poder funcionam para centralizar e determinar a quantidade de habilidades por dia que um determinado personagem pode utilizar. Os pontos de poder poderão ser recuperados e perdidos de acordo com a interpretação do arquétipo do personagem.

Ao longo desse livro, os pontos de poder serão denominados por diversos outros nomes quando dentro do contexto de uma classe, como por exemplo: pontos de coragem, pontos de fúria, pontos de sorte, pontos místicos, etc. A decisão de chamar por diversos nomes o mesmo conceito foi tomada para deixar a leitura do livro mais agradável e adicionar um sabor especial de fantasia. No entanto, fora do conceito das classes será utilizado o nome pontos de poder.

Um exemplo de utilização do conceito segue a seguir: Bror é um anão homem de armas com 5 pontos de coragem. Ele gastou uma habilidade de classe, desse modo ele agora possui 4 pontos de coragem. No decorrer do jogo, Bror teve que recusar ouro para não comprometer sua equipe. Conforme a traço racial do anão Fascínio por Ouro Bror deve perder 1 ponto de poder. Nesse momento, Bror deve ficar com 3 pontos de coragem. 

PS: Pontos de poder são os antigos pontos de valor, eu mudei a termologia por uma decisão prática. Apesar de achar mais elegante o termo ponto de valor, não podia abreviá-lo para PV e isto estava me atrapalhando. Se vocês encontrarem no referências para pontos de valor por favor avisem.

[Nova Regra] Tipos de Descanso


CONTEMPLEM!!! OS TIPOS DE DESCANSO!!!
Descanso...  Ótimo para um golpe de misericórdia!!!

Mais cedo ou mais tarde, um aventureiro vai precisar descansar. Recuperar o fôlego, esticar os músculos, comer a ração, tomar um vinho, fumar um cachimbo, se aquecer na fogueira e relaxar.

Existem 3 tipos de descanso, o descanso curto, o descanso prolongado e o descanso total:

Descanso Curto
  • Dura entre 30 min até 2 horas dependendo do cansaço dos aventureiros.
  • Consiste em respirar, descansar, fazer uma refeição e não realizar atividades extenuantes.
  • Recupera da condição de cansaço.


Descanso Prolongado
  • Dura no mínimo 6 horas.
  • Geralmente consiste em dormir.
  • Só é possível 1 descanso prolongado por dia.
  • Se for interrompido, é necessário descansar o dobro do tempo da interrupção.
  • Recupera a inspiração mágica (magias por dia).


Descanso Total
  • Dura no mínimo 12 horas.
  • Consiste em descanso a vontade e sono despreocupado.
  • Personagem não pode realizar atividade extenuante durante o dia.
  • Só é possível 1 descanso total por dia.
  • Não pode ser interrompido.
  • Recupera pontos de vida e pontos de poder.

Lá e de volta outra vez


CONTEMPLEM!!! MEU RETORNO!!!
Estou de volta!