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SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

[Teoria da Magia] Criando Itens Mágicos



CONTEMPLEM!!! 
A CRIAÇÃO DE ITENS MÁGICOS!!!
Perfeito... Perfeito...

Aproxime-se meu caro, hoje vos ensinarei como  criar um item mágico. Observe bem essa torre. Olhe a biblioteca e a bola de cristal, o telescópio e o astrolábio, o laboratório alquímico e o resto da quinquilharia… Sim, tudo isso serve para criar as mais diversas BUGIGANGAS MÁGICAS!!!

Existem muitas formas de se criar ou item mágico, mas todas elas seguem três passos:

Passos para um Item Mágico
Determinar as propriedades mágicas.
Buscar componentes especiais e materiais preciosos.
Criar o item mágico

Determinar as Propriedades
Magistas são seres extremamente metódicos, experientes em decompor e recompor a trama da realidade, a maioria deles reconhecem que a base de um bom trabalho é a organização. No caso da criação de novas magias ou itens mágicos, ser metódico é uma qualidade valiosa.

Antes de tudo o magista determina caprichosamente quais poderes ele deseja impor no item a ser criado. Ele sabe que quanto mais poderosa for sua criação, mais difícil será dá-lhe vida. É necessário listar as propriedades mágicas desejadas uma a uma para que seja possível descobrir o "preço" a pagar.


Em busca da pedra filosofal

Busca de Componentes Especiais
Uma espada trovejante, uma capa de invisibilidade, um anel capaz de atirar bolas de fogo. Se existe algo em comum em todos esses itens é que eles foram feitos com materiais raros, inacessíveis para a maioria dos mortais.

Componentes especiais costumam ser produtos de monstros tenebrosos ou ambientes estranhos. Chifres de unicórnio, sangue de demônio, caveira de macaco e falo de orco, são itens normalmente procurado por magistas para elaboração de seus rituais malucos. Os magistas estão sempre disputando uns com os outros em busca do material mais raro possível.

E porque a raridade do componente é tão importante? Hora, sem dor, sem ganho!!! Quanto maior e mais incrível for o seu desejo, mais você terá que sacrificar, isso é certo. O mundo é regido por uma lei tirânica, a Lei da Troca Equivalente

Para cada propriedade mágica de um item é necessário um componente especial de igual valor. Ou seja, para criar um item mágico é necessário pagar SEMPRE em componentes especiais o valor em PO da tabela abaixo. Os componentes especiais são distribuídos na aventura, dungeon e sandbox e seu valor é determinado pelo mestre.*

Segue abaixo a tabela de custo base:  

Item
Custo Base
Magia
100 PO x círculo
Item de Uso Único
100 PO x círculo
Item de Carga
500 PO x círculo x carga
Item de PP
5000 PO x círculo
Item de Uso Ilimitado
25000 PO x círculo
Arma +1
5000 PO
→ Incremento +2
+10000 PO
→ Incremento +3
+20000 PO
Armadura +1
10000 PO
→ Incremento +2
+20000 PO
→ Incremento +3
+40000 PO


Busca de Materiais Raros
Metais nobres, como ouro e prata, gemas, diamantes e pedras preciosas, madeira, ervas, flores e perfumes raros, essências mágicas diversas. Esses, são todos materiais canalizam poder mágico de forma eficiente. Óbvio que serão procurados por magistas na hora de seus rituais.

Usar materiais raros aumenta a chance do sucesso em um ritual. Para cada 10000 PO de materiais raros o personagem recebem +1 de bônus no teste da criação do itemNão é possível gastar mais em materiais raros do que no preço base do item. 


Padrões de difícil reprodução

Tempo de Criação
Criar itens mágicos é uma arte... seu processo é demorado e detalhado. Um pergaminho simples exige o desenho perfeito de complexas formas geométricas, uma porção de cura necessita que ervas sejam banhadas em perfume e repousem sob a luz da lua cheia, pelo menos 3 vezes. Para encantar uma espada é necessário escrever e rescrever runas nos vários processos de transformação do ferro. Mesmo, as cruéis e brutas armas dos orcos foram banhadas no sangue de incontáveis feras. Os artefatos mais poderosos foram criados em centenas de anos... o esforço de um povo durante várias gerações.

Lembre-se, a criação de itens mágicos é um trabalho artesanal. Coloque todo seu amor nesse trabalho e nunca, em hipótese alguma pense em apressar o processo de criação. A pressa é inimiga da perfeição e pode levar a perda do seu esforço. 

O tempo base de criação de um item mágico é 10 dias para cada 100 PO do Custo Base, ou seja: 
Tempo Base = Custo Base / 10, em dias.
Itens mágicos só podem ser criados em fase de quietação, inclusive itens mágicos complexos podem requerer mais de uma fase de quietação para serem finalizados. 

Pergaminhos e poções, por serem itens menores obedecem regra diferente. Eles são criados em lote. É necessário apenas 1 teste de criação para criar 1d12 (mínimo 3) deles, caso o magista fracasse no teste, são criados apenas 1d4 pergaminhos / poções.

Dotes artísticos do magista

Criando Pergaminhos e Porções, Encantando Utensílios
Se eu enumerasse as habilidades necessárias para criar itens mágicos gafanhoto, eu te assustaria... Mesmo a criação do mais humilde dos itens é passível de falhar miseravelmente e as consequências podem ser terríveis. Mas não se preocupe meu jovem, sua caligrafia está muito boa... você precise melhorar seus conhecimentos em alquimia.

Na criação de itens mágicos, magistas são os artífices por excelência. Dominando a inscrição de runas e glifos arcanos, além de variados processos alquímicos, eles são capazes de escrever pergaminhos, criar poções e encantar armas.

Os alquimistas estão chegando...

Mas, não são apenas os magistas que são capazes desse maravilhoso trabalho. Alquimistas e apotecários, mesmos bruxas, podem criar variadas poções menores. Também existem ferreiros hábeis que diante de um metal precioso são capazes de criar uma arma encantada. No entanto, na maioria dos casos, a criação de um item mais sofisticado exige o olhar cuidadoso de um magista.

A maioria dos casos, porém nem todos... Existem os alquimistas os ferreiros lendários, aqueles que dedicam sua vida a sua arte, seus cosmos se elevam no processo de criação e sua própria vontade se torna mágica. Sua paixão pelo trabalho e seus anos de experiência dispensam qualquer ajuda... pelo contrário... muitas vezes são procurados por magistas para se tornarem tutores dos mesmos.

E não podemos esquecer dos anões. É dito que desde cedo, seus ferreiros aprendem os segredos das runas. Os mistérios da forja anã permanecem não revelados, mas é certo que de suas fornalhas é capaz de sair até o mais maravilhoso dos itens.


Encantando uma espada

Criar um item mágico exige um teste de ofício apropriado. Criar um pergaminho, exige o ofício de caligrafia. Uma poção exige o ofício de herbalismo ou alquimia. Criar armas e armaduras exige o ofício da metalurgia.

Se a propriedade do item for baseada em uma magia, a CD de criação é definida pela tabela abaixo.

Círculo
CD
1
13
2
14
3
15
4
16
5
17
6
18
7
19
8
20
9
21

Se a propriedade do item for baseada em melhoria, a CD de criação é definida pela tabela abaixo.

Bônus
CD
+1
12
+2
15
+3
18
+4
21
+5
24

Um conjurador, é capaz de encantar uma arma já feita. Ele pode criar um item mágico a partir de qualquer arma ou armadura, desde que sejam obras-primas. Para isso ele precisa dos ofícios de caligrafia e alquimia, além da competência de conjuração. O magista pode imbuir a arma com qualquer magia de círculo inferior ou igual ao seu número de graduações da competência de conjuração. O teste continua sendo de ofício. Uma falha no teste com resultado menor ou igual a 5 gera uma distorção mágica.

Alquimistas e apotecários podem criar poções mundanas ou com efeitos similares a magias de primeiro círculo. Ferreiros que obtenham componentes especiais raros podem criar armas e armaduras com um bônus máximo de +1 e nunca adicionar outra propriedade mágica a arma. Superar essa limitação exige graduação na competência conjuração ou o acompanhamento de um magista no processo de criação. 

No cenário, existem alquimistas e ferreiros lendários que podem criar itens mágicos sem qualquer limitação. Não existe necessidade do mestre qualquer justificativa pra isso, mas pode-se considerar que termos de regras, esses PDMs possuem pontos de competência em conjuração.

Além disso, anões com competência em ofício podem criar armas, armaduras e joias mágicas com quaisquer propriedades sem necessidade de graduação em conjuração.     

 O mugangueiro

Um Último Aviso...
Tenha cuidado gafanhoto com a ganancia exagerada, muitos foram os magistas que se perderam em seu caminho acumulando esdrúxulos componentes para seus experimentos. Caçar o planejado é diferente do acumulo indiscriminado de tranqueiras mágicas. Magistas acumuladores já mostram a marca do caos e o início da corrupção. O vício por componentes materiais é o primeiro dos perigos da magia.

Um magista que saia coletando indiscriminadamente itens na sandbox, pode ser presenteado por uma distorção mágica. Se ele vai ser ou não, fica a critério do mestre, para dá um suspense.

A Cartilha
Segue nosso tradicional resumo para criação de itens mágicos:

  • Mestre e magista definem as propriedades mágicas do item a ser criado.
  • É definido o preço do item conforme tabela de custo base do item.
  • O magista reúne os componentes especiais e os materiais raros.
  • Gasta-se na fase de quietação, 1 PQ para criação do item.
    O item é criado ou não dependendo do seu tempo-base de criação.
    Fica a critério do mestre quantos PQ o magista pode gastar na criação de itens mágicos.
    Em geral, é permitido ser gasto 1 PQ na criação de pergaminhos / poções e 1 PQ na criação de uma arma armadura mágica.**
  • Para cada propriedade mágica do item, o magista realiza o teste de competência de ofício conforme o CD das tabelas apropriadas acima.
    Sucesso, a propriedade é adicionada ao item.
    Falha, a propriedade não é adicionada.

* Uma sugestão é levar em consideração a regra de oferta de prêmios, no caso, cada item representaria um montante em PO. 
** O mestre é livre para interpretar a relação esforço x tempo. Ele pode permitir que o magista trabalhe na criação de uma adaga e uma espada mágica gastando um único PQ. Ele poderia permitir também o gasto de 2 PQ para criação de 2 espadas. Mas não faria sentido o magista gastar 5 PQ pra criar 5 armaduras encantadas.  Deve ser levado em consideração que a criação do item exige dedicação do conjurador e é uma atividade que pode levar anos. No entanto, é provável que o magista vá desejar realizar outras atividades nesse período, como aprender magias, investir no domínio, visitar amigos, etc. 

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