Cabeçalho



SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

sábado, 2 de dezembro de 2017

História dos Alinhamentos


CONTEMPLEM!!! A HISTÓRIA DOS ALINHAMENTOS!!!
Foi sem querer querendo...

Neste tratado, eu irei abrir uma série de postagem comentando sobre o alinhamento e as tendências em D&D. Essa primeira parte será um pequeno levantamento histórico para basear a discussão.

OD&D (Original Dungeons & Dragons) foi criado apenas com 3 alinhamentos: Lei, Neutralidade e Caos. Não existia uma definição para essas tendências, nem uma associação direta entre Lei/Bem  e Caos/Mau. No entanto, OD&D continha uma tabela de criaturas por alinhamento que permitia fazer muitas inferências de como as tendências funcionavam.

Alinhamentos de OD&D

Se em OD&D não existia associação direta entre Lei/Bem e Caos/Mau, a tabela de criaturas por alinhamento, continha a semente para essa inferência. De fato, novas versões D&D iriam verdadeiramente fazer tal associação. Como a versão de Tom Moldvay de 1981:

Lei (ou Leal) é a crença de que tudo deve seguir uma ordem e obedecer regras é parte natural da vida. Criaturas leais irão tentar dizer a verdade, obedecer regras e conservar todas as coisas vivas. Personagens leais sempre tentam manter suas promessas. Eles irão tentar obedecer leis, desde que as leis sejam razoáveis e justas.

Se uma escolha precisa ser feita entre o benefício do grupo ou indivíduo, personagens leais geralmente escolherão o grupo. Algumas vezes liberdades individuais precisam ser dadas para o bem do grupo. Personagens leais e monstros geralmente agem de maneira previsível. O comportamento leal geralmente é o comportamento que pode ser chamado de "bom".

Caos (ou Caótico) é o oposto de Lei. É a crença de que a vida é aleatória, e que a sorte governa o mundo. Tudo acontece por acidente e nada pode ser previsto. Leis são feitas para serem quebradas, desde que a pessoa possa lidar com isso. Não é importante manter promessas, e mentir ou dizer a verdade são ambos úteis.

Para uma criatura caótica, o indivíduo é a mais importante de todas as coisas. Egoísmo é um modo normal de vida e o grupo não é importante. Caóticos geralmente agem por súbitos desejos e caprichos. Eles não são confiáveis e seu comportamento é difícil de ser predito. Eles possuem uma forte crença no poder da sorte. O comportamento caótico geralmente é o mesmo do comportamento que pode ser chamado de "mau".


Posteriormente, Bem e Mau foram separados em tendências distintas que podiam ser combinadas com as tendências já existentes, Lei e Caos. Isso formou o eixo de alinhamento que temos hoje, que na minha opinião é mais interessante.

Depois de anos de refinamento, as definições das tendências segundo D&D5 são:

  • Leal e Bom (LB) é a tendência de criaturas que se pode contar para fazer o que é correto como é esperado pela sociedade. Dragões dourados, paladinos e muitos anões são leais e bons.
  • Neutro e Bom (NB) é a tendência do povo que faz o melhor que pode para ajudar outros de acordo com suas necessidades. Muitos celestiais, alguns gigantes das nuvens, e grande parte dos gnomos são neutros e bons.
  • Caótico e Bom (CB) é a tendência de criaturas que agem de acordo com sua própria consciência, se importando pouco com as expectativas dos outros. Dragões de cobre, muitos elfos e unicórnios são caóticos e bons.
  • Leal e Neutro (LN) é a tendência dos indivíduos que agem de acordo com as leis, tradições ou códigos pessoais. Muitos monges e alguns magos são leais e neutros.
  • Neutro (N) é a tendência daqueles que preferem manter distância de questões morais e não tomar partido, fazendo o que aparenta ser melhor conforme a situação. O povo lagarto, muitos druidas e diversos humanos são neutros.
  • Caótico e Neutro (CN) é a tendência das criaturas que seguem seus caprichos, mantendo sua liberdade pessoal acima de tudo. Muitos bárbaros e ladinos, e alguns bardos, são caóticos e neutros.
  • Leal e Mau (LM) é a tendência das criaturas que conseguem metodicamente tudo o que querem, dentro dos limites de uma tradição, lei ou ordem. Diabos, dragões azuis e hobgoblins são leais e maus.
  • Neutro e Mau (NM) é a tendência daqueles que farão tudo o que quiserem, sem compaixão ou remorso. Muitos drow, alguns gigantes das nuvens e yugoloths são neutros e maus.
  • Caótico e Mau (CM) é a tendência de criaturas que agem com violência arbitrária, estimulada por sua ganância, ódio ou sede de sangue. Demônios, dragões vermelhos e orcs são caóticos e maus.

D&D5 também possui o mérito de tentar definir um escopo para os alinhamentos:

A tendência é uma combinação de dois fatores: um identifica a moralidade (bom, mau ou neutro), o outro descreve as atitudes perante a sociedade e às leis (leal, caótico ou neutro).

Além disso, a nova versão também lembra que a tendência é apenas um guia para a interpretação do personagem e não uma regra absoluta e mordaz.

Esses breves resumos das nove tendências descrevem o comportamento típico de uma criatura que a possua. Os indivíduos podem variar significantemente desse comportamento típico e poucas pessoas são perfeitas e consistentemente fiéis aos preceitos básicos de sua tendência.

Apesar de todo o cuidado com os alinhamentos nas muitas edições de D&D, esse continua sendo uma das regras  que mais gera debate e insatisfação. O motivo é bem óbvio, tentar encaixar a ação humana, num número limitado de definições. Ao menos, tentar imaginar e reimaginar os alinhamentos é um exercício divertido.

2 comentários:

  1. Bastante explicativo. Gostei! Deu para fazer uma clara compreensão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só vi o comentário agora, mas que fique registrado o obrigado!

      Excluir