Cabeçalho



SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

sexta-feira, 16 de julho de 2021

A Importância do Cenário no RPG

 
CONTEMPLEM!!! A IMPORTÂNCIA DO CENÁRIO DO RPG!!!
Mais um tratado

Muitos acreditam que o cenário é de suma importância para um jogo de rpg. Ledo engano, o cenário sequer é necessário para o andamento de uma mesa. Veja bem... um sistema inadequado ou intragável dificulta o jogo, aventuras ruins não divertem ninguém e um mestre papangú é capaz de arruinar a mesa. Mas o cenário, ele é meramente opcional. É perfeitamente possível fazer uma campanha com um cenário genérico, sem nada de lore.

Agora é bem incongruente um blog sobre um cenário afirmar que o cenário não tem importância! Se você pensou isso leitor, temo que você precisa se preparar mais pra se aventurar em Amalgamos... Não existe lugar pra interpretações erradas onde a morte te espera na esquina. Apesar do cenário ser dispensável, ele tem sim sua importância e em nenhum momento foi dito que ela não existia. Vamos discutir um pouco sobre cenários e seu papel no rpg de forma abstrata e sem levar em consideração a qualidade dos mesmos.  

Em primeiro lugar, o cenário é o domínio do mestre. Particularmente eu gosto de escrever meu cenário e me divirto fazendo isso. A minha principal diversão como mestre é a atividade de worldbuilding onde tenho o prazer de derramar meu espírito. Mas que fique claro, faço isso por mim e não pelos jogadores. É triste, mas sequer espero que meu blog seja acompanhado. Além disso, acredito que aqueles que afirmam fazer o worldbuilding em prol do grupo, estão apenas tentando se enganar... basta pegar um material pronto e está tudo resolvido.

Já para os jogadores, um cenário não genérico aumenta a capacidade de imersão e passa a sensação de permanência e de capacidade de alteração do mundo, o que consequentemente aumenta o engajamento. Além disso, um cenário particular, torna o jogo especial, a medida que os personagens dos jogadores são capazes de afetar o mundo oficial, diferente de um forgotten realms. Por fim, um cenário sempre que atualizado se mostra vivo e obviamente, é mais empolgante jogar um game com atualizações constantes do que um já morto. 

Ainda faço uma ressalva. Creio que o jogador não precisa sequer conhecer o cenário. Saber que ele existe e que ele é atualizado já é suficiente para incentivar um engajamento de forma superior a o uso de um cenário genérico.

Resumo 
O cenário é importante para a diversão do mestre e o engajamento dos jogadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário