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SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

domingo, 17 de fevereiro de 2019

[Nova Magia] Roupa Encantada


CONTEMPLEM!!! A ROUPA ENCANTA!!!
Poderosa!!!

Roupa Encantada
O vestido da sacerdotisa de Tir parece ser tão resistente quanto uma armadura.
Nível: AM 3
Especial: Ritual
Escola: Abjuração[Barreira]
Componentes: V, G, M
Tempo de Execução: 5 min
Alcance: toque
Duração: 1 hora
Alvo: conjurador
Teste de Resistência: não

Descrição: Você encanta sua roupa e recebe +4 de bônus no CA.

Ritual Sugerido: Dançar com um carretel de fio de ouro (25 PO) enquanto o fio se mescla em sua roupa. Ao fim da magia o carretel é consumido.

Efeito Aumentado:
  • Círculo +2: Dura 24 horas.
  • Círculo +4: +6 de bônus no CA.

sábado, 16 de fevereiro de 2019

[Nova Magia] Teia


CONTEMPLEM!!! A TEIA!!!
Vai Teia!!!

Teia
Os melhores vestidos de Cassandra é feito de seda encantada...
ível: Brux 2, Druid 2, MN 2
Escola: Conjuração[Criação]
Componentes: V, G, M
Tempo de Execução: ação padrão
Alcance: médio – 30 metros
Duração: concentração, até 1 hora
Efeito: ver descrição
Teste de Resistência: reflexos anula

Descrição: Você lança teias fibrosas e grudentas de suas mãos. Essa magia possui 4 efeitos diferentes que você pode escolher antes de lançá-la.

Casulo: Você lança uma rajada de teia contra 1 oponente, embrulhando seus membros e prendendo-o no chão. O alvo ficará enredado, ele não poderá se mexer ou atacar. O alvo poderá se libertar fazendo um teste de Brutalidade ou Acrobacia contra CD 20.

Corda: Você lança uma corda de teias de 18 metros. A extremidade oposta da corda gruda numa superfície como se fosse um guincho.

Barreira: As teias preenchem o espaço entre paredes, criando várias camadas de barreira e tornado a área extremamente difícil de ser atravessada. As teias se espalham num cubo de 6 metros e os alvos dentro da área ficarão enredados e só poderão se locomover 1/3 de seu deslocamento. Os alvos poderão se libertar fazendo um teste de Brutalidade ou Acrobacia contra CD 20. Toda rodada em que um alvo permanecer na área da teia ele terá que fazer um novo teste de reflexos para não ficar enredado. Em adição, a barreira de teias fornecem cobertura.

Rede: Você lança uma rede de teias sobre seus oponentes. A rede de teias possui um raio de 6 metros e funcionam igual à barreira de teias, porém se o alvo escapar ou se libertar da rede, ele não precisa realizar novos testes de reflexos. Em geral, a barreira de teias é mais efetiva, mas nem sempre existem paredes.

As teias são altamente inflamáveis, uma espada flamejante corta as teias facilmente. Qualquer fogo, tocha, óleo, etc, incendeiam as teias causando 2d4 de dano de fogo nas criaturas na área.

Material Sugerido: Uma aranha que deve ser comida pra conjurar a magia.

Efeito Aumentado:

  • Círculo +1: Não necessita de concentração.
  • Círculo +2: Dura 6 horas.
  • Círculo +3: Dura 12 horas.
  • Círculo +4: Dura 1 dia; dispersão de 12 metros de raio.
  • Círculo +5: Dura 1 semana.
  • Círculo +6: Dura 1 mês; dispersão de 24 metros de raio.
  • Círculo +7: Permanente.

[Nova Regra] Idade Inicial


CONTEMPLEM!!! A IDADE INICIAL!!!
Tá na hora de deixar a casa dos país.

A aventura bateu na porta de sua casa, está na hora de você pegar aquela espada enferrujada, o corselete surrado e partir. 

Aventureiros de diferentes classes começam o jogo com idades diferentes. Todas as raças entram na juventude e na fase adulta de forma igual. No entanto, o alto elfo começa o jogo com 200 anos a mais. Isso se dá para justificar suas habilidades raciais.

O jogador sempre pode escolher uma idade inicial mais velha do que a informada na tabela, porém, ele não recebe as penalidades, nem benefícios da regra de envelhecimento, caso ele opte por jogar com personagens nesses níveis de idade.


Idade Inicial
Classe
Idade
Bárbaro
15 + 1d4 anos
Bardo
18 + 1d8 anos
Cavaleiro
20 + 1d6 anos
Clérigo
20 + 1d6 anos
Druida
20 + 2d6 anos
Homem de Armas
15 + 1d6 anos
Ladrão
15 + 1d4 anos
Mago
20 + 2d6 anos
Monge
18 + 1d8 anos
Patrulheiro
15 + 1d6 anos

[Nova Regra] Envelhecimento


CONTEMPLEM!!! O ENVELHECIMENTO!!!
A morte chega para todos

Você não é o mesmo que era 20 anos atrás. Seu físico, antes forte e robusto, agora está cansado e dolorido. Porém, com os anos de experiência, você se sente mais preparado com os desafios que possam surgir.

Sempre que um aventureiro cruza um nível de idade, ele recebe -1 de penalidade em For, Des e Cons. Porém recebe +1 de bônus em Sab. Int e Car.

Segue a tabela de níveis de idades:

Idade
Raça
Maduro
Venerável
Ancião
Morte
Humano
35 anos
55 anos
70 anos
+2d10 anos
Pequenino
35 anos
60 anos
80 anos
+2d10 anos
Anão
50 anos
90 anos
125 anos
+5d10 anos
Elfo da Floresta
100 anos
150 anos
200 anos
+5d10 anos
Alto Elfo
1600 anos
1750 anos
1900 anos
+2d100 anos


PS: Não existe diferença psicológica entre homens e as outras raças, como os altos elfos, por exemplo, que justifiquem o bônus nos atributos mentais serem dados apenas em idades tão avançadas. Ou seja, os altos-elfos não amadurecem mais devagar que os humanos. 

O bônus nos atributos mentais é dado apenas como um consolo de uma fase de vida terminada. Sabemos que existem pessoas que amadurecem mais rápido e outras que nunca amadurecem, porém isso é algo a ser tratado interpretativamente. 

A Tradição da Lótus


CONTEMPLEM!!! A TRADIÇÃO DA LÓTUS!!!
As muitas Lótus

A lótus é a flor por excelência, sua forma e suas cores casam perfeitamente com a imagem da flor impressa no inconsciente coletivo. Não obstante, o símbolo da flor de lótus está impregnado em diversas culturas e tudo o que foi pensando sobre essa flor é um enorme tesouro. 

Embora o Sonhonauta deseje se ausentar numa missão de arqueologia mágica afim de descobrir os tesouros da lótus, ele não tem tempo para isso. O máximo que posso fazer é jogar ao meu leitor algumas migalhas, pois antes de tratar desse tema no meu cenário, me sinto obrigado a prestar as devidas reverências a essa flor tão mística, explicando um pouco de sua tradição.

Lembro ao aventureiro de não tratar o assunto de forma leviana. Uma parte importante da vida consiste em dar ou captar o sentido e significado das coisas. Assim, o símbolo se faz importante ferramenta, um verdadeiro portal para novos mundos. Saiba utilizar esse portal.


A flor de  lótus é uma planta aquática, ela germina no fundo de lagos e riachos, muitas vezes lodosa, para florescer pura sob a luz do  sol, entrando em contraste com a negra água. É essa imagem que irá despertar a imaginação dos orientais que irão dar grande importância a flor em suas culturas.

Buda segurando uma lótus

A lótus é um símbolo recorrente na religião e na arte budista. A flor representa a pureza espiritual que nasce imaculada na água lodosa. A flor também representa o ciclo da vida, pois cresce na água lamacentas associada a ignorância e aos desejos carnais para desabrochar iluminada pelo sol. De fato, existem muitas imagens de Buda segurando uma lótus, segurando a metáfora da vida.

Lótus de 8 Pétalas + Roda da Lei e Buda sobre Lótus

Ainda no budismo, a lótus de 8 pétalas representam todas as direções do mundo, e com isso, a harmônia cósmica. Assim podemos encontrar a imagem da lótus de 8 folhas unida a roda da lei ou dharmachakra, outro símbolo principal do budismo. Assim também surge o tema de Buda sentado sobre a lótus. Diz a tradição, que nasciam lótus das pegadas de buda.

Para fechar o tema no budismo, diferentes cores de lótus possuem significados diversos:

  • Lótus Azul: Significa a vitória do espírito sobre a sabedoria, inteligência e conhecimento. Ou seja, uma espiritualidade ligada a vida sem amarras a uma "vontade de conhecimento".
  • Lótus Branca: Representa a pureza e perfeição do espírito.
  • Lótus Vermelha: Está ligada ao coração e representa as virtudes do amor e compaixão.
  • Lótus Rosa: Lótus principal,  a verdadeira flor do próprio Buda.
  • Botão da Lótus: Símbolo da iluminação, do nirvana.


Ganesha, Laxmi e muitas Lótus

Já no hinduísmo, a lótus é símbolo da prosperidade, da perfeição, da eternidade e do divino. Muitos deuses hindus estão associados com a lótus. Laxmi, deusa da prosperidade parece sobre uma lótus. Já Ganesha, o fofo deus-elefante, removedor de obstáculos e patrono das ciências e intelecto, é representado com flores de lótus em sua cabeça.    

Os Chacras

Também no hinduísmo, a lótus é o símbolo dos chacras, centros energéticos do corpo.  Além disso, a lótus de 1000 pétalas, que representa a consciência superior das divindades, ou melhor, a totalidade da revelação espiritual.

Anjinha de Bônus

Para fechar a parte mais oriental do oriente... na cultura e literatura clássica asiáticas, a lótus representa o ideal feminino, elegante, gracioso, puro e belo.

Cruz sobre a Lótus

Agora iremos  fazer a ponte entre o oriente e o ocidente, para isso usaremos o bom e velho cristianismo. Conforme a tradição cristã, São Tomé, aquele que duvidou da ressurreição e teve que cutucar a ferida de Jesus, viajou para Índia, onde evangelizou os nativos do local. De fato, existem comunidades cristãs na Índia que datam do séc. I e se denominam cristãos de São Tomé. Essas comunidades que são católicas em comunhão com Roma ou ortodoxas, ostentam como símbolo a linda cruz de São Tomé. A cruz fruto do intercâmbio cultural repousa sobre uma flor de lótus, carregando todo o significado de pureza.

Clássico vs Moderno

Mas essa não é a única aparição da lótus no cristianismo. Não... o cristianismo também guarda um uso bem interessante para a lótus. O esconderijo do Beemote (Behemoth), como atestado no livro de Jó.

"15.Vê Beemot, que criei contigo, que nutre-se de erva como o boi.* 16.Sua força reside nos rins e seu vigor nos músculos do ventre. 17.Levanta sua cauda como um cedro. Os nervos de suas coxas são entrelaçados. 18.Seus ossos são como tubos de bronze e sua carcaça como barras de ferro. 19.É obra-prima de Deus, foi criado como o soberano de seus companheiros. 20.As montanhas fornecem-lhe a pastagem e todos os animais dos campos divertem-se em volta dele. 21.Deita-se sob os lótus, no esconderijo dos caniços e dos brejos. 22.Os lótus cobrem-no com sua sombra e os salgueiros da margem o cercam."
Jó, 40 - Bíblia Católica Online
Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/biblia-ave-maria/jo/40/

Uma vez que estamos no cristianismo, a Grécia está em um pulo. E apesar de que a lótus grega possa não ser a mesma lótus da tradição oriental e sim uma flor mais mítica e fantástica. Nada nos custa estimular a imaginação e juntar tudo para melhorar a diversão.

Lotófagos

Na Odisseia, Odisseu envia 3 homens para explorar a terra dos lotófagos (comedores de lótus), mas lá eles comeram flor, que tinha aroma suave de mel e assim esqueceram sua missão. Esses homens tiveram que voltar ao navio amarrados. E assim vemos o surgir da lótus como droga capaz de seduzir a pessoa para uma vida despreocupa.

S2 Lótis S2

E para trazer luxúria a fórmula, Ovídio nos conta da ninfa Lótis, que quase foi violada por Priapus, um condenável sátiro safado. Na fuga, ela se transformou em um arbusto capaz de dar flores púrpuras, chamadas lótus, devido ao nome da ninfa. 

Sacerdote egípcio e sua lótus 

Continuando a jornada, vamos da Grécia para o Egito... No antigo Egito, a lótus volta a assumir um significado mais místico. Para os antigos egípcios, a lótus estava associada ao sol e a origem do mundo, pois, nascia das águas primordiais do Nilo para emergi sob a luz do sol. E dessa forma, a flor de lótus também representava o renascimento, sendo utilizada em vários rituais e ornamentos religiosos.

Por Crom!!!

Para terminar a catalogação da aparição da lótus no ocidente não poderia faltar o exótico anti-gnosticismo de Howard em seu Conan. Na série do cimério, a lótus é mencionada várias vezes e em várias cores, temos a lótus amarela, a púrpura, a cinza e a negra. Elas são usadas como sucos estimulantes, drogas oníricas e venenos mortais. Em especial, cito a lótus negra, cujo o veneno é uma das contribuições de Howard que tenho mais apreço. Não importa a CA quando se tem pó de lótus negra.

Sonhos de Lótus

Assim terminamos nossa viagem pelo mundo da lótus... agora vou beber meu chazinho e tirar um cochilo... nos vemos nos sonhos.

Referências:
Dicionário de Símbolos, Vários Autores, Editora Paulus
A linguagem dos Símbolos, David  Fontana, Publifolha
Brewer's Dictionary of Phrase and Fable, Brewer, Ebenezer Cobham
Série de Conan
Lotus Flower Meaning
Bíblia Católica
Mahavidya
Wikipedia: Cruz de São Tomé

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

[Nova Magia] Reflexos


CONTEMPLEM!!! REFLEXOS!!!
Clone das Sombras

Reflexos
Se é difícil de lidar com 1 Senhor Enzo, imagine 3.
Nível: Ilus 1
Escola: Ilusão[Imagem]
Componentes: V, G
Tempo de Execução: ação padrão
Alcance: toque
Duração: 1 min
Alvo: conjurador
Teste de Resistência: não

Descrição: Você cria 1d3 duplicatas ilusórias de si mesmo tornando difícil para o inimigo te acertar. As ilusões se movem com você, copiam suas ações e trocam de lugar entre si, tornando impossível te rastrear

Inimigos que tentem te atacar devem escolher entre os alvos indistinguíveis. Geralmente, é definido aleatoriamente qual alvo é real e qual é ilusório (o real costumeiramente é 1).

Qualquer sucesso nas jogadas de ataque contra uma imagem a destrói. Uma imagem tem CA igual a 10 + mod. de tamanho do conjurador + mod. de Des do conjurador.

Efeito Aumentado:
  • Círculo +1: Cria 1d4 +1 duplicatas ilusórias.
  • Círculo +2: Cria 1d8 duplicatas ilusórias.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

[Nova Magia] Cegueira / Surdez


CONTEMPLEM!!! CEGUEIRA / SURDEZ!!!
Cadê meu óculos?

Cegueira / Surdez
Maldito Enzo, devolva minha visão!!!
Nível: Ilus 2
Escolas: Ilusão[Sensação]
Componentes: V, G
Tempo de Execução: ação padrão
Alcance: curto – 9 metros
Duração: 1 min
Alvo: 1 criatura viva
Teste de Resistência: fortitude anula

Descrição: Você pode cegar ou ensurdecer um oponente. O oponente permanece surdo ou cego até o fim da magia.

Efeito Aumentado:
  • Círculo +1: Você pode cegar ou ensurdecer 1d3 oponentes.
  • Círculo +2: A duração da magia aumenta para 10 min.


Cegueira / Surdez
Cuidado com Mama Zarga, ela deixa moco quem não gosta.
Nível: Brux 2, MN 2
Escolas: Necromancia[Maldição]
Componentes: V
Tempo de Execução: ação padrão
Alcance: voz do conjurador
Duração: 10 min
Alvo: 1 criatura viva
Teste de Resistência: vontade anula

Descrição: Você recita uma maldição que cegar ou ensurdecer o alvo. O alvo deve ser capaz de escutar e entender a maldição recitada.

A cada minuto sobe efeito da magia o alvo tem direito a um novo teste de vontade. Caso ele seja bem-sucedido no teste de vontade a magia é cancelado. No entanto, caso o tempo da duração da magia acabe e o alvo não tenha se libertado do efeito da magia ele se tornará cego ou surdo permanentemente.