Cabeçalho



SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

domingo, 11 de junho de 2023

Reboot do Sistema

  

CONTEMPLEM!!! O REBOOT DO SISTEMA!!!
Lá e de volta outra vez!

Acharam que os Poderes Sombrios haviam me derrotado incautos aventureiros? Ledo engano, embora a luta contra a crise financeira que nosso país passa venha me distanciado dos sonhos, eu ainda tenho algumas magias preparadas! E a nova magia que pretendo conjurar vai desfazer o trabalho de anos!

Como todos devem saber, ando bastante frustrado com a WotC, faz tempo que reclamo de pau molismo e progressivismo em suas obras, mas nesse ano a empresa conseguiu se superar de todas as maneiras possíveis. Além de obras e declarações cada vez mais ideológicas a ponto de ofender os fãs, ganancia e falta de ética parece que também se tornaram os pilares da empresa. No início do ano, a WotC tentou matar a OGL. Apesar de falhar em seu intento, ela foi bem sucedida em destruir sua credibilidade, de modo que não tenho mais confiança (além de gana) pra manter um clone de D&D, dito isso, lavo minhas mãos para Hasbro e seus produtos. Estou definitivamente terminando minha relação com D&D e com a Wizards. 

E o que vai ser do sistema? Bem, como já havia sugerido nesse SONHO, uma das minhas estratégias seria lançar meu próprio sistema independente. Eu estava esperando algum grande player do mundo dos RPGs lançasse um sistema grande que engatasse na ORC. Mas como até agora as coisas estão devagar, é hora de arregaçar as mangas e partir para o trabalho. Eu irei rebootar o Amalgamos RPG.

No momento, eu já limpei a página do sistema. A antiga página com as regras foi backapeada e pode ser encontrado na aba Sobre o Blog. A mesa pode pensar que o trabalho será hercúleo, principalmente pelo tempo que estamos sem sessão devido a minha imersão no trabalho, mas, acredito que adaptação será rápida já que muito material será apenas ajustado. Com sorte teremos o novo sistema na próxima sandbox, no mais tardar, na próxima campanha.

As mecânicas do novo sistema serão baseadas em:
  • Atributos de The One Ring
  • Crescente de Dados de Savage World
  • Token Pools de Iron Heroes
  • Perícias e Talentos de D&D 3
  • Feridas de Warhammer
  • Gradação de Magia de Arcana Unearthed
  • Gradação de Níveis de Pathfinder
  • Sistema d666 (house rule) para jogadas de sorte
Espero que gostem!

7 comentários:

  1. Saudações, nobre sonhador! Fico muito feliz que as forças do mal e servos progressistas de Gronark não tenham conseguido derrotá-lo. Como disse certa vez, você sempre voltaria, e alegra-me ver tal retorno. Mesmo que seja modesto ou conturbado por conta dos problemas que também compreendo muito bem.

    Sobre a WotC, compartilho sua frustração e indignação. Procuro, dentro do que me é possível e moralmente aceitável, separar as bases de D&D 5e da sugeira ideológica que tomou conta do hobby e da empresa nos últimos 4 anos. Mas é difícil fazer essa separação, mesmo com algumas pessoas comentando em meu blog, acertadamente, que não podemos deixar D&D para a corja de Brinks e seu secto de pervertidos e pedófilos. Sobre a ORC, já pude notar pelos trabalhos da Paizo e Kobold Press que muito provavelmente todos os grandes estúdios trabalharão dentro da linha progressista da Wizards, de modo que em minha opinião, não há qualquer esperança aqui. Assim, penso que o correto neste sentido é trabalhar novos sistemas (como você está fazendo) ou criar versões "raiz" de D&D, como nossos irmãos do Old Dragon o fazem.

    Pelas mecânicas e elementos que elencou aqui, o novo Amalgamos RPG será algo realmente memorável. Acompanharei o desenvolvimento bem de perto e desde já, lhe dou os parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem vindo de volta, Grande Odin!

      Minha raiva contra o progressivismo nas obras já vem de longa data. Um dos meus primeiros posts nesse blog foi reclamando dos orcs de warcraft que hoje vejo que já continha a semente do destrambelhamento atual.
      https://sonhonautarpg.blogspot.com/2017/01/contra-os-orcs-fru-fru.htmlu
      Mas sempre aguentei as heresias engolindo o vômito.

      O grande motivador de não usar mais D&D foi a OGL 1.1 com sua licença comercial draconiana, com obrigação de cadastro, regra moral e previsão de "sequestro" dos conteúdos de terceiros. Ou seja, a intrusão da WotC na liberdade criativa dos outros. Pra mim essa foi a gota d'água.

      Continuarei acompanhando retro-clones e edições antigas, principalmente porque as vezes gosto de fazer pesquisas comparando a evolução das regras entre os sistemas. Talvez até me envolva mais com Old Dragon, que apesar de nunca ter jogado, sou um entusiasta e já comprei muito material deles, para inspiração e apoio.

      Eu ainda tenho esperança na ORC, na Paizo e na KP. Mas precisamente, tenho esperança que a ORC proteja o criador de conteúdo independente e que a Paizo e a KP, lancem um sistema com uma mecânica pelo menos interessante, desconsiderando o cenário. Embora, a Paizo me decepcionou muito com Pathfinder 2 e suas regras para "espécies", conseguiram problematizar a mecânica. XD

      De qualquer forma, obrigado pela saudação e pelo apoio Grande Odin!

      Excluir
    2. Eu que agradeço pelo trabalho que faz, nobre amigo. Tive também minha cota (grande) de decepção com Warcraft e sei o que diz sobre a "semente do mal" que sugiu inocentemente e agora que percebemos, já é tarde demais.

      Sobre D&D, logo que regogaram (por questão de sobrevivência, não bom senso) a OGL 1.1, a Wizards colocou no SRD todo o conteúdo de D&D 5e. Assim, eles não podem, mesmo que queiram, voltar atrás e tentar controlar as criações de outros que utilizem o sistema d20. No entanto, é importante lembrar que isso não se aplica a nada do que for lançado por eles de 2024 para frente. Por isso a Kobold Press está se apressando com Tales of the Valiant. A Free League também tratou de lançar rápido Lord of the Rings 5e e, penso eu, pela mesma razão. Já a Paizo, arrisco dizer, em termos criativos está tão ruim ou pior do que a Wizards. Por isso acho importante apoiar projetos como Castles & Crusades, Old Dragon (que também nunca joguei, mas parece caminhar na direção correta) e trabalhos como o seu.

      Excluir
    3. Bom saber que D&D 5 está na SRD. Utilizarei a regra dos antecedentes sem peso na consciência.

      Cheguei a ver o Tales of the Valiant, por ser um preview, eu perdoei o texto que estava bem raso, mas a arte conseguiu me assustar. Castles & Crusades tem um lugar especial no meu coração, muito bem escrito, principalmente as raças, que inclusive uso como base na composição do meu cenário.

      Excluir
  2. Maldito Gronark e seus seguidores transfigurados! Como ousa invadir os sonhos dos domínios oníricos e colocar a semente que é o pútrido Sistema d666!
    Sua Manobra Nefasta de adulterar a mecânica que envolve o rolar dos d6 é deveras caótica e nociva aos bons costumes
    Uma engenharia reversa do abismo, que premia números inferiores (Blasfêmia)
    Sua Propaganda de Amor distorcido aqui não vencerá!

    Clamarei por campões! Nossa Cruzada não terá fim! Libertaremos nosso sonhos desse pesadelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gronark, o Senhor do "Amor" (Elu/Elus)13 de junho de 2023 às 16:21

      Meus poderes são quase ilimitados nos domínios oníricos graças a corrupção do imaginário coletivo, Pailong! As obras atuais finalmente colocaram uma semente no inconsciente do Sonhonauta, que somado aos horrores causados pelos políticos desse país sem dignidade, transformou seus sonhos em um pesadelo afastando-o desse local por muito tempo. O pesadelo irá piorar muito mais, já que novas obras mais corruptas do que antes irão surgir até o fim do ano. Não há como fugir do meu "amor", HAHAHAHAHAHAHA

      O Sistema d666 é perfeito para os RPGs e para louvar os transplanares, que antes eram chamados de demônios. Isso prova claramente que o "amor" venceu aqui e todos os antigos campeões dos valores retrógrados, como honra, amizade e etc, foram derrotados, humilhados e profanados! O Amor venceu no final.

      Falando em meus servos "transfigurados", eu não posso me esquecer de avisar a todos que agora precisam usar “pronomes” de identificação, tudo pela "tolerância e diversidade", já que “Satã Respeita Pronomes” como é mostrado pela linda camiseta usada pelo “ser” do link a baixo. HAHAHAHAHAHAHA

      https://i.redd.it/satan-respects-pronouns-hail-yourself-i-hope-you-like-my-t-v0-uvjh73q5coca1.jpg?width=2176&format=pjpg&auto=webp&s=f18357219c00316842c4ee242bc9060f71c873f2

      Excluir
    2. Confiança Pailong! Como um guerreiro do Sonhonauta você deve triunfar contra o contra os Poderes Sombrios!

      Gronark patife... não se engane! Minha guerra contra suas profanações ao imaginário é antiga e meus feitiços são costurados desde de muito tempo! Nos meus domínios, o mal é mal e é destinado a ser destruído.
      Parte da minha jornada consiste em revitalizar símbolos do cristianismo.
      https://sonhonautarpg.blogspot.com/2017/02/gygax-rpg-e-cristianismo.html

      As magias e os soldados do Ser Distorcido não possuem poder aqui! Essas profanações que você traz aos meus sonhos representam a falta de integridade ao pé da letra.

      Excluir