Cabeçalho



SONHO E MÁGICA!!! Venha incauto aventureiro... feche os olhos... adormeça... CONTEMPLE através do sonho os segredos de Amalgamos.

segunda-feira, 12 de junho de 2023

[Nova Regra] Amalgamos RPG - Visão Geral


CONTEMPLEM!!!
A VISÃO GERAL DO SISTEMA AMALGAMOS RPG!!!
A mesa já está pronta!!!

Nota: Esse é um tópico técnico com o objetivo de dá uma visão resumida das mecânicas essenciais do sistema para o jogador. O objetivo é: (1) ser um tópico introdutório a futuros novos jogadores da mesa e (2) situar o jogadores veteranos no sistema para quando exposto a regras no futuro, ele já tenha uma base de como elas se juntam com o todo.    

Amalgamos RPG é um sistema de RPG pensado para ser jogado num cenário de fantasia científica. RPG é um jogo de interpretação, basicamente, um jogo de faz de conta, onde cada jogador interpreta um personagem, com exceção do mestre que cria o mundo e os desafios ao redor desses personagens. Todo o faz de conta é aparado num sistema de regras que não permite que os jogadores façam e sejam tudo que desejem e onde o mestre assume o papel de arbitro do jogo. Ao longo deste seção serão apresentadas o básico das regras do sistema.

O cenário do jogo, como foi dito é fantasia científica, ou seja, o ambiente de interpretação possui elementos de fantasia, ficção científica e um pouco de terror. Devido a isso, as classes dos personagens, seus arquétipos e suas habilidades possuem aspectos relacionados a esses temas.

Segue abaixo uma visão geral e introdutória a mecânica do sistema.

Parte da coleção

Dados: Amalgamos RPG utiliza dados de vários lados em sua mecânica. Os dados utilizados possuem 4, 6, 8, 10, 12 e 20 lados. Dados de 3 e 30 lados são utilizados, embora fora da mecânica oficial. 

Para facilitação, quando nos referimos a um dado específico, abreviamos para d(número de lado do dado). Por exemplo: um dado de 8 lados será abreviado para d8. Jogar 3 dados de 10 lados será abreviado para 3d10.  

Atributos: Em Amalgamos RPG existem 3 atributos básicos: Corpo, Mente e Alma. Todas as ações que um personagem é capaz de realizar são enquadradas dentro de 1 desses atributos.

Cada atributo possui um valor determinado através de sorteio no momento da criação do personagem. O valor dos atributos são associados a um dado (d4, d6, d8, d10, d12), quanto maior for o dado, maior é a força e capacidade do personagem em realizar ações relacionadas ao atributo. O dado será utilizado nos testes para verificar se o personagem foi bem sucedido ou não em suas ações.

Engrenando...

Mecânica Básica: Sempre que um personagem tentar realizar uma ação que tenha chance de fracassar, o jogador rola um dado referente ao atributo relevante a ação para saber se o personagem obteve sucesso.
     - Jogue um dado relevante (dado do atributo).
     - Adicione e subtraia todos os modificadores.
     - Compare o resultado com o número alvo (CD – classe de desafio)
Se o resultado igualar ou superar o número alvo (estipulado pelo mestre ou pelas regras) o personagem obteve sucesso. Caso contrário ele fracassou na ação.

Testes de Competência: Os personagens realizar diversos tipos de ações, seja arar a terra, cavalgar, estudar história. A classe e a raça do personagem determinam as atividades no qual o personagem possui facilidade. Para realizar um teste de competência:
     - Jogue um dado relevante (de acordo com a competência).
     - Adicione os bônus e penalidades circunstanciais.
     - Compare o resultado com o número alvo (CD – classe de desafio).

Testes de Livramento: As vezes, o personagem precisará realizar testes de livramento para se salvar de algum efeito nocivo. Existem 3 tipos de testes de livramento: Fibra, que indica a resistência contra veneno, doença, dor, etc; Reação, que indica a capacidade do personagem desviar de uma armadilha; Vontade, que indica a capacidade do personagem de resistir a algum encantamento que afete sua mente. Diferentes classes são boas ou fracas em determinados testes de livramentos.
      - Jogue um dado relevante  (de acordo com o livramento).
      - Adicione os bônus e penalidades circunstanciais.
      - Compare o resultado com o número alvo (CD – classe de desafio).

Mecânica de Combate: Durante um combate cada personagem pode realizar um conjunto de ações em seu turno. Existem 3 tipos de ações: Ação Padrão, Ação de Rodada Completa e Ação Livre.
     - Ação PadrãoÉ uma fração de uma ação de rodada completa. Um personagem pode realizar 2 ações padrões em seu turno. São ações padrões: se movimentar, atacar, pegar um item no chão, beber uma poção. Os dois tipos mais comuns de ação padrão são a ação de movimento e a ação de ataque. Em geral, nos combates o personagem vai realizar 2 ações de movimento ou 1 ação de ataque e 1 ação de movimento (personagens de nível alto podem realizar mais de 1 ataque, abandonando sua ação de movimento).
  - Ação de Rodada Completa: É uma ação que consome todo o turno do personagem. São ações de rodada completa: Realizar mais de 1 ataque (quando o personagem possui habilidade de múltiplos ataques), realizar uma manobra de combate, tirar um item da mochila, se levantar quando caído.
  - Ação Livre: São ações rápidas como realizar um ataque de oportunidade, realizar um passo de ajuste, sacar uma arma no cinturão, largar o arco no chão, fazer gestos ou gritar uma frase. O personagem tem direito a uma quantidade de ações livres igual a força de seu dado de Corpo em seu turno.

Jogadas de Ataque: Durante um combate, geralmente a ação mais comum de um personagem é a jogada de ataque. Nesta jogada um personagem tenta atingir o outro com uma arma:
     Jogue um dado relevante  (de acordo com a competência).
     - Adicione os bônus e penalidades circunstanciais.
     - Compare o resultado com um número alvo (Proteção do oponente).
    - Caso o resultado for igual ou maior que a Proteção do oponente, o personagem obteve sucesso no ataque, jogue os dados de dano (d4, d6, d8, d10, d12, etc) de acordo com o atributo e a arma do personagem.
     - Adicione os bônus e penalidades circunstanciais no dano (talentos, armas mágicas, etc).
     - Compare o resultado com um número alvo (Resistência do oponente).
     - O alvo recebe um ferida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário