Espíritos ruins e demônios do Abismo não
conseguem o ultrapassar o círculo mágico traçado pelos
discípulos de São Hadiel.
Nível: AM 1, Brux 1, Druid 1, MB 1, MN 1
Especial: Ritual
Escola: Abjuração[Barreira]
Componentes: V, G, M, F
Tempo de Execução: ver descrição
Alcance: toque
Duração: 10 min
Área: emanação de 3 metros de raio
Teste de Resistência: não
Descrição: Você
traça
um círculo de 3 metros de raio. O
círculo mágico é contra 1 tipo de criatura ou alinhamento
específico.
Tais
criaturas são incapazes de atravessar o círculo mágico.
As
criaturas alvo possuem direito a um teste de competência resistido de brutalidade ou conjuração
contra
a conjuração
do
conjurador para quebrar o círculo. Caso elas falhem, elas só
terão direito a um novo teste, depois de 1 mês.
A
magia pode
ser conjurada através
de um ritual de 1 hora com toda a parafernália mágica adequada.
No
entanto, você pode optar por conjurar a magia como uma ação
padrão. Nesse
caso, você utiliza seu cosmos para criar um círculo de energia,
para isso, é necessário pulverizar uma gema (250) como
catalisador. Caso a magia seja conjurada dessa forma, ela não é
considerada Ritual.
A
magia possui 2 efeitos:
Proteção
contra Alinhamento/Criatura: Criaturas
do tipo ou alinhamento específico no qual a magia é contra, são
incapazes de
se mover para a área do círculo e realizar ataques corpo a corpo
contra aqueles
dentro do círculo, porém elas ainda podem lançar projéteis e
magias. Todos
dentro do círculo recebem um bônus de +4
no CA e nos testes de resistência contra
os projéteis e magias lançadas por essas criaturas.
Aprisionar
Criatura: A
magia também pode ser conjurada
para aprisionar uma
criatura invocada pelo própria conjurador. Uma criatura aprisionada ainda
poderá fugir do círculo
se ela tiver algum poder de teletransporte.
Obs: Essa magia
funciona apenas contra um tipo de alinhamento/criatura específico.
O conjurador precisa aprender mais de uma magia caso queira criar
círculos para alinhamentos e tipos de criaturas diferentes.
Ritual Sugerido:
Você traça um círculo mágico
utilizando pó de prata pulverizado, posiciona velas e incessos em
pontos específicos do círculo e contorna a obra com espadas
deitadas, tudo isso entoando hinos ao Deus-Rei.
Efeito Aumentado:
Círculo
+1: Dura 1 hora.
Círculo
+2: Dura 24
horas.
Círculo
+3: Dura 1
semana e o conjurador recebe +3 de bônus no teste de resistência
para manter o círculo.
Círculo
+4: Dura 1
mês.
Círculo
+5: Dura 1
ano.
Círculo
+6: Dura até
ser desfeito e o conjurador recebe +5 de bônus no teste de
resistência para manter o círculo.
Melhor forma de se livrar de armadilhas mágicas... ou não!
Apagar
A sacerdotisa de Tir bate seu bastão numa runa
escrita no chão... com um cintilar, a runa desaparece.
Nível: AM 1, MB 1
Especial: Ritual
Escola: Transmutação[Metamorfose]
Componentes: V, G
Tempo de Execução: ação
padrão
Alcance: toque
Duração: instantânea
Alvo: até 1 página de conteúdo escrito
Teste de Resistência: não
Descrição: Você remove qualquer
conteúdo escrito em qualquer superfície. O que estava escrito em
cartas, documentos, pergaminhos, mapas e até paredes é removido.
Caso a escrita seja parte de uma magia, como um pergaminho ou uma armadilha de runas, Apagar funciona
como a magia Dissipar Magia.
Ritual Sugerido: Apagar o escrito com um pano umedecido de detergente mágico (20 PO) enquanto entoa encantamentos.
Armaduras são essenciais para sobrevivência em um RPG. Elas são a forma de proteção mais simples e definem a dificuldade de um personagem ser atingido por um golpe em combate.
CONCEITOS
CA: Cada tipo de armadura garante um bônus adicionado na Classe de Armadura (CA) – A classe de armadura é o número alvo que determina a dificuldade de um personagem ser atingido numa jogada de ataque. O CA é determinado por: 10 + Bônus de Armadura + Bônus do Escudo + mod. de Destreza + bônus e penalidades diversas. Se o número obtido na jogada de ataque for maior ou igual a esse número o personagem é atingido
Bônus Max.: Este é o número máximo de bônus de Destreza que pode ser adicionado no CA. Por exemplo: A CA de um personagem com Destreza 18 (+4 de bônus) utilizando uma armadura de tecido sobreposto Bônus Máx +1 e sem escudo será 13; 10 + 1 (armadura) + 2 (destreza). Uma melhor opção para o personagem seria um corselete de couro pois aproveitaria melhor sua destreza, o mesmo personagem utilizando um corselete de couro que possui Bônus Máx. +5 teria CA 15; 10 + 1 (armadura) + 4 (destreza).
Falha: Armaduras pesadas dificultam o movimento do personagem. Cada tipo de armadura possui uma penalidade de falha que incide sobre testes de habilidades e competência baseados em Força ou Destreza.
Deslocamento: Armaduras pesadas diminuem o deslocamento do personagem em uma determinada quantidade de metros.
Força: Alguns tipos exigem um mínimo de força para poderem ser utilizadas. Um personagem não cumpra os requisitos de força recebe uma penalidade de -5 em todas as jogada que incluem Força e Destreza, inclusive jogadas de ataque e testes de resistência
Custo: Valor da arma em peças de ouro (PO).
CA
Penalidades
Custo
(PO)
Bônus
Máx.
Falha
Desl.
FOR
Armaduras
Acolchoadas
Tecido
Sobreposto*
+1
+2
-2
-
-
2
Corselete
de Couro
+1
+5
0
-
-
10
Corselete
de Couro Reforçado
+2
+4
-1
-
-
45
Gibão
de Peles*
+2
+4
-1
-1.5m
-
15
Armaduras de
Bandas
Peitoral
Articulado
+3
+2
-1
-
-
150
Lorica
Segmentada
+4
+2
-3
-1.5m
13
700
Armaduras de
Escamas
Brunea
+3
+2
-3
-1.5m
-
75
Catafracta*
+5
+1
-4
-3.0m
14
500
Armadura
Improvisada
Malha
Compl. + Couro Ref.
+5
+1
-4
-3.0m
13
500
Malha
Compl. + Brunea
+6
+0
-5
-3.0m
14
600
Malha
Compl. + Peit. Aço
+7
+0
-5
-3.0m
14
800
Armadura de
Malha
Cota
de Malha
+3
+3
-1
-
-
100
Malha
Completa
+4
+2
-3
-3.0m
13
200
Armadura de
Placas
Peitoral
de Aço
+5
+3
-2
-1.5m
-
400
Armadura
de Batalha
+8
+0
-5
-3.0m
15
3000
Armadura
Gótica
+8
+2
-4
-3.0m
15
7000
Armadura de
Talas
Armadura
Lamelar
+3
+2
-3
-1.5m
-
125
Couraça
de Talas*
+7
+0
-5
-3.0m
15
1500
Armadura
Espelhada
+6
+2
-4
-3.0m
13
4500
*
Bônus ou penalidades adicionais na descrição
TIPOS
DE ARMADURA
Armadura Acolchoada
Armaduras compostas de várias camadas de tecido sobrepostos, como couro, ou peles. Tem como principal vantagem o baixo preço, visto que o metal é caro e podem ser adquiridas por qualquer um, inclusive camponeses e homens das fronteiras. São exemplos de armaduras acolchoadas os corseletes de couro e os gibões de pele. As armaduras de couro também pode ser reforçada com ferro, um bom exemplo de um corselete reforçado é a brigandina que possui esse nome por ter sido usada por brigadas de infantaria italiana. O Oriente Distante também utilizou corseletes reforçados, no entanto, com materiais mais exóticos, como ossos, chifres, bambu e lacas.
Armadura de Bandas
Essa armadura é constituída por tiras ou folhas de metal encaixada uma nas outras por correias de couro. Um exemplo dessa armadura é a lorica segmentada que foi a armadura utilizada pela legião romana.
Armadura de Escamas
Esse tipo de armadura é composta por pequenas peças de metal em formato de escamas sobrepostas uma sobre as outras anexadas em uma grande túnica geralmente de algodão cru ou lã rústica. São exemplos de armaduras de escamas a brunea, muito utilizada na idade média pelos soldados e a catafracta, utilizada pelos catafractários, cavalaria pesada do Império Parta, que impressionou os romanos em batalha.
Armadura Improvisada
Armadura composta pela improvisação de vários pedaços de armaduras, geralmente uma cota de malha, com algumas partes de placa para proteção de áreas vitais (cotoveleira, manopla, greva, etc), mais algum outro tipo de proteção peitoral, como uma armadura de escamas, uma brigantina ou até um peitoral de aço. Esse é o tipo de armadura pesada mais comum, utilizada geralmente por homens de armas que vão para guerra sem muitos recursos, mas que conseguem espólios de guerra.
Armadura de Malha
Armadura composta por anéis de metálicos interligados usada por cima de um gibão para evitar fricção e amortecer os golpes. Bastante utilizada por homens de armas na idade média e por guerreiros vikings.
Armadura de Placas
Armadura compostas por placas de metal ajustadas ao corpo e totalmente interligadas. A famosa armadura completa do cavaleiro medieval é uma armadura de placas. O peitoral de bronze ou aço usados pelos hoplitas e navegadores respectivamente também são consideradas armaduras de placas.
Armadura de Talas
A armadura de talas é composta por centenas de pequenas placas retangulares (lamelas) de ferro ou bronze atadas em filas. Outro nome para a armadura de talas é armadura lamelar. Esse tipo de armadura foi bastante utilizada pela cavalaria pesada do Império Bizantino, ela também foi utilizada no Oriente Médio e na Ásia. Outra armadura desse tipo, é a armadura de tiras, compostas por longas tiras de metal amarradas verticalmente a uma peça de couro. A armadura de tiras pode ser considerada uma armadura transicional entre a brigantina e a armadura completa de placa e foi utilizada pelos templários.
DESCRIÇÃO
DAS ARMADURAS
Tecido Sobreposto
Armadura composta por várias camadas de tecido costurados entre si. Como o tecido não protege tão bem quanto o metal, são necessárias várias camadas de tecido que dificultam a mobilidade. Essas camadas também tornam a armadura quente que encharca de suor e atraem piolhos e pulgas gerando doenças. O usuário que utiliza essa armadura recebe uma penalidade de -2 na Fortitude em testes contra doenças.
Corselete de Couro
Armadura confeccionada com couro curtido em formato de placas para proteger o peitoral e os ombros. As demais partes da armadura é composta por couro mais flexível.
Corselete de Couro Reforçado
Armadura fabricada com pequenos rebites de metal e costurada sobre couro. Atrapalha um pouco o movimento e não protege muito nas juntas, onde os rebites precisam ser mais espaçados ou inexistentes. Um corselete que é reforçado por escamas ou lamelas de metal entre duas camadas de couro ou entre uma camada interna de couro e uma externa de tecido é chamada brigandina. Um corselete reforçado por anéis de metais sobre uma camada interna de couro é chamada cota de anéis. Culturas selvagens podem produzir corseletes de couro reforçado utilizando bambus, lacas, ossos ou chifres de animais.
Gibão de Peles
Armadura confeccionada com pele de animais. Pode ser composta por uma pela extremamente grossa, como couro de elefante, ou, com várias camadas de peles, como coelhos, cabra, cavalos, lobos ou até ursos. Bastante comum entre os povos selvagens e bárbaros. Assim como a armadura acolchoada, o gibão de peles é quente e atrai piolhos e pulgas que geram doenças. O usuário que utiliza essa armadura recebe uma penalidade de -2 na Fortitude em testes contra doenças.
Peitoral Articulado
Armadura composta por duas folhas de metal que protegem a frente e as costas do tronco. As folhas são unidas através de faixas de couro ou correntes sobre os ombros e ao redor da cintura. Um exemplo desse tipo de peitoral é a armadura samnita, utilizada pelos gladiadores.
Lorica Segmentada
Armadura constituída por bandas de metais ligadas umas as outras através de correias de couro cru. Essa armadura foi utilizada pelo império romano, no entanto caiu em desuso por serem caras de fabricar.
Brunea
Armadura composta por um gibão de couro recoberto com escamas metálicas sobrepostas semelhantes a escamas de peixe. Essa armadura também inclui proteção de couro para as pernas. A brunea foi uma armadura bastante utilizada na idade média e na antiguidade. Um exemplar interessante de brunea é o torço de linho, uma armadura grega, composta por uma faixa de escamas costuradas entre 2 camadas de linho.
Catafracta
Armadura consiste num camisão de escamas que envolvem quase o corpo inteiro, cobrindo completamente os braços e se estendendo até os joelhos. A armadura também incluí uma máscara de escamas ou malha e um elmo. A armadura é bastante crua e aterrorizadora e concede ao usuário um bônus de +2 nos testes para intimidar. A catafracta foi utilizada pelos imortais, cavalaria de elite do império parta.
Cota de Malha
Armadura é confeccionada de pequenos anéis metálicos interligados na forma de uma camisa, deixando os braços expostos para facilitar o movimento. Por baixo da cota se usa um gibão para aumentar a proteção dos golpes e evitar a fricção.
Malha Completa Armadura consiste num camisão de malha que envolve quase o corpo inteiro, cobrindo completamente os braços e se estendendo até os joelhos. A armadura também incluí um capuz de malha e um elmo.
Peitoral de Aço
Armadura é composta por uma ou duas placas de metal que protegem o peitoral e as costas. O peitoral de aço é parte de uma armadura de placas completa. Na história, a adoção do peitoral de aço passou a ser largamente utilizado após o surgimento do mosquete que era capaz de penetrar a armadura de uma distância considerável, reduzindo o retorno do investimento numa armadura de placas completa.
Armadura de Batalha
Armadura é fabricada com placas de metais ajustadas para cobrir o corpo inteiro, correias e fivelas distribuem o peso da armadura para facilitar a mobilidade. A armadura inclui um elmo com visor, manopla, botas e um gibão para ser usado por baixo para o acolchoamento. Diferente do imaginário popular, a armadura de batalha apesar de pesada, ainda permite ao usuário correr, subir escadas de mão, pular e até dar cambalhotas. Uma armadura de batalha é feita sob medida por um mestre armeiro, no entanto, caso a armadura seja pilhada, o novo proprietário pode mandar adaptá-la por 2d4 x 100 PO. A armadura de batalha é a armadura clássica do cavaleiro medieval.
Armadura Gótica
Armadura gótica é uma armadura de placas completa perfeitamente forjada e encaixada para um proprietário em particular. Todas as suas placas são encaixadas para amenizar os golpes e ampliar a mobilidade. A superfície da armadura geralmente é ornamentada com desenhos a água-forte, alto-relevo e baixo-relevo. Uma armadura gótica adaptada a outro usuário se torna uma armadura de batalha.
Armadura Lamelar
Armadura composta por pequenas placas retangulares atadas umas as outras, útil para fazer as lâminas deslizarem em vez de cortar ou perfurar. Na história, a armadura laminar foi utilizada pelos cavaleiros bizantinos e pelos samurais.
Couraça de Talas
Essa armadura consiste num conjunto talas verticais ou horizontais de ferro ou aço rebitadas em bases de couro protegendo o abdômen, o peito e os membros. A couraça de talas é a armadura de transição para a armadura completa e foi bastante utilizada pelos templários.
Armadura Espelhada
Armadura fictícia, ápice da tecnologia das armaduras de talas. A armadura espelhada é composta pelo rebitamento e sobreposição de lamelas de aço dispostas de maneira espiral a partir de um centro metálico sólido posicionado no centro do tórax. Em virtude da angulação e geometria das lamelas, esta armadura garante grande deflexão de golpes. Essa notável armadura é exótica e bastante admirada. Geralmente suas lamelas são bem polidas e encantadas por alquimistas refletindo a luz do sol e dando uma aparência admirável ao seu portador.